Configurações para Gravação de Guitarra

    Autor Mensagem
    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: gabriel.angst


    Boa tarde!

    Gostaria de saber se o seguinte equipamento é suficiente para gravar uma guitarra com qualidade próxima da profissional.

    1. Guitarra boa (qualquer uma de boa qualidade, como uma Fender);
    2. Amplificador bom (qualquer um de qualidade, como um Marshall top de linha);
    3. Microfone Shure SM57;
    4. Mesa de som (wattson);
    5. Placa de som Delta 1010LT (Computador)

    Faltaria o tratamento acústico, pelo que me vem a mente. Mas mesmo sem esse tratamento, haveria como fazer uma boa gravação da guitarra?

    Ainda mais, falta algum equipamento, de forma geral, para melhorar a qualidade da gravação? Algum dos equipamentos deveria ser trocado por outro ou por outra marca?

    Obrigado,
    Abraço.

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    4. Mesa de som (wattson);
    Aí fica bem difícil, já que é só uma guitarra troque esta mesa por um préamplificador para o microfone, aqui vão três sugestões não muito caras:
    Audio Buddy
    DMP3
    Tube Pre
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Obrigado pela ajuda.
    Eu tenho um mic200, ele seria uma boa alternativa?

    Quanto à mesa, gostaria de saber quais as principais vantagens em se ter uma mesa de som top de linha.

    Um abraço.

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu tenho um mic200, ele seria uma boa alternativa?
    use ele em vez da wattson
    Quanto à mesa, gostaria de saber quais as principais vantagens em se ter uma mesa de som top de linha.
    Qualidade do áudio no signal chain antes de mais nada, mas para gravar apenas um instrumento é desnecessário.
    Experimente ligar a guitarra no amp, em um ambiente com bom som, Ligue o Sm57 no mic200 e ele na 1010. Ajuste o som do ampki e guitarra, ajuste o nível do mic 200 para não clipar e a entrada da 1010 no seu daw, não pode haver clipping em nenhum estágio. Mude a posição do microfone em relação ao amp, perto, longe, on axis, of axis e veja a mudança de sonoridade, aponte o microfone para diferentes partes do amplificador da guitarra.
    Abraço,
    Alex

    Passini
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu tenho um mic200, ele seria uma boa alternativa?

    Ele seria menos pior, se vc quer algo de qualidade, com todos os equipos de guitarra bons que citou, precisa de um pré decente. O AlexB citou ótimos pres, não muito caros.

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Putz cara, mesa wattson é foda!

    lembre-se que a qualidade do seu set é determinada sempre pelo equipamento de menor qualidade...Então livre-se dessa mesa o mais rápido possível!!

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    hehehe
    Obrigado pelas dicas pessoal.

    Já estou pensando em me livrar mesmo dessa mesa.

    Mas eu tenho outra dúvida agora: a delta 1010 tem 2 entradas com pré-amp, elas seriam uma alternativa boa a curto prazo?

    E mais... a melhor forma de gravar instrumentos separados seria através de pré-amps? Ou uma mesa boa seria mais recomendável?

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gabriel.angst

    a delta 1010 tem 2 entradas com pré-amp, elas seriam uma alternativa boa a curto prazo?

    Sim.

    a melhor forma de gravar instrumentos separados seria através de pré-amps? Ou uma mesa boa seria mais recomendável?

    Preamps. A não ser que vc tenha uma mesa fuderosa true from hell 50 fucking thousand dollars, é melhor vc usar um preamp dedicado do que o preamp da mesa. Como provavelmente sua proxima mesa vai ser uma behringer, compre um preamp legal!!

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Os prés da 1010 não são muito controláveis, na atual situação é melhor ligar o mic200 em um dos line in. Você terá maior controle sobre a gravação.
    A 1010 tem 10 entradas para direcionar os canais em uma mesa separando os 10 canais vai precisar de uma mesa mais cara. O audio buddy custa U$60,00 nos estados unidos e tem 2 canais de prés melhores que a maioria embutido nas mesas. Apesar que não aconselho comprar prés iguais, é sempre bom ter variedade para combinar com microfones diferentes aumentando as possibilidades de sonoridade. O Audio buddy é muito mais barato que os outros prés, ou vá comprando prés à medida que precisar aumentar o número de canais a serem gravados simultaneamente.
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: gabriel.angst
    · votar


    AlexB

    Por enquanto venho usando o v-amp 2 para efeitos de guitarra. Eu microfono o amplificador que está gerando os sons da v-amp (não gravo direto na placa, porque o som não fica muito legal, fica muito artificial). A v-amp 2 é um pré-amp para guitarra, não é?

    Desculpe-me a ignorância, mas um pré-amp como esses indicados seria utilizado para pré-amplificar o Shure SM57, correto? Eu quero dizer, seria utilizado para captar o "som final" já da guitarra, através do SM57, ao invés de ter função similar ao da v-amp, né?

    AlexB
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Sim, o pré é para amplificar o sinal do sm57 que irá captar o seu som pronto no amplificador. Estou assumindo que você já tem o seu timbre definido no amplificador e precisa gravar este com qualidade no computador. Se você ainda não achou o seu timbre ai é outra estória.
    Não conheço a especificação técnica do v-amp.
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ah sim. Agora entendi. Era realmente isso que eu queria... captar o som final. Estou pensando em vender essa mesa da wattson e o mic200 para comprar um PreSonus Tube Pre, então. É um bom caminho?

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O presonus tube pré custa U$100 e tem apenas um canal, não se deixe enganar pela pseudo válvula, a não ser que use ele diretamente na guitarra o melhor é um pré limpo. O Audio Buddy custa U$60,00 e tem dois canais, o DMP3 custa U$160 tem dois canais. Faça as contas. Não sei os preços aqui no Brasil, mas pesquise ou importe diretamente. A qualidade destes três prés é semelhante com pequena vantagem para o DMP3. Qualquer um fará um bom par com um bom sm57, assim veja o que você prefere.
    Abraço,
    Alex

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Antes de sair trocando equipamento use o sm57 com o mic200 e veja como fica a gravação. Vai ser muito instrutivo para ti, aprenda a regular e veja o que consegue, em áudio nada substitui a experiência, se você achar que tem que trocar o equipamento você vai ter uma idéia mais precisa do que você precisa. Experimente também plugar o 57 no pré da 1010 e veja como fica o som. Você tem que experimentar por si mesmo, é assim que vai aprender a usar corretamente os equipamentos de áudio.
    Abraço,
    Alex

    FelipeMassa
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gabriel.angst

    Equipamento bom não garante boa qualidade de gravação.

    Não adianta ter todos os equipamentos bons se falhar na mixagem, ou não captar o som decentemente. Gravação profissional tem muita técnica e métodos para gravar com qualidade. Acho que de todos os instrumentos, a guitarra é um dos mais dificeis de gravar.

    Já usei equipamento TOP de linha para gravar, incluindo amplificador, guitarra, mesa, placa, software, microfone.. e demora um bom tempo para aprender a gravar legal. Geralmente o som para gravação é bem diferente do som ao vivo. A quantidade de ganho da guitarra deve ser mínima, sempre grave sem nenhum efeito, faça dobras de guitarra, use falantes distintos, mude o microfone, inverta fase, grave um canal clean de base junto com um canal distorcido, sempre use duas guitarras com captadores ou madeira diferente, acrecente os efeitos depois da gravação. Sempre a gravação deve ser feita em alto volume, sempre reduza equalização ao inves de aumentar, duplique sempre a guitarra, etcc..

    O lance da gravação é tentar visualizar um ambiente 3D e tentar preencher todo o espaço com frequencias distintas e para isso, vc deve usar equipamentos distintos e um excelente monitor de referência que faltou na sua lista de equipamento.

    Com o tempo até da para chegar num bom nível, mas precisa ter um local com isolamento acústico..

    Uma dica: a distorção é inimiga da qualidade de gravação, quanto menos mais nitidez. Peso não significa mais distorção, peso vc faz com dobras distorcidas e clean.

    abs

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Obrigado pelas dicas. Vou testar de todas as maneiras.

    Mudando um pouquinho de assunto agora, só de curiosidade, hoje você sabe mais ou menos quanto ficaria o total em reais para importar o audio buddy de U$60,00? Eu nunca fiz compra no exterior, só aqui dentro do país. Fazendo a conversão ficaria em torno de R$144 (tarifa de R$2,40). Mas e com o imposto? Subiria para uns R$220? O recomendável seria pagar por cartão de crédito mesmo?

    Um abraço.

    FelipeMassa
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Geralmente nos CDs que tem guitarra com distorção são usadas várias guitarras, vários amplificadores e falantes.. varios microfones..
    profissional mesmo a lista de equipamentos é gigantesca, é complicado tentar chegar nesse nível só com um ampli.

    Meu amigo tem uma banda de heavy e gravou o primeiro CD em um estudio em São Paulo. Usou Marshall e boas guitarras. O resultado foi a pior bosta que já escutei, a qualidade ficou terrível, o wave ficou com baixo volume, tudo embolado, uma verdadeira merda.. a pior mixagem que ja escutei.


    abs

    FelipeMassa
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mudando um pouquinho de assunto agora, só de curiosidade, hoje você sabe mais ou menos quanto ficaria o total em reais para importar o audio buddy de U$60,00? Eu nunca fiz compra no exterior, só aqui dentro do país. Fazendo a conversão ficaria em torno de R$144 (tarifa de R$2,40). Mas e com o imposto? Subiria para uns R$220? O recomendável seria pagar por cartão de crédito mesmo?

    ACho que o total seria ($60,00 + frete ) * 2,40 * 1,78 (60% +18% icms) = R$ 341,76 mais ou menos

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    FelipeMassa

    Valeu pelas dicas!

    Pessoal... tentei gravar com o mic200... mas o som parece ter sido pior do que com a mesa da wattson. Tentei de várias formas, mas não gostei muito.

    AlexB

    Agora estou com medo de usar um pré-amp e ter um resultado parecido com o do mic200, hehe. Essas mesas da behrigner xenyx 1202, 1204 são boas?

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaNdAiD
    Como provavelmente sua proxima mesa vai ser uma behringer, compre um preamp legal!!

    gabriel.angst
    Eu falei...

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    hehehe é verdade, tinha me esquecido.

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A coisa não é tão mística como oFelipeMassa falou. Mas exige um pouco de conhecimento. O mic 200 não é grande coisa, mas você sabe porque seu som não está bom? Tentou varias posições de mic, vários setings de regulagem do mic200? O que você fez com o som depoi que ele entrou no DAW? O som que você procura é exatamente o mesmo que ouve do amp? Tentou o pré da 1010? Garanto que você ainda pode aprender muito brincando com as várias possibilidades deste equipmento. O que significa que o som ficou pior? Você sabe definir o que há de errado no som?
    Abraço
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: gabriel.angst
    · votar


    AlexB

    Ainda não efetuei o teste com o SM57, pois não estou com ele no momento. Mas retirei a mesa wattsom do meu computador e pluguei o mic200 direto na entrada 3/4 da Delta 1010lt.

    Feito isso, realizei testes com o condensador C1 da Behringer, plugado no mic200 alimentado por phantom power. Por enquanto, os meus testes foram com o C1. Com a mesa, mesmo da wattson, ele capta um som legal (microfone > mic200 > mesa > computador). Agora ligado no mic200 e este diretamente na Delta 1010, captou um som muito baixo (o mic200 está praticamente no máximo), com um pouco de chiado (mais que usando a mesa) e como se tivesse com um excesso de médios. A questão pode ser esse microfone C1 será?

    Eu tentei todos os "patches" do mic200, reli os manuais, mas infelizmente não consegui muita coisa.

    Obrigado pela paciência aí pessoal. Estou aprendendo bastante.

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Existe um motivo para o 57 ser um mic de referência na microfonação de amps. Com relação a altura da gravação é relativa, normalmente regula-se o equipamento para ter um bom sinal com o mínimo de ruído, se o sinal estiver limpo, livre de ruído depois de normalizado ele fica mais alto, se tiver chiado, ao normalizar o chiado só piora. A maioria das vezes que gravo o sinal no daw parece baixo, mas depois de normalizado, o som fica ótimo. Usar os prés no máximo é pedir para ter ruídos. Com relação à excessiva presença de médios, pode ser o local onde a captação está ocorrendo, ou o próprio mic, alguns mics calibrados para voz são mais sensíveis aos médios. O EQ não resolve o excesso de médios? Nem o som dos Neumann prescinde de uma boa equalização. Experimente ligar o MIC 200 no canal com pré da 1010. Experimente de tudo.
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    AlexB

    Obrigado pelas dicas. Vou testá-la, e volto para falar do resultado.

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: gabriel.angst
    · votar


    Testado! Joguei a saida p10 do mic200 na entrada de microfone amplificada da delta1010, canal 2. Ficou ótimoo!! Obrigado pelas dicas!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Configurações para Gravação de Guitarra