Direct Box - Para que serve???

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# jan/05


por favor quem souber posta aí pra q serve o Direct Box.

Reverbman
Veterano
# jan/05
· votar


Direcionar o sinal da guitarra (tpw trocar de amp ou trocar de set sem precisar desconectar os cabos, mas soh quem tem muito equipo usa)

guilhermerizzo
Veterano
# jan/05
· votar


Reverbman, não é nada disso!
O direct box é um casador de impedâncias, utilizado para injetar o sinal de instrumentos musicais em mesas de gravação ou no computador. Você não pode ligar direto a guitarra no micro por exemplo. Fica tosco.
A maneira correta é usar um Direct box. Muitas pedaleiras ( zoom. digitech, behringer e etc ) fazem este trabalho de lambuja, dispensando o Direct Box e fornecendo, em geral, através de uma saída especial ( saídá "line" ou "phones" ) um sinal balanceado e com impedância própria para os equipamentos de gravação. A Behringer tem 2 modelos.

A sua explicação se refere a um A/B box, que possibilita direcionar o som da guitarra para 2 amps diferentes, ou ligar 2 guitarras no mesmo amp.
Você troca de amp ou de guitarra pisando na chave do pedal ( a boss fabrica um desses )

renatocaster
Moderador
# fev/05
· votar


guilhermerizzo

vlw pela ajuda aê cara!!!

Krist Novoselic
Veterano
# fev/05
· votar


[É ISSO MESMO,, já ví muito isso ser usado ao vivo pra ligado no baixo.... quando n tem amplificador de baixo.......... ví em uma festa uma parada dessas e o baixo do cara tava poderoso

fillipedefelice
Veterano
# fev/05
· votar


em uma entrada ele envia para 2 entendeu para amp e mesa por exemplo

Gabriel Hendrix
Veterano
# fev/05
· votar


Aproveitando a deixa:

http://f2.grp.yahoofs.com/v1/4NwAQvY7xN5MEp-X1OLFBAlaZa8MzVOnt7ZpT0NEX WWYfQRHq3TdUKZ5rt53Rissy4wSNWhS3JdPCTtY0Zcw4WyZ0HeqMS8AWKRV/Esquemas/d i_box.jpg

é um esquema de um DI. Se arquivo nao abrir, ele esta no grupo AudioList, no yahoogrupos.com.br (um grupo que contém uma lista de discussao que aconselho todo mundo a assinar!) . Mas tenho algumas duvidas sobre o esquema. Eu ainda nao entendi a funcao dos dois jacks.
Qualquer informacao, otimo.

DadauGuitar
Veterano
# fev/05
· votar


Gabriel Hendrix
Cara não consegui abrir... mas deve ter uma entrada e duas saídas certo?
Uma é a "cópia" da entrada que a gente manda pro ampli, a outra no fim do circuito manda o sinal pra mesa, geralmente balanceado, e nivelado com a entrada da mesa. Tem um da Beringher (vermelinho) que tem simulação de caixa 4x12...Toquei dias atrás com um gt2 ligado nele e mandado pra mesa sem cubo:

8-D...........

Tô sonhando com eles até agora...

Eu tinha um esquema que ligava entre a saída do ampli e o autofalante, mas não gostei muito.
Se der posta o esquema aqui, que mais gente vai querer, com certeza...
Abraço!

Gabriel Hendrix
Veterano
# fev/05
· votar


DadauGuitar
Eu nao sei como postar aqui. se vc souber ou quem tb quiser o esquema, me passa o email que aí depois vcs postam aqui.

DadauGuitar
Veterano
# fev/05 · Editado por: DadauGuitar
· votar


Gabriel Hendrix
Manda mano, vai quebrá um galhão!
to no selvagens lá no "rotimail" pt com ( http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/71669/ )

DadauGuitar
Veterano
# fev/05 · Editado por: DadauGuitar
· votar


Gabriel Hendrix
Valeu demais!!!

Me mandaram isso daqui:

http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_equip_acess.ht m l#3

http://www.ethanwiner.com/gadgets.html

http://sound.westhost.com/project35.htm


tem quase o mesmo esquema(o teu é mais chique(uhauhauhauha)

MUITO SOOOOOM

slash_web
Veterano
# jun/06
· votar


intaum , ao inves de comprar placa de som , e todas akelas coisas , nun seria + em conta eu comprar um direct box?

Ultra.Fuzz
Veterano
# jun/06
· votar


slash_web

Não é bem assim...

O Direct Box só vai casar impedâncias, ou "nivelar o sinal" por assim dizer.

Mas o sinal vai continuar passando por um conversor analógico/digital e o importante é que esse conversor seja bom (porque a placa de som continua sendo necessária).

slash_web
Veterano
# jun/06
· votar


ahhhhhh.....ih nun dah pra ligar a guit por saidas USB? ....dai nun passa pelo conversor...

Ultra.Fuzz
Veterano
# jun/06
· votar


Passa sim.

E (bom, pelo menos que eu saiba) não existe Direct Box com saída USB.

Essas pedaleiras que tem saída USB pra gravação apenas eliminam a conversão (de volta) para analógico na saída - o que é bom porque evita que o sinal passe por duas conversões de analógico para digital (guitarra=analógico para pedaleira=digital para saída=analógico para placa=digital), ou seja, evita a degradação do sinal.

Existe pedaleira com Direct Box embutido, como já foi falado, até uma que tem saída XLR (a Zoom B2, pra contrabaixo), mas nunca vi Direct Box com placa de som embutida... o.O

thecreamofclapton
Veterano
# jan/07
· votar


Como é essa coisa de ligação da guitarra na placa de som do PC por meio de um Direct Box? Alguém pode me explicar? Costumo ligar minha guitarra no PC para que o som saia nas caixinhas do PC por meio de um adaptador Jack P10-plug P2. Mas o som fica uma merda. Com DI box ficaria melhor? Como funciona isso?
Agradeço desde já!

BaNdAiD
Veterano
# jan/07
· votar


Como é essa coisa de ligação da guitarra na placa de som do PC por meio de um Direct Box?

É só ligar sua guitarra/equipamento no direct box e a saida do direct box na entrada do seu pc!! não tem misterio nenhum!

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


renatocaster

Já tem topico falando sobre isso!!

Direct box serve para transformar a o sinal desbalanceado em balanceado(claro que não é so isso). Quando você usa cabos muitos longos é aconselhavel usar DI por causa de perda de sinal. Tambem ajuda a tirar ruidos.

abraço

rafaelcds
Veterano
# jan/07 · Editado por: rafaelcds
· votar


slash_web
Teste ligar um soft tipo o Guitar Rig e colocar a distorção razoavel... Não conecte a guitarra no PC... vc vai ver que a chiadera da no mesmo...
Isso pq um processador de efeitos tem que receber a guitarra com impedancia de guitarra. Mas as entradas da Placa de som tem impedancia de mesa.
Fora isso as placas de som onboard não um circuito tão anti-ruido pra gravacao...

Agora... se vc tem pedais por fora e vai gravá-los no micro (sem usar efeitos do micro) aí sim cabe vc colocar um DI. Pq é como vc ta ligando os pedais de efeito direto numa mesa. (fica tosco ligar pedais direto em mesa sem DI). :D

Dr Jivago
Veterano
# jan/07
· votar


Eu uso a saída balanceada do Triefx para tocar no micro mas com um software de simulação de amplificador e caixa.

Será que poderia ligar a saída normal do pedal direto na placa de som? Não vai queimar a placa?

Fernando de almeida
Veterano
# jan/07
· votar


renatocaster

Kara nesse tópico que eu fiz http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ tem uma explicação sobre direct box, bem lá em baixo.

Prowler
Veterano
# mar/07
· votar


Gente, uma duvida....
esse directBOX ai da uma melhorada no sinal e tals.... provalvelmente tira akeles zumbidos e apitos de quando se usa uma distorção mto forte por exemplo.
a duvida eh: posso ligar assim: guita>pedaleira>DirectBOX>ampli

se alguem solber explicar agradeço.
[]s

Vinicius Nogueira
Veterano
# mar/07
· votar


a duvida eh: posso ligar assim: guita>pedaleira>DirectBOX>ampli

mesma duvida que a minha.
e um direct box nao é caro neh, o Deji falou que no maximo 200 reais.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/07
· votar


Vinicius Nogueira
a duvida eh: posso ligar assim: guita>pedaleira>DirectBOX>ampli

Direct Box não serve para ligar em ampli. Só serve para ligar na mesa ou mixer.
Fica assim:

guita>pedaleira>DirectBOX>Mesa de som

ou

guita>pedaleira>ampli

renanozzy
Veterano
# set/09
· votar


Opaa, to aqui pra desenterrar mais um tópico e perguntar se alguém sabe como usar a Zoom 505II como direct box...

Liro_Points
Veterano
# set/09
· votar


renanozzy
Liga a Guita no In e o Out vc manda pro PA. Agora se for usar pedais a mais liga eles entre a guita e o In... mas acho que não vai ficar bom não...

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/11
· votar


PÁ DE OURO É O CARALHO, VALEU?!

seguinte, eu não quis abrir um tópico novo porque todo mundo aqui chia com isso (use a busca e bla bla bla)

Acho que entendi o lance do direct box, casar a impedancia do instrumento com a mesa, da muiiiiiita diferença? Tipo, tira aquele estaladao do violão imagino eu...

Minha dúvida é a seguinte, qual a diferença do ativo e do passivo?

outra dúvida: eu tenho um cabeçote aqui que tem a saida "record", até ae beleza, mas lendo no manual ele fala "using the record out you may notice a very unpleasant hum even with the master volume of. This is an indication of ground loop. The solution is to use a direct box with groud lift switch between your recording console and the amp"
Isso pra mim soou como: "se voce tentar usar essa porra, vai dar uma barulhera dos inferno e não vai funcionar, voce tem que gastar mais dinheiro e comprar um direct box pra conseguir ter um resultado aceitável, viva o capitalismo." As perguntas são todas com uma unica finalidade: saber qual direct box comprar....

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/11
· votar


up...

Jawbreaker
Veterano
# mar/11 · Editado por: Jawbreaker
· votar


SpectrosGuitarman
Que eu saiba o DI ativo tem pré-amp.

Atradução pra Ground Lift é aterramento, então...

SpectrosGuitarman
Veterano
# mar/11
· votar


Jawbreaker
entao se eu estiver usando o pré da mesa, é inutil um ativo, certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Direct Box - Para que serve???