Determinismo nutricional e suas implicações

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 15/jan/23 02:26 · Editado por: Wanton


De um jeito bem simples:

- o cara possui uma deficiência nutricional X;
- essa deficiência afeta o seu comportamento.

Entre as deficiências nutricionais conhecidas que afetam a cognição estão as de: vitaminas do complexo B, vitamina C, triptofano, ômega 3 e 6, magnésio, zinco, cálcio e ferro.

Vamos anedotizar: Manoel cresceu com uma dieta inadequada, pobre em nutrientes essenciais à cognição. Por causa disso, não conseguia se concentrar o suficiente para entender as aulas. A escola era onde cobravam um desempenho que ele era incapaz de entregar. Então, ele passou a odiá-la.

Manoel arrumou um emprego ruim e uma namorada chamada Laís. A relação com Laís era repleta de impasses. Manoel não compreendia o que Laís queria, sentia que tinha razão, mas a impaciência atrapalhava sua capacidade de organizar as ideias. Sufocado pelas próprias limitações, Manoel acabou dando uns tapas em Laís na tentativa de calá-la.

No trabalho, Manoel era visto como alguém limitado e preguiçoso. Nunca conseguiu ganhar bem, nem ao menos experimentar a sensação de ser útil. Não sabia seguir regras, tampouco compreendê-las. Descobriu que era mais rentável e menos custoso fazer uns bicos à margem da lei. Não via razão na lei. Sabia o que era errado, mas sem compreender os porquês.

Há toda a sorte de explicações para a pobreza e para o subdesenvolvimento, muitas delas moralistas, racistas, covardes, desumanas. São poucos que se predispõe a olhar para as condições de formação dos problemas sociais.

É sabido que a desnutrição infantil afeta o desenvolvimento cognitivo, possivelmente, de maneira irreversível. É sabido que desequilíbrios na bioquímica do cérebro afetam o comportamento das pessoas.

Para Pedro, Evandro e Bruno (nomes de personagens fictícios escolhidos aleatoriamente), Manoel é explicado por um conceito vago chamado vagabundagem. Para Pedro, Evandro e Bruno, o problema de caras como Manoel é falta de borracha.

Drinho
Veterano
# 15/jan/23 07:20
· votar


o problema de caras como Manoel é falta de borracha.


O personagem fictício Evandro adora levar borracha.

ProgVacas
Membro Novato
# 15/jan/23 07:38
· votar


Meu, acendeu um alerta aqui, que meu afilhadinho amado só come salgadinho Cheetos. Será que isso pode ocasionar desnutrição cognitiva? Não parece, por enquanto. Ele explica para a mamãe dele, a minha enteada, que o mel fica mais viscoso na geladeira porque as moléculas ficam calminhas em temperaturas baixas e ficam mais perto uma das outras.

Cheetos, Nutela e Toddy com Ninho Integral é a base da dieta dele.

Tem 5 anos.

Vou cuidar disso aí.

ProgVacas
Membro Novato
# 15/jan/23 07:41 · Editado por: ProgVacas
· votar


Então, sobre esse lance aí eu comparo o Ganso com o Neymar.

Enquanto o Neymar tem alimentação de atleta desde os 13 anos, nessa idade o Ganso passava fome.

Neymar é uma rocha... Ele simula mais do que apanha, mas ainda assim apanha muito e está inteirinho, se recupera muito rápido e tal.

Ganso é "canelinha de vidro". Sumiu do cenário, mas vocês devem lembrar das contusões seríssimas que sofreu na vida e que, considero, pode ter encurtado muito sua carreira.

Wanton
Veterano
# 15/jan/23 08:10 · Editado por: Wanton
· votar


ProgVacas
Será que isso pode ocasionar desnutrição cognitiva?

Não acho que tenhamos informação muito precisa sobre isso, mas há um tatear por parte da ciência. Achei esse artigo, que fez uma revisão baseada nas publicações sobre o tema. Procurando direitinho, deve ter informação mais completa.


comparo o Ganso com o Neymar.

É uma hipótese difícil de verificar, né? Só dá para ficar no terreno da especulação. Mas parece plausível.

ProgVacas
Membro Novato
# 15/jan/23 08:32
· votar


Wanton

Plausível é, mas não explica tudo. A teia de fenômenos que constroem indivíduo passa pela alimentação, mas inúmeros fatores inferem nisso. Além da construção da estrutura atlética, outra coisa que podemos observar é o trauma emocional que a fome comete o sujeito.

brunohardrocker
Veterano
# 15/jan/23 11:47
· votar


Wanton

Tenho certeza que se você encontrasse muitos militantes de esquerda dispostos a infernizar a compreensão do seu texto, você iria sofrer mais do que com qualquer um daqui.
A começar que quando a sua historinha chega na parte do protagonista dando uns tapas, é certeza que você seria tirado para Cristo, acusado de passar pano, de justificar violência contra a mulher pela subnutrição.

Bruno

Leviano, completamente leviano!

Wanton
Veterano
# 15/jan/23 19:24
· votar


brunohardrocker
Tenho certeza que se você encontrasse muitos militantes de esquerda dispostos a infernizar a compreensão do seu texto

Militantes de esquerda que habitam a sua imaginação, né?


de justificar violência contra a mulher pela subnutrição.

Qual é a tua opinião sobre isso? Acha que eu tentei justificar a violência?


Leviano, completamente leviano

Você naturaliza as desigualdades. Não quer ver como a salsicha é produzida, mas não aceita que mexam na receita original.

Wanton
Veterano
# 15/jan/23 19:34
· votar


ProgVacas
Plausível é, mas não explica tudo. A teia de fenômenos que constroem indivíduo passa pela alimentação, mas inúmeros fatores inferem nisso.

Por isso é tão difícil fazer pesquisa, fica difícil isolar as variáveis.

No capitalismo, as informações sobre a saúde do indivíduo podem ser utilizadas para prejudicá-lo. Planos de saúde e empregadores adorariam ter esses dados em mãos antes de assinar contratos. Proteger esses dados é uma questão de ética. Se não fosse o caso, poderíamos ter um banco de dados imenso para procurar correlações e fazer descobertas.

Lelo Mig
Membro
# 15/jan/23 19:40 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

[i]"... visto como alguém limitado e preguiçoso...ao menos experimentar a sensação de ser útil. Não sabia seguir regras... Descobriu que era mais rentável e menos custoso fazer uns bicos à margem da lei..."

Me identifiquei bastante com esse Mano aí.

Tarde demais prá eu comer salada...

makumbator
Moderador
# 15/jan/23 19:47
· votar


Wanton
Planos de saúde e empregadores adorariam ter esses dados em mãos antes de assinar contratos.

Pois com o nível de cuidado que existe em segurança de informação por parte de governos e empresas (e não apenas as big techs), eu acho que ao longo dos anos esses bancos de dados pessoais super completos de saúde serão um realidade tanto para um mercado "cinza" empresarial quanto para governos autoritários ou não.

E isso tem implicações não apenas em saúde (e a economia em torno dela), mas também em segurança financeira e política de pessoas (biometrias vazadas são chaves que não se pode mudar, ao contrário de uma senha).

Viciado em Guarana
Veterano
# 15/jan/23 21:03
· votar


mas há um tatear por parte da ciência

Pedro e Bruno não gostam da ciência.

Evandro gosta, porque sabe que foi ela a responsável pelo processo de galvanização da borracha que ele adora.

ProgVacas
Membro Novato
# 15/jan/23 21:28
· votar


Viciado em Guarana

A melhor anedota que li aqui, mano.

Obrigado.

;)

makumbator
Moderador
# 15/jan/23 22:08
· votar


Viciado em Guarana
da borracha que ele adora.

Borracha é sempre bom de se usar, pra evitar a pensão alimentícia futura...

Pedro_Borges
Veterano
# 16/jan/23 07:39
· votar


Viciado em Guarana
Pedro e Bruno não gostam da ciência.

Quem disse que eu não gosto? Acho que você, inadvertidamente, pensa que sou bolsonarista.

Filippo14
Veterano
# 16/jan/23 07:53
· votar


Não entendi, o Lula não tinha tirado o país da fome? Não era o Fome Zero? Por que essa discussão agora?

As crianças de 2002-2003, que agora tem seus 20 anos devem ser mto diferentes do resto da população.

Pera, essa não é aquela galera da turma do nem-nem? Nem estuda e nem trabalha?

ProgVacas
Membro Novato
# 16/jan/23 09:02
· votar


Filippo14

Reflita um pouco mais antes de escrever esse tipo de coisa, cara.

brunohardrocker
Veterano
# 16/jan/23 09:04 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Wanton
Qual é a tua opinião sobre isso? Acha que eu tentei justificar a violência?

Eu citei quem teria essa interpretação. Não afirmei que eu teria. Afinal, eu tenho sensibilidade a causas, mas não sofro de hipersensibilidade. Tudo tem um limite.

Você naturaliza as desigualdades. Não quer ver como a salsicha é produzida, mas não aceita que mexam na receita original.

Discordo. Isso é uma verdade que você quer impor através de uma rasteira. Desacreditar na igualdade não é naturalizar a desigualdade. O problema real, palpável, mais próximo de ser solucionado materialmente, é termos um piso de oportunidades.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/23 09:36
· votar


Wanton
sua anedota sobre Manoel parecia um roteiro de filme sobre a vida de um cabra que começa ruim, mas vai levando aos trancos e barrancos, até que algum turning point ocorre (como os tapas na namorada) e tudo vai desgringolando notoriamente como dominós derrubados em sequência até ele finalmente se suicidar no final ou encontrar a redenção

vou deixar o destino para os users discutirem (de forma decentralizada)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/23 09:42
· votar


Wanton
Planos de saúde e empregadores adorariam ter esses dados em mãos antes de assinar contratos. Proteger esses dados é uma questão de ética. Se não fosse o caso, poderíamos ter um banco de dados imenso para procurar correlações e fazer descobertas.

Na série Westworld, na terceira temporada, um super(hiper mega)computador detinha os dados e as previsões (!) sobre a vida de cada pessoa no mundo, separando-as em "outcasts" (os que não tinham jeito) e não lembro o nome do segundo grupo mas vc já sabe pra onde isso vai levar

Dai esses outcasts estavam fadados a fazer trabalhos ilegais por fora para sobreviver e havia até um app pra procurar trabalhos assim, pq emprego bom eles nao conseguiam de jeito nenhum, e os que conseguem trampos dentro da lei eram sempre mal pagos.

Óbvio que o supercomputador (chamado Rehoboam, referência ao filho do rei mais sábio de todos: Salomão) já sabia desse app e o usava como uma forma de "regular" o que acontecua na vida desses outcasts
aqueles que ainda podiam de certa forma colaborar para o sistema eram bem sucedidos, aqueles que não, ficavam marcados pra morrer ou ser preso durante a execução desses side jobs

doidera cara, doidera... vc iria gostar dessa série

Wanton
Veterano
# 16/jan/23 13:02
· votar


Filippo14
Não entendi, o Lula não tinha tirado o país da fome?

Não nos termos propostos nesse tópico.


brunohardrocker
é termos um piso de oportunidades.

É uma corrida! Quem chegar por último lava a cueca dos outros!

Piso não basta, tem que ter teto. Capitalismo desregulado por cima é como um jogo de futebol em que quem faz o primeiro gol ganha o direito de fazer faltas sem punição; se fizer o segundo, pode carregar a bola com a mão fora da área; se fizer o terceiro, pode apitar o jogo; no quarto, ele inventa as regras.


Jonas Kahnwald
até que algum turning point ocorre

A vida real costuma ser bem menos interessante do que um filme.


vc iria gostar dessa série

Talvez, mas estou vendo My Wife and Kids pela vigésima vez, porque posso dormir a hora que quiser e não tem nenhuma vinheta barulhenta para me acordar. Deve fazer quase um ano que não vejo nada de novo que não seja novela.

Drinho
Veterano
# 16/jan/23 13:12
· votar


Não nos termos propostos nesse tópico.

Nem nos termos não propostos, evidentemente.

Filippo14
Veterano
# 16/jan/23 14:07
· votar


Wanton
Não nos termos propostos nesse tópico.

Então ele mentiu? Por que se ele não reduziu a fome de forma que nutricialmente a pessoa não tenha o suficiente para se desenvolver, falar de Fome Zero é uma falácia.

Filippo14
Veterano
# 16/jan/23 14:10 · Editado por: Filippo14
· votar


ProgVacas
Reflita um pouco mais antes de escrever esse tipo de coisa, cara.

Uai, é verdade. 20 anos depois a mudança é minima. Essa é a geração com mais nem-nem que já tivemos. Nem trabalha e nem estuda.

Todo mundo conseguiu se desenvolver? Por que todos sabemos que os problemas nutricionais afetam principalmente na primeira infância. Se Dilma saiu em 2016, tivemos ai muuuuitos anos de governo do PT, se nao quiserem considerar os demais anos, que anunciaram muitas vezes que haviam resolvido a fome do país. Os índices de educação e emprego dizem o contrário.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 16/jan/23 14:11
· votar


Wanton
Deve fazer quase um ano que não vejo nada de novo que não seja novela.

CREDO

ProgVacas
Membro Novato
# 16/jan/23 14:20
· votar


Filippo14

Não faz absolutamente nenhum sentido o comentário que você diŕecionou para mim.

ProgVacas
Membro Novato
# 16/jan/23 14:23 · Editado por: ProgVacas
· votar


Tipo, a ONU reconheceu que o Brasil sai do mapa da fome durante os governos do PT e retornou agora, sob governo golpista, e vem o Filippo Who para dizer que duvida.

Filippo14
Veterano
# 16/jan/23 14:39
· votar


ProgVacas

Sim, mas essa galera de 20 anos está cognitivamente bem? Em seu auge? Atingiu o potencial? Se estiverem, de fato os programas de 10-20 anos atras funcionaram, senão falharam tambem.

Para você, falharam ou deram certo?

ProgVacas
Membro Novato
# 16/jan/23 14:52 · Editado por: ProgVacas
· votar


Filippo14

Cara, qual programa? Não estou acompanhando o seu pensamento.

Se está se referindo ao Programa Fome Zero, o propósito foi acabar com a fome. Os insucessos educacionais não se dão somente por causa da fome. A discussão não é leviana a esse ponto que está propondo, pois deve ser muito mais ampla e, sinceramente, por essa enlouquecida na conversa certamente você não tem a mínima condição intelectual de abrir, nem de participar, por causa sa flagrante ignorância apresentada.

Demonstra desconhecer o conjunto de políticas sociais que foram implantadas a fim de proporcionar ao povo médio condições de ser aceitavelmente sucedido na sociedade.

Nem sei se estou comentando corretamente, porque é tão louco o que escreveu...

brunohardrocker
Veterano
# 16/jan/23 14:54
· votar


Wanton
tem que ter teto. Capitalismo desregulado por cima é como

Tudo bem. Não vou me preocupar se o Bill Gates vai deixar de ter uma tabela periódica com todos os elementos em um de seus escritórios. Faça a proposta para resolver o problema dos que tem menos, vamos analisar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Determinismo nutricional e suas implicações