Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Rômulo_DF
Sem querer me meter,
queisso, meu. tem mais é que se meter mesmo.
valeu! já ajudou. eu só achei topicos falando de regular tensor, tipo dar só 1/4 de volta. a minha precisa de mais que isso. já ajudou bastante!

quanto às madeiras, a sua cotação tá mais proxima da minha que a do gualtersouza. acho que tem algo errado na dele. (as minhas tavam mais baratos tambem por que era retalho).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


MAYCON BASS
Abrir mais uma saída pode colaborar sim para um timbre mais "claro".
vandaster
passe WD-40 e lixe com Bombril. A Tagima, nessa época, usava "hardware" genérico (os captadores são WSC).
gualtersouza
Os preços que vc "cotou" são francamente absurdos. Quanto à isso, realmente não há solução, a não ser "fuçar" em várias madeireiras.
Crovax
Neste tipo de ponte há uma rôsca externa que fica presa à própria alavanca.
Rodrigues
A GX-50, CPR, CT-10, são muito boas, assim como a JC 160 e todas as outras semi-acústicas e semi-sólidas.
markolino
Se vc usa estabilizador do tipo para computador, esqueça. Não adianta nada e gera ruído. Estabilizador para amps de guitarra, só Furman mesmo, e custa uma fortuna. Apenas ligue sua guitarra em um bom filtro-de-linha e numa tomada aterrada, sem gambiarras e/ou "benjamins".
kiki
Ficou muito boa, mas, ao regular o tensor, volte para o 0.10, pois 0.9 não presta. Quanto a regulagem, faça como o Rômulo_DF falou.
Abçs

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


kiki

não sei ao certo se eu entendi que você me entendeu, mas é dar passos 1/4 de volta por vez antes de verificar, se necessário mais 1/4 e verificar novamente e assim sussessivas vezes até chegar no ideal.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Rômulo_DF
beleza. nessa coisa de tensor sou um leigo total.

Mauricio Luiz Bertola
por que 09 não presta? puxa, minha vida inteira toquei com 09... acho a 010 muito dura. e acabei de comprar um encordoamento 09!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Cara, cordas de calibre 0.9 não possuem massa suficiente para "excitar" à contento um captador (a não ser que vc possua amplificadores de alto ganho, "stacks" e um "rack" cheio de periféricos), e não possuem resistência física, por isso, em condições normais, não proporcionam bom timbre e sustentação. A explicação é simples e lógica: Se um ladrão invadir tua casa, o que seria mais eficaz: bater na cabeça dele com um bambú, ou com um caibro de maçaranduba? A resposta é óbvia, não?
Quanto à ser "dura", ou a guitarra está com o ajuste de ação alto, ou vc precisa se acostumar (e fortalecer os músculos das mãos). Ao fazer isso, vc nunca mais quererá tocar com 0.9, e vai achar o timbre dela e sua sustentação, ridículos (aliás, é provável que passe para 0.11!).
Abçs
Abç

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


Mauricio Luiz Bertola
(aliás, é provável que passe para 0.11!).
socorro!!!

bom, vou experimentar a 010 mais um pouco então... indicação do mestre.

EDIT: o que serão as 08 então...

outra coisa: como eu instalo aquele jack redondinho de tele? tem umas garras que tem que enroscar na madeira, é isso???

markolino
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá, é , eu uso de computador mesmo, mas é que aqui em SC, é tudo 220, e tenho equipamentos em 220 e 110..

dae uso o estabilizador..

um transformador serve será ?

qual potencia ele tem que ter ?


abç

zezim
Veterano
# jul/07
· votar


A quem puder me ajudar: estou quase comprando uma guitarra nova p/ mim, a única que tive foi uma Giannini modelo Strato mas com dois captadores humbucker marca-diabo, um deles solto, e eu tomava mais choque do que doido internado em hospício, e agora criei vergonha na cara e quero uma descente, mas nada muito profissional ou sofisticado, algo meio "iniciante/intermediário". Procurei pela internet e gostei muito de uma Squier Califórnia by Fender, gostaria de saber a opinião dos mais escolados no assunto.

Vi uma Tagima T735 Special... é boa? E as Cort, são boas? Gostei da X6...

É isso, se alguém puder me dar uma dica, eu agradeço.

zezim
Veterano
# jul/07
· votar


Só mais uma coisinha: fora mercado livre, vi essas guitarras que falei com o melhor preço num site que vi no Cifra Club, Sonkey, uma loja de Londrina/PR, moro em Porto Alegre mas não sou daqui, se tiverem dicas de lojas/sites, também tá valendo. Obrigado.

Abraço.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


zezim
dá umas buscas no fórum, por estes modelos de guitarra. com certeza tem muitas opiniões sobre essas guitarras...

o pouco que eu sei é que a tagima special e a squier califórnia são linhas mais baratas da tagima e da squier. vale a pena ver se com um pouco mais de grana não compra logo a linha comum.

Filipe Reis
Veterano
# jul/07
· votar


Então caras eu to dando acabamento no braço de uma guitarra q eu to fazendo aqui eu eu quero dar um acabamento "de madeira" e eu já iniciei com a seladora (antes lixei como manda o figurino desde a lixa n° 80 até a n° 220) e eu queria um certo brilho.... então fica a pergunta quantas demãos de seladora devo dar uma 3 ou mais e o verniz qual vc's recomendariam?

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Filipe Reis
vai lendo esse tópico todo (tudo não que é impossivel, mas use a busca) que já teve isso... não sei dizer de cabeça, mas tem que eu já vi.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Instale aquele com moldura mesmo, é mais fácil e mais confiável, coloque também um "jack" estereo (ligado em mono, lógico), pois é mais confiável.
markolino
Não.
Abç

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Instale aquele com moldura mesmo, é mais fácil e mais confiável
como assim, com moldura? daqueles de parafusar, tipo lespaul?

coloque também um "jack" estereo (ligado em mono, lógico), pois é mais confiável.
eu ja to usando um mono, mas é bom saber. qualquer problema troco por um desses.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Exato.
Abç

zezim
Veterano
# jul/07
· votar


Valeu kiki, pelo que li, elas não são muito bem conceituadas

kiki
vale a pena ver se com um pouco mais de grana não compra logo a linha comum
alguma sugestão? comecei a ler opiniões e gostei da cort x6, mas parece que ela tem ponte floyd rose e li também que esse tipo de ponte não é muito indicado pros menos iniciados... aí pegou!! meu gosto vai de iron maiden, metallica a pink floyd, passando por ramones, sepultura, blues...

por enquanto a X6 é a bola da vez.

Obrigado

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


zezim
desculpe, não conheço a cort para te indicar. sei que as linhas padrão da tagima e da squier são razoaveis. principalmente para iniciantes.
cuidado que as vezes alguns aqui do forum gostam de falar mal dos instrumentos, achando que todos terao mais de 1.000 reais disponiveis para gastar.
mas é importante levar em conta tambem quanto voce tem para gastar com a guitarra (pense tambem em um amplificador, talvez pedal, cabo, correia, etc.)

mas floyd, para iniciante, é uma dor de cabeça. considerando a gama que voce toca, acho que poderia ser uma ponte tremolo mesmo (aquela da strato).

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


mestres, por favor! uma dúvida!

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5694.JPG
dúvida sobre a pestana (nut). ficou meio mal executado os cortes das cordas, acho que isso tá influenciando no som. as cordas soltas soam estranhas, parecendo harmonicos, e com menos sustain.
terei que fazer outra? como faço pra ela ficar mais decente?

----------------------------------------------------------------
sessão tosqueiras

jack in:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5683.JPG
vou trocar pelo de les paul

martelo de bater os trastes:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/execucao/CIMG5434.JPG
esse vai junto daquela serra de arco lixada.

vejam essas e outras em
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

edit: bertola, só pra constar. abri meu baixo samick, acho que é compensado sim. tá pintado, mas dá pra ver umas linhas horizontais (com o corpo deitado).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Compre pestanas já prontas. São de osso e vc pode ajustá-las com cuidado.
Cara, corpo de compensado, "ninguém merece"!
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, uma ponte da fender (R$90,00) tremolo pode ser MUITO melhor que de uma Shelter SX FST62 ao ponto de sigurar melhor a afinação?
abraços!

markolino
Veterano
# jul/07
· votar


ok, fiz uma busca mas nao tive sucesso aqui..

esses caps da dimarzio, que sao single de bobina dupla..

ex: Tone Zone S etc etc

eles tem a mesma sonoridade do humbucker ??
no que esses singles perdem para os humbucker ??

vlw

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Os cortes no nut ficaram muito fundos cara. Isso deve fazer a corta ter um pequeno atrito com as "paredes" do corte.
O ideal mesmo seria trocar. Mas tenta colocar algum calço ali. Qm sabe...
Na verdade, não precisa nem chegar a ser um corte.

E q trastes vc tá usando nessa guitarra?
Acho q naõ precisa dessa gambiarra todoa no martelo não! hehehehe
(mas ficou legal)
Geralmente os trastes aguentam umas marteladas com martelo normal. Mas pra não correr o risco de riscar e tal, é só comocar uma madeira em cima do traste e descer a marreta! hehehehehe

Eric Clapton
Veterano
# jul/07
· votar


Eu estava pensando em trocar de marca e de calibre da minha strato. Atualmente uso D'ddario 0.10-0.46 e estva pensando em colocar uma Ernie Ball 0.11!! !! Minha strato fica de boa com a 0.10, se eu efetuar esta troca, eu corro o risco de empenar o braço sem ter que ajustar o tensor ou tenho que regular o braço pra fazer esta troca???

Agradeço desde já!!!

kiki
Moderador
# jul/07 · Editado por: kiki
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Compre pestanas já prontas. São de osso e vc pode ajustá-las com cuidado.
vende já com os cortes? vou procurar na teodoro...
Cara, corpo de compensado, "ninguém merece"!
po, nao diz isso. eu gosto do meu samick. foi meur primeiro instrumento eletrico (tudo bem que a tele é o 2o...)
depois que eu li num forum, sobre o hofner, que antes um samick que um violin bass, eu fiquei tao feliz!

Soulface
Os cortes no nut ficaram muito fundos cara. Isso deve fazer a corta ter um pequeno atrito com as "paredes" do corte.
pois é, ficou fundo e torto. mas eu fui aprofundando por que tava muito alto a corda. a questao é que eu lixei de menos o nut. precisava
O ideal mesmo seria trocar. Mas tenta colocar algum calço ali. Qm sabe...
vou testar o calço...
E q trastes vc tá usando nessa guitarra?
Acho q naõ precisa dessa gambiarra todoa no martelo não! hehehehe
(mas ficou legal)

vou patentear o martelo bioleve. é que eu vi no livro do alemão (building electric guitars) ele usar um martelo de plastico. como a tampinha encaixou bem...

EDIT: tem problema eu colar a pestana no braço com superbonder? é que as tarrachas ficaram levemente desalinhadas para baixo, e as cordas ficam puxando a pestana para baixo... não muito, mas se empurrar ela desloca...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


GuitarHome
Não muito, pois, na prática, o sistema é o mesmo.
Murillo Wendel
Quase sempre é necessário ajustar o tensor ao se trocar o encordoamento.
kiki
"...depois que eu li num forum, sobre o hofner, que antes um samick que um violin bass, eu fiquei tao feliz! ..."
Cara, não diga isso, pois os Hofners são instrumentos clássicos, semi sólidos, escala de 30.5pol., usados por Sir Paul MacCartney. Muita gente os critica hoje
pois hoje existem instrumentos muito melhores. Mas, naquela época não existiam instrumentos de compensado. Aliás, o fato dele ser de compensado não desqualifica o seu apêgo à ele.
Abç

Soulface
Veterano
# jul/07
· votar


kiki
Pestanas geralmente são coladas.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
eu sei, sou fã de beatles. talvez um dia eu compre um desses. pena que é extremamente caro, só por que foi o que o paul escolheu quando tava na pindura e sem baixo.

Soulface
arigatô

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


eu sei, sou fã de beatles
bom, voce deve ter visto meu video...

gualtersouza
Veterano
# jul/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Kiki
Pensei que fosse ficar mais clara,
é, acho que um pouquinho mais clara ficava lindona. mas tá muito bom o acabamento. o que voce fez no fim das contas?
A pintura não fui eu quem fez. Foi usado produto da SayerLack, castanho acetinado, que é comumente usado para igualar cores de madeiras em móveis. O produto é o FO20 (fundo PU acetinado).
Fiquei preocupado de errar nessa parte e preferi observar como é feito.
Como disse, preferia a cor original da madeira... talvez mais para frente eu modifique.

Kiki, Bertola e Romulo_DF
O orçamento está mesmo fora. Foi feito por telefone e quem me atendeu foi uma daquelas secretárias que provavelmente está fazendo as unhas enquanto atendia. Me deu o preço da peça inteira e não do retalho. O problema aqui é que uma madeireira centraliza o atacado e a distribuição de madeira de lei. As demais só tem madeira para construção. O preço fica então inflacionado.
Talvez eu compre em minhas andanças por outras cidades ou quem sabe possa encomendar... não há pressa.
Por falar nisso, estou começando a juntar informações para o próximo projeto e penso em fazer uma guitarra mais para rock. Gosto muito do shape da CORT M600, das PRS e afins... Alguém teria um projeto (plano) dessa guitarra?
Abç.

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


gualtersouza
aqui em sp eu ralei um pouco pra achar a madeira tambem. os caras só vendiam peças de 3m, 5m... comprei uns retalhos numa loja. pelo menos acho que ela está seca...

se quiser fazer uma tele, eu tenho os desenhos!
mas se não, dá uma olhada aqui:
http://www.4shared.com/dir/1776809/47eb7b5f/sharing.html
essa pasta foi montada por um pessoal aqui do fcc... é uma preciosidade. mesmo se não tiver o que voce quer, com certeza tera algo de interesse...

e faça um video, ou grave um som da sua stratogualter!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)