Teorias: Determinismo no Universo x Caráter Aleatório

Autor Mensagem
Cabeça De Balde
Veterano
# abr/11 · Editado por: Cabeça De Balde


O Determinismo diz que as ocorrências na natureza são determinadas por eventos precedentes ou leis naturais.
Que tudo que aconteceu até agora aconteceu por uma única razão.
Esse conjunto perfeito de circunstâncias é que coloca o Sol exatamente na distância correta do nosso pequeno planeta azul para a vida florescer, e torna possível nossa presença aqui.
Tudo tem um propósito. Uma ordem certa. Está DETERMINADO.



O Aspecto Aleatório diz que TUDO é pura coincidência. O fato de existirmos não é nada, se não o resultado de uma complexa, mas inevitável, cadeia de acidentes químicos e mutações biológicas.
Não há um significado maior. Não há um propósito.


(Texto retirado do filme "Presságio")


Basicamente, o Determinismo diz que se hoje vai chover, é porque isso já está determinado por acontecimentos de centenas, milhares de anos atrás.

A Teoria Aleatória diz apenas que as coisas acontecem porque tem que acontecer. Tudo é ao acaso.

Quem quiser opiniar... opine.

T i a u.

Soul Wyx
Veterano
# abr/11
· votar


Velho ! Que horrível isso aqui viu ! Vai estudar 1+1 que você ganha mais ! Abraços !

cordassi
Veterano
# abr/11
· votar


De certa forma isso de determinismo tem lá suas razões, é igual pensar que cada pessoa é do jeito que é porque nasceu sob X circunstancia, em X contexto social,etc,etc

Mas essas coisas em estado bruto não servem pra nada, só qnd vc po~e numa música, num desenho, num filme,etc. esses questionamentos servem pra algo :P
kkk

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11 · Editado por: Córtex Frontal
· votar


Cabeça De Balde

Vamos resumir para melhor compreensão...

O Determinismo diz = pessoas religiosas que defendem essa ideia!!



O Aspecto Aleatório
= cientistas defendem essa ideia, já que para eles a possibilidade de existir um Deus é quase nula, logo, as coisas acontecem aleatoriamente, e é por isso que nós não saimos achando planetas cheio de vida. Entre muitos apenas alguns poucos tem a sorte de ser ideal para criar vida.

ps: levando em consideração os planetas que conheçemos que tem uma possivel capacidade de portar vida.

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
O Determinismo diz = pessoas religiosas que defendem essa ideia!!
O Aspecto Aleatório = cientistas defendem essa ideia, já que para eles a possibilidade de existir um Deus é quase nula

http://gallery.burrowowl.net/index.php?q=/image/15474.jpg

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/11
· votar


e se os eventos acontecem determinados por um arranjo aleatório qualquer?

Kobberminer
Veterano
# abr/11
· votar


Resumindo um bocado, vou discutir melhor depois do almoço :)

Eu gosto bastante desde filme (Presságio). Mas como todo filme hollywoodiano, tem que haver uma polêmica. Nele colocaram determinismo vs. aleatoriedade como se fosse "deuses que mandam na gente" vs. "estamos perdidos"...

Tomando em conta apenas o lado físico das coisas (átomos), o problema do determinismo vs. aleatoriedade já começa no tipo de sistema que é o Universo. Ele é finito ou é infinito? Apesar da corrente dominante dos cientistas hoje no mundo considerarem o Universo como infinito (novamente, em termos de átomos e três dimensões), ainda existe um grupo significativo de cientistas que também atestam a finitude do Universo.

"Ahh, mas o que há no limite do Universo então? Um branco infinito? O Universo tem bordas?". Alguns cientistas dizem que talvez as outras 8 dimensões que existem dominem completamente além destes "limites", e que por causa disso não podemos sequer imaginar como seja o além-Universo.

Dito isso, voltamos a discussão. Se o Universo for finito (em questão de matéria e três dimensões), então logicamente ele pode ser determinístico, pois em qualquer sistema finito se tem finitas opções. O contrário também ocorre. Se o Universo for além disso (de três dimensões e da matéria) então as coisas começam a ficar mais embaçadas... tendendo ao infinito.

Particularmente eu não acredito em infinitos macroscópicos nem microscópicos. Tomando o exemplo microscópico: sempre vamos achar algo que seja menor que um átomo, que um próton, que um quark, que uma corda vibracional, etc... até chegar numa hora que essa redução vai passar da descoberta de unidades menores para a mera ampliação do finalmente descoberto "bloco fundamental" (se existir).

Guardião Washburn
Veterano
# abr/11
· votar


o importante é que diferente da nossa crença, ele vai continuar sendo do jeito dele. aleatorio ou determinista...

esse topico fez eu me sentir tão insignificante... acho q vou ver o outro q o cara ta tentando traçar a ex.

mvrasseli
Veterano
# abr/11
· votar


Córtex Frontal
O Aspecto Aleatório = cientistas defendem essa ideia, já que para eles a possibilidade de existir um Deus é quase nula, logo, as coisas acontecem aleatoriamente, e é por isso que nós não saimos achando planetas cheio de vida. Entre muitos apenas alguns poucos tem a sorte de ser ideal para criar vida.

Acho que essa idéia está meio deturpada. Não se pode concluir que os cientistas acreditam que as coisas acontecem aleatoriamente, visto que o trabalho deles é justamente encontrar uma conexão lógica entre os fenômenos naturais.
Tanto a questão do determinismo como a do aspecto aleatório estão colocadas de forma não analítica, contrariando a posição critica dos cientistas.

Kobberminer
Acho que a propria definição de universo já o definiria como sendo infinito. Caso não o seja, como você mesmo disse, ele estaria tendendo ao infinito, ou então poderíamos considerar a hipótese de um infinito relativo. Talvez caiba na discussão também o conceito espaço tempo, tendo em vista que as grandezas espaciais tem um lastro temporal segundo o relativismo.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Ontem mesmo, um corvo pousou logo a minha frente pra comer a carniça de um gato preto.

Junta-se os 10 anos de azar do gato preto, mais os 13 do corvo, significa que terei de enfrentar 23 de azar pela frente.

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


e se os eventos acontecem determinados por um arranjo aleatório qualquer?


P(A|B) = P(B|A)P(A)/P(B)

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


Junta-se os 10 anos de azar do gato preto, mais os 13 do corvo, significa que terei de enfrentar 23 de azar pela frente.


Eu gostei desse filme

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


Mas corvo só dá azar se ele gritar na sua cara aí é morte certa, aliás, tenho que ver o corvo, enfim, voce não tem 23 anos de azar

Dylan Thomas
Veterano
# abr/11
· votar


Basicamente, o Determinismo diz que se hoje vai chover, é porque isso já está determinado por acontecimentos de centenas, milhares de anos atrás.

A Teoria Aleatória diz apenas que as coisas acontecem porque tem que acontecer. Tudo é ao acaso.


Há certa incongruência na absolutização desses conceitos, pois, de certa forma, você denominaria de Determinismo um sistema no qual as variáveis são conhecidas – supondo que se disponha de toda a informação de estado de um sistema físico em certo instante no tempo, os estados subsequentes podem ser depreendidos probabilisticamente com graus variáveis de precisão em instantes variáveis de tempo.

Considerando um sistema dinâmico no mundo, por exemplo, nem todas as variáveis são conhecidas, ou ainda que sejam conhecidas, nem todos os seus valores são conhecidos. Esse Determinismo absoluto, como o definido no início do tópico, só faz sentido quando os eventos já ocorreram; a menos que esse sistema seja percebido pela mente de uma entidade metafísica fora dos limites epistemológicos do conhecimento. Mas leve em conta que postular um ente metafísico residindo além de qualquer limite epistemológico é, de algum modo, um jogo de linguagem, um paradoxo. Da mesma forma que o paradoxo do cientista louco que cria um wormhole em laboratório que se estende em um minuto no passado e pelo wormhole vê a si mesmo exatamente como era um minuto atrás e atira em si mesmo, matando a si mesmo.



Paradoxos são, de certa maneira, problemas ou jogos com defectividades da linguagem e postular, sem fundamento algum, entidades além de quaisquer de seus limites equivale a uma brincadeira de jogos de palavras de crianças no jardim de infância.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Zandor

Do corvo são 13 anos mesmo, ou são 15?

Ps: Também pedirei minha noiva em casamento somente em ano bissexto, no dia 29 de fevereiro.

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


Nenhum dos dois, é morte certa mesmo

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Pois é, adeus casamento.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Dylan Thomas
Considerando um sistema dinâmico no mundo, por exemplo, nem todas as variáveis são conhecidas, ou ainda que sejam conhecidas, nem todos os seus valores são conhecidos.

Heheh, eu ia falar bem disso. Se o sistema é complexo o suficiente - e o universo obviamente o é - tanto faz se ele é determinístico. Para todos os efeitos, certos eventos nos parecerão aleatórios ou probabilísticos, já que a modelagem completa do sistema está totalmente fora de qualquer possibilidade humana.

Acho também curioso que alguns colocam "determinismo" como se as coisas tivessem um certo significado humano, uma motivação abstrata, uma vontade metafísica por trás. Que eu saiba, determininsmo não é bem isso, ou melhor, não é SÓ isso - a palavra tem um sentido bem mais amplo.

Córtex Frontal
Veterano
# abr/11
· votar


mvrasseli

Acho que essa idéia está meio deturpada. Não se pode concluir que os cientistas acreditam que as coisas acontecem aleatoriamente, visto que o trabalho deles é justamente encontrar uma conexão lógica entre os fenômenos naturais.
Tanto a questão do determinismo como a do aspecto aleatório estão colocadas de forma não analítica, contrariando a posição critica dos cientistas.



Sim, sim.. eu sei, acho que não me expressei muito bem!! Eu falei aquilo mais para ilustrar a ideia generalizada de todos..

Sempre quando tem ciencia e religião em um mesmo assunto é impossivel expressar TODA uma ideia em algumas frases..

=D

Gourmet Erótico
Veterano
# abr/11
· votar


nem determinismo e nem aspecto aleatório
Deus criou tudo...
...fim.

Igão
Veterano
# abr/11
· votar


Cabeça De Balde
Veterano

Teorias: Determinismo no Universo x Caráter Aleatório



Soul Wyx

Velho ! Que horrível isso aqui viu ! Vai estudar 1+1 que você ganha mais ! Abraços !



Tive que checar a data umas 3 vezes pra ter certeza que não era um tópico de 2006

JulianaJenner
Veterano
# abr/11
· votar


O filme parece ser bem interessante.

O Aspecto Aleatório diz que TUDO é pura coincidência. O fato de existirmos não é nada, se não o resultado de uma complexa, mas inevitável, cadeia de acidentes químicos e mutações biológicas

Gosto dessas teorias, concordo com a do aspecto aleatório, mesmo pq eu não acredito em "Deus"... ou seja tem que haver alguma explicação para tudo o que existe.

mvrasseli
Veterano
# abr/11
· votar


Gourmet Erótico
nem determinismo e nem aspecto aleatório
Deus criou tudo...
...fim.

E você acaba de economizar 500 neurônios, agora pode usá-los para algo mais útil.

JulianaJenner
Gosto dessas teorias, concordo com a do aspecto aleatório, mesmo pq eu não acredito em "Deus"... ou seja tem que haver alguma explicação para tudo o que existe.
Mas acreditar nessas explicações você vai precisar de muita fé também... A verdade é que nenhum ser humano conseguiu provar tudo que lhe imporam na escola, universidade e seja lá o que for. Sendo assim, muitas vezes temos que acreditar em coisas que não podemos provar, mas para acreditar, temos que ter uma razão, e é bom que ela esteja acima de nossa fé para não nos tornarmos fanáticos.

AnaClara
Veterano
# abr/11 · Editado por: AnaClara
· votar


Eu queria ver se pegassem um robo aí da vida, e falassem que foi tudo coincidencia, que as peças foram caindo do ceu no lugar certinho, e o robo começou a funcionar do nada.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Kobberminer
Apesar da corrente dominante dos cientistas hoje no mundo considerarem o Universo como infinito

WAT

Dito isso, voltamos a discussão. Se o Universo for finito (em questão de matéria e três dimensões), então logicamente ele pode ser determinístico, pois em qualquer sistema finito se tem finitas opções.

Falso. Mesmo assumindo que o Universo seja finito nós temos infinitas "opções" em vários casos.

Ex:

Infinitas opções de massa: Entre 1 Kg e 2 Kgs temos infinitas opções.

Infinitas Opções de Forças: Entre 1 N e 10 N temos infinitas opções de forças.

Infinitas Opões de temperatura: Entre 1°C e 1,2°C temos infinitas opções de temperaturas.

Enfim, pra qualquer variável contínua nós temos infinitas opções.

Mesmo dentro de um sistema finito, o Universo.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara

Se isso tiver a ver com discussões sobre "evolucionismo x criacionismo", saiba que a batida analogia do relógio NÃO É um dos melhores argumentos criacionistas. Na verdade, é uma analogia tão fraca que mesmo os criacionistas mais espertos evitam ela.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Bog

É apenas uma analogia simples

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


AnaClara
É apenas uma analogia simples

Simples e falaciosa.

AnaClara
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Me de argumentos

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


AnaClara

Muito trabalho pra pouco retorno.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teorias: Determinismo no Universo x Caráter Aleatório