Giannini Valiant - Ajuda

    Autor Mensagem
    Cuic Portnoy
    Veterano
    # mai/07


    Fala Pessoal, blz ???

    Preciso de uma ajuda de vcs....

    Comprei um Giannini Valiant que está simplesmente zerado, a não ser pelo fato de que os 3 falantes apodreceram com o tempo....
    Não estou afim de reformar, estou querendo colocar eminence ou algum outro, mas nao tenho o esquema desse amp, e não sei de quantos ohns tem que ser cada falante, ou quantos ohns tem a saida dele...

    Alguem poderia me ajudar ???

    Um abraço.

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Dá pra medir a resistência da bobina mesmo se os falantes estiverem ruins,pelo menos um deles deve estar com a bobina inteira ....

    Se vc estiver com azar e não conseguir,eu tenho quase certeza absoluta que são 3 de 8ohms,eram os mesmos que equipavam os phelpa e vc está com a razão de não usar esses falantinhos.Pra guitarra não rolam legal ,se meter ganho eles abrem o bico.

    Eles eram ligados totalizando uma impedância fora de padrão.Se vc puder ver como eles estão ligados no ampli dá pra te dizer com mais certeza qual falante vc pode usar

    kelson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cuic Portnoy
    vou postar o esquema do amp aqui para voce..
    a impedancia total do trafo de saida eh de 16ohms, e ele tem apenas um tap.
    use 6L6 e ajuste a bias direitinho..

    http://img509.imageshack.us/img509/4612/valiantmt6.jpg

    Cuic Portnoy
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Poxa pessoal, muito abrigado pela ajuda, está sendo muito útil...

    Kelson, vc esta sugerindo a 6L6 como uma modificação ?? Pois o vliant original vem com duas 6V6. E pelo que sei, o bias é fixo, e ai, como ajustar ????
    O que é tap ???

    Um abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cuic Portnoy
    Na realidade o trafo de saída do Valiant usa 15 ohms e os alto-falantes são de 4 ohms, ligados em série, totalizando 12 ohms.O que o kelson falou é uma modificação para deixá-lo com cerca de 25 Watts.O bias é fixo porém como tem uma fonte negativa separada, acrescentando um potenciômetro ou modificando os resistores fixos, vc pode usar as 6L6.Taps são as derivações que os trafos costumam ter, tipo "16 ohms com taps em 4 e 8 ohms"ou seja o secundário é de 16 ohms com derivações em 4 e 8, que permite o uso de caixas ou falantes diferentes.No seu caso, não tem.Se for trocar os falantes, sugiro substituir o painel de madeira e colocar um Celestion, Eminence ou Jensen de 12"/16 ohms.[]'s

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cuidado pra usar 6L6 nele .Vai sobrecarregar os 2 trafos podendo danificá-los

    Cuic Portnoy
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    carlos adolphs
    Pô, legal a dica velho.... estou procurando pela santa efigenia alguma loja que venda esses falantes... Achei um Eminence de 12 mod. Legend GB128 por R$202,00... Vc acha que ta legal ????

    Tem alguma loja que vcs recomendam ???

    Um abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Paulo Acedo
    Paulo, sua observação procede, mas no caso do Valiant, a Giannini fez os trafos com reserva de potência, pois o de saída aguenta a corrente de placa adicional das 6L6, e o de força, também.Note-se que nesse caso em particular, as 6L6 trabalharão com tensão de placa menor e o bias em torno de -32V.O enrolamento de filamento suporta a corrente(3A) e o de alta também(180mA).Como o trafo de saída tem cerca de 8K PP e a 6L6 vai trabalhar com 360V em placa, isso pela curva vai dar em torno de 23,5W, com corrente máx de 90 mA( apenas 15 mA a mais que as 6V6).[]'s

    kelson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    carlos adolphs
    o mestre falou e ta falado aehoeaoh
    =) e usar 6l6 nesse amp fica lindo, digo isso por experiência própria..
    abraços

    Paulo Acedo
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    carlos adolphs

    Sei que algumas pessoas usam 6L6 nos valiant não sei a que preço então não custa alertar.Como vc conhece bem esses trafos acredito que dê mesmo.Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cuic Portnoy
    Cara, eu tive (a muuuiitos anos atrás) um amp desses e recomendo que vc faça o que o carlos adolphs falou, obviamente trocando o falante por um de 12pol.. Vc não se arrependerá
    Abç

    Cuic Portnoy
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Legal, obrigado plas dicas...

    Estou cotando um falante Eminence de 12" modelo Legend GB128 por R$ 202,00 na CHEDA Sta. Ifigenia...
    Tb cotei as válvulas a 6V6 tá R$36,00 cada, o par casado ta R$142,00
    12AX7 ta saindo R$29,00 ambas da Electro Harmonix...

    Agora com relação a colocação das 6L6, estou um pouco com medo, pois sou meio kbaço com válvulas e tudo mais, nao tenho a menor idéia de como regular o bias, quais informações checar e tudo mais...
    Tenho um pouco de receio...
    Se alguem puder me ajudar, e mandar how-tos ou coisa parecida...

    Um abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Cuic Portnoy
    Não se preocupe em modificar!Como está, com um altofalante de 12', já vai ficar muito bom!Não esqueça, tem que ser de 16 ohms.[]'s

    Cuic Portnoy
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Fala pessoal, blz ????

    Esse final de semana fiz algumas alterações e vim postar o resultado...

    Comprei 3 vávulas 12AX7 Electro Harmonix e coloquei no amp, timbre lindo - indiscutível...

    O problema maior era com o falante, que eu nao achava de 16ohms, como eu queria um Eminence, comprei um Legend 1228K de 30W - 8 ohms.
    Fiz a ligação dele em série com um resistor cerâmico 3R3 de 20W.
    A dúvidas eram:
    Perderia potencia, ou qualidade ?

    Os resultador foram excelentes....

    Bom, com um eminence de alnico, timbre maravilhoso....
    Pode ate ser impressão, mas a caixa esta falando um pouco mais....
    Agora tenho graves reforçados e encorpados, o que nao tinha com 3 falantes de 8ohms.

    O resistor apesar de eu ter colocado um dicipador de xcalor, não aquece, e as válvulas/trafos, tb não estao aquecendo mais do que anteriormente. Continuam "acendendo" com o mesmo "tom" de antes.
    Timbre incomparável...

    Com relação ao break-up do falante, acho que para os guitarristas que gostam de rock clássico, é uma coisa a se pensar....
    Inclusive o datasheet que vem com o falante, explica algumas utilizações desse recurso... infelizmente nao achei esse datasheet para mostrar aqui...
    É um recurso interessante, acrescenta uma espécie de "brilho", não sei ao certo qual palavra usar para explicar, coisa que eu nao tinha com os outros falantes anteriores...

    De qq forma, o experimento deu certo, ficou excelente..

    Um abraço

    Cuic Portnoy

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Giannini Valiant - Ajuda