Grade EL34 avermelhando (não é placaa vermelhando) e não é oscilação

Autor Mensagem
Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13


Antes q alguem feche o tópico nao estou falando de placa estou falandod e grade.

No jcm que montei estou notando uma coisa que esta me deixando com medo de perder as valvulas e tb foi um dos motivos que perdi a chance de vender o amp.

A grade das válvulas EL34 estão avermelhando, pelo visto é a segunda grade que fica logo após o filamento, Já troquei por outras válvulas e continua a mesma coisa.

Quando aumento o vulume nem precisa ser mais q a metade já começa a avermelhar as grades, conforme eu toco uma nota é visivel que a grade vai avrmelhando até ficar quase incandescente, e então quando paro de tocar ela "apaga", e volta ao normal.

Baixei a corrente trabalhando com as válvulas bem frias e tb ficou do mesmo jeito.

Não parece ser oscilação porque o amp parece bem mesmo em altos volumes.

As tensões estão normais no pré e no power.

To usando resistor de grade 1k 5w, será que não posso aumentar esse valor ?? tipo pra uns 2k2 ou até mais? não seria uma forma de pelo menos por enquanto até eu descobrir o que é?

Eu não quero torrar as grades, porque se elas estão vermelhas desse geito bem capaz de elas estarem ultrapassando os 8 w de dissipação.

Estava com negócio praticamente fechado com esse amp, quando o cara viu isso desistiu da venda, ele dissi que tocou com varios amps com el34 e nunca tinha visto isso, o primeiro amp handmade pra vender é complicado, agora já decidi nao vou vender , vou ficar pra mim.

Matec
Membro
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Veja se vc não inverteu alguma ligação no soquete da válvula de power (veja se vc não ligou a grade no lugar da placa). Veja também se a ligação cátodo com a grade supressora está feita. Com certeza tem algo estranho aí.
Abs

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Qual a tensão do pino 4 (screen) ?

Qual a corrente de catodo ?

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Meça a tensão sobre o resistor de 1k do screen...assim vamos descobrir a corrente que passa nele, e ao multiplicar pela tensão do screen vamos saber se o limite da potência da grade screen foi extrapolado.

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Desligue a realimentação (se existir)...perceba se continua o problema...

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Matec

Tem algo estranho no ar.. mas o amp funciona super bem boa potencia, bom clean, bom high..

Já procurei por tudo e nao acho nada, todas as ligações perfeitas..

Tube rattle e grade avermelhando, são os unicos problemas, será que nao

Será uma solda fria em algum ponto?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


AugustoPedrone

Eu vo la agora da uma olhada nisso ae...

Revisão geral...

Vamo resolve isso ae...

Valeu galera !!

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Como está a senóide ? Perfeita e simétrica na potencia máxima ? Qual a impedância do primário P-P ?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


AugustoPedrone

Não uso realimentação..

Senoide vc diz no low por exmeplo com gain no minimo e volume no máximo?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Ela fica bem simetrica.. quando começa a clipar, mt pouca distorção de crossover com uns 39ma

Matec
Membro
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

Eu sei que vc está com muito bom apoio técnico, mas a grade continua avermelhando nesses testes?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Matec
AugustoPedrone

Só vcs mesmo pra me ajudar!!

Eu estou terminando de jantar agora, essa noite vou fazer todos os testes possiveis durante a noite toda, vou medir tudas as tensões e relatar aqui.
desde ja agradeço a atenção da galera !!

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Lembre de medir a impedância do primário !

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec
AugustoPedrone

Tensões nos pinos da EL34 V5

Pino 3 - 377v
Pino 4 - 374v
Pino 5 - 24v
Pino 6 - 378v

Corrente de placa = 28,9ma (medida com res. 1ohm)


Tensões nos pinos da EL34 V4

Pino 3 - 377v
Pino 4 - 373v
Pino 5 - 24v
Pino 6 - 377v

Corrente de placa = 31,4ma (medida com res. 1ohm)

Tensão de repouso -31v

Senoide

Fiz como sempre, gerador de sinal uns 2vpp na entrada low, volume no maximo e ganho só um pouquinho, e todos botões no maximo tb, então a onda fica muito boa, sem muita distorção de crossover, ai começa a clipar igual em cima em baixo, bem simetrica, e então aparece mais distorção de crossover, quanto mais ganho mais distorção, mas a corrente de placa tb tá baixa, se aumentar isso pra 39ma 40ma fica melhor..

Nesse teste notei que deu uma avermelhadinha na grade com volume no máximo e ganho no quase no meio.

Trafo

O trafo só media a resistencia do primario e tá ok, conforme a descrição do vendedor, Lynks, acho que tá tudo ok com o trafo.

Especificações do trafo

Resistencia do primario = 42ohm - CT - 42ohm
Impendancia Primario = 3500ohm P-P
Corrente dc primario max = 2x 150ma
Indutancia primario = (5vac - 60hz) 121H


Coloquei tb devolta o capacitor de 100p na V1.


Aterramento, fios

Fiz outro terra separado pro pré, mas tb ta tudo na mesma, troquei uns fios, cheguei ao extremo de colocar cabos de RF nos fios que saem da inversora, troquei os fios blindados da entrada na V1, só nao tem fio blindado no sinal na V2.

Filamentos

Como nao suporto humming, nem por menor que seja, fiz uma plaquinha com boa filtragem e regulagem e as 12ax7 estão com dc, o trafo coloquei bem longe das valvulas cuidando pra não induzir pro lado das valvulas, a plaquinha está bem no canto do ampli, mas nao acredito que possa ser isso.


Oscilação

Agora antes de manda a msg fiz um teste q pode ter me dado a resposta, quem sabe.

Presençe 10
Low 10
mid 10
high 10

Coloquei a guitarra no pedestal na sala do lado com a porta fechada uns 5 metros, porque antes eu testava o amp com ela aqui na minha salinha, e dava microfonia, então resolvi larga ela lá bem longe e ver no que dava..

Volume no 10 e fui aumentando o ganho se passar da metade começa um chiado, da pra senti q quer começar a oscilar, ai logo que vou aumentando, lá perto do 7 ai vem o apito desgraçado, isso antes se confundia com microfonia e como eu nao tocava no talo ai nao tinha percebido.

Agora ganho no 10 tudo normal, ai vou aumentando o volume e é a mesma coisa, quando chega na metade começa um chiado, e quando chega lá pelo 7 tb começa o apito...

Acho que só pode ser isso então, tão obvio, mas tem horas que o stress é tanto que a gente acaba fazendo isso.



Fiação

Mesmo com os dois cabos de RF na inversora, mesmo com o sinal na V1 passando por fios blindados, ainda oscila.

Bom essa msg ja ta grande mas vamo que vamo, antes de clicar em enviar pensei, vou fazer mais um teste que ainda não tinha feito, aumentei bem o volume e o ganho não cheguei a deixar oscilar, pra eu pode escutar bem, então fui tocando os fios, tocando nao, melhor apertando com os dedos, e achei dois deles que quando apertei e o som começou a dar interferencias e uma quase oscilação, um foi o fio que sai do pino 6 da V1 e vai pro resistor de 100k, outro q estava pior ainda foi o que sai do jack Low e vai pro capacitor de 0.022uf. vou trocar eles depois, agora tenho q fumar, tomar café, depois volto aqui e sigo na luta, acho que to no caminho.

Acho que o meu maior problema foi o chassi que o cara fez com os furos das valvulas no outro lado, então tive que colocar fios mais longos no pré, tipo uns 17cm por fio, uns com menos outro com uns 18cm por ai.

Eu não queria desmontar ele, mas se for o caso vou tentar separar o pré da fonte trazer o pre mais perto das válvulas assim encurtando os fios.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


O chiado que escutava com os pot de ganho e volume no meio era o presence...

E a oscilação do apito era no high, se eu diminuir o high vai sumindo o apito...

Vou tomar cafe depois volto, vamo ver se tudo se resolve o o rock an roll volta com força total.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Procurei, procurei e achei uma msg antiga do carlos adolphs em um tópico aqui no FCC.

Daniel, o fato da 2ª grade avermelhar(foi isso que vc observou), com volume alto, e um apito, significam só uma coisa:Seu ampli está oscilando.Se fosse sem apito, seria voltagem alta demais na placa e/ou nas grades.Como na presença de oscilações existe um aumento na corrente de placa e de grade, e, devido à sobrexcitação da grade de controle, isso ocorre.A EL34 é particularmente sensível a ìsso.

Tomara que seje só isso e a grade não torrou, ou evaporou o revestimento da superfice, isso eu tinha lido em algum lugar mas nao lembro onde.

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

vc disse:
Não uso realimentação..

mas aqui disse:
O chiado que escutava com os pot de ganho e volume no meio era o presence...

O controle de presence usa a realimentação. Visto sua resposta, pergunto se vc sabe o que é realimentação ;)

Meça a impedância do primário assim:...solte ele do amp...jogue os 127 volts da rede no primário PP, meça a tensão do secundário no tap de 8 ohms e jogue o resultado aqui no tópico.

Manda uma foto da sua montagem, as vezes a posição de um fio pode causar o que é e vc achava que não era...oscilação !

Matec
Membro
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits

A ajuda mais fácil que já fiz, só vou ficar olhando... rsrs.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Veja se vc não inverteu alguma ligação no soquete da válvula de power (veja se vc não ligou a grade no lugar da placa)

Não está tudo ligado como no layout, o primario do trafo no pino 3, no pino 4 e no 6 o resistor de 1k e um fio ligado entre os pinos 6 dos dois soquetes, no pino 5 o resisotor 5k6.

Inverti o primario do trafo de saida, e vi que não é porque quando inverti a oscilação começa bem antes com o ganho no 3 já.

Veja também se a ligação cátodo com a grade supressora está feita. Com certeza tem algo estranho aí.

Sim o pino 1 que é a grade supressora tá ligado no 8 catodo e ligado ao terra por um resistor de 1ohm.

A ajuda mais fácil que já fiz, só vou ficar olhando... rsrs.

Tá tão na cara assim?? putz to mal então.


AugustoPedrone

Quando eu disse que nao usava realimentação, achei que vc se referia ao resistor de realimentação negativa ligado no secundario.

Essa noite se eu conseguir tempo vou medir o trafo, mas nao sei se vou conseguir ficar em casa essa noite, mas seria bom pra ter certeza.






AugustoPedrone

Matec
Membro
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
A ajuda mais fácil que já fiz, só vou ficar olhando... rsrs.

Claro cara, com o Pedrone na parada eu fico só circulando...
(As suas medições e conexões estão bem normais) (Os pinos 6 ligados também à HT logo depois do choque, certo?)

Quando eu disse que não usava realimentação, achei que vc se referia ao resistor de realimentação negativa ligado no secundario.

Essa eu posso opinar, o circuito de presence funciona melhor quando o resistor de realimentação está conectado ao secundário do OT. Sem a realimentação ele funciona só um pouco no final..

Mas tá estranho esse aquecimento! Eu nunca vi só a grade aquecer! Como vc consegue ver isso?
(Será que se vc ligasse as válvulas como triodo isso ocorreria? Melhor tentar resolver o defeito primeiro.)
Abs

AugustoPedrone
Veterano
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Quando eu disse que nao usava realimentação, achei que vc se referia ao resistor de realimentação negativa ligado no secundario.

Sim, me refiro a ele sim. Como é o seu controle de presence ? 90% dos amps usam a realimentação para fazer esse controle.

Que circuito está usando neste amp ? JCM800 ?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


Matec

Claro cara, com o Pedrone na parada eu fico só circulando...

Claro, já aprendi muita coisa vendo posts de voces, e sigo aprendendo, queria poder pagar umas cervejas pra gente cada vez q aprendo alguma coisa aqui..
iam ser caminhões de cerveja huahuuha..


Essa eu posso opinar, o circuito de presence funciona melhor quando o resistor de realimentação está conectado ao secundário do OT. Sem a realimentação ele funciona só um pouco no final

Eu não sou mt o "cara do presence" gosto mais quando toco um clean e já acho bom e suficiente assim, mais que isso nem rola pra mim, eu só deixo ele no talo agora pra fazer esses testes mesmo, mt dificil passar do 6, 7.

Mas tá estranho esse aquecimento! Eu nunca vi só a grade aquecer! Como vc consegue ver isso?

Eu começo a tocar com volume tipo na metade e ganho tb, quando forço um pouco mais, então fico tocando e olhando, faço um acorde ou toco uma nota e deixo sustentar então fico olhando através dos furos na placa e consigo ver a grade que fica logo após o filamento, como eu disse conforme toco as notas com mais volume ela começa a "aparecer" porque ela começa a incandescer..
ai quando solto a notal ela volta ao normal.

Eu só notei isso agora, e já toco o horror nesse amp desde quando montei lembra?

Teve uma coisa q aconteceu um dia agora que me lembrei, e acho que é importante tb falar isso, vai saber... um dia quando estava tocando com ele, diminui o volume na guitarra e e deixei o amp como estava, então escutei um barulho não mt alto tipo assim...

po...... po......po.......po...po..po...po..po.po.po.po.po... ai desliguei mexi nas valvulas de pré e depois não deu mais...

achei que tinha sido alguma interferencia da rede aqui.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


AugustoPedrone

Sim jcm 800 2204 layout segui o ceriatone 2009...

O presence acho que está certo sim, acho que fiz confusão aqui, aqui tá assim, no pot do presence o pino 1 e o pino do meio são ligados juntos e nesses pinos ligo tb o cap de 0,1uf q vai pro terra, no outro pino que seria o pino 3 do pot, ligo um resistor de 4k7 que é ligado no terra, do pino 3 tb vai ligado no resistor de 100k que é ligado no secundario de 4 ohm, conforme layout da ceriatone.

eu uso o secundario de 8ohm ..

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13
· votar


AugustoPedrone

Não sei ao certo mas ja vi uns esquemas que tinha resistores menores que 100k, que acho q seriam pra aumentar essa realimentação, então se eu colocar um valor maior poderia diminuir essa realimentação?

Matec
Membro
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
escutei um barulho não mt alto tipo assim...
po...... po......po.......po...po..po...po..po.po.po.po.po... ai desliguei mexi nas valvulas de pré e depois não deu mais...


Realmente já vi isso exatamente com válvulas com Malcon

Também já vi válvulas avermelharem em regimes de trabalho bem fortes, mas especificamente os fios da grade (pelo que vc descreveu a grade de controle), eu nunca vi.
Vc já fez uma troca de válvulas para ver se acontece com outros pares de EL34?

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
· votar


Matec

Realmente já vi isso exatamente com válvulas com Malcon...
eu acho que realmente era isso sim, a inversora..

Também já vi válvulas avermelharem em regimes de trabalho bem fortes, mas especificamente os fios da grade (pelo que vc descreveu a grade de controle), eu nunca vi.

Olhando uma el34 contra luz, é dificil mas da pra ver q tem o filamento, então uma gradezinha bem encostado do filamento, depois uma maior, é essa a grade que avermelha, não a que fica praticamente encostada no filamento é uma depois..uma tipo em forma de concha..

Tb ja vi dizerem que ficam azuladas no seu interior mas o que azula é a grade?

Vc já fez uma troca de válvulas para ver se acontece com outros pares de EL34?

Já coloquei as philips de 1950 e lá vai pedrada q eu tenho aqui e fica até pior, bem mais forte, da pra ver bem a mesma grade, só que nessa valvula tudo é mais alaranjado.. fica bem laranja..

Tem esse ruido de cascavél, que é muito tb praticamente igual a esse video, se procurar no youtube por ess etitulo vai achar..

Mesa Boogie Bass 400+ valves rattle - Tintinnio valvole

no video o cara bota a mão em cima e elas param aqui já coloquei até um anel de borracha entre o soquete e o chassi e nao resolve o problema, e o avermelhamento é assim, aparece quando tem esse ruido, se nao tem ruido nao tem avermelhamento, é conforme força o ganho e o volume mesmo..

ahh e as philips q testei ja avermelhava bem antes, em volume bem menores.

antes de sair de casa eu fiz um ultimo teste coloquei mais uns cabos de RF por aqui e por ali e diminuiu a oscilação, com todos os pot no 10 e o volume no 8 ai começa oscilar, diminuiu bastante mas o avermelhamento e o ruido de cascavel sempre do mesmo jeito..

Matec
Membro
# set/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Mas vc não vê nenhuma oscilação de alta frequência no Osciloscópio?.

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


AugustoPedrone
Matec

Fala galera, to devolta, fiquei numa tristeza danada por causa desse amp, funciona mas não posso engolir essa grade avermelhando...

Fiz o q o AugustoPedrone falou, tirei fora o trafo fora do amp e coloquei 114,6V da rede (estabilizador) no primario do trafo de saida, placa a placa, e os resultados nos secundarios foram esses:

Amarelo (8ohm) e preto = 4.8v
Azul (16ohm) e preto = 7.1v
Verde (4ohm) e preto = 3.3v

Medi tb nos primarios:

Azul do primario e CT = 56.9v
Marrom do primario e CT = 56.9v


Matec
Mas vc não vê nenhuma oscilação de alta frequência no Osciloscópio?.

Eu sempre uso senoide em 1Khz no amp, nem olho as altas frequencias, só quando fazia os pre pra microfones, pra ver o defasamento em xy.


tá brabo o negócio :(

AugustoPedrone
Veterano
# out/13
· votar


Hendrix Gallagher Straits
Amarelo (8ohm) e preto = 4.8v
Azul (16ohm) e preto = 7.1v
Verde (4ohm) e preto = 3.3v


Trafo de saída com impedância ok.

Cara, tudo indica que seu amp oscila em alta frequencia....pode ser por montagem - amps de ganho são chatos nesse aspecto, pois qq fiozinho de grade exposto pode captar ruído ou fazer o circuito oscilar.

Posta uma (BOA) foto da montagem, vamos tentar ajudar !

Fique tranquilo, assimile os problemas, tire disso tudo mais um aprendizado. Nossa terapia para as frustrações é insistir até o troço funcionar direito !!!

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# out/13
· votar


AugustoPedrone

Que bom q o trafo tá ok, vou aproveitar que tive que desmontar boa parte do amp pra tirar o trafo de saida e vou montar tudo denovo, com novos fios, mas ainda não sei qual tipo de fio é o correto, qual bitola, tipo de malha etc...

A foto só nao mandei porque a qualidade era péssima, foto de celular, final de semana meu pai tem uma camera pofissional e quem sabe ele me empresta pra eu tirar fotos com macro da nova monntagem.

O meu problema maior então deve ser o chassi mesmo e a montagem q ficu comprometida por causa da furação das válvulas no chassi, tendo que colocar aqueles fios compridos.

O problema de tube rattle tb deve ser porque o soquete não ficou 100% "apoiado" no chassi porque o furo ficou mt justo,

To pra comprar algumas peças agora, moro no RS e vou mandar vir tudo de SP mesmo, mas ainda tenho umas duvidas.

Fiação qual bitola? Fio com malha ou fio rigido, qual especificação etc.. aqui nonde moro nao acho nada.

Fio blindado - qual melhor pra ligação de alguns pontos? usar os de RF mesmo?

Com certeza, nunca vou desistir, e nos vamos consseguir arrumar isso e tiara uma boa lição de tudo isso.

Valeu pela ajuda por enquanto... logo posto novidades !

Abs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Grade EL34 avermelhando (não é placaa vermelhando) e não é oscilação