tudo sobre o Sonar

Autor Mensagem
_JCM_
Veterano
# jan/07


aih pessoal...

Seguinte: não sei se já foi feito isso aki no forum de gravação, mas vou tentar: acredito que o Sonar eh usado por mto aki do forum, então o que acham de colocar todas as dicas reunidas para que possa ser melhor pesquisado?

esta é a minha contribuição!

SONAR 5 Producer Edition
Sérgio Izecksohn

Acaba de ser lançada a nova versão do programa de gravação mais popular dos estúdios em todo o mundo. Além de vários recursos funcionais e novos instrumentos e efeitos, traz novas e poderosas ferramentas de edição.

64 Bits. O Cakewalk Sonar 5 é o primeiro software da categoria desenvolvido em 64 bits, com versões para computadores de 32 ou 64 bits. Todas as duas versões usam processamento em 64 bits em ponto flutuante de dupla precisão, o que aumenta a capacidade de processamento em até 30 por cento quando instalado numa máquina com CPU de 64 bits, como a Intel EM64T ou a AMD64, rodando o Windows XP x64 Edition. A faixa dinâmica é enormemente expandida. Esta tecnologia representa uma nova era na mixagem digital.



Máquinas. A configuração recomendada pelo fabricante tem o Windows XP/x64 como requisito obrigatório para a operação em 64 bits. Mesmo operando em 32 bits, o Sonar 5 só funciona com o Windows XP com o vídeo ajustado para, no mínimo, 1024 X 768 pontos. Os processadores recomendados são o Pentium 4 2.8 GHz e o Athlon 64 2800, mas a versão de 32 bits, segundo a Cakewalk, roda até em Pentium 4 de 1.3 GHz ou Athlon XP 1500.

É a tal história: o fabricante diz que roda com 128 MB de RAM, mas quem se aventura a trabalhar em uma configuração tão básica com um software tão sofisticado? Como sempre, precisamos de muita RAM, muito processamento e muito espaço em disco. Um mínimo de 512 MB de RAM, 80 GB no HD (se possível, dois) e uma CPU de 2 GHz nos dão também um mínimo de confiança no computador. Mas isso para rodar em 32 bits.

As placas de som indicadas são as que rodam em Windows XP (inclusive ProTools HD ou M-Box) com controladores ASIO, inclusive superfícies de controle e outros dispositivos.

Testei o novo programa num Pentium 4 HT de 2.8 GHz, com 1 GB de memória RAM, chipset Intel 865, um HD (abarrotado) de 80 GB, placa de vídeo ATI Radeon e placa de áudio M-Audio Audiophile 2496. O comportamento geral foi bom, embora forçando bastante a CPU ao usar uns dez instrumentos virtuais.

Inovações. Entre as novidades incluídas, temos os sintetizadores PSYN II, Pentagon I, Roland GrooveSynth, o sampler SFZ SoundFont e a groove box RXP Rex Player, além do sintetizador TTS-1, do sampler Cyclone e da DreamStation. Os efeitos agora incluem o reverberador com ambientes e efeitos sampleados Perfect Space Convolution, além do Lexicon Pantheon e da coleção de 10 processadores Sonitus:fx. Os efeitos MIDI também foram atualizados, num total de oito efeitos MIDI e 31 efeitos de áudio.

MIDI volta à primeira página. A novidade que salta aos olhos, literalmente, é a tela de edição Piano-roll, que passa a fazer parte da janela principal ou Track view. As pistas MIDI têm um botão (PRV mode) com a opção de apresentar o aspecto tradicional ou o de Piano-roll. Isto traz uma integração muito maior entre a edição, o arranjo e a mixagem do áudio e dos instrumentos MIDI, com todas as pistas vistas ao mesmo tempo.

Na pista MIDI, na coluna central da janela Track, clique e arraste o ponteiro do mouse para cima até aparecer o teclado do piano-roll. Mova o mouse para cima e para baixo alargando e estreitando as “teclas” até ajustar o zoom.

Na nova pista com visual de Piano-roll, as linhas verticais indicadoras das intensidades das notas (velocity) passam a fazer parte da mesma janela. Aumente ou diminua a intensidade de cada nota: após o ponteiro se posicionar um pouco acima do centro do traço que representa a nota, clique e arraste o mouse para cima ou para baixo quando aparecer um pequeno hexagrama junto do ponteiro.

No entanto, se preferir, o usuário pode abrir a tela da maneira tradicional. A janela Piano-roll propriamente dita agora também tem as imensas linhas de velocities cruzando na vertical os traços horizontais das notas. Podemos voltar para o modo de exibição tradicional, se for o caso, com as linhas de velocities em outra janela (controller pane) abaixo daquela onde ficam as notas. Para isso, clicamos no botão Use Controller Pane, no alto da janela.

Mais novidades. Há muitas outras inovações. Os efeitos e instrumentos VST não necessitam mais de um adaptador. A automação por envelopes e a gravação passo-a-passo foram melhoradas. Os efeitos e as automações em clips são orientados a objetos. Os efeitos e instrumentos VST de 32 bits são habilitados mesmo no ambiente de 64 bits. Há uma saída de vídeo para aparelhos que usam FireWire 1394 para visão de alta qualidade com baixo consumo da CPU e do hard disk. O vídeo importado no Sonar agora é visto numa pista com os fotogramas em vez da antiga janela Vídeo, que, no entanto, permanece na nova versão.

O Sonar 5 grava loops de áudio e MIDI em camadas ou layers, para compilarmos os “melhores momentos” de uma gravação com facilidade. Vários trechos gravados podem se sobrepor em camadas, as Track layers. Assim, temos controle total sobre cada clip, podendo visualizar e manipular cada um deles.

Com os Track templates ou modelos das pistas, inserimos rapidamente combinações complexas de pistas e endereçamentos. Criamos e salvamos nossos modelos ou os usamos para salvar os endereçamentos, as Track folders ou pastas de pistas, os estados Mute, Solo e Arm, os efeitos, os sintetizadores e mais.

Com os Track icons escolhemos dentre inúmeros ícones pequenos ou grandes para facilitar a identificação das pistas em diversas janelas, como Track view e Console view.

A tecnologia Variphrase do processador de voz Roland V-Vocal é realmente poderosa e deverá abalar o império do plug-in Auto-Tune da Antares. Controlamos o tempo e a afinação da voz sem degradação notável e com facilidade. Ajustamos o fraseado, o vibrato, a entonação e a dinâmica da voz e adicionamos harmonias ou corais.

Novos e já clássicos recursos. A janela Loop construction, aberta quando damos um clique duplo sobre um clip de áudio, é semelhante ao Cyclone, da própria Cakewalk. Trabalhando com slices (fatias) do áudio, separadas automaticamente pela dinâmica, podemos montar novos loops aproveitando os elementos sonoros do loop original, trabalhando em qualquer andamento sem alterar a sonoridade.

A função Freeze mixa as pistas com sintetizadores e efeitos, poupando recursos da CPU. Ao descartarmos os plug-ins, liberamos memória e processamento. Quando uma pista está realmente ‘pronta’, é o momento de usar este recurso.

Track folders. Organizamos as pistas em pastas para gerenciar projetos maiores. Assim, rapidamente podemos acionar Mute, Solo, Record e outras funções em todas essas pistas de uma vez.

Formatos. Exporte seu material para os formatos-padrão da indústria: WAV, Acid WAV, Broadcast Wave, AVI (com áudio estéreo ou 5.1), OMFI, MIDI, MP3, QuickTime 6, Windows Media Audio 9 (WMA), WMA9 Pro 5.1, WindowsMedia Video (com áudio estéreo ou 5.1) e formatos proprietários (.cwb, .cwp).

Surround. O Sonar recebeu da revista Mix a menção de “mais fácil e intuitiva experiência em surround”. Tem um controle panorâmico realmente intuitivo, mais de 30 configurações de surround, diversos processadores como o Sonitus Surround Compressor, o Lexicon Pantheon Reverb e a tecnologia exclusiva SurroundBridge para uso de plug-ins estéreo no modo surround.



Conclusões. O Sonar é um programa extremamente intuitivo, fácil de encontrar, fácil de instalar e – o melhor – fácil de entender. Com seu novo e possante ‘motor’ de 64 bits rodando em PCs comuns, ele é ao mesmo tempo simples, sofisticado e poderoso. E agora também com um mecanismo de causar inveja a diversos concorrentes, pelo menos por enquanto.

O conceituado editor Craig Anderton, da revista americana “Keyboard”, no início do ano, já brincava com as torcidas rivais do Sonar. Primeiro, comentava a dificuldade de escolha do programa com que cada um vai trabalhar, por serem muito parecidos em recursos e preços. “Por exemplo, diz, o Logic 7 pode carecer da Plug-in Delay Compensation do Sonar e não é exatamente conhecido pelo seu desempenho intuitivo, mas traz uma variedade tão imensa de excelentes efeitos e sintetizadores que faz os poucos instrumentos do Sonar parecerem realmente escassos.”

Entraram finalmente na moda no Brasil os tradicionais Logic e Cubase, principalmente na cena eletrônica. Anderton não perdoa: “quando a gente se volta para o Cubase SX, a Steinberg vem com uma atualização significativa, o SX3, que precisa de manutenção e atualização para corrigir bugs assim que ele aparece... mas ele não faz tudo?”

“Acid e Live, prossegue ele, não são competidores, são programas especializados, o primeiro com o foco nos loops e o segundo fazendo uma ponte entre o palco e o estúdio de uma forma nova e criativa. O Samplitude é ótimo mas tem omissões berrantes. O Digital Performer (Macintosh) é forte em vários aspectos e tem uma legião de fãs leais.”



Craig Anderton continua: “Tracktion? Ótima relação custo/benefício, mas não está no nível do Sonar. Adobe Audition? A implementação multipista não chega perto da versatilidade do Sonar, embora sua edição de áudio estéreo bata todos estes concorrentes. E, finalmente, a respeito do Pro Tools... Pro Tools é Pro Tools. Você o usa, ou porque você gosta dele ou porque seus clientes solicitam ou as duas coisas, e você não está a fim de pesquisar os demais.

E termina: “Então, o que faz o Sonar brilhar tanto? Fluxo de trabalho. Ele torna a vida fácil e a gravação simples. Quando eu rodo o Sonar, parece que os projetos ficam prontos um pouco mais cedo, eu me sinto revigorado no fim do dia e a qualidade fica melhor em grande parte porque eu não fico brigando com o programa. O Sonar preserva a tradição de tornar o processo de gravação acessível enquanto fornece as ‘ferramentas poderosas’ necessárias à realização de projetos profundos e sofisticados.”

Se você já gostava do seu Sonar 4, 3, 2, 1 ou do Cakewalk Pro Áudio e está com uma máquina relativamente recente, não perca tempo e conheça o Sonar 5 Producer Edition. Mesmo que você não tenha nada a ver com surround.


---------------------------------------------------------------------- ----------

Sérgio Izecksohn (sergio@homestudio.com.br) é músico, produtor e professor-coordenador dos cursos do Home Studio


---------------------------------------------------------------------- ----------

Publicado na Revista Backstage em 2005

fonte: www.homestudio.com.br

Abraços a todos e espero ter ajudado.

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


O Sonar tá é no 6 agora. ..A propósito, tô com ele aqui, rodando provisoriamente num Athlon XP 2000 com 256 de memória e pouco mias de 1Gb livre no HD. =/ Mas pra mexer com arquivos de áudio e midi peuqenos tá dando. =P

vídeo-aulitas:
http://youtube.com/results?search_query=sonar+6&search=Search

_JCM_
Veterano
# jan/07
· votar


Bico

poxa, jah to desatualizado...ehhheehe

A propósito, tô com ele aqui, rodando provisoriamente num Athlon XP 2000 com 256 de memória e pouco mias de 1Gb livre no HD. =/ Mas pra mexer com arquivos de áudio e midi peuqenos tá dando. =P

não dah drop out? pq o trem precisa de ram... e 1Gb eh pouco.. mas como vc disse que tah mexendo em midi pequena, blz..

valeu pelo link aih! vou aprender agora...euhauheuahe

abraço...

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


_JCM_
não dah drop out? pq o trem precisa de ram... e 1Gb eh pouco..

Tô mexendo com áudio tb. Mas como eu disse, não são arquivos de nem 30 segundos. Se eu estive tentando gravar e editar uma música de uns 5 min contendo áudio de uns 4 instrumentos, aí sim estara fudido. =P

_JCM_
Veterano
# jan/07
· votar


Bico
Se eu estive tentando gravar e editar uma música de uns 5 min contendo áudio de uns 4 instrumentos, aí sim estara fu****. =P

isso eh verdade... haja pc pra esse sonar.. eheheheh

Lekso
Veterano
# abr/07
· votar


Prezados colegas do Fórum,

Tenho um Intel Celeron de 2,27GHz, 512 MB de RAM e placa de som Sound Blaster Live! 5.1. Meu Sonar 4 até que estava pegando razoavelmente, mas quando instalei o Sonar 6, comecei a sofrer "dropouts" em projetos que rodavam no Sonar 4.

Um boost na memória RAM pode resolver o problema? Ou o problema está no processador? De acordo com a sinalização do Sonar, o problema ocorre devido excesso no processamento, não por excesso de acesso ao HD; mas talvez mais memória ajude... (espero)

Agradeço a quem possa ajudar!


Lekso

nenca
Veterano
# mai/07
· votar


Olá colegas, cara tô aqui perdidinho com esse sonar 6, eu tenho um teclado yamaha 2100, comprei um cabo midi e ate no momento não consegui configurar pra gravar no formato de midi, a minha placa de som é uma audigy, vcs que são veterano com o sonar tem alguem ai que pode me esclarecer alguma coisa sobre como gravar com o meu teclado no formato midi? ficarei muito grato amigos!!

gmarpm
Veterano
# mai/07
· votar


Olá amigos , onde encontrar o sonar full e gratuito? alguem pode me informar?

_JCM_
Veterano
# mai/07
· votar


Lekso
Tenho um Intel Celeron de 2,27GHz, 512 MB de RAM e placa de som Sound Blaster Live! 5.1. Meu Sonar 4 até que estava pegando razoavelmente, mas quando instalei o Sonar 6, comecei a sofrer "dropouts" em projetos que rodavam no Sonar 4.

cara, seguinte.. eu uso ainda o Sonar 4.. eh bem mais leve q o 6..
te aconselho a colocar mais memória.. eu uso 512 em um P3, e tem hora q ele "dropa".. acredito que 1Gb eh suficiente.. e se possivel, troca de processador.. =)

nenca

essa placa tem estrada 15 pinos (se naum me engano)? qual o modelo da placa?


gmarpm

cara, acredito que pelo e-mule tu encontre.. mais o Sonar 6 eh gigante.. vou pesquisar certinho e te informo..

abraços

nyurig3
Veterano
# mai/07
· votar


_JCM_
explica ai como funcionam os sintetizadores?

Malcher
Veterano
# mai/07
· votar


SONAR 4 - Tive um problema com o meu PC, tive que trocar placa mãe, processador, fonte e memoria (512), a minha placa de som agora é a Realtek AC97 audio. Estou com problema no SONAR, não consigo configurar os graves e agudos.Já entrei no painel de controle: sons e dispositvos de audio-entro nas opções audio e na voz- gravações de voz-dispositivo padrão- volume- (avançado não está disponível), clicando apenas no volume aparece os ajuste de grave e agudo desabilitado. alguem poderia me ajudar a resolver esse problema? conto mais uma vez com a colaboração de vcs.

Fernando.
Veterano
# jun/07
· votar


olá pessoal!!! Sou Novo nesse tópico. Atualmente trabalho com Adobe Audition 2.0 e estou com intenção de mudar para o SONAR 6 porém quero saber se ele roda com placas de som on board, no caso minha placa mãe é uma giga byte com placa de som on 5.1 que soporta até 96000, cpu core duo 2.13, video 256 MB, 1G memória. Manjo bem gravação de audio no audition, mas não manjo nada do sonar, pra falar verdade to baixando ele ainda.

Se vcs tiverm algum manual ou tutorial dele para iniciantes como eu me ajuadaria bastante. Meu email e msn é fernando.c.dias@hotmail.com.

Desde ja o meu muito obrigado pela colaboração. E pra aqueles que não tem um pc mais limitados e querem trabalhar com audio pesquisem aqui no cifraclub por "gravação de audio no adobe audition 1.5".

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


Rapaz, tb migrei para o SOnar 6 há pouco tempo e até agora não encontrei nenhum manual pela internet. Estou há procura também.

Quanto à placa. Você consegue gravar com sua onboard com o outro programa? Geralmente as placas onboard têm muito ruído. De qq forma, se vc consegue, não vejo por q com o Sonar não conseguiria.

Aqui ele reconhece todas as minhas placas - tenho 2: uma 2496 pci e uma outra onboard. Mas eu desabilito esta porq não uso para gravação.

De qq forma, acho q o Sonar reconhecerá sua placa sim, respondendo sua pergunta. Fico na dúvida é se uma placa onboard seria a melhor opção para gravação.

tijucano
Veterano
# jul/07
· votar


ai galera sou novo no pedaço, estou com um problema com o meu sonar, não tem audio, ja mudei a configuração da placa para mpu401 mais não adianta, o que fazer?

zecanozzi
Veterano
# ago/07
· votar


Galera, preciso do manual do SONAR 4.0, em português ou inglês, alguém pode me ajudar?? zecanozzi@gmail.com

zecanozzi
Veterano
# ago/07
· votar


tijucano Isto aconteceu muito comigo, é um aparanóia, se a sua placa mãe é on board as vezes complica, mas geralmente não estamos prestando bem a atenção no processo de configuração.

zecanozzi
Veterano
# ago/07
· votar


gmarpm
Baixa no emule assim: cakewalk sonar 6.0 ou 4.0 depende da versão que você quiser. Abraços

zecanozzi
Veterano
# ago/07
· votar


Malcher
Velho estou com o mesmo problema, antes eu tinha uma placa mãe ASUS, troquei para um WINFAST e quebrei a cara, o meu sonar não grava mais pista por pista, tudo que gravo na primeira pista é jogado na segun também, acho que a única solução é colocar uma placa de som of board, o meu também é realtek igual ao teu. Abraços

tijucano
Veterano
# ago/07
· votar


zecanozzi - obrigado pela dica, vou baixar novamente e tentar ter mais cuidado na hora da instalação

zecanozzi
Veterano
# ago/07
· votar


Baruck
Acho que o teu problema é na placa mãe, tens que usar uma ASUS, ou SOYU, ou de primeira linha. Os prgramas aumentam, os processadores também, os programas também, e quanto mais isto aumentar mais memória sera necessário. Por enquanto isso. Abraços.

zecanozzi
Veterano
# ago/07
· votar


Lekso
É o seguinte: quando buscamos um program novo, os hardwares que temos também devem melhorar.
Exemplo: conseguimos faser da mesma forma com o sonar 4 o que fariamos com o sonar 6. Porém se passarmos para o 6.0, precisamos melhorar a perfomance do computador para que consiga processar o que foi desenhado para outra configuração. Então é tudo custo e beneficio, depende onde queremos chegar. A informática é uma sacanagem, somos obrigados a comprar coisas novas todos os dias, mas ainda tem computadores na rede que usam win 95.
Estou dizendo isso porque fui técnico em informática muito tempo e músico também.
Abraços

brunoeletro
Veterano
# ago/07 · Editado por: brunoeletro
· votar


ae galera...tenhu uma dica pra quem ainda naum adkiriu placa off e gosta de fazer magicas com as on....e especial a realteck rsrs... putz essa kebra um galhão...foi com ela que eu senti minha 1º emoçaõ de ver algo proprio graavado....
utilizava o sonar 6 com ela... a configuração dessa superplakinha com o software é facil...geralmente na bandeja fica um icone de atalho... si num tiver abre painel de controle / disp de audio e inicie a configuração... lá em opções / propriedades / reprodução, selecione as que vc vai precisar que é por exemplo volume geral, mic, wave, sinth midi, entrada cd, etc etc e as que forem possiveis utilizar, ou seja, as opções que naum fikem meio apagadinhas quando a tela de reproduão se abre...naum precisa habilitar nada quando essa se abre, no caso a tela de reprodução.. num pode fica nenhuma opção habilitada...as que ficarem apagadas, por exemplo, sub ofer vc pode desfazer a seleçaõ
agora é que são elas... si vc ker que um som gravado ou o metronomo na track 1 naum saia na 2 e assim por diante, basta vc abrir propriedades / gravação e na caixa selecionar td q tiver lá dentro e quando abrir a tela, si vc tiver plugado algo na entrada de mic habilite o mic lembrando de deixar controles avançados selecionado. isso fica logo abaixo de propriedades....recomendo deixar as duas telas (reprod e grav) aberta para que si tenha o controle de volume das waves e midis... basicamente é isso aí... um abraço a tds

edercattani
Veterano
# set/07
· votar


ola pessoal, coloquei o sonar 6 lá em casa mas o problema é que o programa é um trial, preciso fazer o CRACKER dele alguém tem como me dar uma força to tentando começar montar um estúdio por lá.
msn: edercattani@gmail.com

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


Tópico antigo, hein? O Sonar já está no X3...
Pessoal,
Uso o Sonar X1 num notebook top de linha ( Intel Core 3 I7 6gb 1tb). Tudo original. Vsti só os freeware. Mesmo assim o Sonar trava pra caramba!!! Ou às vezes fica lento lendo na edição dos drum maps...
O que pode ser?

Edson Caetano
Veterano
# abr/14
· votar


Greenwood
Lento? Travar? Nunca vi isso no Sonar aqui em casa, ainda mais em uma máquina nervosa como a sua kkkk, algo está ocorrendo, tenta dar freeze em algumas pistas para não consumir processamento, deve resolver

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


tenta dar freeze em algumas pistas

Pô Edson, será que é isto?

Eu trabalho com as seguintes pistas (no máximo):

* duas ou três de MIDI, já sequenciadas (drums e synth drums);
* uma pra controlar a mudança de patches no Juno Gi;
* uma com um VSTi (Organized Trio ou Minimogue ou outro free levinho), controladas pelo JV-35.

E só!!! O resto é com a gente (banda)... Ainda não trabalho com pistas de áudio... Não era pra travar!!!

makumbator
Moderador
# abr/14 · Editado por: makumbator
· votar


Greenwood

Imagino que você use SO em 64bits. E os plugins no Sonar, você utiliza muitos em 32 bits? Se a resposta for sim essa pode ser a fonte de muitos travamentos.

Não uso o Sonar há décadas, mas em termos de arquitetura de bits os plugins ainda estão em fase de transição, e isso não depende da DAW em discussão (vários já tem versão nativa em 64 bits, mas muitos importantes ainda não). Muitos plugins freeware ainda são em 32 bits.

Toda DAW nativa em 64 bits mas que permite usar plugins em 32 bits (porque o usuário assim deseja) precisa usar um pequeno aplicativo para fazer essa ponte.

No Cubase, por exemplo, esse aplicativo se chama Steinberg VSTbridge. O problema é que essa ponte pode se tornar muito instável dependendo de algum plugin em questão. E o plugin ou VSTi em questão terá seu acesso de memória restrito ao limite no 32 bits, mesmo estando em um host de 64 bits (pois na verdade o host dele é o aplicativo em 32 bits de ponte que roda ao fundo, e não a DAW)

Minha solução foi eliminar ao máximo os plugins e instrumentos virtuais que não tenham versão nativa em 64 bits, procurando substitutos.

Mas em último caso há aplicativos de ponte independente, como o Jbridge (pago, mas barato). Ele é tido como o aplicativo de ponte mais estável do mercado:

http://jstuff.wordpress.com/jbridge/

http://jstuff.wordpress.com/jbridgem/

Experimente a demo e veja se o Sonar se torna mais estável com os plugins em 32 bits que você eventualmente rode.

No meu caso os poucos plugins que ainda uso em 32 bits são bem estáveis no aplicativo de ponte da própria Steinberg, então não precisei comprar o Jbridge, mas muita gente resolveu problemas de travamentos sérios em várias DAWs com o uso dessa ferramenta. Vale a pena conferir.

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


makumbator

Acho que vc matou a charada!!! Não sabia da importância dessas variáveis...
Vou testar e posto o retorno aqui... tenho bastante tempo pra experimentos pois a banda tá em fase de ensaio e criação quase sem fim...

Edson Caetano
Veterano
# abr/14
· votar


Greenwood
Talvez sem tem que correr para a ponte, considerar os upgrades do X1 é uma boa, no Sonar X3 eles corrigiram tanta coisa que até me perdi nas contas kk, tanto que já estamos na 5 atualização, sendo o patche X3e rodando

Uma coisa fácil, mas que você teria que mexer com seus timbres, seria substituir os atuais VSTIs por outros similares, que não gerassem isso

Mas conta aí o que deu, uma Ferrari não trava mesmo com um morrinha leve para subir

Greenwood
Veterano
# abr/14
· votar


Edson Caetano

Vc tem razão: o lance é subir pro Sonar X3... super promoção este mês! 29 doletas!!!
Já fiz minha conta no Pay Pal... acho que próxima semana já compro!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tudo sobre o Sonar