Contradições Bíblicas

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
Pode escolher por probabilidade.

Para o ateu, o deus mais provável é o "deus nenhum".
Para o agnóstico, nenhum deus é mais provável que outro.

Vou crer num Deus por via das dúvidas, qual seria o melhor?

Aí o cara está simplesmente inventando um deus que o agrada. Aliás, isso é incrivelmente comum no Brasil, existe uma verdadeira horda de pessoas com "religião de supermercado", vão passando pelas prateleiras e escolhendo os atributos do deus que elas querem ter.

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
Em resumo: você não pode escolher acreditar em outra coisa porque já acredita em Deus.

Nada contra. Mas é bem o que eu estava tentando mostrar. O ateu não pode escolher acreditar em Deus porque já acredita que ele não existe. E não vê um Deus mais elegível que "deus nenhum".

Se você conseguir entender que não é uma questão de escolha, eu me dou por satisfeito.


Eu não concordo. Lembra do que disse Pascal? então...

Uma vez que não se tem certeza da inexistência, dá pra escolher acreditar...

O que vc fala, pode valer pra quem nunca ouviu sobre Deus, Jesus, talvez alguns japoneses... sei lá...

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
Para o ateu, o deus mais provável é o "deus nenhum".
Para o agnóstico, nenhum deus é mais provável que outro.


Mas o problema é que deus nenhuma não te tira do lugar. A probabilidade de Deus existir e te castigar fica como? ( só falando assim pra ficar fácil de entender... )

Não acho que isso seria o mais sábio, escolher deus nenhum...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Não acho que isso seria o mais sábio, escolher deus nenhum...

Fé = acreditar

Ninguém acredita em algo por medo.
Pode dizer que acredita, porque não é bobo, mas estará mentindo.

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Vou dar um exemplo:

A nossa vida pouco significa no sentido que o tempo é psicológico e segundo cientistas em alguns bilhões de anos o Sol irá se extinguir. Logo essa vida é tão curta que parece nada.

Então a vida na Terra nada é perto da eternidade. Pq não arriscar essa vida por uma eternidade muito maior no Céu?

Se vc arriscar não crer em Deus e for para o inferno eternamente terá sido terrível, viver essa curta vida como quer e depois sofrer para sempre. Um exemplo...

Arriscar essa vida pelo Céu, é um preço pequeno.

Parece apelação, mas devemos considerar essas coisas...

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius

Entenda: o ateu não acredita que vai ser castigado, porque acredita que não existe Deus algum para o castigar!!! Ele não pode optar por acreditar, simplesmente porque iria continuar não acreditando, iria continuar duvidando. Da mesmíssima forma que você não conseguiria escolher não acreditar, porque no fundo iria continuar achando que Deus existe.

A probabilidade de Deus existir e te castigar fica como?

Do ponto de vista do ateu, esta probabilidade é desprezível. É tão grande quanto a probabilidade de ele ser atingido por um raio ao sair de casa - uma probabilidade tão remota que não o impede de sair de casa.

Fodius
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fodius
· votar


shoyoninja
Fé = acreditar

Ninguém acredita em algo por medo.
Pode dizer que acredita, porque não é bobo, mas estará mentindo.


Não é. Como disse ao nosso amigo Bog, ng tem certeza absoluta da inexistência de Deus, então todos podem escolher acreditar. Só desenvolver essa fé.

E isso é bíblico...

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
Pq não arriscar essa vida por uma eternidade muito maior no Céu?

Porque talvez não exista Céu. E se for este o caso, você terá jogado fora a única vida que tinha.

Arriscar essa vida pelo Céu, é um preço pequeno.

Não terá sido um preço pequeno caso seja a única vida que temos.

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
Mas se eu considerar esse tipo de argumento, então em que eu acredito?

Você considera uma pessoa "de fé" alguém que faz uma opção baseando-se nisso?

"Bom, pelo sim, pelo não, vou falar que acredito em Jesus e tudo mais, assim se eles tiverem razão eu estou fora dessa..."

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
Entenda: o ateu não acredita que vai ser castigado, porque acredita que não existe Deus algum para o castigar!!! Ele não pode optar por acreditar, simplesmente porque iria continuar não acreditando, iria continuar duvidando. Da mesmíssima forma que você não conseguiria escolher não acreditar, porque no fundo iria continuar achando que Deus existe.

A probabilidade de Deus existir e te castigar fica como?

Do ponto de vista do ateu, esta probabilidade é desprezível. É tão grande quanto a probabilidade de ele ser atingido por um raio ao sair de casa - uma probabilidade tão remota que não o impede de sair de casa.


Eu entendo tudo isso. O ateu realmente pode querer pensar assim, se manter assim.

Porém o que quero dizer é que isso não seria o mais sábio, isso é o que quero enfatizar... isso seria um engano.

Agora o que vc diz se encaixa bem para o ateu que não é bem informado...

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
ng tem certeza absoluta da inexistência de Deus

Eu tenho certeza absoluta de que qualquer entidade metafísica onipotente é intangível. E que qualquer ser humano que se declare conhecedor da verdade sobre essa realidade intangível é digno de desconfiança.

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Bog

Não terá sido um preço pequeno caso seja a única vida que temos.


Porém não é sábio arriscar pra esse lado...

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Bog

Eu tenho certeza absoluta de que qualquer entidade metafísica onipotente é intangível. E que qualquer ser humano que se declare conhecedor da verdade sobre essa realidade intangível é digno de desconfiança.


Exato, porém não muda o fato que é mais sábio apostar na existência.

Vida finita por infinita...

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
Vida finita por infinita...

Me pergunto como deve ser animado viver infinitamente...

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja
Mas se eu considerar esse tipo de argumento, então em que eu acredito?

Você considera uma pessoa "de fé" alguém que faz uma opção baseando-se nisso?

"Bom, pelo sim, pelo não, vou falar que acredito em Jesus e tudo mais, assim se eles tiverem razão eu estou fora dessa..."


Pode fazer isso. Daí vá orando e pedindo a Deus mais fé. É bíblico...

O próprio Jesus falou quenão deveríamos temer quem pode matar o corpo e sim quem antes pode jogar o corpo e a alma no inferno. Se referindo a Deus.

Pode ir na fé. hehe

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja

Me pergunto como deve ser animado viver infinitamente...


No Céu não haverá lágrimas, só felicidade. E receberemos um corpo glorioso e novo e tb um novo nome e muito mais maravilhas. Glória a Jesus!

Bog
Veterano
# abr/08 · Editado por: Bog
· votar


Fodius

Engraçado que você ainda não se tocou que nem você mesmo seria capaz de escolher acreditar em outra coisa.

Que tal o Corão? O céu deles é mais legal que o dos cristãos. E o inferno é pior. Logo, pelo teu raciocínio, valeria mais a pena arriscar acreditar no Corão do que na Bíblia. Seria "mais sábio".

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Por isso tb é que a maioria das pessoas acredita em Deus.

Fodius
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fodius
· votar


Bog
Engraçado que você ainda não se tocou que nem você mesmo seria capaz de escolher acreditar em outra coisa.

Que tal o Corão? O céu deles é mais legal que o dos cristãos. E o inferno é pior. Logo, pelo teu raciocínio, valeria mais a pena arriscar acreditar no Corão do que na Bíblia. Seria "mais sábio".


Não é simples assim o meu critério. O corão é bem mais fácil de derrubar que a bíblia ( modo de falar, pq não dá pra derrubar a bíblia ). Apologética de novo...

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
O corão é bem mais fácil de derrubar que a bíblia.

Hhaha, engraçado que um muçulmano diria EXATAMENTE a mesma coisa, mas trocando a posição dos nomes dos livros. ;)

Fodius
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fodius
· votar


Bog
Hhaha, engraçado que um muçulmano diria EXATAMENTE a mesma coisa, mas trocando a posição dos nomes dos livros. ;)

Daí é necessário estudar apologética pra ver. Os muçulmanos usam a bíblia e ao mesmo tempo falam contra ela.

Mas essa confirmação vc só terá pesquisando...

Bog
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
apologética

Cara, tudo o que eu encontrei sob o nome de "apologética" foram raciocínios circulares, analogias fracas e coisas do tipo.

E tem aqui mesmo no fórum um cara que foi seminarista, estudou formalmente a apologética, e mesmo assim, ele continua concordando comigo...

Mas chega. Tenho que almoçar. Tiau.

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


No Céu não haverá lágrimas, só felicidade. E receberemos um corpo glorioso e novo e tb um novo nome e muito mais maravilhas


felicidade eterna...

me pergunto como seria a mente de algo que pudesse sentir isso.

Sempre feliz
Sempre tudo bem
Sempre estagnado
Sempre inerte


Sua vida eterna já não é nem metade do que era na terra, pois a tristeza, que era o que impulsionava seu pensamento en busca de algo mais, não existe.

Simplesmente é feliz, para sempre.

E pensando bem, alguém já viu um defunto triste?

Estão em felicidade eterna.
Incapazes de sentir, pensar, reagir e interagir, não podem se entristecer. E assim permanecerão pelo resto da eternidade.

Vick Vaporub
Veterano
# abr/08
· votar


No Céu não haverá lágrimas, só felicidade. E receberemos um corpo glorioso e novo e tb um novo nome e muito mais maravilhas

Isso com certeza não é legal...

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


shoyoninja
felicidade eterna...

me pergunto como seria a mente de algo que pudesse sentir isso.

Sempre feliz
Sempre tudo bem
Sempre estagnado
Sempre inerte


Sua vida eterna já não é nem metade do que era na terra, pois a tristeza, que era o que impulsionava seu pensamento en busca de algo mais, não existe.

Simplesmente é feliz, para sempre.

E pensando bem, alguém já viu um defunto triste?

Estão em felicidade eterna.
Incapazes de sentir, pensar, reagir e interagir, não podem se entristecer. E assim permanecerão pelo resto da eternidade.


A bíblia diz que no céu há coisa além da Terra. É transcedental, nossa lógica não se aplica inteiramente lá. Deus pode fazer um sistema q vc nem imagina de bom...

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Isso com certeza não é legal...

È coisa transcedental, pode crer que é legal.

Fodius
Veterano
# abr/08
· votar


Bog
Tenho que almoçar. Tiau.

Bom almoço. Tb vou , q vou dormir eheh

Vick Vaporub
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius

Deus criou tudo que existe?

shoyoninja
Veterano
# abr/08
· votar


Fodius
mas então eu já não seria eu...

para que essa lógica que eu apliquei deixe de funcionar, toda minha estrutura de raciocínio deveria ser alterada...

É nisso que quero chegar...

Até que ponto isso seria alterado para que eu pudesse sentir "felicidade" eterna? Será que isso é realmente bom? Como você pode saber se nossa lógica não se aplica? :P

Mas tenho que ser sincero com você tmb.

Por mais que eu não acredite, sei que a religião é parte de minha vida, mas não da forma como você pensa.

Tenho certeza, que é algo que está fadado a desaparecer com o desenvolvimento de nossa sociedade.

A felicidade eterna após a morte, e a certeza da punição divina contra a "maldade" são anestésicos ótimos para abusos sociais e desigualdades, são as desculpas que a mente de alguém sofrido precisa para se atirar a resignação.

E, ao mesmo tempo. é um ótimo refúgio para uma mente com culpa por não compartilhar suas "dádivas". Basta pensar "são dádivas de deus", e pronto, a culpa vai embora.

Não tenho ilusões, por mais que eu tenha me esforçado para ter o que tenho hoje, é injusto que eu tenha essas regalias enquanto alguém no mundo passa fome. É culpa minha tmb pois se não faço nada para ajudar, eu deixei alguém morrer de fome. Mas a verdade é que não ligo para esse alguém. Não o considero um "irmão".

Claro, se alguém perguntar, visto uma bela máscara e fico com pena, talvez até chore, dependendo do nível de drama requerido. Mas minha vida não mudará nada por conta disso.

Mas ainda bem que o momento de transição não é agora, e espero que não seja enquanto eu viver. Pois com certeza se não houver um deus para o brasileiro pedir ajuda ou ter fé, teriam que arrumar alguma outra saída para expressar seu descontentamento. E tenho certeza que os alvos seriam os contentes.

A religião é uma fraqueza para os que acreditam e uma ótima arma para os que a controlam.

ZXC
Veterano
# abr/08
· votar


F* quem criou o mundo...f* como ele começou e como vai acabar...f* a religião...a política...a educação...a saúde...
Afinal, sou braileira e não quero saber de nada....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contradições Bíblicas