Giannini Valiant - Aterramento Duvida.

Autor Mensagem
macaco veio
Veterano
# mar/17
· votar


jackie morrison.
O anuncio do mercado livre esta errado, o cara que anunciou esta confundindo tremendão com valiante (as voltagens la estão erradas pra valiante).
Não troque o trafo do seu ampli se ele estiver funcionando bem, mas o problema é apenas de ser para 110V inves de 127V. Os trafos antigos dos ampli gianinni são muito melhores do que esses de reposição que o caras fazem por ai. Voce deve pedir a um tecnico que retire o trafo original e leve o trafo em uma oficina que enrola trafo (em salvador deve ter), e peça pra modificarem o trafo para 127V. Peça para enrolar algumas espiras a mais de fio no primario do trafo (o tecnico saberá quantas espiras simplesmente ao abrir o trafo e fazer um pequeno calculo simples, claro que se for alguem experiente), se o tecnico falar que tem que enrolar tudo de novo, não acredite pois eu conheço o trafo e sei que é muito mais facil do que parece. De qualquer forma, mesmo se não quizer trocar ou modificar o trafo, existe outras maneiras de baixar a tensão de filamento como dito acima, mas tem que ser um tecnico que realmente intende de valvulados pra fazer isso. Boa sorte.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Na real acho muito melhor comprar um VARIAC, ou mesmo um trafo "qualquer" que faça 127 -> 220, do que mexer no amp que está funcional...

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Amanhã estou indo na rua comprar o cabo de força, vou tentar achar o de 20A, vou levar em algum técnico em eletrônica e pedir pra ele colocar os dois pinos de força no mesmo lugar e o terra soldar no chassis pra parar de dar choque. Quanto a questão do trafo acredito que seja mais fácil eu comprar um pra alguém substituir do que achar alguém aqui que saiba enrolar, enfim, to meio perdido, acho que vou deixar o trafo como está, não costumo tocar horas sem parar.

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Troca é pior do que deixar como está... Vais passar de um amp original, para um modificado, e isso desvaloriza muito o produto por aqui.

Não seja descrente, enrolar um trafo ainda mais de força, não é bicho de 7 cabeças. Como em tudo, um amador, fará um trabalho amador, o profissional que enrola vários por dia vai ter uma tremenda vantagem.

Deixando como está as válvulas se desgastam muito rápido. Por isso falei do trafo externo ou do VARIAC: não há modificações no amp, e ele entra em funcionamento correto.

marfu
Membro
# mar/17
· votar


O anuncio do mercado livre esta errado, o cara que anunciou esta confundindo tremendão com valiante (as voltagens la estão erradas pra valiante).
Não troque o trafo do seu ampli se ele estiver funcionando bem, mas o problema é apenas de ser para 110V inves de 127V. Os trafos antigos dos ampli gianinni são muito melhores do que esses de reposição que o caras fazem por ai. Voce deve pedir a um tecnico que retire o trafo original e leve o trafo em uma oficina que enrola trafo (em salvador deve ter), e peça pra modificarem o trafo para 127V. Peça para enrolar algumas espiras a mais de fio no primario do trafo (o tecnico saberá quantas espiras simplesmente ao abrir o trafo e fazer um pequeno calculo simples, claro que se for alguem experiente), se o tecnico falar que tem que enrolar tudo de novo, não acredite pois eu conheço o trafo e sei que é muito mais facil do que parece. De qualquer forma, mesmo se não quizer trocar ou modificar o trafo, existe outras maneiras de baixar a tensão de filamento como dito acima, mas tem que ser um tecnico que realmente intende de valvulados pra fazer isso. Boa sorte.


Camarada Macaco veio.
Desculpe minha intromissão, mas acho que vc esta enganado.

Praticamente todos os trafos que conheço, têm o primário como o primeiro ( trocadilhos..rsrrs) enrolamento à ser feito.
Desta forma não é possível adequar.

marfu
Membro
# mar/17
· votar


Pro cabo de força, compre um plug bom até 15A.
20A tem diâmetro maior, e o amp consome até 5A.

O cabo, vc pode pedir : CABO PP 3 X 2,5mm é o suficiente...

marfu
Membro
# mar/17
· votar


Troca é pior do que deixar como está... Vais passar de um amp original, para um modificado, e isso desvaloriza muito o produto por aqui.
Besteira no MEU PONTO DE VISTA.
Não desvaloriza, pois um trafo bem feito vai deixar melhor, e o antigo é INADEQUADO, para o sistema brasileiro.
É possível rebobinar o trafo e manter as tampas e aspecto original.

Não seja descrente, enrolar um trafo ainda mais de força, não é bicho de 7 cabeças. Como em tudo, um amador, fará um trabalho amador, o profissional que enrola vários por dia vai ter uma tremenda vantagem.

É um serviço bem simples para profissionais...

Deixando como está as válvulas se desgastam muito rápido. Por isso falei do trafo externo ou do VARIAC: não há modificações no amp, e ele entra em funcionamento correto.

Melhor um trafo externo fixo que um variac.
1) O variac, pode sofrer mudança acidental;
2) Os VU ( quando existem)não são precisos.
3) Será necessário medir a tensão de saída, sempre que for usar, pois não existe garantia que ninguem tenha alterado, ou um simples esbarrão no manipulo do equipamento...

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


marfu

Tudo que é alterado desvaloriza.

Eu disse que é fácil enrolar um trafo.

É muita nóia com VARIAC, mínimo a se fazer é ver se o VU está certo, e por ele num local sem acesso e verificar ele a cada vez que ligar. È um procedimento de segurança.

marfu
Membro
# mar/17
· votar


É muita nóia com VARIAC, mínimo a se fazer é ver se o VU está certo, e por ele num local sem acesso e verificar ele a cada vez que ligar. È um procedimento de segurança.

ítem 3... ajustes/conferencia/segurança.
Variac é instrumento/ferramenta de bancada, não pra levar em cada apresentação.

macaco veio
Veterano
# mar/17
· votar


Camarada Macaco veio.
Desculpe minha intromissão, mas acho que vc esta enganado.

Praticamente todos os trafos que conheço, têm o primário como o primeiro ( trocadilhos..rsrrs) enrolamento à ser feito.
Desta forma não é possível adequar.


Eu também, praticamente todos os trafos NOVOS que conheço têm o primário como primeiro enrolamento a ser feito. Fazer o que né! graças a internet tá todo mundo enrolando trafos pra VALVULADOS de maneira errada. Agora, vai discutir com essa gente nova, o velho não presta, o velho está errado. Esse ampli é antigo e muito provavelmente tem um trafo da Wilkason, eu não trocaria esse trafo nem por um novo da Hammond. Modificar ele é mais facil do que voce imagina.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Galera obrigado pela ajuda, dando um retorno, encontrei uma assistência técnica em amplificadores valvulados em salvador, que trabalha com fender, marshall e etc, por indicação, fiz a troca do cabo e coloquei um de 10A mesmo, ele disse que n tinha necessidade de 20A pq o amp não consome isso, eu só teria problemas em achar uma tomada que entrasse, resumo acabaram os choques! Quanto ao trafo não sei o que fazer, segundo o técnico que me atendeu o amp foi projetado com uma margem de folga que seria 15%, então mesmo em 127 não iria ter uma sobrecarga tao grande como pensei.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Outra duvida, a entrada de reverb do valiant, se eu botasse um reverb de mola iria controlar por onde? ou a entrada não funciona?

macaco veio
Veterano
# mar/17
· votar


Valiant não tem circuito reverberador, tem uma saida pra colocar uma chave para ligar o tremolo (tipo enfia dois fios e encosta um no outro). Se o ampli tiver 3 alto falantes é o original.
Sobre o trafo, esses 15% de folga é na alta tensão, ai realmente não tem problema pois as 6V6 aguentam uma tensão um pouco maior. O problema é a tensão nos filamentos que é de 6,3V, ligado em 127V a tensão pula pra 7,2V (ou ate um pouco mais). Existe a possibilidade de elas queimarem o filamento mais depressa e as 6V6 geralmente são um pouco mais caras porque não são tão populares mais como a 6L6 ou EL84. Mas leva um tempo, tem muito ampli por ai feito pra 110 e funcionando em 127. Pode deixar como está por um bom tempo, quando der algum problema aproveite e mande mexer no trafo. Penso que esse ampli aceita 6L6 também se tiver que trocar um dia (que é mais barata que a 6V6).

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


macaco veio

Que diz das 6P6S e 6n6C?

macaco veio
Veterano
# mar/17
· votar


Ismah
não conheço essas não, se é substituta direta da 6v6 eu não sei pra que que eles mudam as letras, só pra confundir.
Como praticamente não se tem mais RCA, GE, Silvania, Telefunken e Pillips (feitas no país de origem) o jeito é ficar com as russas.
Eu to com umas 6L6 shuguang aqui (ate o nome é feio), por enquanto ainda tão funcionando (quase a metade do preço de uma russa), elas devem parar de funcionar a qualquer momento. KKKK

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Bem complicado de explicar porque trocaram os nomes... Patentes é uma das alternativas...

6P6S é a nomeclatura em alfabeto latino para 6П6C - que eu escrevi porcamente como 6n6C....

Pergunto pois encontrei um fornecedor bom, com algumas NOS até, e muitas vezes mais barato que as JJ Tesla que venho usando. Curiosamente em maioria são ou iuogoslavas ou ucranianas, não russas rs

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


então a entrada de reverb que tem atras do valiant não serve para nada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


macaco veio
A alguns anos atrás, em um debate aqui sobre esse mesmo amp, você explicou como se pode usar as 6L6 nos Valiants...
Abç

marfu
Membro
# mar/17
· votar



Que diz das 6P6S e 6n6C?

Ismah.

Estas nao conheço, mas as 6P3S são equivalentes as 6L6 standard.

tensão de placa 400V e pot 20w. ( maximos)
Não são equivalentes as 6L6GC.

Aqui tem data shet:
https://tubedata.altanatubes.com.br/sheets66.html

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


jackie morrison.

Talvez servia para conectar uma unidade de reverb externa. Precisaria ver o todo pra saber qual que é, pois também não lembro dessa conexão no Valiant.

marfu

Isso! São parentes próximas a família é "6П / 6P" ( П = P, no alfabeto cirílico) como na nomenclatura americana.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


No fundo dele tem uma entrada P10 escrito Reverb.

null

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Parece ser o que falei, entrada para receber um reverb externo... Não faço ideia de como seria a conexão.

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Acho que um pedal pode funcionar, pq no painel não tem nenhum controle para reverber, acho que só um pedal mesmo pra saber. outra duvida quando ligo o Valiant devo dar um tempo para as válvulas esquentarem antes de tocar?

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Hummm é bem controverso isso... Melhor dar um tempo sim, mas os manuais dizem que as válvulas levam segundos para estarem prontas.

Eu me habituei a ligar ele primeiro, a ir pegar a guitarra, plugar cabos etc...

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Cara achei o som do valiant fenomenal, muito bom, nunca testei fenders antigos, mas acredito que deve ser bem próximo, vc que tem mais experiencia, acredita que os gianninis antigos realmente não devem nada aos fenders amps vintages?

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Estás pisando em ovos amigos rsrs

Eu creio que não, eles seguem os mesmos moldes, não são iguais, mas muito próximos.

Acho que vais gostar...

https://www.youtube.com/watch?v=aySwSxj1RT0


macaco veio
Veterano
# mar/17 · Editado por: macaco veio
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pois é, não me lembro mais, alias eu não vejo um valiant desde os anos 70.
Ismah
Quando eu digo russas na verdade eu quero dizer soviéticas, pra mim é tudo uma coisa só, Eu gostei da Sovtek 6L6WXT+ (made in russia), tem um acabamento muito bom, não é cara e joguei corrente nela e não envermelha facil não. Eu fiquei muito tempo sem mexer com valvulas, agora é que montei um ampli aqui.
jackie morrison.
Essa entrada (ou saida) para reverber é realmente estranho, não consta nem no esquema do valiant, no esquema consta um jack sem nome vindo da realimentação do trafo que não se sabe pra que, e não tem nada a ver com reverber, como esquema é so uma orientação a propria giannini pode ter mudado nas montagens.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/17
· votar


macaco veio
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/149554/

jackie morrison.
Veterano
# mar/17
· votar


Muito bacana!!!!

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


macaco veio

Sovietes ou não eu estou muito tentado por essas aí... Talvez tenha relação com o abismo em que está minha admiração pelo leste europeu...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Giannini Valiant - Aterramento Duvida.