Direct Box - Para que serve???

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


Meu setup é muito simples. Composto de duas guitarras, seis pedais e um amplificador. Como o amplificador tem baixa potência, costumo microfonar e mandar o sinal pra mesa. Não tenho problemas com isso, porém, a mesa geralmente fica longe do amplificador, o que demanda um cabo mais longo pro microfone, aumentando a impedância e entregando um sinal fraco pra mesa.

Ganhei de presente de um amigo um Direct Box Passivo, modelo CSR-DBP.

A minha dúvida é:

Qual aplicação posso dar a este DI no meu setup, e onde ele entraria na cadeia de sinal?

Obrigado!

Ismah
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ismah
· votar


DI = converte um sinal desbalanceado em balanceado, e pode converter um sinal de linha para de microfone
Pré-amp = converte um sinal de microfone para linha, balanceado ou não

No teu caso, eu traria o pré para mais perto do mic, (pessoalmente usaria um channel strip, e ainda espetaria modulações ali), levaria sinal balanceado até a mesa, e usaria o DI passivo de modo inverso: balanceado para desbalanceado, sem atenuação, e entraria ou no return da mesa ou na entrada de linha (poucas mesas tem entrada de linha/high Z balanceada).

MAS na real mesmo, isso não é algo tão notável... Rock in rio, Planeta Atântida etc são feitos com subsnake (fonte: amigo que trabalha na Impacto-Vento Norte), e isso é relevado, então a diferença não será TÃO grande assim.

_Neo_
Veterano
# set/17
· votar


Bom dia povo.

Tenho seguintes dúvidas:

1) É necessário ligar um DIRECT BOX entre um Amp de Guitar e Mesa de som? (Estou usando LINE OUT do Amp, cabo P10 x P10);

2) É necessário ligar um DIRECT BOX entre um Amp de baixo e mesa de som? (Estou usando também o LINE OUT do Amp, cabo XLR x XLR)

3) Ligo o violão --> Pedal de delay --> Mesa de som (tudo cabos P10 x P10). Precisa colocar um DIRECT BOX?

4) Ligo Teclado --> Mesa de som (tudo cabos P10 x P10). Precisa colocar um DIRECT BOX?

5) Guitarra ou Violão --> pedaleira BOSS GT 100 --> Mesa de som,É necessario ligar um DIRECT BOX antes de chegar na mesa?
E se eu ligar Guitar --> BOSS GT100 --> AMP --> Mesa (precisa de DI)?

Sempre ouvi dizer que o DI é para controlar o excesso de sinal que vem dos instrumentos, evitando queimar a entrada da mesa... Procede? O.o''

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Para todos a resposta é depende. A qual distância que esse sinal vai viajar?

DI é para uma infinidade de coisas... Em tese, ele atenua o sinal de linha para nível de mic.
Só não faz sentido reduzir um sinal de linha, para entrar com um teclado 3m longe da console, na entrada de mic... Entra-se direto na entrada de linha.

Teclado e a GT100 tem saídas de linha...

Se o baixo for passivo, e não passar por um pré-amp, é interessante um DI ativo...

_Neo_
Veterano
# set/17
· votar


Para todos a resposta é depende. A qual distância que esse sinal vai viajar?
Teclado, Baixo e Guitar... Cerca de 7metros de cabo P10.

Só não faz sentido reduzir um sinal de linha, para entrar com um teclado 3m longe da console, na entrada de mic... Entra-se direto na entrada de linha.
Neste caso, usar o DI para jogar os DB pro alto? Para ter um maior volume, certo?

Teclado e a GT100 tem saídas de linha...
Então o uso do DI é dispensável?!


Se o baixo for passivo, e não passar por um pré-amp, é interessante um DI ativo...
Como assim? O baixo é ligado no amplificador que possui LINE OUT direto para mesa (usando cabo balanceado)

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Teclado, Baixo e Guitar... Cerca de 7metros de cabo P10.

Tem ruído assim? Tem problemas com o timbre?

Se a resposta for não para ambas as perguntas, pode dispensar o DI.

Neste caso, usar o DI para jogar os DB pro alto? Para ter um maior volume, certo?

dB, pois o prefixo d indica décimos (do Bell), como em dm (decímetro).

A função do DI passivo é inversa, servindo para reduzir o nível de sinal. Geralmente -10 dB, -20dB, e -40dB.
O DI ativo é um pré-amp basicamente, mas não necessariamente vai elevar o sinal.

Como assim? O baixo é ligado no amplificador que possui LINE OUT direto para mesa (usando cabo balanceado)

Há problemas de impedância nos captadores do baixo passivo, por isso o DI vem a calhar. Se for ativo, tá lindo.

PESSOALMENTE, eu não tiraria do line out do amp o baixo, porque aí se fica subordinado ao timbre do amp, o que não é lá boa ideia...
O mesmo para a guitarra - ainda mais se tu tem uma GT100...

_Neo_
Veterano
# set/17
· votar


Há problemas de impedância nos captadores do baixo passivo, por isso o DI vem a calhar. Se for ativo, tá lindo.
PESSOALMENTE, eu não tiraria do line out do amp o baixo, porque aí se fica subordinado ao timbre do amp, o que não é lá boa ideia...
O mesmo para a guitarra - ainda mais se tu tem uma GT100...


O Baixo é ativo... Sendo assim, você sugere ligá-lo diretamente na mesa, sem DI?

É uma saída boa mesmo... principalmente ao pensar na questão de vazar som dos retornos onde toco (isso é um problema que me assombra)



Atualmente uso violão com pedal de delay, tudo direto ligado na mesa (sem DI) e monitoramento IN EAR...

Não sei se me acostumarei colocar a guitar IN EAR sem passar pelo amp,devido aquela pressão sonora do amp jogando na gente...


E na questão de queimar/prejudicar a entrada da mesa (caso não coloque um DI) é mito ou verdade?
Valeu mano!

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Sendo assim, você sugere ligá-lo diretamente na mesa, sem DI?

Exatamente, talvez um DI para fazer split seria bem vindo, ou mesmo um splitter específico...

E na questão de queimar/prejudicar a entrada da mesa (caso não coloque um DI) é mito ou verdade?

Na entrada de microfone se liga microfone. O resto vai na entrada de linha.
Se injetar um sinal muito alto na entrada, ela queima, por clipping.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/20
· votar


Bom dia, pessoal, blz?

Tenho uma mesinha da Behringer e dia desses tentei ligar meu violão (Takamine G Series) e o som ficou bem baixo com chiado de aterramento.
Estava pensando em comprar um DI e imaginava que eram bem caros, mas vi alguns muito baratos. Gostaria de saber se alguém conhece e se sabe dizer se prestam, dado os valores baixos.

Direct Turbo Box Db-01

Direct Box Passivo Arcano Di-10

Não estou podendo gastar, então queria uma alternativa baratinha e funcional. Grato.

Casper
Veterano
# abr/20
· votar


Caro Beto Guitar Player:

O violão direto na mesa deveria funcionar. Tente descobrir antes se o problema é na mesa ou no violão.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/20
· votar


Casper

Então, sei que minha mesa é uma bela duma porcaria, mas infelizmente não tenho interface de áudio, tenho só ela mesmo.

Mas acho que a entrada XLR tende a ser melhor, por isso gostaria de um DI.

Casper
Veterano
# abr/20
· votar


Caro Beto Guitar Player:

Qual é o modelo do mixer?

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/20 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Casper

É essa da foto que postei: Xenyx Q502 USB

Casper
Veterano
# abr/20
· votar


Caro Beto Guitar Player:

Primeira coisa: Enfie um microfone razoável (SM57,58) na entrada XLR. Se continuar ruim, o problema é o pré da mesa. Se ficar bom, o problema é o violão.

A DI não faz mágica.

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/20
· votar


Já verificou a bateria do violão? As vezes o problema é bateria fraca.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/20
· votar


Casper, fá enfiei microfone beeeemmmmmm mais simples que os SM e funcionou até de forma satisfatória, kkkkk. Vou dar uma olhada no violão, mas não é bateria, acabaramosnicks, pois é nova. Suspeito que seja cabo, vou testar outros.

Vocês acham que DI, independente desse problema, é um bom negócio?

acabaramosnicks
Membro Novato
# abr/20
· votar


Beto Guitar Player
Eu tenho um DI arcano, daquele que tem dois na mesma caixinha. Mano, falar pra vc que ele já salvou alguns rolês, viu! Eu acho legal vc tentar projetar teu sistema pra não precisar do DI, mas é bom ter um (ou mais) caso precise.

Ismah
Veterano
# abr/20
· votar


Beto Guitar Player

Normalmente sim, pois poucas mesas tem entrada de linha desbalanceada. Geralmente as mais simples tem só a hi-Z, que não é a melhor ideia... Costuma vir um sinal fraco aí...

Se continuar ruim, o problema é o pré da mesa. Se ficar bom, o problema é o violão. (Casper)

Não necessariamente vai ser assim. Depende a topologia. Alguns circuitos, ao entrar sinal pelo line in, ele cria um by pass do pré... Vale testar, mas não necessariamente é isso.

Estou deduzindo que está entrando pelo canal 2/L e não por 3/R. Ou pelo 4/L, e não pelo 5/R.

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/20
· votar


Ismah
Casper

Testei outro cabo e não tenho mais problema com volume, mas ainda permanece o ruído de aterramento. Quando encosto o dedo no jack ou no conector do cabo, some, mas quando tiro, fica fazendo um chiado baixo, mas que incomoda um pouco. Pensei no DI justamente para eliminar esse ruído, será que funciona?

acabaramosnicks

Vi um DI passivo da Arcano no ML por umas 60 pilas, será que vale a pena?

Ismah
Veterano
# mai/20
· votar


Não sei se vai resolver, pois tudo depende da fonte do ruído. E pode ser qualquer coisa.

O DI te dá a opção de liftt / gnd, que ajuda e muito... Em geral, se há ruído por aterramento, ao inverter essa chave, ele deixa de existir.
Como passa a operar por sinal balanceado. Aí tens o melhor quadro possível: alta relação s/n, e sinal balanceado. Vias de fato, é uma sobreposição de pré-amps, que acaba recortando o timbre original, mas... Como a situação nem sempre é ideal, se precisa fazer escolhas.

Quanto ao preço dos DI's, isso é relativo... O passivo, é praticamente conectores, chaves, resistores e um trafo de relação 10:1. Já vi muita gente usando trafo de fonte - é limitado, mas funciona.
Por exemplo, um DI que use um trafo Jensen - o mesmo usado nas consoles Neve - de seus 200 USD. É um DI que é talvez <50% melhor, que um que custa 20 USD... A diferença é meio que irrelevante, mas o timbre é relevante no teste A/B.

Vale a pena? Deve me dizer isso. Eu investiria 200 USD - ou milão e lá vai - num DI, se o meu violão seria um de 2 000 USD...

Beto Guitar Player
Veterano
# mai/20
· votar


Ismah
Vale a pena? Deve me dizer isso. Eu investiria 200 USD - ou milão e lá vai - num DI, se o meu violão seria um de 2 000 USD...

Se eu tivesse um violão nessa faixa de preço, provavelmente nem precisaria de um DI, kkkkk, mas entendi o que quis dizer.

Ismah
Veterano
# mai/20
· votar


Na real, é muitas vezes mais necessário que se não... Apesar de que existem violões que já tem a opção de mandar sinal de linha balanceado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Direct Box - Para que serve???