Giannini Valiant - Aterramento Duvida.

Autor Mensagem
jackie morrison.
Veterano
# mar/17


Boa noite a todos, finalmente comprei meu amp valvulado, um giannini valiant 1967 todo original, ele está perfeito funciona tudo, porem o cabo de força dele não tem o terceiro pino do terra e com isso ele está dando choque. gostaria de saber que tipo de cabo devo usar para resolver o problema, sei que o de três pinos, queria saber qual a amperagem certa e se é algo complexo de se fazer, desde já agradeço pela atenção.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


carlos adolphs

Mauricio Luiz Bertola

Podem ajudar?

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


jackie morrison.

Se não tem o 3o pino é provável que o cabo de alimentação possua apenas dois fios. Talvez seja melhor substituir o cabo inteiro.

Não deve ser complicado identificar onde está ligado o aterramento dentro do gabinete. Se você conseguir identificar você mesmo pode substituir o cabo (1,5mm tá bom). Existe no mercado alguns cabos prontos pra ligação de forno microondas, por exemplo. Deve servir.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Isso mesmo, ele possui apenas dois fios, quero substituir o cabo todo mesmo, mas tenho duvida quanto a amperagem do cabo, pq é um amp valvulado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


jackie morrison.
Já tive um amp desses e dava choque mesmo.
Na época fiz a seguinte "gambiarra": Liguei um fio de cobre na carcaça do amp e estiquei-o até o pézinho para dar contato no chão... Melhorou...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


jackie morrison.
Leia esse tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/162855/

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Li esse topico na epoca que estava pesquisando sobre ele, vi seus comentários que é um amp bacana, que teve um, levei isso em consideração na hora da escolha. Pelo que consegui de informação até agora ele só precisa soldar o terra no chassis, mas não sei qual a amperagem que o cabo de força tem que ter, pois vi modelos de 10 e 20 amperes.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Cabo não tem "amperagem" amigo...

Acho muito sábio de sua parte, mandar o amp para revisão completa. Afinal, ele tem 50 anos, mais que o dobro da vida útil dos capacitores nele contidos.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Blz, é pq estava procurando cabos de força, umas eram descritos como 10 e outros 20 amperes, pensei que poderia ter alguma influencia. Segundo o rapaz que eu comprei ele passou por revisão e está tudo ok, as válvulas foram trocadas e etc.

Synth-Men
Veterano
# mar/17
· votar


Eu acho que o amigo quer saber a bitola do fio que suporta a a Tensão (volts), a Potência (watts) e a Corrente Elétrica (ampères) que o equipamento necessita para ser alimentado.

Eu não faria esta conta. Seguiria esta dica:

"...alguns cabos prontos pra ligação de forno microondas, por exemplo. Deve servir..."

LeandroP
Moderador
# mar/17
· votar


Ismah
Cabo não tem "amperagem" amigo...


Opa! Que isso?

macaco veio
Veterano
# mar/17
· votar


"...alguns cabos prontos pra ligação de forno microondas, por exemplo. Deve servir..."

O loco! isso alimenta uma banda inteira, o fusivel do ampli eh menor que 3 amperes, 3 vias de fio 20AWG eh mais que suficiente, pode ser ate mais fino.

Synth-Men
Veterano
# mar/17
· votar


macaco veio

É que já tá pronto, ai fia "nus trinquis".

Eu ia falar isto (que um amplificador qualquer deste porte não passaria dos 1,5A a 5A, dependendo do circuito). Basta verificar o fusível(is) que protege(m) o aparelho e ver a amperagem lá.

Com um cabão deste pode ficar tranquilo.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


jackie morrison.

E tem a ver, mas o cabo não tem amperagem, é apenas um condutor, ele tem um limite suportado sem aquecer.

Che... Não querendo jogar água na tua fritura, mas eu não arriscaria um amp TÃO antigo, sem uma revisão minuciosa... Ah o cara falou... Pode ser verdade, mas se for mentira, e der problema, a bomba explode na tua mão.

Eu sou dono de um amp bem mais novo, um Giannini Duovox 100B de 1978, que foi reformado pelo antigo dono. No meu caso é inegável, muitas coisas foram mudadas, courvin, gabinete, soquetes, capacitores, e tenho NOTA desta reforma. Assim como tenho certo conhecimento pra resolver a maioria dos eventuais problemas que possam vir a acontecer...

Mas não dá pra escapar de revisão anual ou semestral de preferência, e troca eventual de algum componente - esse ano vai ter de ser o pot de volume que está estralando de leve.

Não tenho muita ideia de quanto um técnico te cobraria, por não ter ideia de mercado, nem do estado do amp. Mas o risco é sério, e como tu quer mudar, vai acabar precisando de um técnico igual, então já resolve os dois.

Válvulas novas? Abertamente, pode ser verdade também, mas não creio que o vendedor diria se elas são velhas. Só que aqui, o máximo que acontece é a queima delas, para de sair som e se resolve com a troca das mesmas... Demais componentes, causam mau funcionamento, e pode gerar problemas em cascata...

LeandroP

Beijo pra ti! E me vê dois cabos que tenha circulando 3 A. Preciso que tenham lá nos 22 cm de diâmetro, emenda estanhada, por favor.

Synth-Men

Cuidado ein! As vezes o fusível que vem é para uma voltagem, e precisa ser mudado para uso em outra voltagem.
Por exemplo, o de 5 A para 127 (ao menos é o que consta na serigrafia do chassis) do meu Duovox, vão pra 2,9A ao ligar em 220.
E em casos de compra de equipamento de segunda mão, terceira mão, ou enésima mão quando se trata de um antigo, pode estar até mesmo "qualquer um" - não seria o primeiro que retira o fusível de outro equipamento e põe dentro como se fosse tudo igual...

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Obrigado a todos pela informação.

Ismah

Obrigado pelas dicas, mas tenho outro problema, moro em salvador-ba, não conheço ninguém especializado em amplificadores valvulados antigos, vou fazer uma pesquisa melhor, mas acredito que não tem, tinha o T. miranda que foi pra são paulo. Como sou leigo e não entendo nada de eletronica estou meio perdido, pensei em fazer a modificação do cabo de força com algum técnico em pedais de guitarra e teclados que tem aqui na cidade. enfim quem puder ajudar em mais alguma coisa estou aqui, vou comprar então um cabo de força que suporta 20 amperes para microondas, pq pela logica ira sobrar.

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah

Acho que você viajou nessa. Quando dizemos que cabo tem "amperagem" (corrente é o nome certo) estamos nos referindo a quantidade máxima de corrente que ele suporta, em função da tensão, numa determinada situação.

Fonte: 12 anos de trabalhos com materiais elétricos.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


sandroguiraldo

Pois pra mim foi novidade...

jackie morrison.

Deixa eu fuçar meus grupos aqui... Mas é realmente algo impopular por aí.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Valeu!

Ramsay
Veterano
# mar/17
· votar


jackie morrison.
Para o Gianinni Valiant parar de dar choque, basta abrir e arrancar fora o capacitor Q047.
http://3.bp.blogspot.com/-qoabPJ1Sjm4/T_-dN38bWZI/AAAAAAAABEU/uSNxJhRP koY/s1600/valiant.jpg

marfu
Membro
# mar/17
· votar


Valiant 110 ou 127 ???

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


110 e 220

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Vai ferrando bem rápido com as válvulas se usar ele em 110, ligado em 127. Fica experto!

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


o que devo fazer? aqui em salvador não conheço quem faça modificações na voltagem...

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
mas o cabo não tem amperagem, é apenas um condutor, ele tem um limite suportado sem aquecer.

É exatamente isso que é chamado ainda que erroneamente de "amperagem" (o certo seria corrente).

Quando dimensionamos um circuito elétrico, os disjuntores servem para proteger os condutores, aí se faz a necessidade do calculo da bitola do condutor em função de qual disjuntor irá proteger o circuito.
Por isso que em tensões mais elevadas os condutores podem ser mais finos, pois a corrente cai...

acabaramosnicks
Membro Novato
# mar/17
· votar


sandroguiraldo

Até parece que ele não sabe que esses termos que são literamente errados são usados para facilitar pra quem não é técnico e nem sabe o que é certo e o que é errado.

O cabo não tem corrente circulando nele por si só, mas a gente chama de amperagem a característica de limite de corrente do cabo, talvez seja um nome errado, mas é o convencional. E o que as pessoas entraram em acordo que ficaria no meio termo entre um técnico e um leigo.

Eu achei que isso fosse meio que óbvio rs

JJJ
Veterano
# mar/17
· votar


Ramsay
Para o Gianinni Valiant parar de dar choque, basta abrir e arrancar fora o capacitor Q047.

Que coisa bizarra...

marfu
Membro
# mar/17
· votar


o que devo fazer? aqui em salvador não conheço quem faça modificações na voltagem...
Você tem duas opções:
1) substituir o trafo de força do amp.
2) comprar um trafo de 110 -> 127.

Motivo principal:
As válvulas possuem tensão de filamento 6,3V + ou - 10% e a diferença 127/110 eh 15%. ou seja vc vai mandar uma tensão 15% acima do valor nominal e 5% acima do tolerado, no aquecedor delas.
Se pras válvulas antigas, bem mais robustas já era ruim, imagine com as válvulas de hoje...

Mas... se este amp já sofreu manutenção, isso pode ter sido resolvido...
Leve para um técnico !!!

Não esqueça que os custos de um valvulado são altos e merece respeito, e trabalho bem feito.
Uma manutenção bem feita e vc não tera mais problemas por uns 10 anos ou mais...

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


marfu

esse é o maior problema, achar uma mão de obra especializada e de confiança, vou tentar ver alguém, mas não sei se vou achar, essa é a peça que deveria ser substituída?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792591426-giannini-valiante-tra nsformador-de-forca-6v6-_JM

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


marfu

Obrigado pela ajuda, entrei em contato com o técnico que olhou o amp, ele disse que não modificou nada disso, só viu mesmo se estava tudo ok, ele mora em são paulo, eu to em salvador ai ele n pode me ajudar muito além.

Obs: Sou totalmente leigo em eletrônica!

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Mais alguém?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Valiant - Aterramento Duvida.