Determinismo nutricional e suas implicações

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/23 16:20
· votar


Ah é, esqueci, tbm tenho que torcer pro personal me forçar a contratar ele pq sem essa ajuda eu nem vou ter a capacidade de contrata-lo

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 12/fev/23 16:20
· votar


Ah é, esqueci, tbm tenho que torcer pro personal me forçar a contratar ele pq sem essa ajuda eu nem vou ter a capacidade de contrata-lo

Viciado em Guarana
Veterano
# 12/fev/23 16:39
· votar


Calor infernal? Médicos explicam relação entre altas temperaturas e mudanças no humor.

Não apenas no humor, mas em algumas pessoas o negócio é físico tbm.
Passou dos 26ºC no final do dia parece que malhei além da conta, mesmo se eu ficar sentado o tempo todo.
Se eu tomar sol então, parece que levei uma surra.

Isso não acontece quando está frio e nublado.
Verão é a pior estação.

Wanton
Veterano
# 12/fev/23 17:22
· votar


Jonas Kahnwald
Vou esperar o personal me acordar, invadir minha casa, me tirar da cama

O que você não entendeu é que compreender o determinismo não afeta em nada a vida da pessoa. Você continuará fazendo escolhas, tomando decisões, estipulando objetivos. O determinismo não é prescritivo, ele é descritivo. É essa confusão que leva ao fatalismo.


Então eu vou morrer gordo?

Pessoas emagrecem, você já deve ter visto inúmeros casos. Uma visão determinista não é uma negação da realidade, ao contrário, ela coaduna com o realismo. Se o seu destino estiver traçado e esse destino for emagrecer, você conseguirá emagrecer fazendo o que for necessário para tal (exercício, reeducação alimentar, bariátrica, anorexia etc).


Vou esperar o personal me acordar, invadir minha casa, me tirar da cama

Em algum momento eu dei a entender que seria assim? Não consigo imaginar de onde surgiu essa má compreensão do que foi dito. No determinismo físico, ninguém escapa da causalidade, por que o personal escaparia? O que parece é que a sua crítica nesse caso é à psicologia comportamental, né? Também não é uma boa crítica.


Viciado em Guarana
Passou dos 26ºC no final do dia parece que malhei além da conta, mesmo se eu ficar sentado o tempo todo.

Não sei explicar em termos fisiológicos, mas tem isso mesmo. Sei que no frio o número de infartos aumenta, o calor ajuda a baixar a pressão. Inverno muito rigoroso também é deprimente. Opero melhor entre 15 e 20º C.

Insufferable Bear
Membro
# 13/fev/23 09:37
· votar


Wanton
Opero melhor entre 15 e 20º C.
isso pelado? se não for não conta.

destino
melhor não falar em destino. eu acredito que o que causa confusão ao falar sobre determinismo é essa ideia que o pessoal tem do herói relutante que é obrigado a lutar contra as forças do mal por uma vontade externa a ele mesmo.
nesse caso do Jonas acho mais fácil exemplificar o determinismo com a ideia de que você não tem poder sobre as circunstâncias e as decisões que te levaram a ficar gordo em primeiro lugar, porque elas já aconteceram e foram a causa da situação atual.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/fev/23 09:50
· votar


Insufferable Bear
Wanton
Não é somente sobre "destino" é sobre essa "prisão" que as circunstâncias supostamente colocam sobre as pessoas. Das quais elas são incapazes de sair sem ajuda externa.

Vejam, eu não acredito na meritocracia do pobre catador de lixo que virou rico com o próprio esforço ou que todo pobre é vagabundo e muito menos que bilionário é um gênio pq tem muita grana.

Também não compactuo com a ideia de papo de coach "quem quer consegue fazer o que quiser".
Mas eu também sou contra o extremo oposto de tudo isso aí!
Se eu, por exemplo, não fizer um mínimo esforço pra emagrecer, eu posso receber ajuda até de Jesus que não vai dar certo.

Por conta dessa polarização maluca que o mundo tá metido as pessoas não conseguem mais encontrar um meio termo, é tudo 8 ou 80. E pra encontrar exemplos disso é só dar uma passeada nos inúmeros tópicos sobre política que existem aqui.

Eu entendo e compreendo que as influências externas tem um grande peso sobre TODOS. Não é a toa que eu me consulto com uma psicanalista toda semana! E justamente quando eu entendo quais são essas influências externas que eu posso lutar contra elas.

Se eu não tivesse dinheiro pra pagar as consultas, ou tempo pra me consultar, ou sei lá quais outras variáveis que me impedissem de alcançar esse autoconhecimento, muito provávelmente eu não teria condições de mudar, realmente! Mas a partir do momento que eu tenho condições, a escolha passa a ser minha

Wanton
Veterano
# 13/fev/23 23:22
· votar


Insufferable Bear
melhor não falar em destino. eu acredito que o que causa confusão ao falar sobre determinismo

É. Eu evito usar, mas alguns textos usam. Foi um deslize.



Jonas Kahnwald
Das quais elas são incapazes de sair sem ajuda externa.

No caso do determinismo em nível físico, não há exterior, tampouco escapatória.


Se eu, por exemplo, não fizer um mínimo esforço pra emagrecer, eu posso receber ajuda até de Jesus que não vai dar certo.

O que é esforço? É manter um comportamento apesar do desconforto provocado por ele? Se a dor e o desconforto fossem paralisantes, as espécies teriam perecido. Quando um comportamento que causa dor é mantido, é porque há algo operando para mantê-lo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/fev/23 09:11 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Wanton
no determinismo não há... escapatória.
então pq evitar falar em destino? no fim das contas parece ser sobre isso...



O que é esforço? É manter um comportamento apesar do desconforto provocado por ele?

no caso de uma pessoa que deseja emagrecer, vai desde pequenos sacrifícios a grandes.
Como 1) nesta manhã, onde ao passar pelo mesmo posto de gasolina, onde eu sempre comprava uma empada e um energético ao pagar pra abastecer, decidi resistir a tentação e apenas abastecer
Ou 2) quando eu decidi treinar no horário de almoço e fazer uma refeição mais balanceada, com prato colorido, e não tão grande enem saboroso quanto o que eu estava acostumado a montar no mesmo restaurante
E 3) transformar 1 e 2 em rotinas, que não podem ser quebradas a todo momento e que, mesmo quando quebradas, não deixar a peteca cair (pra mim, o mais difícil de todos os 3)

Wanton
Veterano
# 14/fev/23 11:21 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
então pq evitar falar em destino?

Porque destino costuma ser compreendido como algo planejado por forças sobrenaturais.


vai desde pequenos sacrifícios a grandes

Ok, mas você só vai seguir adiante se algo estiver mantendo esse comportamento. Fiz exercícios diariamente por um ano. Depois que completei um ano, não mantive. Os resultados não foram tão bons e fazer exercício não é prazeroso para mim. O jogo de completar um ano acabou e levou junto a minha vontade de persistir.

Por isso, falam que é melhor fazer exercícios que você goste. Se estiver muito sofrido, uma hora você abandona. Claro que não dá para ser categórico, porque há uma penca de variáveis envolvidas. Tem gente que morre de anorexia.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/fev/23 11:54
· votar


Wanton
Porque destino costuma ser compreendido como algo planejado por forças sobrenaturais.

não precisa ser, pra mim o absurdo reside na própria "falta de escapatória"

mas você só vai seguir adiante se algo estiver mantendo esse comportamento.
minha vontade?

Depois que completei um ano, não mantive. Os resultados não foram tão bons e fazer exercício não é prazeroso para mim.

então vc julgou que a recompensa pelos seus sacrifícios não compensava e decidiu abandonar os treinos. Qual o determinismo disso?

levou junto a minha vontade de persistir.
Por isso, falam que é melhor fazer exercícios que você goste.

então, mas vc está fazendo os exercícios que gosta ou decidiu nem tentar?

há uma penca de variáveis envolvidas
sim, e quando nenhuma dessas variáveis realmente limita sua capacidade de praticar exercícios, a escolha terá sido sua

Tem gente que morre de anorexia.

anorexia é uma doença, não manjo muito sobre ela, mas sei que é um caso muito diferente entre uma pessoa que tem anorexia morrer por conta disso do que vc não conseguir manter treinos regulares.

Veja, pode ser que a forma que estou falando as coisas aqui sejam duras. Mas nao é a minha intenção. Acho que devemos ter empatia com todos os motivos que levam uma pessoa a falhar em seus objetivos, sejam quais forem esses objetivos e quais forem esses motivos.

Mas a terapia (seja ela psicanalítica ou não) existe justamente para que pessoas que repetem comportamentos nocivos possam mudar. O terapeuta fará a parte dele, mas o paciente precisará fazer a sua também. E as vezes, pode ser o melhor terapeuta do mundo, que um paciente que resiste demais ao tratamento não irá melhorar (apesar de ser alertado sobre essas resistências)

Wanton
Veterano
# 14/fev/23 12:59
· votar


Jonas Kahnwald
não precisa ser, pra mim o absurdo reside na própria "falta de escapatória"

Leis da física.


minha vontade?

Você consegue se pendurar no parapeito da janela só com uma das mãos e passar meia hora lá, só porque tem vontade? Vontade não é um mecanismo na acepção enunciação verbal.


então vc julgou que a recompensa pelos seus sacrifícios não compensava e decidiu abandonar os treinos. Qual o determinismo disso?

Precisamos parar um pouco para separar as coisas, ok? Parece que você ainda não entendeu os determinismos que estão em jogo. O determinismo stricto sensu é no nível da física. Esse abarca toda a realidade e não é contraditório com a ilusão de escolha. Não é um determinismo percebido. Não faz nenhum sentido falar sobre ele quando o que está em jogo é comportamento.

A análise do comportamento não é necessariamente determinística, ela também é compatível com o indeterminismo quântico, tanto é que há a compreensão de que um reforçador é algo que aumenta a probabilidade do comportamento que o antecedeu ser repetido.

Retomando a questão: eu não julguei que a recompensa não compensava, eu concluí isso posteriormente. O efeito que me fez desengajar da rotina de exercícios foi o desânimo. Se fosse para fazer um juízo, eu optaria por continuar me exercitando, porque sei que preciso.


anorexia é uma doença

É considerada uma doença, mas não está no mesmo balaio de uma infecção por vírus. A "doença" da anorexia é um círculo vicioso de contingências comportamentais. Na real, cada um de nós tem algumas doenças como essa. Um desvio postural, uma fraqueza para doces, algum hábito altamente nocivo, evitações de toda sorte etc.


O terapeuta fará a parte dele, mas o paciente precisará fazer a sua também.

Você interpretou esse negócio muito errado! Já repeti várias vezes, aqui: a gente precisa se pautar no princípio da caridade. Não pense que um bando de cabeçudos que estuda essa porra a sério não se tocou de algo amplamente conhecido no senso comum. A grande diferença é que os analistas do comportamento não pensam que o que mantém o paciente cooperando com o tratamento é força de vontade.


quando nenhuma dessas variáveis realmente limita sua capacidade de praticar exercícios, a escolha terá sido sua

Como sempre haverá um conjunto de variáveis operando, nunca sobrará espaço para a escolha.

Wanton
Veterano
# 25/fev/23 00:33
· votar


Talvez a explicação dele possa ser mais convincente do que a minha, Jonas Kahnwald. Jovem louro, bem articulado.



Wanton
Veterano
# 03/mar/23 16:42
· votar


de: https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/341383/p1#9492417

Jonas Kahnwald
Se ninguém tem culpa de nada e todos somos vítimas de nossas "escolhas" não faz o menor sentido:

Mas as pessoas têm culpa, só que a culpa opera no nível ficcional.


tentar se esforçar pra alcançar algum objetivo, já que está predeterminado o seu sucesso ou insucesso

O seu esforço ou desistência também está predeterminado.


se falhar uma vez é pq vai falhar sempre

Aqui, você viajou. As contingências nunca são as mesmas.


não age de acordo com suas premissas!

Eu ajo! Meus valores e crenças pessoais são diferentes daquilo que venho explicando.


mas quando não é conveniente vc "esquece" que o mundo é determinista

É porque não há o que fazer a respeito disso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Determinismo nutricional e suas implicações