Qual o limite da liberdade de expressão?

Autor Mensagem
ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Tô refletindo sobre isso agora.

Valeu.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


JJJ
brunohardrocker

Você que é de centro, ou seja, não puxa (ou não deveria puxar) a sardinha para a esquerda nem para a direita, também poderia aplicar a mesma crítica à igualdade extrema. Já que aplicou à eficiência extrema. Então vamos lá.

Caras... Tô de queixo caído. Isso é ser de centro?

Drinho
Veterano
# fev/22
· votar


Wanton

Justifique a ineficiência produtiva!


Provavelmente passou batido, o Bruno está esperando você explicar.

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


brunohardrocker
Você que é de centro

O presida acabou me levando de volta à centro-esquerda...

aplicar a mesma crítica à igualdade extrema

Nunca defendi igualdade extrema. Aliás, se não me engano, nem Marx defende isso. A cada um de acordo com sua necessidade, de cada um conforme sua capacidade - ou algo assim.

Wanton
Faltou uma coisa: o consumismo desenfreado!

Sim, de quebra, acabando com os recursos naturais mais rápido do que o planeta consegue recriar.

ProgVacas
por que a desigualdade choca com a eficiência produtiva

Não saberia te responder sem pensar pra caralho... e agora não tô conseguindo pensar muito. Mas não sou contra a eficiência! Sou contra o excesso, a vontade de tirar suco de gente em nome de uma produtividade absurda e de ter cada vez menos gente produzindo mais, reduzindo a quantidade de empregos.

Pedro_Borges
Veterano
# fev/22
· votar


JJJ
ProgVacas
por que a desigualdade choca com a eficiência produtiva

Não saberia te responder sem pensar pra caralho... e agora não tô conseguindo pensar muito. Mas não sou contra a eficiência! Sou contra o excesso, a vontade de tirar suco de gente em nome de uma produtividade absurda e de ter cada vez menos gente produzindo mais, reduzindo a quantidade de empregos.


É mais fácil recorrer aos ensinamentos de Frederick Winslow Taylor.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Pedro_Borges

Frederick Winslow Taylor.

Já disse: se você sugerir que eu pare, corro. Se você sugerir que eu corra, paro.

...

Imagina! Qual o grau de discernimento de um sujeito que vota Bolsonaro e Moro?

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Pedro_Borges
ProgVacas

Tem um ponto positivo: era Engenheiro.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar




brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar


JJJ
O presida acabou me levando de volta à centro-esquerda

Então quer dizer que se elegermos alguém do PCdoB, isso te deslocaria para a centro-direita?

Nunca defendi igualdade extrema.

Mas também nunca criticou, como fez com a eficiência extrema.

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


brunohardrocker

Os erros no governo Dilma (não só do governo especificamente, mas em geral, a lacração, o politicamente correto, as patrulhas ideológicas que eu sempre detestei) me jogaram mais pro centro. Mas esse tira-gosto de extrema direita insuportável que está no poder me botou de volta pra minha posição anterior.

brunohardrocker
também nunca criticou

Critico, se for necessário...

Pedro_Borges
Veterano
# fev/22 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


ProgVacas
Já disse: se você sugerir que eu pare, corro. Se você sugerir que eu corra, paro.

Aposto que você não sabe nada sobre a pessoa que citei.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


Pedro_Borges

Normalmente eu iria me informar, mas se é tão significativo para você e eu vivi até aqui sem saber quem é, para mim está tudo bem.

Ganhou a aposta! Uma mamadeira em formado de penis é uma boa pra você?

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22
· votar


brunohardrocker

O Pondé, nesse vídeo, fez duríssimas críticas a você, cara! Você ouviu bem?

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Drinho
Provavelmente passou batido, o Bruno está esperando você explicar.

Está explicado, cara. O que a direita chama de eficiência produtiva é volume de produção, tentativa e erro. É produtividade acéfala: uma penca de gente se matando para produzir nada que preste. A única régua é a movimentação do mercado.

A suposta "ineficiência produtiva" é uma percepção distorcida pelo viés da doença do consumismo. Olhe o número de desempregados, subempregados e desocupados. Olhe o número de pessoas que fazem trabalhos completamente dispensáveis ou facilmente substituíveis por tecnologias simples. As pessoas estão se doando para nada. Se enfiando em ônibus lotados às 5 da manhã para fazer um serviço dispensável e ganhar um salário de merda.

Eficiência, em uma perspectiva mais à esquerda, põe mais variáveis na conta. Põe qualidade de vida, por exemplo. O "segredo" da eficiência compreendida sob o viés da direita é ignorar variáveis humanas. É ignorar que pessoas levam vidas de merda para produzir e comercializar as tranqueiras que você vê na 25 de Março. Há toda uma indústria voltada para quem não tem acesso a bens de verdade. Há toda uma indústria baseada em empurrar lixo para pobre, sobe o pretexto de movimentar o mercado. As pessoas não consomem o que querem, consomem o que resta.

Eficiência, sob a perspectiva da direita, é produzir muito pagando menos pela força de trabalho. Empresas que pagam mais são mais ineficientes, pois transferem dinheiro para as que pagam menos por meio do consumo dos seus funcionários. Paradoxalmente, são os salários que movimentam a economia. Conclui-se que empresas eficientes (sob a perspectiva da direita) empacam a economia.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


ProgVacas
O Pondé, nesse vídeo, fez duríssimas críticas a você, cara! Você ouviu bem?

Acho que as críticas pegam mais no Drinho do que no berranteiro.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton
Empresas que pagam mais são mais ineficientes, pois transferem dinheiro para as que pagam menos por meio do consumo dos seus funcionários.
Conclui-se que empresas eficientes (sob a perspectiva da direita) empacam a economia.


aqui e aqui eu discordo

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald
aqui e aqui eu discordo

Os caras têm lobby no Congresso para tirar direitos trabalhistas - e pagam caro por isso. Os interesses em reduzir os custos com a mão de obra são observáveis à luz do dia.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton

Ah, sem dúvida. O Bruno, aliás, é uma incógnita para nós dois, né. Então não dá nem para saber qual o tanto que a crítica do cara pegou no Bruno.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


ProgVacas
Bruno, aliás, é uma incógnita para nós dois, né.

Você já deu / dá aulas para o 5º, 6º ou 7º ano? O jovem berranteiro é aquele aluno do fundão que se acha questionador, sabe? Aquele que quer se exibir para o professor e para os colegas, se rebelando contra o conteúdo ministrado.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton
Os caras têm lobby no Congresso para tirar direitos trabalhistas - e pagam caro por isso. Os interesses em reduzir os custos com a mão de obra são observáveis à luz do dia.

não nego isso
mas creio que exemplos como o valuation de um Nubank, que dá prejuízos relevantes recorrentes, mas tem uma estrutura de capital muito mais moderna e enxuta, além de uma operação voltada muito mais para o consumidor do que pela busca desenfreada de lucro; sejam uma contra prova

Você pode dizer que esse é um caso anedótico, mas não é. O mercado hoje em dia tem privilegiado muito uma nova teoria de eficiência. E se você levar em conta que o mercado é dominado por uma orientação no mínimo de centro direita, a maior parte dela está revendo seus conceitos (ou então o mercado hoje foi tomado pela esquerda?).

Ademais, é digno de nota que o Nubank dando prejuizos milionários, estreou em bolsa valendo mais que o Itaú e Bradesco, clássicos cases de eficiência no setor financeiro, que possuem uma estrutura muito mais engessada, arcaica, que se aproveitam de toda a estrutura que vc citou há pouco

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


Ah, é claro que esse movimento mais recente do mercado não é uníssono, e eu vejo um monte de analista financeiro criticando essa discrepância de valuation

Mas talvez seja o fato de que esses caras nunca foram bons em analisar nada mais que a frieza que os números podem exibir numa tela (e hoje, parecem ser minoria)

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald
valuation de um Nubank, que dá prejuízos relevantes recorrentes, mas tem uma estrutura de capital muito mais moderna e enxuta

Spin-off rápido... Você acha arriscado colocar algum dinheiro nesses bancos virtuais, já que tem esses déficits recorrentes? Um dia a corda arrebenta?

brunohardrocker
Veterano
# fev/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Wanton
Você já deu / dá aulas para o 5º, 6º ou 7º ano? O jovem berranteiro é aquele aluno do fundão que se acha questionador, sabe? Aquele que quer se exibir para o professor e para os colegas, se rebelando contra o conteúdo ministrado.

Sempre sentei na parede, na lateral da sala, no meio da fila, onde tenham janelas para o lado de fora. Num local onde eu podia, ao mesmo tempo, prestar atenção nas aulas, conversar de leve com as coleguinhas, e fazer algumas piadocas juvenis com os coleguinhas. No fundão, nas cadeiras do meio ou nas cadeiras da frente, me dava um desconforto meio sociofóbico. Fazia alianças com o fundão e pactos de não agressão. Estava num local que me permitia aliar as boas notas com o entretenimento e a malemolência. Nunca quis sentar nos primeiros lugares da fila e ser um puxa saco queridinho e prestativo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


JJJ
no nubank, especificamente, creio que o valuation está esticado demais, portanto por enquanto não acho uma boa

mas enquanto há um temor no mercado de que os bancões percam lucratividade, os bancos pequenos estão ganhando.
um caso recente de muito sucesso (e que eu infelizmente fiquei de fora) foi do banco Inter (BIDI11)

não possuo em carteira nenhum banco grande, pelo contrário só BMG e Pine

O primeiro pq já está muito barato e lucrando, o segundo pq é um mico que ninguém dá valor mas pode multiplicar de capital caso sua reestruturação seja um sucesso

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald
Nubank, que dá prejuízos relevantes recorrentes

O Nubank dá prejuízo ou o problema é que ele foi avaliado por um valor muito acima da realidade? O Nubank quase não tem custo operacional e quase não gera empregos. De onde vem o prejuízo? Os correntistas estão dando calote nos caras? Ou a base de clientes é tão pequena que o uso do dinheiro aplicado não paga as gratuidades que eles oferecem?


O mercado hoje em dia tem privilegiado muito uma nova teoria de eficiência.

Tomara que você esteja certo, mas não é o que eu tenho acompanhado. Tenho acompanhado multinacionais de diversos setores engolindo empresas menores e impondo salários cada vez mais baixos e com menos direitos (PJ, por exemplo). Os cargos se tornaram atividades excessivamente pontuais, que requerem apenas ensino médio e um treinamento específico que dura poucos meses (e que é custeado pelo candidato, pois é pré-requisito para o acesso à vaga). Aquelas formações mais completas, que requerem anos de estudo, estão perdendo valor no mercado de trabalho.


Itaú e Bradesco, clássicos cases de eficiência no setor financeiro, que possuem uma estrutura muito mais engessada, arcaica, que se aproveitam de toda a estrutura que vc citou há pouco

Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa geram empregos. Eles são mais ineficientes, mas movimentam mais a economia pagando salários = gerando consumidores. Contudo, não estou defendendo os dois primeiros, que operam de maneira extremamente nociva, com o auxílio de muitos lobbys que ferram a ralé.

brunohardrocker
Veterano
# fev/22
· votar




Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/22
· votar


Wanton
O Nubank dá prejuízo ou o problema é que ele foi avaliado por um valor muito acima da realidade?

A primeira afirmação é um fato, a segunda é provavelmente correta também, não são excludentes.

O Nubank quase não tem custo operacional e quase não gera empregos.
pode ser, mas parece que o work environment e a remuneração média de seus funcionários é muito superior à dos bancões

veja essa materia bem outdated (mas que só reforça o que digo)

Os correntistas estão dando calote nos caras? Ou a base de clientes é tão pequena que o uso do dinheiro aplicado não paga as gratuidades que eles oferecem?

creio que seja uma mistura das 2 coisas, mas não exatamente, ainda.
A base de clientes do Nubank cresceu vertiginosamente nos ultimos 2 anos
porém cada cliente possui um custo de aquisição e manutenção, e as receitas geradas pelo mesmo podem nao estar superando as despesas

Não é a toa que o Nubank tem investido em expandir o rol de produtos oferecidos, comprando uma corretora (easynvest) e liberando aos poucos, mais ferramentas aos usuários dentro do próprio aplicativo
Então a base de clientes é até relevante, mas o retorno financeiro dos mesmos ainda não

Tomara que você esteja certo, mas não é o que eu tenho acompanhado. Tenho acompanhado multinacionais de diversos setores engolindo empresas menores e impondo salários cada vez mais baixos e com menos direitos (PJ, por exemplo). Os cargos se tornaram atividades excessivamente pontuais, que requerem apenas ensino médio e um treinamento específico que dura poucos meses (e que é custeado pelo candidato, pois é pré-requisito para o acesso à vaga). Aquelas formações mais completas, que requerem anos de estudo, estão perdendo valor no mercado de trabalho.

Olha, aí que está. Como você sabe, eu acredito que o mundo como vc o conhece está fadado ao fracasso. Então sim, ainda existe tudo isso aí que você falou. E mesmo essa nova tendência que eu estou citando não vai resolver o problema (na minha concepção).

Mas que é uma movimentação que o mercado tem apresentado, isso é! Não a toa uma Stone e PagSeguro desbancaram a Cielo, Nubank e Banco Inter ameaçam os bancões. Empresas ESG estão na moda e portanto algumas estão investindo razoavelmente bastante dinheiro para se adequarem a esta categoria.

Ou seja, falo de estratégias que não visam o lucro diretamente no curto prazo, mas visam uma melhor aceitação e experiência da classe consumidora, (e em alguns casos, trabalhadora também) para colher frutos mais a frente (pode dar errado, claro, mas é uma estratégia)


Eles são mais ineficientes, mas movimentam mais a economia pagando salários = gerando consumidores. Contudo, não estou defendendo os dois primeiros, que operam de maneira extremamente nociva, com o auxílio de muitos lobbys que ferram a ralé.

É o que falei, na minha visão, esse mundão, tá fadado ao fracasso

JJJ
Veterano
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald

Não me refiro à Bolsa, me refiro a colocar dinheiro nesses bancos, tipo conta-corrente e investimentos bancários.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


Jonas Kahnwald
pode ser, mas parece que o work environment e a remuneração média de seus funcionários é muito superior à dos bancões

Mas isso não basta. Não basta uma empresa ser uma sala em que todos recebem salários de 6 dígitos se toda a terceirização é precária. O que importa é quanto a empresa movimenta e quanto desse movimento volta para o mercado por meio de consumo das famílias dos seus empregados.


Mas que é uma movimentação que o mercado tem apresentado, isso é!

Vou tentar acompanhar para avaliar os efeitos práticos disso. Confesso que estou por fora.

Wanton
Veterano
# fev/22
· votar


brunohardrocker
https://www.youtube.com/watch?v=PAqZbDPXkXA&t=539s

Esse vídeo te ajuda a descrever a sua posição?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o limite da liberdade de expressão?