Grade EL34 avermelhando (não é placaa vermelhando) e não é oscilação

Autor Mensagem
AugustoPedrone
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Isso aí, força de vontade e vá em frente. Entendo que por estar longe de um grande centro as coisas são um pouco mais difíceis, mas com algum planejamento vc vai conseguir.

Neste link tem uma foto de um amp que montamos...não é bem seu modelo, mas pode ajudar no que se refere a fiação.

https://docs.google.com/file/d/0B_g_2KhraLfDNzRaNkdYazhFcjA/edit?usp=s haring

Tenha como base também o (bom) layout da ceriatone. Para os pinos 1,3,6 e 8 das válvulas de pré use fio comum, não precisa ser grosso. Para os pinos 2 e 7 prefira usar fios blindados (tipo philips ou shieldados). Fios de RF tem a malha difícil de soldar e o condutor central é duro e pode quebrar.

Filamentos sempre trançados !

Abraços.

carlos adolphs
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Boas! Tava de fora e ví teu post com as voltagens medidas. Vc está se prendendo muito às correntes e esquecendo das voltagens. Com teu trafo de saída e as voltagens reportadas, vc deveria ter no mínimo -32V no bias, acordo datasheet. Com -24V que vc reportou, a segunda grade vai avermelhar sim. Sempre. Toca o bias pra cima. Valores entre -32 e - 37V são os adequados para elas. Abcs.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


carlos adolphs

Buenas !! Então tenho que ter essa tensão en torno de -32 e -37 medidas depois do resistor de 5k6, porque essas medidas que relatei de -24 foram direto no pino 5..

Então vou montar denovo o trafo de saida e tentar mais uma ultima tentativa antes de refazer tudo denovo.

Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


AugustoPedrone

Agora consegui ver a foto, nossa hein isso ai sim q é montagem, válvulas do pré perto do circuito do pré e dos potenciometro, já reduziu muito fio e dor de cabeça, fonte afastada, ótimo projeto.

Vou fazer o q o carlos adolphs, e depois tentar ajustar as posições da placa e mudar a fonte de lugar, aproximar os capacitores tb que no meu caso estão longe demais da placa.

Amps valvulados pra ter sucesso não da pra deixar passar nenhum detalhes desses..

E imaginem q eu fiz o desenho do chassi em tamanho real, com todas especificações certinhas, todas as medidas, mas na hora que confiei no serviço desses "proofissionais dos metais" me deparei com um chassi todo avesso...

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


Fiz o desmonte do bixo, vou refazer a montagem, continuando postando mensagem e agora fotos, finalmente, comprei um celular que tira boa fotos com macro, então assim fica melhor pra tirar fotos e mostrar o andamento da re-montagem do amp.

Quando eu religar ele, ajusta as tensões direitinho e ainda sim continuar com com os problemas de oscilação e grade avermelhando ai retorno a chamar voces aqui.

Se vcs puderem acompanhar a montagem ia ser muito bacana, pq com a opnião de vcs, mestres no assunto, o tópico fica enriquecido.

Remontagem do amp segue no antigo tópico

Espero vcs lá.

Valeu galera.

Ramsay
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Esse negócio já virou novela!!
Se pretende remontar, a 1ª coisa que vc deveria fazer seria arrumar um chassis decente com a furação das válvulas e trafos em locais adequados e relativamente próximos uns dos outros.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


Ramsay

Pode até ter virado uma novela, mas eu nunca saberia se daria certo, sem ter montado desse jeito.

Foi o primeiro amp q montei, não tinha experiencia nem noção da trabalheira q daria, fui na fé que quem me faria o chassi (engenheiro mecanico) era profissional e na verdade não souberam nem interpretar o desenho técnico q eu fiz, tinha tudo na mão nao ia deixar de montar o amp por causa disso, claro que toda montagem nao saiu comoe eu planejava um amp de luxo, infelizmente, não consegui os trafos gringos, deu problema no chassi etc, mas fazer o que a gente nao pode se abate.

Primeira coisa acho q seria ver o que realmente vai fazer diferença antes de condenar essa chassi que não me custou barato.

O que de fato ficou ruim, no meu ponto de vista:

- Distancia da placa com as válvulas do pré
Aumentou o tamanho dos fios pra ligação do pré, que pode ser resolvido colocando a placa mais perto das válvulas.

- Furação inversa, (válvulas no mesmo lado dos pots)
A unica coisa que pude perceber de ruim foram 3 fios dos pots q precisara ir até o outro lado (lado de traz) ficando um pouco mais compridos, que podem ser resolvidos modificando a posição dos capacitores e resistores na placa, invertendo, o que daria no mesmo.

A altura do chassi é de 80mm que não é pouco, duvido ter amp jcm com 80mm de altara por ai, isso já nao deixa os pot tão perto das valvulas.


- Dois furos dos capacitores 50+50

Dois deles ficaram longe, um deles pode ficar bom se eu trazer a placa mais perto das valvulas e o outro é aquele que alguns colocam na propria placa, só nao coloquei pq os jj são muito grandes, mas vou dar um jeito de arrumar isso colocando ele perto da placa por dentro.

O resto são detalhes q nao vão influenciar no seu funcionamento, como furação da chave de seleção de voltagem q o engenheiro ignorante nao soube fazer como pedi, aqui só uso 220.

AugustoPedrone
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits


Foi o primeiro amp q montei

Tá faltando humildade na galera que quer montar seu primeiro amp hein !!!

...Desculpe a puxada de orelha, mas para um primeiro amp não acha que JCM800 é complexo e perigoso ?

Pq não começou com um transistorizado simples, e depois passou para um AX84 P1 e foi avançando, aumentando seu conhecimento e segurança ?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


AugustoPedrone

Capaz, não é qualquer coisa que me mete medo.. choque não tomo mais tanto, já passei dessa fase eu acho.

Valvulado fiz muitos, só que pré amps pra microfone, uns com entrada e saida balanceada usando ne5532, arrisquei até uns compressores. com acoplador ótico, outro com uma retificadora ez81, já fiz um circutio bem complexo com eq e 8 canais de pre valvulado.

Estágio de potencia foi a primeira vez, então começei a me deparar com essas oscilações, trafos de saida , isso nunca tinha sido problema pra mim antes..

Amp transistorado pra guitarra?? nunca vou faze, pro baixo quem sabe, mas só se precisar muita potencia e ficar muito caro pra fazer valvulado..

Acho q o mais legal é aprender com tudo isso.

AugustoPedrone
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Valvulado fiz muitos, só que pré amps pra microfone, uns com entrada e saida balanceada usando ne5532, arrisquei até uns compressores. com acoplador ótico, outro com uma retificadora ez81, já fiz um circutio bem complexo com eq e 8 canais de pre valvulado.


Desculpe, achei que vc era totalmente iniciante...pelo visto a mosca sônica já te picou ;) Parabéns pelas montagens !

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


AugustoPedrone

É bom demais né, ja virou um vicio, dificil é achar alguem aqui na região que possa ensinar e ajudar a gente que não tem tanta experiencia, esse forum é uma boa forma da gente se encontrar e aprender cada vez mais.

Pega exemplos pelo interior do brasil longe das capitais, raramente vai achar alguem que trabalhe com valvulados.

abs

AugustoPedrone
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits


Onde você mora ?

Conhece o infelizmente falecido fórum Audio List ? Aquilo era uma Faculdade de Áudio livre e aberta, merecia ser impresso em livro !!! Pena que o moderador faleceu, Edu Silva.

Hoje em dia ficamos com os senhores de sábios cabelos brancos como Carlos Adolphs e Sossego ;)

Manda a foto do chassis quando puder, abraços.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


AugustoPedrone

Moro no Rio grande do sul, lembro sim da lista ali que comecei a minha caminhada, e logo quando o edu morreu eu não entendia e nem sabia porque não consegui me cadastrar, depois vi que o cara morreu, mas ali aprendi mt coisa tb, de vez enquando nas minhas pesquisas acabo achando alguma resposta ali.

O chassi to fazendo uns furos vo pinta denovo, e hj mais tarde ja posto uma foto com os trafos e os soquetes no lugar, eu to fazendo os furos pra prender a placa bem mais perto das valvulas do pre, acho que não vai ter problema com o resto, com certeza vai diminuir 80% do "miojo" que estava antes.

O Carlos Adolphs, esse ai é mestre.

valeu

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


carlos adolphs
AugustoPedrone
Matec
Ramsay

Estive fora alguns dias, remontei o amp com algumas melhorias no chassi e posicionamento da placa, pintura etc...

Tirei umas fotos e até fotos da grade avermelhando.

O amp ficou outra coisa, em termos de ruídos, oscilação, humming, agora nem to usando mais os filamentos do pré com retificação o hum é mínimo quem sabe eu nem retifique os filamentos dele mais tarde.

Fios do pré q antes tinham quase 20cm agora então bem curtos e longe uns dos outros.

Coloquei os capacitores jj mais pertos, um ficou em baixo d aplaca outro mais em cima preso ainda com uma presilha apenas pra teste e o outro perto da ligação da rede.

Aterramento agora tenho dois pontos um lá perto da ligação da rede e com um fio rigido de cobre que faz a volta por cima da placa toda, isso foi um teste q fiz e ficou muito bom, outra hora vou troca esse fio pra ficar mais "apresentável" e arrumar outras coisas ainda que podem ser melhoradas.

Então fiquei com o que o carlos adolphs falou na minha cabeça a semana toda, vou subir o bias, mesmo sabendo q o som não fica agradavel, mesmo com a distorção de crossover aumentando, etc..

Fiz uns testes com mesmo bias de antes mas o problema infernal continua a grade, ou segunda grade ou grade de controle, continua avermelhando, incandescente conforme toco e aumento o volume,se paro de tocar volta ao normal, isso mesmo no low , é triste.

Então direi as fotos e segue aqui os links.

Foto do chassi - placa

Ai da pra ver o chassi com algumas anotações na imagem pra ficar melhor explicado alguma coisa q nao da pra ler nos componentes etc.

Teste do bias

Então ajustei o bias pra conseguir as tensões maiores no pino 5 entre 32 e 37 pra ver se parava esse avermelhamento, segue a foto do quadro com as tensões q medi nesse teste, detalhe na corrente abusrdamente baixa, medida entre o resistor de 1ohm.

Tensões

Assim não tem graça, o som fica meio xoxo, nem tem comparação com o som de uma corrente de placa de uns 39ma, a distorção de crossover é muita, a saturação é assimetrica, até vou postar uma foto analisando a senoide no osciloscopio com essa configuração de bias, segue agora a foto da senoide.

Senoide no osciloscopio

Se eu subir essa corrente de placa pra 39ma, que pra mim é o ponto que o som fica perfeito, puro som do valvulado, a senoide fica perfeita com saturação perfeita, quase sem distorção de crossover antes da saturação, tudo lindo e maravilhoso, porem parece que ainda avermelha mais a grade.

Mas ainda com essa configuração de bias com essa baixa corrente e as demais tensões que estão no quadro da foto, cologuei alguem pra tocar e tentei tirar uma foto da valvula com amp ligado e sem tocar nada, e uma com ele tocando, pra vcs verem a grade avermelhando.

Grande normal e avermelhando

Sigo na luta..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Na teoria não seia assim? trafos de saida e potencia, choque inclusive, bom como são cópias dos Drake 784-139, e do Drake 1202-324, seria apenas ajustar o bias em -30 na junção dos resistores de 220k e ter mais ou menos os 370 no center tap do trafo de saida já que estou usando as EL34 e pronto?

Bom se o circuito tá ok, se já nao oscila mais e se estou usando o mesmo esquema identico ao 2204 e tenho as tensões praticamente as mesmas do circuito original, o que está errado então?

Essa é uma das medições q fiz quando montei o amp, com -30 na junção dos resistores.

Em azul estão as minhas medidas, aqui ligo direto na rede em 215vac dependendo do dia mais ou menos.

Tensões de acordo com o JCM 800 2204 com os Drake

Já troquei as valvulas e continua a mesma coisa, as vezes eu me pergunto, meu irmão me pergunta, será q isso é normal?

Ramsay
Veterano
# out/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Hendrix Gallagher Straits

A montagem tá bem feita, capacitores de qualidade!!

Pela foto não achei essa vermelhidão da grade de controle excessiva, mas, pode ser a foto. Se fosse um vídeo daria pra se ter uma idéia melhor.

E o que vc chama de "Tensão Repouso=39" não seria corrente de repouso em mA?
O valor padrão é em torno de 50 mA, talvez por isso as suas tensões nos pinos 3 estejam um pouco mais altas que as do esquema, mas isso pode ser causado também pelo secundário do trafo de força que pode estar fornecendo tensões um pouco mais altas.

Pergunta: Vc está usando os 2 resistores de 1 ohm entre o pino 1 das EL34 e o chassis?
E reparou que os pinos 1 e 8 das EL34 são interligados por um fio? (não estou vendo isso na foto do chassis que vc postou).

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Ramsay

Pela foto não achei essa vermelhidão da grade de controle excessiva, mas, pode ser a foto. Se fosse um vídeo daria pra se ter uma idéia melhor.

Vou tentar tirar uma foto melhor, mas o video fica impossivel porque minha internet não tem condições.

Mas então elas podem dar uma avermelhadinha? isso seria normal?

E o que vc chama de "Tensão Repouso=39" não seria corrente de repouso em mA?

Nesse teste ali a corrente era de 02.7ma e o repouso de -39 q me refiro era na tensão medida na junção dos res de 220k mesmo, só baixei muito essa corrente assim pra ter uma tensão entre -32 e -37 nas grade,com a intenção de nao avermelhar, mesmo assim, avermelha.

Pergunta: Vc está usando os 2 resistores de 1 ohm entre o pino 1 das EL34 e o chassis?
E reparou que os pinos 1 e 8 das EL34 são interligados por um fio? (não estou vendo isso na foto do chassis que vc postou).


Sim ali fiz assim, pino 1 e 8 ligados juntos e deles sai um res de 1ohm ligado no 2º aterramento.

Bom hj vou tocar um pouco junto com bateria baixo e quero um som perfeito, então deixei a "tensão de repouso" em -30v e a corrente de placa fica ali entre 38ma, 35ma medida entre o resistor de 1 ohm, assim o amp fica filé, fica com uns 380v, 375v no center tap do OT..

Eu usei e abusei desse amp sempre com esse bias e até hj não queimo as valvulas, eu nunca tinha visto isso antes pq pra ver isso tem q se concentrar na frente dasvalvulas e prestar bem atenção, com as luzes apagadas denoite da pra ver tb que elas dão uma azuladinha, mas de leve, parece ser nas placas, bem perto do logotipo da JJ.

vou tentar tirar umas fotos novas e mostrar o comportamento dele e da senoide no osciloscopio com a corrente de placa em 39ma, pra vcs verem o que pra mim parece perfeito, tirando o problema do avermelhamento.

Ramsay
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits


Esse azulado próximo as placas é inofensivo e não afeta em nada a saúde da válvula.

Pra medir a corrente de repouso do amp faz o seguinte:
Coloca o multímetro na escala de 100V DC e mede a tensão nas pontas do resistor de 1 ohm que vai do pino 1 a terra e anota o valor.
Repete a mesma medida na outra EL34 e anota o valor.
Soma os dois valores e vc vai ter a corrente de repouso do amp.
Por exemplo, supondo que o valor numa das medidas seja 28V, então, pela lei de Ohm, 28V dividido por 1 ohm vai dar 28 mA e se na outra válvula marcar 27, somando-se as duas, a corrente de repouso do amp vai ser de 55 mA.
O normal é algo em torno de 45 a 55 mA.
Mede aí e retorna pra gente saber, ok?

AugustoPedrone
Veterano
# out/13
· votar


Concordo com o Ramsay, meça a tensão entre os terminais dos resistores de 1 ohm e o terra...anote...essa é a corrente de catodo, e aí sim poderemos determinar a dissipação.

Lembrou de jumpear os pinos 1 e 8 ???

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


Ramsay
AugustoPedrone

Mas na escala de 100V DC? não seria na escala de 100mv? no exemplo q vc deu nao seriam milivolts tipo 28mv?

Bom vamos por partes, hj fui fazer umas fotos no osciloscopio com outro ajuste de bias e me deparei com outro galho...

Não to conseguindo mais ver a senoide como via antes no osciloscopio, já testei a resistencia de 8ohm 50w e ela esta boa, esta com 9ohm, troquei de canal no osciloscopio, verifiquei tudo, ponteira etc, o sinal que vem na saida do amp tá muito baixo, e a onda muito estranha, com uns bicos pra cima e pra baixo..

O sinal da senoide está vindo normalmente, uns 1k 2vpp medido no proprio osciloscopio.

Tb notei q o resistor 8ohm 50w, q sempre cuido a temperatura e hj ele nao esquentou claro a tensão agora é menor que 1 volt na saida.

Liagando o cabo da caixa o som no amp sai normal, com bom volume, então coloquei a ponteira do osciloscopio no falante e ai sim deu pra ver que vinha um sinal forte no osciloscopio denovo.. mas com a resistencia de 8ohm não.

o que pode ser isso? resistencia?

eu queria postar as fotos do novo ajuste de bias mas agora assim complicou.


Senoide


tensão vpp da senoide com bastante ganho


As tensões parecem estar normais.. no pré e no power, e nessas fotos tinha ajustado o bias pra 25ma por tubo, dando uma corrente de repouso de 50ma, conforme vcs me explicaram, mas tem alguma coisa estranha no ar vou ver se consigo arrumar isso pra poder analizar direitinho.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/13
· votar


AugustoPedrone
Conhece o infelizmente falecido fórum Audio List ? Aquilo era uma Faculdade de Áudio livre e aberta, merecia ser impresso em livro !!! Pena que o moderador faleceu, Edu Silva.
Caraca! Eu não sabia disso Pedrone!!!
Que lástima! Eu era frequentador desse site...
Abçs

Ramsay
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Cara, é medição de corrente contínua e não alternada.
Se vc botar o multímetro na escala de 100mv ele vai torrar, simples assim...
Então faz o que eu te falei, medindo a voltagem nos terminais do resistor de 1 ohm de cada EL34.

Parece que o seu amp tem algum problema grave que pode ser ou algum erro na montagem ou a um trafo de saída mal projetado que impede que ele dê um som similar ao de um JCM800.

E essas imagens de osciloscópio que vc posta são inconclusivas, na 1ª da Senoide o que é a imagem de cima e o que é a de baixo??
Na segunda (tensão vpp) nota-se uma enorme degradação do sinal.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Ramsay

Cara, é medição de corrente contínua e não alternada.
Se vc botar o multímetro na escala de 100mv ele vai torrar, simples assim...
Então faz o que eu te falei, medindo a voltagem nos terminais do resistor de 1 ohm de cada EL34.



Porque torrar? por exemplo se ali passar 0.028V DC? se eu colocar na escala de 100V não vai aparecer nada, 000V DC.

Cara, não sei se estamos falando de coisas diferentes, mas pelo q eu sabia, quando se mede a corrente usando metodo do resistor de 1 ohm, ou se usa um miliamperimetro, ou no meu caso um multimetro na escala bem baixa milivolts, porque ali não passa quase nade tensão, então como o res é de 1ohm, se tiver 0.028V DC é o mesmo q 0.028A, então como vai passar 28V.

O que pode tá acontecendo é uma confusão de informações que colhei pela net, e o q eu acho q esta certo, é o errado.

Parece que o seu amp tem algum problema grave que pode ser ou algum erro na montagem.

Não não tem nenhum erro na montagem.

ou a um trafo de saída mal projetado que impede que ele dê um som similar ao de um JCM800.

Não o som dele sempre me pareceu identico ao de um JCM.

E essas imagens de osciloscópio que vc posta são inconclusivas, na 1ª da Senoide o que é a imagem de cima e o que é a de baixo??

É simplesmente uma senoide de 1Khz de 2vpp na entrada LOW, com volume no máximo e ganho ´só um pouco pra analizar como estaria as distorçãoes de crossover, e como começa a saturação, se vai ficar simetrica ou assimetrica, pra ver se esta tudo ok, pra analizar tb a tensão da saida pra calcular a potencia do amp.. e mais um monte de coisa que da pra fazer analizando a senoide.

Pra imim sempre foi conclusivo, de acordo com videos gringos que assisti na net, de quem fazia manutencção e assistencia técnica em amps valvulados, inclusive jcm800 do mesmo modelo.


Na segunda (tensão vpp) nota-se uma enorme degradação do sinal.

Essa degradação é o que eu notei de uns dias pra cá, atraves dessa analise da onda no ociloscopi que eu vi isso, por com o o amp ligado na caixa não se nota isso.

Só que o que mais é´estranho é que com o meu resistor de 8ohms q uso no lugar do falante de 8ohm a saida pra analise, não chega nem a 1 volt como mostra na segunda foto, porem se eu ligar um falante e fizer a mesma analise a voltagem de saida volta ao normal.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


Esse problema da grade pode pode ser algum componente com defeito, e acabou se agravando e deteriorando a onda, desse jeito como está na foto q mandei.

Matec
Membro
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

O seu ampli funciona bem?
Tem algum som estranho fora do esperado? (Pelo menos quando as grades estão com as tensões certas...).
Tá saindo fumaça ou queimando fusíveis?

Se ele não tem nada disso pode ser que o seu ampli esteja bom, e que o fenômeno que vc verificou seja relativamente comum, mas ninguém nota porque quase ninguém fica conferindo qual a temperatura das grades.

É claro que eu posso estar enganado, mas acho que vc pode ir usando seu ampli, a título de teste e ver se daqui a um tempo o que acontece.
Se houver defeito real, começarão a aparecer sintomas que serão mais fáceis de se detectar.

Esse problema da grade pode pode ser algum componente com defeito, e acabou se agravando e deteriorando a onda, desse jeito como está na foto q mandei.


Regule o Bias para que em volumes baixos essa distorção seja mínima. Em volumes altos ela vai retornar, mas não é defeito do ampli, é característica.
Abs

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


Matec

Resolvi o problema da "onda deteriorada", o problema era na ponta de prova do osciloscopio, onde eu menos espera encontrar um problema, mas blz foi só um susto.

Sobre o desempenho do amp, ele tem um ótimo desempenho, em baixos volumes em altos volume, com ou sem ganho, sonzeira mesmo.

Eu ja venho tocando com o amp há um tempão e nada de problemas nas valvulas, agora mesmo, ajustanto o bias conforme eu sempre fiz, e achava q era o certo, medindo a tensão no resistor de 1ohm , deixei em torno de 0.025v, com em torno de 380 nas placas e no CT do OT, então analizando no osciloscopio, a onda perfeita, quase sem nada de distorção de crossover e com saturação bem simetrica, o q é de se esperar de um amp pelo q tenho visto por ai.

Agora nao to conseguindo mas mais tarde mando fotos do osci mostrando a senoide nessa config, a grade avermelha um poquinho, mas faze o q, de 1000 usuários desse amp, queria ver quantos ficaria tocando e olhando as valvulas do jeito q eu olho, pra tentar achar defeito, enquanto isso vou tocando com ele e como vc disse se aparecer algum problema vai ser facil de ver.

valeu.

macaco veio
Veterano
# out/13
· votar


cheguei meio tarde mas ainda da pra opinar.
agora nem to usando mais os filamentos do pré com retificação o hum é mínimo quem sabe eu nem retifique os filamentos dele mais tarde.

e te disse isso num outro post, hum nao tem nada a ver com retificação ou pouca filtragem, humm no som é trafo mal feito ou que nao bate as caracteristicas com o circuito e/ou local inadequado de aterramento, muito dificil ser outra coisa.
Voce esta injetando pre amplificaçao e tudo no limite maximo que é o que se espera de um jcm que foi projetado para essa ignorancia amplificativa, voce quer que a gradizinha fique o que! branca! eu vou na opiniao do Ramsey sobre o trafo, seu trafo de saida tem espiras de menos.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


macaco veio

Tarde nada, chego na hora..

e te disse isso num outro post, hum nao tem nada a ver com retificação ou pouca filtragem, humm no som é trafo mal feito ou que nao bate as caracteristicas com o circuito e/ou local inadequado de aterramento, muito dificil ser outra coisa.

claro, lembro q vc falou, esse foi um dos principais motivos q resolvi fazer toda montagem denovo, eu não suportava aquele trafo e a plaquinha pra retificar, aquilo eu ja tinha meio pronto e ficou ali só pra quebrar um galho, e depois da remontagem consegui melhorar muito, fiquei impressionado, porque de todas monatgens q fiz com valvulados todos eu tinha q retificar (pre amps, compressor), filtro nem pensar, hj então fico bem claro pra mim q o trafo era o responsavel.

Voce esta injetando pre amplificaçao e tudo no limite maximo que é o que se espera de um jcm que foi projetado para essa ignorancia amplificativa

Com certeza mesmo o circuito sendo o mesmo o projeto em si é bem diferente e hoje depois q arrumei o problema da ponteira, começei a analizar caa etapa do pré amp, e está tudo perfeito, mas com certeza nunca batera com os mesmos valores de um amp de fábrica que já tem aquele padrão que a gente conhece, isso é uma realidade.

Dos amps q eu já vi, nunca vi nenhum desses no talo, e uma coisa que posso afirmar é que esse meu amp ficou com bastante ganho, nem achei q teria tanto, pelos q eu vi olhando e comparando com amps originais q vi no youtube.

No inicio como foi o primeiro amp apanhei bastante por coisas simples, depois de boas pesquisas e depois de entender melhor o circuito que eu havia montado já não entedia mais o podia ser, então pensei quem sabe é o trafo que pra mim até hoje são os vilões da história. mas como eu posso afirmar isso, sendo q por enquanto tenho muito pouca experiencia com trafos.

O que eu tenho sobre o trafo é o seguinte.

Especificações do trafo de saida pelo vendedor

Resistencia do primario = 42ohm - CT - 42ohm
Impendancia Primario = 3500ohm P-P
Corrente dc primario max = 2x 150ma
Indutancia primario = (5vac - 60hz) 121H

Fiz o q o AugustoPedrone falou, tirei fora o trafo fora do amp e coloquei 114,6V da rede (estabilizador) no primario do trafo de saida, placa a placa, e os resultados nos secundarios foram esses:

Amarelo (8ohm) e preto = 4.8v
Azul (16ohm) e preto = 7.1v
Verde (4ohm) e preto = 3.3v

Medi tb nos primarios:

Azul do primario e CT = 56.9v
Marrom do primario e CT = 56.9v

sobre os trafo de força, acho que não bate bem com as especificações, porque se com 214v da rede ele já dá as tensões maiores q o proprio fabricante diz, então se eu colocar um variac a 220v vai ficar mais ainda.

macaco veio
Veterano
# out/13
· votar


Não sei bem qual o intuito dessas medições, geralmente eu apenas media a resistencia dos enrolamentos apenas pra se ter uma ideia comparativa. A menos que se abra um trafo original e copie exatamente a montagem e caracateristicas de como se foi feito, todo trafo vai ser diferente. Qualquer coisa generica que se botar na saída de valvula da som, se boboear é capaz de sair som ate com um trafo de força 220v x 6v ligado ao contrario. Assim quem pode afirmar que determinado trafo é exatamente a copia fiel do original. Ha varias maneiras de enrolar um trafo de saida, se for de camadas alternadas da um trabalho do cão (me lembro do velho Cambraia me explicando como), então vejo a hipotese de ser o trafo que não tá casando perfeitinho. Mas quem sabe um par de valvulas de outra marca poderia reagir diferente. Não mexo com valvulas a muito tempo, tenho apenas minhas lembranças pois ja mexi muito nos anos 70 e 80, acho que ja vi esse efeito na grade acontecer mas foram tantos amplis que nem me lembro mais. Na época tinha se valvula a riviria e não se preocupava muito com detalhes.
Sobre trafo de força, quando for montar um ampli ligue o trafo no chassi sem nada (so trafo e chassi), encoste o outro lado do chassi (lado do input , lado oposto do trafo) no ouvido e escute o hummm, com o tempo de tanto ouvir varios chassis voce saberá qual ampli vai dar humm e qual não. E não importa se as placas E I estao bem apertadas, quando o trafo ta mal feito a vibração pode vir de qualquer parte (ja dizia o seu Cambraia, trafo bom é com carretel de papelao ao invez de plastico, aquilo amortece).

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


macaco veio

Bons tempos hein??

Tempo em que não se pegava as válvulas em gavetas ou prateleiras, se pegava dentro de caixas grandes de papelão..

Trafo é complicado mesmo, eu quase consegui um kit de trafos gringos, mas depois o cara desistiu do negocio me deixando na mão.

Eu to com quase 30 anos, faz alguns anos q já faço montagens com valvulados, agora comecei com os amps valvulados, fico pensando se ainda nessa vida vou conseguir enrolar um Trafo com um som parecido com os originais, isso é trabalho pra uma vida inteira, saber todos os segredos, aprender com as pessoas certas, não é mole.

Posso montar um circuito igual ao pré amps neve, aqueles bem antigos, semelhante aos modelos q tinham naquela mesa de som do estudio sond city, onde foi gravado um monte de disco bom, o som nunca sera o mesmo sem aqueles mesmo trafos, o próprio Rupert Neve fala que cada mesa tinha um som diferente, mas o segredo do som era o transformador.

Ai depois vem nego fala que pagar 7 mil em um pré neve é um absurdo pagar tanto só pela marca, eu pagaria, mas saberia q lá dentro tem os trafos do Rupert e tb saberia que ao analisar cada estagio de gaho e de eq todos os valores seriam exatamente os mesmo das especificações, por isso q é caro, não é boutique.

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Grade EL34 avermelhando (não é placaa vermelhando) e não é oscilação