Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita

      Autor Mensagem
      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # mai/05
      · votar


      http://www.allegrobr.com/pesquisa.php

      Na verdade, suíte e sonata são duas coisas diferêntes.A princípio, a sonata era vista como sendo uma composição composta de 3 movimentos.Como o próprio nome já diz, sonata se refere a "soar", ou seja, era um gênero composto especialmente para instrumentos que sôam como violino, viola, etc, em contraposição com as tocatas, que eram obras virtuosísticas feitas para instrumentos que são(a grosso modo falando) tocados, como é o caso de õrgão, cravo, etc, e com as cantadas, que eram obras feitas para seram cantadas...A partir do final do período clássico, a suíte tomou outra forma, principalmente com Beethoven (já no começo do romantismo) e passou a se referir a uma obra composta para um ou mais instrumentos solistas, sejam eles da família das cordas friccionadas, como é o caso dos violinos ou da família das cordas percutidas, como é o caso do piano...
      A suíte é um gênero tipicamente barroco. Seu nome vem do francês e significa seqüência. A suíte foi um dos gêneros instrumentais prediletos das aristocracias européias do séc. XVIII. Ela é formada por um prelúdio solene, chamado de abertura, seguido por uma série de danças características - allemande, sarabanda, polonaise, bourrée, minueto etc.Ela pode ser composta pra instrumento solista ou orquestra...
      lenita

      Negrin
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      Ae galera, eu vou colocar agora 1 tópico sobre um grande nome da música barroca que, infelizmente é pouco falado!
      O Cara é G.F.Telemann, o mais prolífico compositor de todos os tempos, tendo composto mais de 6000 obras. Lá vai ter vários Midis de obras raras do compositor. Confiram la!

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      Negrin
      Legal...

      escaravelho
      Veterano
      # jun/05
      · votar


      Villa Lobos é do modernismo ( semana de arte moderna em 1922)

      Andreia Malu
      Veterano
      # set/05
      · votar


      Gostaria de ter contato com vc.
      Faz um belo trabalho aki. Parabéns

      erica_hotts
      Veterano
      # out/05
      · votar


      O pianista
      Nossa, cara!! Adorei os resumos que vc fez!! Estão me ajudando muito! heheh!!

      Caiu na prova de música da Usp "O que é Dolce?" E eu respondi "É uma notação que faz com que o músico interprete a música calmamente, docemente". Hauhauhuauhau! Será que eu falei muita besteira?? Eram os últimos minutos de prova e eu chutei isso! heheh

      Mas afinal, o que é dolce??

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # nov/05
      · votar


      erica_hotts
      Vc prestou em ql USP?De Sampa ou ribeirão?

      erica_hotts
      Veterano
      # nov/05
      · votar


      Juliano de Oliveira
      De Sampa! (nossa, tô até com medo de responder pra vc agora, depoia da bobagem que eu coloquei na prova! daqui a pouco, é capaz que ela seja adicionada nas pérolas! heheh)
      Vc prestou alguma coisa esse ano? Ou vc já faz facul?

      Tuarelli
      Veterano
      # nov/05
      · votar


      Eu to iniciando na partitura e to com uma duvida, agradeceria se alguem pudesse me ajudar:

      Imagine a seguinte situacao: na formula do compasso, aparece um bemol em cima do que corresponderia ao Si (nao sei a denominacao que se da a isso). Dai, em determinado trecho, aparece um sinal de bequadro nesse Si. Dai, todas as notas Si, naquele compasso, seriam, tmb, restauradas ao normal?

      fernando tecladista
      Veterano
      # nov/05
      · votar


      Tuarelli
      sim, não é nescessario marcar para todas as notas, isso vale até a barra de compasso, no proximo compasso volta o que está na clave

      você pode ter algo parecido assim:
      não clave não ter nada, aparece um # em uma nota do compasso, todas as iguais que aparecerem tam bem seram # até a barra de compasso

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # nov/05
      · votar


      erica_hotts
      nossa, tô até com medo de responder pra vc agora, depoia da bobagem que eu coloquei na prova
      heuaheuae....
      Ñ esquenta ñ, eu tmb escrevi muita bobagem na minha.No dia da prova eu tinha ido dormir às 5:30hs, aí fiz ela com tanto sono q nem lembro o q coloquei.Só sei q enchi muuita linguiça...
      Eu faço facu na USP de Ribeirão Preto.

      Fast_pick
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      Me respondam uma coisa, existe algum senso para se compor esse tipo de música? Digo alguma regra ou sei lá, é necessário ter uma osquestra para sair perfeito?....

      desde já agradeço a atenção!

      Ken Himura
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      Fast_pick
      Me respondam uma coisa, existe algum senso para se compor esse tipo de música? Digo alguma regra ou sei lá, é necessário ter uma osquestra para sair perfeito?....
      Sim, infinitas regras. Para isso é necessário estudo sério de harmonia e orquestração.

      Ata
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      Ken Himura
      E de forma, só pra completar (e ser chato).

      Na verdade, deve-se considerar mais como instruções do que regras. Tu pode saber tocar bem o teu instrumento, mas isso não te garante que tu vai compor uma obra grande e grandiosa, e ainda por cima coerente e com alguma unidade.

      Ken Himura
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      Na verdade, deve-se considerar mais como instruções do que regras. Tu pode saber tocar bem o teu instrumento, mas isso não te garante que tu vai compor uma obra grande e grandiosa, e ainda por cima coerente e com alguma unidade.
      Exatamente! Pra isso servem aquelas aulas "chatas" de harmonia e orquestração xD

      _music_4_ever_
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      PRÉ - ROMANTISMO
      Ludwig Von Beethoven (**)
      Carl Maria Von Weber – Alemanha (1786 – 1826)
      Franz Schubert – Áustria (1797 – 1828)
      Gioacchino Rossini – Itália (1792 – 1868)

      Séc XIX
      ROMANTISMO
      Vicenzo Bellini – Itália (1801 – 1835)
      Hector Berlioz - França (1803-69)
      Johann Strauss I - Áustria (1804 - 1849)
      Mikhail Ivanovich Glinka - Rússia (1804 - 1857)
      Felix Mendelssohn - Alemanha (1809-47)
      Frederik Chopin - Polônia (1810-49)
      Robert Schumann - Alemanha (1810-56)
      Franz Liszt - Húngria (1811-86
      Richard Wagner - Alemanha (1813-83)
      Giuseppe Verdi (1813-1901)
      Charles François Gounod - Rússia (1818 - 1893)
      César Franck - Bélgica (1822-90)
      Bedrich Smetana – Boêmia( ***) (1824-84)
      Anton Bruckner - Áustria (1824-96)
      Johann Strauss Jr - Áustria (1825-99)

      Séc XIX
      ROMANTISMO TARDIO
      Johannes Brahms - Alemanha (1833-97)
      Camille Saint-Saëns – Franca (1835-1921)
      Max Bruch – Alemanha (1838 – 1920)
      Modest Mussorgsky - Rússia (1839-81)
      Peter Ilyich Tchaikovsky - Rússia (1840-93)
      Edvard Grieg - Noruega (1843-1907)

      PÓS - ROMANTISMO
      Antonin Dvorák – Boêmia (***) (1841-1904)
      Nikolai Rimsky-Korsakov - Rússia (1844-1908)
      Leos Janácek – Bohemia (***) (1854-1928)
      Edward Elgar - Inglaterra (1857-1934)
      Giacomo Puccini - Itália (1858-1924)
      Gustav Mahler - Áustria (1860-1911)

      ROMANTISMO MODERNO
      Richard Strauss – Alemanha (1864-1949)
      Carl Nielsen - Dinamarca (1865-1931)
      Jean Sibelius - Finlândia (1865-1957)
      Sergei V. Rachmaninoff - Rússia (1873-1943)

      IMPRESSIONISMO
      Claude Debussy - França (1862-1918)
      Maurice Ravel - França (1875-1937)

      MODERNISMO
      Arnold Schoenberg - Áustria (1874-1951)
      Béla Bartók - Húngria (1881-1945)
      Igor Stravinsky - Rússia (1882-1971)
      Anton Webern - Áustria (1883-1945)
      Edgar Varése - França (1883-1965)
      Alban Berg - Áustria (1885-1935)
      Sergei Prokofiev - Rússo (1891-1953)

      Credo! Não sabia de metade das épocas que estão aí descritas entre o Romantismo e o Contemporâneo!lol


      [i]Giovanni Palestrina

      Xiii....Tou a dar esse agora em História da Música. Ao que parece ele foi muito importante para tentar convencer os do Concílio de Trento a não tirarem a polifonia da música sacra!

      _music_4_ever_
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      Na verdade, deve-se considerar mais como instruções do que regras. Tu pode saber tocar bem o teu instrumento, mas isso não te garante que tu vai compor uma obra grande e grandiosa, e ainda por cima coerente e com alguma unidade.
      Exatamente! Pra isso servem aquelas aulas "chatas" de harmonia e orquestração xD


      Eu tenho Análises e Técnicas de composição e também gostava de compôr uma peça dessa amplitude....lool Mas não me tou a ver ultrapassar esses grandes génios da música nem sequer chegar ao nível dos pequenos génios....quanto mais...embora eu goste de compôr!lol

      _music_4_ever_
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      erica_hotts
      nossa, tô até com medo de responder pra vc agora, depoia da bobagem que eu coloquei na prova
      heuaheuae....
      Ñ esquenta ñ, eu tmb escrevi muita bobagem na minha.No dia da prova eu tinha ido dormir às 5:30hs, aí fiz ela com tanto sono q nem lembro o q coloquei.Só sei q enchi muuita linguiça...
      Eu faço facu na USP de Ribeirão Preto.


      Estão em que ano?lool

      _music_4_ever_
      Veterano
      # jun/06 · Editado por: _music_4_ever_
      · votar


      todas as notas Si, naquele compasso, seriam, tmb, restauradas ao normal?

      sim, a partir do momento em que aparece esse bequadro até fechar o compasso.

      _music_4_ever_
      Veterano
      # jun/06
      · votar


      Negrin
      mais de 6000 obras

      Tantas??

      vguitar
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      O pianista

      Mto bom o topico..sou guitarrista e violonista...pretendo prestar faculdade de musica..com certeza isso vai ajudar bastante em meu conhecimento..mto obrigado :D

      _music_4_ever_
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      vguitar
      pretendo prestar faculdade de musica

      pois...eu também estou pensando ir para a universidade de musica...só não sei como....tou a ver o futuro muito negro....:S

      Flying CCCP
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      Up, para eu ler amanhã =P ...

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      Esse é o link do site da ECA-USP Ribeirão Preto (Departamento de música da USP de Ribeirão Preto).Nele vcs podem encontrar a prova de 2003 para download.

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      Ops....
      O link é esse:
      http://www.musica.pcarp.usp.br/

      Sashsiam_2
      Veterano
      # nov/06 · Editado por: Sashsiam_2
      · votar


      Que tal uma lista com todas as "abreviações" usadas na partitura, e o que significam?

      Exemplos:

      - rall. = rallentando (não sei se escrevi certo): o músico vai reduzindo a velocidade

      - cresc. = crescendo: o músico vai aumentando a intensidade do som

      Bem, vou parar por aqui. Tem muitas indicações que eu não conheço. Agora, estou querendo saber o que se faz no tenuto

      Sashsiam_2
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      Bem, como ninguém respondia, decidi largar a preguiça e pesquisar por mim mesmo. Aqui vai uma lista das principais abreviações e termos (me desculpem se alguns já tiverem sido colocados aqui antes).

      Diminuição de velocidade:
      allargando = allarg.
      rallentando = rall.
      rilasciando = rilasc.
      ritardando = ritard.
      ritenendo = riten.
      ritenuto = rit.
      stentando = stent.
      trattenuto = tratt.

      Aumento da velocidade:
      accelerando = accel.
      affretando = affret.
      animando = anim.
      precipitando = precip.
      stretto = stretto
      stringendo = string.

      Volta à velocidade primitiva:
      a tempo
      in tempo
      comme prima
      I.º tempo
      tempo I.º
      tempo primo

      Tenuto (ten.): Quando há uma sequência de notas staccato, e, entre elas, uma nota que não é staccato, o compositor chama a atenção para aquela nota usando o tenuto, para que o intérprete não se esqueça de executar a nota em seu valor integral.

      Aumento de intensidade:
      aumentando = aum.
      crescendo = cresc.
      rinforzando = rinf.

      Diminuição da intensidade:
      decrescendo = decresc.
      diminuendo - dim.

      Diminuição simultânea da intensidade e do andamento (na verdade, não são abreviações, mas em todo caso...):
      calando
      morendo
      perdendosi
      smorzando

      Caráter:
      ad libitum (ad lib.) = à vontade, ao gosto do executante
      agitato = agitado
      apassionato (apass.) = apaixonadamente
      deciso = resolutamente
      divisi (div.) = dividido em grupos
      dolce (dol.) = com doçura
      doloroso = dolorosamente
      leggiero (legg.) = com leveza, com ligeireza

      Sashsiam_2
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      O Pianista:
      Qual é a diferença entre uma ópera e um musical?

      pianoid
      Veterano
      # abr/07
      · votar


      Sashsiam_2
      Qual é a diferença entre uma ópera e um musical?


      uma ópera é uma peça de teatro cantada, um musical é um filme com algumas canções e danças interrompendo a trama a qualquer momento... :)

      pianoid
      Veterano
      # abr/07
      · votar


      Negrin
      Telemann, o mais prolífico compositor de todos os tempos, tendo composto mais de 6000 obras.

      É o mesmo que dizer que um filme é bom pq fez milhões nas bilheterias. Compositores prolíficos em sua maioria são autores de peças curtas, sem profundidade e burocráticas, como de fato é o caso de Telemann, que aliás, era amigo pessoal do genial Bach. Em sua época, Telemann era muito mais famoso que Bach, prova de que o tempo é sempre o melhor juíz...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita

      303.294 tópicos 7.849.165 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital