Gibson acaba com a Cakewalk

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


EduJazz

Realmente, não vi as skins. Tá certo... vou dar uma chance. Ainda tem o lance do Reaper aceitar DirectX. E custar pouco, perto das demais.

É isso... Se a Presonus não parar de bobear com o suporte ao VST no Artist, vou de Reaper...

Adler3x3
Veterano
# nov/17
· votar




JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Adler3x3

Show.

Adler3x3
Veterano
# nov/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

Aí é que esta a grande vantagem do Reaper sobre as outras DAWs, é altamente configurável.

Claro o Tema do Reaper para Sonar não substitui o Sonar, não existe milagre, não vai ficar tudo igual e funcional.
Mas com o tempo você pode configurar do seu jeito, e criar a sua aparência e organizar as coisas do seu modo, e aí sim pode ficar a melhor DAW de todas que você já teve, melhor até que o Sonar.

Na situação atual, acho que é a melhor opção.

Pontos:
- O Sonar ainda vai dar pro gasto por muito tempo;
- Mesmo que no médio prazo surja um plugin revolucionário super e tal, ainda vai dar para usar;
- Vai demorar alguns anos para ficar obsoleto, e começar a dar problemas no computador;
- Faça um backup completo de tudo e deixe o Sonar atualizado em todos os aspectos;
- Mesmo os crossgrades que estão aparecendo para DAWs top, vai se gastar um bom dinheiro;
- O Reaper não é tão bonito, mas por outro lado gasta menos recursos do computador, e desta forma também vai prorrogar o uso da máquina atual;
- E o Reaper faz tudo o que os outros fazem e custa bem menos, é uma questão de adaptação.

Usando a razão esta seria a melhor escolha ao meu ver, e o que aconteceu, tem que absorver e tocar pra frente, tem males que vem para bem.

Claro tem o outro lado, buscar mais novidades e o gosto pessoal, um pouco de vaidade também não faz mal.

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


EduJazz
mas, a interface? Talvez você não esteja olhando um dos maiores atrativos da DAW, que é possibilidade de customização.

Por incrível que pareça, tem gente que não gosta do reaper justamente pelo excesso (na visão delas) de customização. Já vi gente no fórum da Steinberg que veio do reaper dizer que não se adaptou com tanta customização (é sério isso!). Cada DAW tem uma filosofia que atende diferentes pessoas. No fundo não é bom isso de todo mundo do mercado migrar em massa pra DAW X ou Y. O melhor é ter várias concorrendo. Senão vira URSS, com um produto e uma só empresa sentada no controle de mercado.

Enfim, o mundo é grande nesse aspecto! Sobre o tempo, eu, no seu lugar, já migraria de imediato (ou ao menos iniciaria o processo), pra qualquer que seja a DAW. Nunca se sabe quando aparecerão esses bugs no Sonar, e nunca se sabe até onde a Gibson vai prestar um suporte razoável. E, como migrar não é um processo simples...


É, essas pessoas vão ter que decidir o que fazer. Inclusive, existe a opção congelamento, que é não mudar mais nada na máquina (nem update de windows) e ficar com ela até morrer rodando o Sonar na última versão.

Minha dica é TESTEM antes! Não comprem a DAW X ou Y sem antes testar pelo menos umas 3 e ver qual a pessoa se adapta mais, qual roda melhor na sua máquina, etc... Foi o que fiz anos atrás (testei pessoalmente umas 5 DAWs). O Sonar não vai explodir amanhã, então dá pra testar com calma em uns 2 ou 3 meses e depois decidir.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Estava lendo uma página de fórum estrangeiro onde alguns agora ex-empregados da Cakewalk participam.

https://www.reddit.com/r/Cakewalk/comments/7fwb6h/former_employee_here _ama/?sort=new

Uma frase me chamou atenção:

"Native Instruments' revenue is at least 10X that of Cakewalk"

Realmente... DAW não está dando grana!

É de se pensar... o cara compra uma DAW (quando não pirateia...) e fica com ela anos e anos, mesmo que não tenha updates. Só vai ter real necessidade de troca quando ela parar de funcionar, por alguma incompatibilidade de hardware ou software da máquina onde está instalada. Empresas como a NI, IK, Waves, Izotope, etc, lançam muito mais conteúdo vendável com novidades, de forma muito mais frequente. Eu acho que o que aconteceu com a Cakewalk (agora claramente ligado unicamente a questão financeira) pode, sim, ocorrer com outras empresas que visem (como ela visava) quase que exclusivamente a venda de DAWs...

Acho que grupos mais, digamos, enxutos, como o do Reaper e do Mixcraft, conseguem se segurar assim. Mas empresas maiores e mais inchadas de pessoal, não. É caminho para a falência.

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


JJJ
"Native Instruments' revenue is at least 10X that of Cakewalk"

Realmente... DAW não está dando grana!


E aí os caras criam uma licença de update eterno! Tem que perder dinheiro mesmo.

As outras cobram pelos upgrades há um certo tempo (a Steinberg cobra até pelo update .5). A Avid cobra anualmente pelo "suporte", que inclui os updates. O Logic não cobra com frequência (mas tem a Apple por trás e tem update uma vez a cada século).

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Os caras não tiveram visão nenhuma de negócio hein rsrs

Adler3x3
Veterano
# nov/17
· votar


Lendo este tópico dos funcionários dá entender melhor as fraquezas humanas.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Instalei o Reaper aqui com um tema de Sonar... é... dá pra começar com menos sobressaltos... vamos ver.

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


JJJ

É isso aí. O lance é testar. Boa sorte.

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


O lado bom é que os plugins (a primeira vista, todos, praticamente: vst, vsti, vst3, dx, dxi...) foram reconhecidos logo na instalação do Reaper!

Com a interface parecida, já é meio caminho andado.

O que eu perco, de cara, são os plugins "internos" (prochannel, que eu usava bastante) e outras coisas que não sei se o Reaper tem (o Sonar estava estufado de coisas... pelo que tenho lido, ele, junto com o Cubase, são as DAWs mais entulhadas).

Claro que eu não uso tudo, mas tem umas coisinhas que fazem parte aqui do meu "workflow" normal e vou ter que (re)descobrir como faz (se é que faz...).

Por exemplo, uma coisa que faço toda hora:

Tem como marcar uma parte de áudio no Reaper e abrir em um editor de áudio (tipo Sound Forge)? Alguém sabe?

Adler3x3
Veterano
# nov/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ
escreveu:
Tem como marcar uma parte de áudio no Reaper e abrir em um editor de áudio (tipo Sound Forge)? Alguém sabe?

Sim.
Tem que configurar no Reaper qual o é editor externo de áudio, normalmente aqui se indica o atalho para carregar o editor, é tudo uma questão de paciência.
E para configurar tudo direitinho vai demorar um bom tempo, pois o Reaper é muito poderoso, o que tem de menu e sub-menu não tá no gibi, é uma grande vantagem, só que é muita informação para nós simples mortais absorvermos facilmente, são muitos recursos, e as vezes pode demorar para achar algo que se deseja, o Reaper tem coisas que nem imaginamos, e até recursos que outras DAWs poderosas não tem.

https://www.youtube.com/watch?v=7bL73-KGGGE

E o Reaper esta em pleno uso no Brasil, poder reparar já é o segundo vídeo que posto aqui em português.
Acho que é a DAW que mais cresce no Brasil.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Adler3x3

Valeu!

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


Relatando...

Instalei o Reaper, com um tema semelhante ao Sonar (infelizmente, é antigo, ainda baseado no X1, mas já é BEEEEEM melhor - pra mim - do que o default!). Valeu adler!!!

Não foi difícil começar, não...

Enxergou de cara boa parte dos meus plugins (claro que alguns ficaram de fora e eu vou ter que ver onde informar pastas e fazer o re-scan, mas tudo bem, já dá pra brincar com o que leu).

Pra um teste inicial, joguei uma track com o Addictive Drums (que veio com o Sonar e está funcionando! ainda bem que não estava "preso" ao Sonar...). Depois mandei um EzKeys que já tinha (esse não estava vinculado ao Sonar). Por fim, mandei um baixo (de verdade, não vsti).

Masterizei com o TRacks, da IK, no "master"... e voilà! Deu nisso:

https://soundcloud.com/bandasemnome/jam-teste-reaper

Pensei em fazer uma jam com essa "bt"... O que acham?

Pra um teste inicial, acho que deu pro gasto! Eu gostei. Claro que dei umas engasgadas, mas consegui resolver as poucas dúvidas que pintaram de forma bem rápida (acho que depois de terminar o Portal 2 ontem, graças à sugestão do colega makumba, meu QI estava afiado hoje... hehehehe).

Adler3x3
Veterano
# dez/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

Então para uma JAM teste ficou muito bom.

Para uma JAM acho que precisa de mais variações.

Aproveitei e escutei Brow Sugar de novo, fica muito boa, sou fã da banda sem nome.

makumbator
Moderador
# dez/17
· votar


JJJ

Curtiu portal 2 né? Heheh! Parece que o bolo era mesmo uma mentira! Hahah.

Sobre o reaper: deve ter skin “imitando” o sonar mais recente. Você deve ter que procurar nos fóruns e comunidades do programa pra ver se acha. De qualquer maneira, você também pode experimentar outras daqui um tempo, se resolver deixar o sonar mesmo pra trás.

Adler3x3
Veterano
# dez/17
· votar


Makumbator

Então quer dizer, daqui por diante devemos atentar para este lado dos 64 bits da engine de áudio e só adquirir produtos que contemplem esta tecnologia.

Adler3x3
Veterano
# dez/17
· votar


Não consegui fazer o upgrade do Cubase Elements 9.5.

Sai uma mensagem que este produto não esta disponível no Brasil.

Isto que me enche o saco, a burocracia da Steinberg é infernal.
Na vez passada fiz o upgrade da versão 8 para a 9, foi outro inferno, mas no fim deu certo.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


Mais uma perguntinha...

Alguma outra DAW tem linguagem interna de script, como o CAL do Sonar?

makumbator
Moderador
# dez/17
· votar


JJJ

O Cubase tem possibilidade de criar macros (pra fazer operações complexas ao toque de uma tecla). É isso que você quer?

Na versão pro tem também um poderoso editor lógico pra fazer inúmeras funções que não tem comando pronto em menus. Aqui um pequeno artigo sobre ele (feito em 2006 em uma versão bem anterior, mas serve de exemplo):

https://www.soundonsound.com/techniques/logical-editor-1

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator

Não... o CAL é uma linguagem de programação semelhante a PROLOG. Dá pra mudar eventos, volumes, tempos. Até aprendi a programar nela (embora não seja expert em PROLOG...). Uso muito em algumas rotinas pra MIDI. Eu fiz uma aqui pra arrumar partes de bateria que me ajuda muito.

Até onde eu sei, nenhuma outra DAW tem isso.

Por exemplo: essa aí embaixo, faz o legato entre as notas MIDI selecionadas.

(do
(message "This program makes legato ... please wait ...")
(int tracks 0)
(int count 0)
(int percent 100)
(dword t1 0)
(dword t2 0)
(dword t3 -1)
(getInt percent "Legato percentage:" 1 200)
(forEachEvent
(do
(if (== (index) 0)
(++ tracks)
NIL
)
(if (== Event.Kind NOTE)
(do
(if (== Event.Time 0)
(= Event.Time 1)
NIL
)
(if (== count 0)
(do
(++ count)
(= t1 Event.Time)
)
(if (!= Event.Time t3)
(do
(= t2 (- Event.Time t1))
(= t1 Event.Time)
(= t3 Event.Time)
(if (&& (!= t2 0) (!= (index) 0))
(do
(++ count)
(insert (- (- Event.Time t2) 1) 0 NOTE 0 0 (- t2 1))
)
NIL
)
)
NIL
)
)
)
NIL
)
)
)
(= count 0)
(= t1 0)
(= t2 0)
(int flag 0)
(if (> From 0)
(-= From 1)
)
(forEachEvent
(do
(if (== Event.Kind NOTE)
(if (== Note.Key 0)
(do
(= t2 Event.Time)
(= t1 (+ Note.Dur 1))
(*= t1 percent)
(/= t1 100)
(delete)
(++ count)
)
(if (== (- Event.Time 1) t2);;abre if
(do
(if (== Event.Time 1)
(= Event.Time 0)
)
(if (== Event.Time 0)
(= Note.Dur t1)
(= Note.Dur (- t1 1))
)
)
);;cierra if
)
);;cierra eventKind
)
);;cierra forEachEvent
(message "CAL program developed by Sergio Blostein")
(delay 750)
(message count "notes durations articulated.")
(delay 1250)
)


makumbator
Moderador
# dez/17
· votar


JJJ

então, o editor lógico faz esse tipo de coisa com midi, mas sem precisar ficar programando nada. Provavelmente o script do Sonar é mais versátil e deve fazer coisas que o editor não faz, mas teria que comparar mesmo pra checar os limites de semelhanças de cada um.

As macros do Cubase por outro lado conseguem combinar um monte de clicks e comandos em uma coisa só. Se a operação que você deseja pode ser feita por comandos específicos daria pra criar uma macro pra ela.

Adler3x3
Veterano
# dez/17
· votar


Infelizmente isto é uma coisa que vai se perder quando o Sonar for sepultado.
Por isto que tem que continuar usando, e exportar os arquivos midi para outra DAW.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


makumbator
Adler3x3

Tô ferrado... Eu faço coisas do arco da velha com esses scripts. Elimino duplicidades, encontro ghost notes, acerto volumes de peças de bateria, separo notas por tracks e mais um monte de coisas. Essas operações de Midi são (eram...) um diferencial, desde os primórdios do Cakewalk... Aliás, ele nasceu como um sequencer, não como DAW...

Adler3x3
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ

Agora tem alguns detalhes destes que citou que outras DAWs tem, e acho que o Reaper tem também, só tem que descobrir onde esta e configurar.

Você instalou uma extensão meio genérica que existe e é citada no próprio site do Reaper? que é feita numa linguagem do próprio Reaper que habilita uma série de funções, assim como tem cursos e manuais lá também.

makumbator
Moderador
# dez/17 · Editado por: makumbator
· votar


JJJ
Elimino duplicidades, encontro ghost notes, acerto volumes de peças de bateria, separo notas por tracks

Tudo isso o Cubase e muitas DAWs fazem. Não usam scripts abertos ao usuários, mas tem ferramentas pra fazer a mesma coisa. No caso do Cubase é o editor lógico e as opções do menu de midi. Nas outras tem que procurar, mas todas essas coisas que você quer a maioria consegue manipular (filtrar determinados itens pra depois selecionar, deletar, editar, mover, etc...)

Aliás, ele nasceu como um sequencer, não como DAW...


Cubase e Logic também nasceram como sequenciadores e depois agregaram gravação e manipulação de arquivo de som

Adler3x3
Veterano
# dez/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

Agora tem alguns detalhes destes que citou que outras DAWs tem, e acho que o Reaper tem também, só tem que descobrir onde esta e configurar.

Você instalou uma extensão meio genérica que existe e é citada no próprio site do Reaper? que é feita numa linguagem do próprio Reaper que habilita uma série de funções, assim como tem cursos e manuais lá também.

E o tema de midi como sabemos já é uma tecnologia antiga, bem dizer tudo o que poderia ser feito neste âmbito já foi feito, e as DAWs aperfeiçoam o sequenciamento com outras instruções complementares, que funcionam somente dentro do software, mas na hora que exportar o midi, fica como foi projetado décadas atrás.

É sabido também que a tecnologia midi esta sendo revista, e um dia vai sair uma atualização.
E vai ser um problema para os fabricantes de Daws, pois existem muitos instrumentos, bilhões de arquivos midis, que não podem ser desprezados, e vão ter que saber trabalhar com as duas tecnologias juntas, num primeiro passo fazer uma importação, e depois ajustar para a nova tecnologia, não vão poder simplesmente desprezar todo o repositório midi existente.
E o certo é que quando sair o novo midi vai revolucionar e modificar completamente o modo como fazemos o sequenciamento.
E olha este midi feito no passado é muito bom, os engenheiros que fizeram isto anteciparam muitas tecnologias, por isto que a equipe atual que esta cuidando do projeto toma todos os cuidados, e não vai ser na presa que vão fazer isto.
O Studio One optou por não usar o midi tradicional, os próprios teclados já criaram alternativas, mas seguem também o básico protocolo do midi.

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


makumbator
Não usam scripts abertos ao usuários

Aí é que está... eu personalizei, adaptei vários scripts ao meu gosto ou necessidade. Enfim... alguma coisa eu devo perder mesmo, paciência.

Adler3x3
Você instalou uma extensão meio genérica que existe e é citada no próprio site do Reaper?

Não, mal estou engatinhando nele... rs

É sabido também que a tecnologia midi esta sendo revista, e um dia vai sair uma atualização.

Tô sabendo. Isso poderá ser o tiro de misericórdia em software que não tiver atualização! :(

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Atualizando as alternativas...

Estou com o Reaper instalado (ainda tenho uns 50 dias de teste) - talvez fique com ele como segunda DAW, até o Sonar parar de funcionar ou ficar desatualizado demais com o que estiver "rolando" (o que pode levar dias, meses ou anos, mas quero estar minimamente preparado). O preço seria 60 dólares, razoável.

Tenho o Studio One 2 Artist também, mas a limitação de não poder usar VST é absurda demais. Se quiser ficar nessa praia, terei que aceitar a oferta da Presonus na JRR e migrar para o "pro", que fica, na promoção de crossgrade, uns 400 reais. É um preço meio salgadinho, acho eu, a menos que eles me convençam que tem realmente uma baita DAW ali.

A Acoustica também lançou um crossgrade para sua versão top do Mixcraft (o Adler3x3 que me avisou): 99 dólares.

O crossgrade para o Cubase é 269 euros. Talvez fosse a melhor opção, mas é, de longe, a mais cara de todas e ainda tem o raio do "dongle" a considerar...

Acabei de ver uma promoção do Samplitude no Steam. 58 reais!!! Não resisti a esse preço e comprei. Na pior das hipóteses, ganho uns plugins...

Quem quiser dar uma olhada (atenção: não é a versão "pro"):

http://store.steampowered.com/app/525420/Samplitude_Music_Studio_2017_ Steam_Edition/

No Steam tem o ACID também (preço normal 90 reais, mas entra em promoção de vez em quando - outro dia estava 30 reais...). Mas acho que está meio parado, sem atualização (a conferir), já que é refugo da Sony; se bem que eles andaram atualizando o Sound Forge Audio Studio e o Movie Platinum... se derem continuidade ao ACID, talvez seja uma opção. Mas uma única empresa (Magix) manter duas DAWs diferentes é meio estranho (e ainda teve quem sugerisse a compra da Cakewalk pela Magix... rs).

Por ora, é essa a situação...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson acaba com a Cakewalk