( amplificadores valvulados ) vcs usam mais distorção do ampli ou do pedal ?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


Pra mim, tá mais que claro que 99% dos problemas com "equipos" vem do carinha por traz de tudo. Aposto TODO meu equipo (que não é nada demais, mas sou apaixonado por eles) que se você der um amp mal falado e uma guitarra mal falada no FCC (que não seja algo intocável ou com mau contato) pro Derek Trucks, por exemplo, ele vai fazer um puta show e ainda vão perguntar: "Nossa, o que você usou pra tirar esse som?"

Abs

Alex guitar man
Veterano
# mar/12
· votar


Ei, eu tenho um guita e um amp mal falado! Han!

no meu topico sobre algoriticos e conversao analogico pra digital e etv tem um post que tirei uma foto do fcc, onde um pessoal critica o som de um pedal dizendo que esta muito digital e porfim o descobre que o pedal é analogico, hã! Quero dizer que voce tem um amp bom, quando ouve falar mal dele o som fica automaticamente ruim.

fconde77
Veterano
# mar/12
· votar


Antes de mais nada

O pessoal tá muito estressado aqui! É um tal de um apontar o dedo pro outro falando que não sabe timbrar, tocar, colocar corda etc. Eu devo tocar a quase 16 anos, fui aprendendo sozinho pouco-a-pouco comprando revistinhas de cifra em bancas de jornal e continuo aprendendo até hj, até pq isso requer estudo e prática sem fim. Procuro aceitar conselhos numa boa e não fico com rei na barriga destratando quem ta começando cheio de dúvidas. Isso é um fórum onde a galera troca ideias e opiniões com intuito de ajudar os outros.

informal
Nem vou me dar ao trabalho de responder a vc, até pq o que vc escreveu não tem nada a ver com o que postei.

MauricioBahia
O que escrevi não foi uma pergunta, foi só um comentário pra alertar aos membros q comentaram no tópico que o assunto era um e estava mudando, nada mais.
Eu ví o tópico ontem a noite e imaginei as respostas tipo:
- Eu uso pedal por comodidade de não ter que mexer no amp entre uma música e outra
ou
- Gosto do efeito do pedal X.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fconde77: O pessoal tá muito estressado aqui! É um tal de um apontar o dedo pro outro falando que não sabe timbrar, tocar, colocar corda etc.

e não fico com rei na barriga destratando quem ta começando cheio de dúvidas.


Nem eu! Mas a galera reclama de barriga cheia! hehe Eu quero é que todo mundo seja feliz com seus equipos!

:)

Pra descontrair então:



;)

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fconde77: um tal de um apontar o dedo pro outro falando que não sabe timbrar, tocar, colocar corda etc.

Ok. Essa foi pra mim. E eu digo novamente, isso acontece de montão aqui no FCC! Só não apontei o dedo...

Isso é um fórum onde a galera troca ideias e opiniões com intuito de ajudar os outros.

Pois é. É isso que tenho em mente!

Abs

fconde77
Veterano
# mar/12 · Editado por: fconde77
· votar


MauricioBahia

Não não foi pra vc, uma coisa é falar na boa, outra e ficar posando como popstar. A propósito nunca vi esse comportamento em vc nós tópicos que entrei
Mas agora espero que voltemos realmente ao tema proposto.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fconde77: Não não foi pra vc, mas agora espero que voltemos realmente o assunto proposto.

Pois é. Com disse lá no início do tópico eu uso pedais de distorção no clean de um valvulado quando no palco. Em estúdio, só muda o amp, sempre no clean.

Meu discurso é: toque bem e esqueça um pouco o equipo!

Abs

fconde77
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia

Pois é, eu tenho um Fender Champion 110 (SS) e gosto muito dele, mas de tempos em tempo vem aquele GAS pra ter um valvulado... culpa do luthier que tem um Mesa Boogie Mark V em casa e uns Marshall na loja... nem gosto de ir lá.
Mas tenho olhado com muito carinho para os Acedo ultimamente, principalmente o 290.

MauricioBahia
Moderador
# mar/12
· votar


fconde77

Valvulado é maravilhoso. Tem outra dinâmica. Tenho um, mas se a grana apartear, não há problema. Laney LV e outros são amps ótimos! Tem uma molecada que acha que valvulados mudam tudo, mas não é por aí! Eu acho que o foco do FCC tá em equipos enquanto o primordial, pra mim, é saber toca bem! :) O resto vai que vai! ...

Abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pra me despedir do tópico... heheh Minha opinião é:

EQUIPO ESTÁ SEMPRE EM SEGUNDO PLANO!

:)

carlos adolphs
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
fconde77
É, gurizada...O músico em primeiro lugar.Como já venho dizendo a tempos, "-Guitarrista bom timbra até rádio de pilha"...
Não adianta comprar uma Ferrari, isso não torna vc um Felipe Massa, assim como não adianta comprar todo o set do Slash, a velocidade dos teus dedos não muda.
O segredo disso está no que vcs já citaram aqui:Trabalho, muito trabalho e estudo, muito estudo, sem preguiça e fórmulas feitas.Todos acham suas namoradas bonitas, mas não queiram que o resto do mundo compartilhe do mesmo olhar.Ter uma Les Paul em casa não o torna um bom guitarrista, muito menos ter um Valvulado ou um SS.Pelo contrário, quanto melhor for o instrumento ou o amplificador, mais fácilmente vão aparecer as SUAS deficiências.Portanto, maus guitarristas, fiquem com seus paus velhos, amplis vagabas, pois se vcs tiverem um Fenderzão Bala, um Marshallão das cabeças, uma Gibson Turbo, uma pedaleira Transiônica Plus e NÃO Tirar Som...Melhor vender pastel na feira, pois todo mundo vai achar bom.Salve o músico trabalhador e pesquisador!Abcs a todos!

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


Ah, não precisam me odiar por isso. A verdade é dura mas precisa ser dita.

Ah, então agora vc é o dono da verdade. Tipo, tudo que sair da tua boca é a verdade, e nós, "pseudo intelectuais", como vc nos chamou, só falamos asneiras. hehehe

Aprenda uma coisa Informal. As pessoas são diferentes, e nós temos q aprender a respeitar essas diferenças. Eu acho um saco punk rock, mas nunca humilhei nem um guitarrista de punk por tocarem seus powerchords com uma fender mustang americana. Aquilo é a pira dos caras. Eles curtem. Eu não curto, mas não posso dizer q punk é uma merda sendo que milhões de pessoas no mundo curtem.

O mesmo acontece com o Jazz. Não é uma meia dúzia de pessoas que curtem como vc disse. É muito mais do que isso, e se vc não sabe, o jazz foi muito importante para a construção da Bossa Nova, que é aliás algo muito difícil de se compor. Vc pode até ignorar isso, desde que vc me permita te chamar de ignorante. A complexidade do Jazz pode ser chato, claro, por que poucos entendem, e quando vc não entende algo, é normal vc desistir logo de cara e simplesmente criticar o estilo musical. É o tal comodismo que o Mauricio Bahia falou.

Mas tudo bem, vou aceitar a sua "verdade", vc deve ser realmente um grande crítico de música, pois deve ter estudado nas melhores escolas de música do mundo e ter tocado nos maiores festivais da história. Aliás, acho q vc não cabe dentro de um festival, a não ser que seja o Informal festval!!!! hehehehe

Só mais uma reflexão de um pseudo intelectual: O próximo passo do desrespeito é o preconceito!

Russetwolf
Veterano
# mar/12 · Editado por: Russetwolf
· votar


informal

Na boa, aquelas improvisações intermináveis me soam mais como uma verdadeira masturbação musical em nossos ouvidos.

Com orgasmos múltiplos, sucessivos e ininterruptos.
Pensa menino:-)

frP
Veterano
# mar/12
· votar


MauricioBahia
Pura verdade!
Faço das tuas palavras as minhas!

EQUIPO ESTÁ SEMPRE EM SEGUNDO PLANO!

Um exemplo: meu material de estudo é uma Guitar Link da Behringer...
Lógico, a qualidade de som não é tão ruim assim... Mas também não é 'top de linha' e defendido pela galera do money (ainda mais por ser Behringer, a galera daqui tem um remorso cruel com esta marca)... haha
Se fosse depender deste pensamento, certamente eu já havia parado de estudar! O importante para mim é tocar,e se divertir!

Em tempo: ótimo vídeo este do Derek!

Um abraço!

Led Zé
Veterano
# mar/12
· votar


Cesinha Realeza
Relaxa, fio...quando o cara perguntou quem importante usava/usa Jazz Chorus eu calei...O cara nunca ouviu falar de Andy Summers, James Hetfield nem Mark Knopfler. Isso porque esses caras usam/usaram JCs porque não sacam nada de timbre.Quem sabe mesmo é o Informal.

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


carlos adolphs

Pelo contrário, quanto melhor for o instrumento ou o amplificador, mais fácilmente vão aparecer as SUAS deficiências.

Cara, matou a pau! hehehe.

+1!!!

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


Pois é Led Zé. O jeito é pegar minha guitarra e meu amp SS e tocar um blues pra relaxar! hehehe

The Sky is Crying!!!!!

informal
Veterano
# mar/12
· votar


Acho interessante que o tópico iniciou como uma questão drive amp x pedal, passou por gênero musical e está em capacidade técnica.
Eu concordo quando o autor do tópico escreve que se for pra usar drive de pedal pode ser num amp ss. Eu acho desperdício ter um valvulado e não utilizar o seu drive, pois o pedal espetado no input deles vai imprimir sua característica sonora sobre o amp. Os grandes guitarristas que conheço utilizam pedais, porém em amps valvulados com algum nível da saturação.Russetwolf
Led Zé
Vê se me erra.

informal
Veterano
# mar/12
· votar


Obs: se alguém achar o contrário é legal também, tá valendo, o importante é mesmo o som. Antes que me crucifiquem eu não estou dizendo nenhuma verdade absoluta, apenas o que penso e pratico ok.

frP
Veterano
# mar/12
· votar


Discordo amigo!
O pedal com certeza vai imprimir as suas características no amp, mas ainda assim, a maior parte do teu timbre vai vir do amplificador!
Para fazer um teste: plugue um pedal qualquer de DS/OD em um amplificador valvulado e depois o mesmo pedal em um SS... O resultado será diferente!

Tanto é que o tão consagrado modelo da Marshall, JCM800, possui um canal só. Oras bolas, se usar um pedal de distorção num amp desses teria o mesmo resultado que em um amplificador SS qualquer, por que gastar sei lá quantas mil cacetadas de dólares em vão ?

Um abraço!

Del-Rei
Veterano
# mar/12 · Editado por: Del-Rei
· votar


Cesinha Realeza
renatocaster
Led Zé
Russetwolf
MauricioBahia

A discussão tá boa, hehe.
Sinceramente, hoje em dia tenho até preguiça entrar nesse tipo de debates. Paciência esgotada com isso...
Acho que todas essas coisas que devem ser percebidas pelo guitarrista (em relação ao equipo) acabam vindo com o tempo, e a própria experiência do cara vai mostrar isso a ele. E ele vai perceber que não existe um padrão ou receita de bolo pra chegar ao timbre dos sonhos. Cada um vai se adaptar a um determinado equipo, seja caro ou barato. Gosto é subjetivo.

Embora muita gente aqui concorde que é o guitarrista que faz a diferença, não adianta tentar enfiar isso na cabeça do candango... Ele não vai dar atenção e vai continuar criando tópicos sobre qual equipo comprar.
E, sendo muito crítico, acho até que ele deve passar por isso. Creio que faça parte do amadurecimento do instrumentista.

Enfim, mas é só minha opinião, hehe.

Um aceno de longe!!!

informal
Veterano
# mar/12
· votar


frP
Então vc confirma que tanto faz usar um TS 808 vintage ou um od behringuer num jcm 800 que o resultado vai ser o mesmo? Não entendi...

jimmy vandrake
Veterano
# mar/12
· votar


vini112233

Apesar de vc ainda não ter vivenciado uma grande experiência com vários equipamentos, há uma grande diferença entre valvulados e transistores, principalmente no som limpo. Isto não é motivo para classificar amplificadores entre bons e ruins, porque sempre haverá as duas coisas em ambos.
Quanto ao uso de distorção por saturação de válvulas ocorre que a maioria dos amplificadores valvulados somente proporcionarão este efeito a volumes estridentes, o que é quase impossível na maioria dos casos.
Além do que a este volume vc praticamente não dispõe de som limpo uma vez que esta é uma característica de resposta de potência e não exatamente um efeito. Claro que vc terá vários recursos para alternar entre limpo e distorcido como por ex o controle de volume da guitarra, ou peda de volume etc. Isto não quer dizer que um amplificador valvulado não necessite de pedal de distorção ou outros efeitos. O uso do pedal aumenta muito suas opções de regulagem podendo variar muito timbres e volumes obtendo maior versatilidade do equipamento.
Pode ter certeza que a diferença entre os Tube amps e SS é grande, principalmente em aparelhos de baixa potência e custo.
Contudo é como o Bahia falou várias vezes acima. O guitarrista é peça muito mais importante neste conjunto do que o próprio equipamento.

frP
Veterano
# mar/12
· votar


informal
Não velho, eu falei pra você pegar o mesmo pedal e testar em amps diferentes, e não vice versa... hehe

Um abraço!

renatocaster
Moderador
# mar/12
· votar


informal

Acho interessante que o tópico iniciou como uma questão drive amp x pedal, passou por gênero musical e está em capacidade técnica.

Bom, são exatamente esses fatores que envolvem a questão do timbre final, é bem por aí, a discussão gira em torno disso mesmo.

Eu concordo quando o autor do tópico escreve que se for pra usar drive de pedal pode ser num amp ss. Eu acho desperdício ter um valvulado e não utilizar o seu drive, pois o pedal espetado no input deles vai imprimir sua característica sonora sobre o amp.

Tudo bem que vc acha desperdício, mas existem valvulados e valvulados. Se eu não gostar do drive de um valvulado X por exemplo? Não vou usar um pedal drive nele porque isso seria um desperdício?

Por isso concordo com o que o amigo Del-Rei disse logo aí acima: Cada um vai se adaptar a um determinado equipo, seja caro ou barato. Gosto é subjetivo.

Cesinha Realeza
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, voltando ao problema do nosso amigo que criou o tópico, acredito que a dúvida dele resida na seguinte situação: Se o Drive do amp valvulado vale mais a pena do que o drive dos pedais q ele possa vir a usar.

Pra isso ser respondido meu amigo, vai depender muito de qual amp vc tá falando. Minha humilde opinião é que se vc puder comprar um rectifier da Mesa Boogie, vc vai ficar semanas dando risada de graça, com cara de apaixonado mesmo. Porém, uma hora ou outra vc vai se deparar com um lançamento do pedal XXX super ds/ov/phaser/flanger/chorus/horsespowerfodation e vai querer comprar. hehehee. Eu sei como é, nós nunca estamos satisfeitos.
Então, a menos que vc tenha grana, ou viva de música e seja patrocinado pela Mesa ou pela Marshal, meu palpite é que vc compre um valvulado de um ou dois canais, que tenha um som clean maravilhoso, e com o tempo vá investindo em pedais. Valeu amigão. Abraço

Del-Rei
Veterano
# mar/12
· votar


Cesinha Realeza
meu palpite é que vc compre um valvulado de um ou dois canais, que tenha um som clean maravilhoso, e com o tempo vá investindo em pedais

Eu penso mais ou menos por aí também, por 2 motivos.
Primeiro, que nos valvulados que toquei, pra chegar no drive que me agradasse, era só saturando power mesmo (drive do pré não me agradava...). E saturar power quer dizer: MUITO volume, até mesmo pra ensaios. Ou seja, inviável.

Segundo, tem a maldita GAS, que sempre rola um pedalzinho maneiro de drive pra comprar, hehe. Exatamente como vc descreveu, hehe. Então acabo deixando o drive por conta dos pedais mesmo, hehe. O meu amp é valvulado, mas uso somente o lindo clean e maravilhoso crunch dele, hehe.

Um aceno de longe!!!

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Cesinha Realeza
Queira ou não, pra quem gosta de tocar blues como eu, um amo fender all tube é um sonho de consumo, porque o som clean dele é extremamente cheio, gordo mesmo e muito bem definido. Muito, mas muuuuito diferente dos cleans do SS. Me desculpe, mas é mais do que perceptível a diferença.

Bom, deve ser por esse motivo que o B.B. King toca quase que exclusivamente com amplificadores solid state desde 1974 e sempre com o compressor do seu lendário Lab Series Lab5, ligado o tempo todo.

Velvete
Veterano
# mar/12 · Editado por: Velvete
· votar


nichendrix

Pronto! Se o nicpédia postou isso sobre amplificadores SS, está criado o mais novo fato do FCC;

"Para tocar Blues somente amp SS!" ha ha ha ha

EDIT no português: Brincadeiras á parte, vá à loja de olhos vendados. O amp com som mais bacana vc leva. Se o amp for muito caro, vá trabalhar, meu filho!!!

Abç

nichendrix
Veterano
# mar/12
· votar


Velvete
"Para tocar Blues somente amp SS!" ha ha ha ha

Nunca disse isso, mas que o B.B. King usa o Lab5 como amp principal faz quase 40 anos, isso é inegável. Outro Bluesman que já há algum tempo usa amps SS, no caso amps de simulação é o Buddy Guy, que usa um Cyber Twin e uma Line 6 M13.

Blues não está no gear, tá nos dedos.

Enfim, eu não lido em termos absolutos, ou como diria Mestre Kenobi: Only a Sith deals in absolutes... hehehehehe

Brincadeiras á parte, vá à loja de olhos vendados. O amp com som for mais bacana vc leva. Se o amp for muito caro, vai trabalhar, meu filho!!!

Eu já fiz isso algumas vezes, tenho meus valvulados, hoje ando sonhando com vários Solid States tops de linha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ( amplificadores valvulados ) vcs usam mais distorção do ampli ou do pedal ?