tudo sobre o Sonar

Autor Mensagem
Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


Dúvida nº 1 (e olha que nem comprei ainda): já vem com o Session Drummer 3?

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


Vamos lá pessoal???

Outra cousa: onde é que eu acho um VST chamado: "PX 64 Percussion Strip"?

Vem junto de alguma versão do Sonar?

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


Aquisição do Sonar feita... vamos para o X3...

makumbator
Moderador
# abr/14
· votar


Greenwood

Beleza! Depois testa aí e diz se o problema sumiu com a atualização. Se não sumir aí pegue uma demo da Jbridge para testar.

Vale a pena dar uma checada na internet sobre esses freewares que você usa para ver se algum teve alguma atualização. Nunca se sabe...

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


makumbator
Vale a pena dar uma checada na internet sobre esses freewares que você usa para ver se algum teve alguma atualização. Nunca se sabe...

Rapaz, é mesmo! Nem tinha pensado nisso... mas vamos testar tudo com calma...

Ontem terminei de baixar tudo. Hoje vou instalar...

Estava lendo o manual agora no café da manhã e não entendi isto:

"Both a 32-bit and a 64-bit version of SONAR X3 are included on the SONAR X3 DVDs."

Ora, pra que diabos eu instalaria uma versão 32-bit???

"The following features are not supported in SONAR x64 at this time:
• 32-bit DirectX plug-ins"

É... parece que mesmo no X3 64-bit teremos problemas com VSTs 32-bit...

Adler3x3
Veterano
# abr/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Greenwood
Ora, pra que diabos eu instalaria uma versão 32-bit???

Justamente para poder usar os outros softwares mais antigos de 32 -bit, ou que não possuem ainda versão em 64-bit.
Eu tenho por exemplo o Notion 4 instalado em ambas as versões de 32 e 64.
E no final das contas acabo usando mais a versão de 32-bit em função de que tenho muitos softwares ainda em 32.
Mas uso também a versão de 64.

E se você usar somente a versão 64, neste caso não precisa de nenhuma ponte do tipo "Jbridge".
E pode ocorrer de você ter um bom VSTi de instrumentos em 32, e daí você pode gravar a track e exportar para wav, e depois importar o áudio na versão de 64.
Assim ter ambas as versões instaladas facilita o processo de transição, daqui mais um tempo não vão mais existir plugins em 32, ou vão ficar totalmente superados.
E também para preservar alguns projetos mais antigos.
Pelo que entendi você não tem muitos plugins em 32 bit, e se tem procure atualizar se possível, caso contrário substitua por outros equivalentes, e passe a usar os próprios plugins nativos do Sonar,e aos poucos vá agregando outros que realmente valem a pena.
É melhor aprender a usar os plugins nativos que são bons do que usar outros externos, nem tão bons, mesmo que já estava acostumado a usar.
Tudo depende dos programas que deseja utilizar, uma vez que os de 32 não vão rodar no Sonar em 64.
Mas o desempenho do programa da versão de 64 bit é melhor.
Se você tem pouco material e plugins em 32 é melhor se concentrar daqui para a frente somente no 64.

makumbator
Moderador
# abr/14 · Editado por: makumbator
· votar


Greenwood


É o que o Adler comentou, além do fato de que ainda há gente usando sistema operacional em 32 bits, e essas pessoas só podem usar a versão 32 bits, obviamente.

Mas eu desde o Cubase 7 não instalo mais a versão 32 bits dele, só a 64 bits. E quando o VST ou VSTi possui versão em 64 bits eu também não instalo a de 32 bits, pois não vou usar mesmo (e assim economizo espaço em disco).

Infelizmente nem sempre o instalador te dá essa liberdade. Por exemplo, o Sibelius sempre instala automaticamente o de 32 bits junto com o de 64 bits (em um SO de 64 bits, obviamente). E depois até dá para tirar manualmente, mas pode ferrar a instalação, e aí prefiro deixar intocado, apesar de nunca ter nem rodado o Sibelius de 32 bits, e essa versão ficar juntando "poeira digital" no HD.

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


Adler3x3

Excelente! Ficou mais claro agora!
O negócio é eu migrar pros 64-bits... Não compensa ter um Sonar top de linha numa versão 32...
Eu não uso tantos VSTIs assim... somente o Organized Trio, Minimogue e outras besteirinhas.
A questão é que só uso free OU adquiridos oficialmente.
Tenho um computador dedicado à musica que não tem nada pirata e nem vagueia pela internet... ele é quase um "Monge Digital"...

Taí um nome massa pra banda: "Os Monges Digitais"!!!

Adler3x3
Veterano
# abr/14
· votar


Greenwood
Numa transição deste porte sempre se perde algo.
Mas no seu caso esta simples e claro, usar só 64 bits.
E quando for baixar na internet plugins gratuitos ou comprar verificar se são de 64 bits.

Digital Monks.

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


makumbator
e essa versão ficar juntando "poeira digital" no HD.

Acho que "A poeira Digital" seria o nome do primeiro grande sucesso dos "Monges Digitais"...

No meio do show eles teriam que fazer um cover dos Eletrodomésticos: "Choveu no meu Chip"!!!

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


já vem com o Session Drummer 3

Sim!!! Já vem com o Session Drummer 3 uma uma ruma de samplers... de John Bonham a Steven Slate!!! Fantástico!!!

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


makumbator

Olha só... testei hoje o Sonar X3 com uma música que não tem VSTIs... só o Studio Instruments (Drum) da própria Cakewalk e coloquei agora o Sesssion Drummer 3 pra dar uma melhorada nos timbres de bateria...

Quando começo a editar (no piano roll) tirando uma notinha aqui e colocando outra ali (pratos, surdos...) começa a travar tudo...

Estranhíssimo!!!

makumbator
Moderador
# abr/14
· votar


Greenwood

Mas você precisa saber que ás vezes só dos plugins em 32 bits estarem disponíveis (mesmo que não ativos no projeto) podem causar travamentos.

A maneira certa de testar isso é mover toda a pasta de plugins de 32 bits (você tem uma pasta deles separada dos de 64 bits, ou não?) para um lugar em que o Sonar não "veja" (pois imagino que sua nova instalação já esteja com os plugins de 32 bits disponíveis), e então inicie o programa. No Cubase tem também um procedimento de ligar com as preferências "default" para checar esse tipo de problema. Veja no manual do Sonar se ele possui um procedimento semelhante.

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


makumbator
Mas você precisa saber que ás vezes só dos plugins em 32 bits estarem disponíveis (mesmo que não ativos no projeto) podem causar travamentos.

Ok entendido!!! Vou escondê-los!!!

Adler3x3
Veterano
# abr/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Greenwood

Tive um caso semelhante ao seu que ocorreu no Finale.
Carreguei , isto indiquei Vsts demais (instrumentos de orquestra) e ficava super lento para iniciar, e depois travava o áudio a todo o momento.
Não segui o meu procedimento usual e me dei mal.
Fiz de forma semelhante o que o Makumbator indicou, e começou a iniciar mais rápido, mas o problema com áudio continuou, e aquele processo com muitos plugins, danificou algo, e daí tive que reinstalar para funcionar bem.
Tem que tentar descobrir e observar que o motivo muitas vezes é causado por um VST não muito bom, que na hora de carregar no início deixa tudo instável.
Normalmente nunca faço isto, nem uso o mecanismo de procura de Vsts dos softwares justamente para evitar estes problemas em outras Daws e softwares.
Somente com os softwares pagos mais complexos eu faço a instalação padrão, mas depois de descobrir como os elementos se instalam mudo tudo.
Não gosto de seguir o padrão dos fabricantes e do windows, que criam várias pastas em vários locais diferentes (dentro da pasta do windows, documentos e outras pastas) e fica uma bagunça.
Muitas vezes no windows ficam instalados assim:
C:\windows\arquivosdeprogramas\Vst (e muitas variações como Vstplugins, Steinberg e outras.
E os instrumentos e outras pastas ficam em diversos locais diferentes,

Uma verdadeira bagunça, o windows é muito ruim no gerenciamento de arquivos.
Assim sempre que for instalar algo eu tento forçar para o meu padrão, e caso não consiga, vou anotando tudo o que aparece na tela da instalação, para depois arrumar a bagunça.
Mudando o padrão desta forma sei quais softwares estão instalados na minha máquina.
Crio também uma pasta de testes, isto mesmo uma pasta só de testes, e se o VST for ruim, já detono e deleto rapidamente, e se não valer a pena mesmo, nem backup faço.
E separo também o que é de 32 bits e o que é de 64 bits, e por outro lado economizo espaço de disco, pois os softwares sempre deixam arquivos que não são usados (ficam espalhados, fora o registro do windows que fica poluído), é incrível o desperdício que você acaba descobrindo.
Altero os locais de instalação dos Vsts, isto das Dll. (que não são arquivos muito grandes)
Faço assim:
No caso da existência de mais uma hd dedicado ao áudio, basta mudar a letra do drive.

C:\producaomusical\Vsts
C:\producaomusical\Vsts em uso
C:\producaomusical\Vsts em uso\instrumentos
C;\producaomusical\Vsts\efeitos
C:\pruducaomusical\Vsts\outros
C:\producaoomusical\samplers\

E no linux que tenho partições especiais, posso localizar facilmente os Vsts no windows, e rodar bem, sem ter arquivos duplicados.
O Reaper por exemplo roda muito bem no linux., mas posso usar por exemplo o Rosegarden (editor de partituras do linux) e carregar instrumentos do windows.

E assim por diante (sub-pastas de projetos, e outras que são necessárias), concentro tudo o que é possível dentro de uma pasta só (producaomusical), e fica mais fácil fazer backups.
Abro uma subpasta para cada software, e sub-pastas de configurações caso seja necessário.
Para o áudio ou samplers dos instrumentos também faço a mesma coisa, sempre uma instalação personalizada. (instrumentos\samplers) na pasta geral.
E mantenho uma pasta análoga de todos os Vsts.
C\:producaomusical\Vsts geral

E conforme os meus projetos evoluem deixo na pasta de Vsts em uso, somente o necessários, isto é somente os que estão em uso.
E assim vou copiando e deletando as dlls, na pasta geral fica tudo completo. (e sempre quando faço isto uso depois um desfragmentador de disco nos softwares movidos).
Na pasta geral não deleto nenhuma dll, somente quando não quero mais ter o software na minha máquina, mas me asseguro de ter um backup numa mídia externa (cd, dvd, hd,pendrive, outro computador etc...)
Dá um certo trabalho mas tudo fica bem organizado e até facilita a criação de novos instrumentos usando samplers diversos, de um software que podem ser encaixados em outros synth com melhores resultados.
Nas DAWS só faço instalação personalizada dos plugins e VSTs, indicando manualmente os locais dos arquivos.
Desculpe se me alonguei, mas para poder explicar tinha que detalhar.
Você não precisa seguir exatamente como faço, mas pode encontrar um método mais eficaz do que do windows, principalmente no notebook , que não tem um hd com muito espaço.

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Caríssimos,

Comprei o Sonar X3 e estou adorando. Principalmente por que veio com o Session Drummer 3 uma máquina de bateria!!!

Estou aos poucos adquirindo plugins 64bits: na super promoção da Cakewalk (que termina hoje) adquiri um Hammond B3, um Prophet 600 e de quebra veio um Wurlitzer... show!!!
Acontece que baixei os arquivos, descompactei e eles são um EXE com um PDFzinho meia boca. Executei o EXE e os bichos não aparecem em lugar nenhum!!! Salvei a pasta toda em C:\Program Files\Cakewalk\Vstplugins mas depois que eu rodo o exe, os WAVs vão pra algum lugar que eu não estou encontrando. E obviamente nem o Sonar!!!
Onde estarão?!?!

Greenwood
Veterano
# mai/14
· votar


Ok. Já os encontrei. Não são instrumentos à parte. Fazem parte dos bancos do Cakewalk Sound Center... :-(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tudo sobre o Sonar