【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita

Autor Mensagem
crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista
vc tem certeza q eh seminima por segundo? tem alguma coisa errada ai, naum?
valeu pelo site, eh muito bom, já ta nos meus favoritos

baz
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista Queria que vc comentasse sobre o surgimento da divisão musical...
e da nomenclatura das notas, se não me engano eram inciais das estrofes de uma canção, vi certa vez em uma página da qual não me recordo...

peço também que me forneça dentro do possível e da sua boa vontade todo material sobre história da música que possuir no pc, ou não....
obrigado

raphol@bol.com.br
raphol@hotmail.com

O pianista
Veterano
# abr/04 · Editado por: O pianista
· votar


crowley666
Puts que erro crasso! Já corrigi, hehe. Ainda bem que você avisou, juro que esse passou batido, distração minha.

Tentei de tudo quanto é jeito editar mas não deu. Então vai aqui a correção.
No lugar de Semínimas por Segundo - leia-se: Semínimas por Minuto (Bpm)


baz
Vou preparar algo, assim que der posto aqui.
Quanto ao material sinto dizer não ser muito, pois a grande maioria do que tenho são livros e não arquivos. Mas tenho algo sim, vou selecionar e te envio.

Abraços

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista
me veio mais uma duvida, qual eh a afinação padrao dos violinos, cellos, violas...... e o alcance das flautas...

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar




O pianista
Veterano
# abr/04 · Editado por: O pianista
· votar


crowley666
Como não sou violinista, usei o velho e bom Google, inclusive porque não sei isso de cor:

A afinação das quatro cordas do violino faz-se por quintas justas. Assim, temos:

1a. Corda - Mi (corda mais delgada);
2a. Corda - Lá;
3a. Corda - Ré;
4a. Corda - Sol (corda mais grossa).
-------------------------------------------------------------
As quatro cordas da Viola são afinadas por quintas justas, da seguinte maneira:

1a. Corda - Lá (corda mais delgada);
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Sol;
4a. Corda - Dó (corda mais grossa).

-------------------------------------------------------------
Assim como o Violino e a Viola, o Violoncelo apresenta a afinação de suas cordas segundo quintas justas, isto é:

1a. Corda - Lá ( corda mais delgada);
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Sol;
4a. Corda - Dó (corda mais grossa).

-------------------------------------------------------------
A afinação das cordas do Contrabaixo difere totalmente da mesma afinação do Violino, Viola e Violoncelo. No Contrabaixo de quatro cordas, as mesmas são afinadas em quartas justas, desta maneira:

1a. Corda - Sol (corda mais delgada);
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Lá;
4a. Corda - Mi (corda mais grossa).
-------------------------------------------------------------

O pianista
Veterano
# abr/04
· votar


Vou postar a tesitura da flauta aqui apenas para resolver sua dúvida mas é uma boa coisa para eu postar depois, as tesituras de todos os instrumentos.

(considera-se 1 a primeira vez em que a nota aparece nas oitavas do piano. Assim o Dó central = Dó4)

Flautas Doces:
Soprano - Dó5 até Mi7
Contralto - Fá5 até Sol6
Tenor - Dó4 até Ré6
Baixo - Fá2 até Sol4

Flautas Transversais:
Soprano - Dó4 até Mi7
Contralto- Sol3 até Sol6
Baixo - Dó3 até Mi6

Pícolo - Ré5 até Mí8 (esse mí não tem como ser tocado num piano de 88 teclas, por ser muito agudo)

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista

Você mostrou a afinação destes instrumentos (violino, viola e violoncelo), dizendo que estão em 5ªs justas? Estou vendo afinações em 4ªs.

Amplexos

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
eh da mais grave pra mais aguda, na guitarra em quartas tbm, da mais grave eh sempre uma quarta de distancia da mais aguda, exceto na G pra B, q eh uma 3M

O pianista
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Creio que você contou de modo errado... é como o nosso amigo Crowley disse, da grave para a aguda. Explicado???
Abraços

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista

Eheheh...me explica mais, que ainda não pesquei...eu contei de baixo pra cima e de cima pra baixo e só achei intervalos de 4ª...:D

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


E no contrabaixo eu vi a afinação em 5ªs e não em 4ªs

O pianista
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Ok, vou fazer a contagem aqui tanto do violino como do cello, irei fazer de baixo para cima. Acompanhe:
1a. Corda - Mi;
2a. Corda - Lá;
3a. Corda - Ré;
4a. Corda - Sol

Sol até o Ré - Sol, La, Si, Do e Re. Quinta justa.
Ré até o Lá - Re, Mi, Fá, Sol e La. Quinta justa.
Lá até o Mi - Lá, Sí, Do, Ré e Mi. Quinta justa.

De baixo para cima também dá na mesma, escala descendente. Para provar isso, vou fazer no contrabaixo de forma inversa:
1a. Corda - Sol;
2a. Corda - Ré;
3a. Corda - Lá;
4a. Corda - Mi

Sol até o Ré - Sol, Fa, Mi e Ré. Quarta justa.
Ré até o Lá - Ré, Do, Si e Lá. Quarta justa.
Lá até o Mi - Lá, Sol, Fa e Mi. Quarta justa.

E aí?? Deu para sacar agora?? Creio que você estava se confundindo na hora de contar o intervalo ou contando a escala de forma errada.

Abraços

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista

Beleza. Saquei. Se fosse uma cobra tinha me mordido...hehehe...Obrigado pela atenção.

Amplexos

Ranyell
Veterano
# abr/04
· votar


Pianista

Tópico SENSACIONAL!!! Algumas informações ali sobre tessitura eu não sabia (E olha q eu tici Flauta Doce há um tempão!

Quanto aos compositores, eu me permito citar John Downland (acho q assim, nunca lembro) como um dos grandes da Idade Média. Assim como Telleman! Muitos dos registros que se tem de música antiga hoje, assim como muitas obras de diversos períodos, são dele!

ziotti
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista
Niccolo Paganini se encaixaria em qual periodo?

O pianista
Veterano
# abr/04
· votar


Ranyell
Sim ainda existem muitos compositores a serem citados, tentei colocar os principais. Novas informações, como você mesmo colocou, são muito bem vindas.

ziotti
Romantismo, apesar de ter nascido em 1782 e morrido em 1840, suas músicas são romanticas, inclusive foi amigo e rival ao mesmo tempo de Liszt, creio que você saibam disso.

ziotti
Veterano
# abr/04
· votar


O pianista
vlw!!!

crowley666
Veterano
# mai/04
· votar


O pianista
inclusive foi amigo e rival ao mesmo tempo de Liszt, creio que você saibam disso.
já tinha ouvido falar nisso, liszt era o rei do piano e o paganini era o rei do violino na época

Freiheit
Veterano
# mai/04
· votar


O Pianista
Como é teu nome e e-mail?
Vou por isso num site meu que tem uma parte sobre música e quero dar os merecidos créditos a você lá pelo trabalho aqui.

Sir Nightfall
Veterano
# mai/04
· votar


O pianista
cara so tenho uma coisa a dizer PARABENS um dos topicos mais uteis q encontrei aqui no cifraclub

me esclareceu mtas duvidas q me tiravam o sono

O pianista
Veterano
# mai/04
· votar


Sir Nightfall
Obrigado pelos elogios e que bom que as informações lhe ajudaram de alguma forma. :)

Freiheit
Como o último e-mail que criei, tive abandonar por causa de tanta vírus e Spam que recebia, por publica-lo em fórum, decidi nunca mais publicar e-mail em fórum.

Meu nome é Vinicius B. Gomes e entra no ICQ: 126920244 que lá te passo o e-mail, se não tiver ICQ, posso te passar um e-mail, é só você postar o seu aqui.
Abraços,

Homem Cueca
Veterano
# mai/04
· votar


O_O

fmontanha
Veterano
# mai/04
· votar


Estou procurando uma música que acredito ser do Tchaikovsky. É uma que o pesonagem de desenho "Pica Pau", que é um afinador de pianos, toca quando um assaltante de bancos se enconde dentro do piano dele. O Pica Pau é obrigado a tocar a música enquanto o piano é levado pelos ajudantes do bandido. Acredito que a música seja Rapsódia Húngara nº2.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.

pv_souza
Veterano
# jun/04
· votar


Naquela primeira tabela com as datas e os periodos dos compositores, onde esta o "Rococó"??? Vivald e Hendel eram deste periodo.

marcio_zav
Veterano
# jun/04
· votar


Qual a data do nascimento do Paganini? em cada site ta uma diferente da outra...

Lívi
Veterano
# jun/04
· votar


marcio_zav
Eu estive dando uma pesquisada e espero que lhe ajude!!! Cheguei a feliz conclusão de que Niccolò Paganini nasceu em 1782, mais precisamente a 27 de outubro, na litorânea cidade de Gênova, Itália.
[b][/b]

marcio_zav
Veterano
# jun/04
· votar


Lívi
obrigada......
Em cada site q eu entrava tinha uma data.....
18 de fevereiro de 1784, essa era uma deles, mas a correta eh a q vc passo...procurei melhor e eh essa msm...

_Mi_
Veterano
# jun/04
· votar


Acho que eu vou ser uma pianista frustrada!
Acabei de estudar história da música e já esqueci metade destas coisas! hehehe
Mas baah, vocês não tem preguiça mesmo hein?
=)

Nos_FERA_tu
Veterano
# jun/04
· votar


O pianista
Esplêndida postagem...
Alguém aí sabe de algum site que ensine os primeiros passos pra tocar violino?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Informações Gerais Sobre Música Erudita