Qual o limite da liberdade de expressão?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Skider
Lelo Mig
Drinho

Acho que um bom negócio, no momento em que o assunto corre para a temática do nazismo, seria mandar um hang loose.
Isso previniria cancelamentos e criação de teorias da conspiração que alimentam narrativas depreciativas da oposição, por parte da militância.

Depois, quando o assunto central for outro, aí a galera pode voltar a acenar tranquilo.

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


brunohardrocker

Bom, podemos testar pra ver a importância de nosso fórum em gerar tendências (e bater o 4chan). O teste seria espalhar que o sinal de hang loose significaria algo ruim de acordo com o progressismo brazuca (mas precisa ser algo também midiático).

O ruim disso é que o Ronaldinho Gaúcho seria a primeira celebridade a ser condenada.

Lelo Mig
Membro
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

Hangloose pode ser interpretado como sendo o "Chifrinho Heavy Metal", o que significa uma saudação ao Capiroto.

Sendo Hitler o Capiroto na Terra, fazer Hang Loose é uma forma de saudá-lo de forma disfarçada.

Então, diante deste fatos, podemos concluir com 78,63% de certeza que os surfistas são nazistas.

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar


Lelo Mig
78,63% de certeza que os surfistas são nazistas.


E se apropriaram de toda a cultura havaiana tradicional. Maldito Kelly Slater.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


malditos skatistas!

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# fev/22
· votar


voltei do ban, já começou a dentadura no OT

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Lelo Mig
a interpretação do aceno do rapaz

Do Adrilles? Olhe o timing! Olhe de quem partiu! Olhe o jeito que ele recolheu quando o Tico falou para o Teco "fiz merda".

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


seria mandar um hang loose.

Você sabia que minha saudação é assim? Tipo um aloha....

Sou muito descolado.

Party Boy
Veterano
# fev/22
· votar


Quem dera se fosse só exagero e teoria da conspiração...

Insufferable Bear
Membro
# fev/22
· votar


esses apitos que os neonazis andam usando tá com defeito, só esquerdista ouve. pegaram emprestado do Fidel Castro?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Party Boy

Se vê claramente que o 3° Reich ainda está em pé.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton
Do Adrilles? Olhe o timing! Olhe de quem partiu! Olhe o jeito que ele recolheu quando o Tico falou para o Teco "fiz merda".

Paulo Freire vai no ponto, e causa arrepios: não adianta ensinar quem está decidido a não aprender.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


Pra quem é de esquerda, tá liberado dar tchauzinho?

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


brunohardrocker
tchauzinho

E lá vai o berranteiro, mais uma vez, passando pano para figuras asquerosas! Quem lembra dele atacando a extrema-imprensa e dizendo que só aceitava notícias vindas diretamente do cercadinho?

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Nem acho que o Adrilles, uma das figuras mais podres que já tiveram espaço na TV, tenha feito uma saudação nazista porque ele é um nazista. Ele fez porque ele é um escroto, mesmo! E "tchauzinho" é o caralho!

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


Mais um para a fila da lacrada…

https://mobile.twitter.com/alvaroborba/status/1492152562509877259?ref_ src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1492152562509877259%7 Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-32972403192429091867.am pproject.net%2F2201262038001%2Fframe.html

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSmJtLhQe01ZZcr8c n5IJZH5aNrxMm-W9DWRA&usqp=CAU

Inacreditável, mais um…

Juquinhaa
Membro Novato
# fev/22
· votar


O limite da liberdade de expressão tende a zero kkkk

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Esse pessoal esqueceu bem rapidinho que votou no Bolsonaro. Apertaram 17 lá na urna, com convicção, mesmo com todo o cenário fascista que havia sido montado. Agora, estão preocupados com lacração porque dois seres escrotos resolveram minimizar o nazismo? Bom, para quem minimizou o bolsonarismo e os mais de 600 mil mortos, é só mais um dia.

makumbator
Moderador
# fev/22
· votar


Moro troleiro.

Lelo Mig
Membro
# fev/22
· votar


Wanton

Muita calma nessa hora meu querido...

Posso falar por mim. Eu não votei Bozo, não apoio essa direita e não conheço aquele Adrilles porque não assisto a Jovem Pan.

Apenas fiz uma indagação pertinente porque sinceramente não vi nada demais no aceno (achei até meio viadinho) e vi que ele acena em vários outros finais de programa.

Não passei pano pro infeliz nem o coloquei na cruz, por isso mesmo, pela duvida, fiz perguntas aqui.

Agora, se a porra vai se limitar a "concordar ou discordar" sem nenhuma análise ou explicação, sem nenhuma ponderação lógica, sem contexto, na base do foda-se... então não há o que debater num fórum de internet.

Minha questão vai muito além de passar pano ou lacrar.

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
Agora, se a porra vai se limitar a "concordar ou discordar" sem nenhuma análise ou explicação, sem nenhuma ponderação lógica, sem contexto, na base do foda-se... então não há o que debater num fórum de internet.


Lelo, o mundo é preto e branco. Ou você é nazista (como 99,94% das pessoas) ou está corajosamente lutando contra o fascismo.

Wanton
Veterano
# fev/22 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
não vi nada demais no aceno

Timing, cara. Timing! A Jovem Klan não demitiu ele de graça! Não sei se ele já fez isso outras vezes, mas o contexto entrega. O do Moro, por exemplo, parece só o cumprimento de um capiau desajeitado - até porque o Moro não teria a sagacidade nefasta para tal provocação.


makumbator
Lelo, o mundo é preto e branco. Ou você é nazista (como 99,94% das pessoas) ou está corajosamente lutando contra o fascismo.

São poucos os nazistas, mas fascista tem pra caralho!

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton

O braço deve ser estendido em 45º e gritar heil hitler, senão não estará clara a referência.

Os caras estão condenados a ponderar o imponderável.

Wanton
Veterano
# fev/22 · Editado por: Wanton
· votar


ProgVacas
O braço deve ser estendido em 45º e gritar heil hitler, senão não estará clara a referência.

O menino do mato nega a realidade até quando as evidências são esfregadas na fuça dele. Mas eu entendo que há casos em que as percepções são distintas. A gente fecha a fatura pelo contexto.

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton
São poucos os nazistas

Duvido. Qual a fonte científica para tal afirmação leviana?

ProgVacas
e gritar heil hitler

Há também a variação clássica de gritar "sieg heil" (que é tecnicamente o nome do gesto).

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton

contexto

É isso. Fiz duas postagens históricas sobre o assunto, os caras acham que é coisa de 4chan, dá pra entender? O sinal que aquele Felipe Martins fez no paletó, manja? É coisa datada dos anos 50... Tô citando isso sem certeza, pode ser de antes até, preciso pesquisar de novo, mas é coisa velha, muito mais velha que todos nós. Desde o surgimento do 3º Klan da KKK.

É hoax.

Chapou junto? Toma uma dose.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: kafka à beira-mar
· votar


ProgVacas
O braço deve ser estendido em 45º e gritar heil hitler, senão não estará clara a referência.

Pior que quando eu fui jurar a bandeira pra ser dispensado do serviço militar, toda a turma teve que fazer uma saudação idêntica a saudação nazista. Acho muito interessante toda essa questão por trás da apropriação dos símbolos e suas raízes históricas.

Acredito que esse jornalista foi mesmo babaca e usou a saudação pra provocar/de má fé (e acho que tem que se fuder mesmo), mas é intrigante como um símbolo fora do seu contexto pode te colocar numa cilada ou não.

Eu mesmo, há alguns anos atrás, tive que expor um trabalho sobre o primeiro embaixador japonês na Europa, e tive que ser bem cauteloso em uma parte da explicação, que consistia no brasão de armas e na bandeira do navio que ele dispôs para navegar: era uma suástica preta em sentido horário, cruzada por duas flechas nas diagonais, dentro de um escudo branco e com um fundo vermelho. Um transeunte distraído poderia me acusar de propaganda nazista, mesmo usando um brasão de armas de 1620...
Confesso que passei algumas semanas preocupado se deveria incluir isso na exposição. Achei, por fim, que esse era um elemento didático/pedagógico que poderia estimular a pesquisa histórica desse símbolo nos ouvintes. Obviamente preparei toda uma explicação histórica sobre o símbolo, suas apropriações e seus diferentes significados. Mas mesmo assim fiquei bastante receoso, porquê basta uma foto tirada fora de contexto, uma fala...

Enfim, achei interessante compartilhar essa experiência com vocês, acho que esse debate tem um potencial enorme.

makumbator
Moderador
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar


kafka à beira-mar
Pior que quando eu fui jurar a bandeira pra ser dispensado do serviço militar, toda a turma teve que fazer uma saudação idêntica a saudação nazista. Acho muito interessante toda essa questão por trás da apropriação dos símbolos e suas raízes históricas.

Os militares romanos faziam o mesmo gesto de saudação. Inclusive, essa é uma das inspirações dos nazistas no seu uso (uma vez que eles adoravam a mítica do império romano e seu domínio quase global).

Eu toco em casamentos com muita frequência (quase toda semana antes da pandemia). Em igrejas católicas e parte das evangélicas há exatamente o mesmo gesto no momento em que padrinhos e madrinhas abençoam os noivos. Em algumas denominações não é na benção, e sim no juramento dos padrinhos e madrinhas em auxiliar os recém casados. Mas o gestual é idêntico.


ProgVacas
os caras acham que é coisa de 4chan

A atribuição do sinal de 3 dedos a supremacia ariana é claramente (sem trocadilho! hehe) originária do 4chan. E a paranoia da mídia em relação a qualquer gesto nazista foi plantada pelos usuários do mesmo fórum. A mídia ocidental é muito calcada na americana, por isso essa paranoia foi exportada com sucesso para vários países. É um caso de sucesso forístico.

Mas todo mundo sabe que o seig heil é mais antigo. A pegadinha de 4chan e correlatos é usar qualquer imagem que pareça com o movimento de seig heil e atribuir nela o nazismo. Tem colagens de basicamente tudo o que é celebridade e político fazendo o sinal (tudo fora de contexto, obviamente).

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: ProgVacas
· votar


kafka à beira-mar

Enfim, achei interessante compartilhar essa experiência com vocês, acho que esse debate tem um potencial enorme.

Tem um potencial enorme, concordo.

Os lances que você relatou não têm o contexto que eu descrevi e o Wanton sintetizou dizendo que é questão de timing. Foram para outros fins, em outras atividades.

Você pode lembrar comigo, agora, sobre o episódio em que Bolsonaro e outros quando, no dia, beberam todos um copo de leite. Não lembro por quê. Também não sei bem a data histórica, mas vi o Alex e seus comparsas delinquentes, em Laranja Mecânica (1971) de Stanley Kubrick, bebendo leite. São uma gangue supremacista, de neonazistas. Tá um pouco além disso, ok, mas são supremacistas sem dúvida. Gesto bem datado também (é hoax).

Então não existe uma forma sustentável de lhe acusar de gestos nazistas. Mas entendo a sua cautela e é por ela que em minha opinião você não seria incomodado com coisa do gênero.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o limite da liberdade de expressão?