super iniciante : duvidas variadas em amplificadores valvulados, pre valvulados entre outros.

Autor Mensagem
vitim.guitarrista
Veterano
# set/12


galera, to atras de um amplificador novo, pessoal fala bem dos valvulados, q distorçao em valvulado fica melhor, mais bonita lala. dai estava pesquisando e vi q eu nao sei realmente nada.

ninguem nasce sabendo... entao la vem as duvidas:

1)valvulado eh quando tem valvulas no amplificador, q faz algum papel q deixa o som bonito certo? expliquem melhor por favor

2) pre valvulado eh quando a valvula esta so no pre amplificador certo? oq eh o pre amplificador? dizem q quando eh valvulado tem valvula no power e no pre amp, certo? oq eh o power?

3) efeitos em loop? loop fx? q isso?

4) quanto mais potencia(100w 150w) maior volume. quanto mais falantes mais...?(pra completar)

5) os efeitos q ja vem no amplificador valvulado sao bons? tipo o chorus, flanger, delay, reverb, sao legais?

6) qual o nome do conjunto de cabeçote e gabinete?

7) 2,4 bandas de equalizaçao? pra q serve?

8) e esses monte de botao, od1/od2, clean/crunch qual as funçoes?

9) é uma boa ideia usar os efeitos do amplificador + alguns pedais tipo wah wah, compressor entre outros?

eu entro nessas publicaçoes e todo mundo fica falando um monte de coisa, eu nao entendo nada e fico pastelando, por isso fiz um topico novo. estou totalmente perdido !

bom, espero estar de acordo com as regras do forum.
Obrigado

pOkiz
Veterano
# set/12 · Editado por: pOkiz
· votar


Vou tentar...

1)valvulado eh quando tem valvulas no amplificador, q faz algum papel q deixa o som bonito certo? expliquem melhor por favor
Dizem que valvulado tem o som mais bonito porque é algo "natural", isso é oq vc precisa saber por enquanto rs.

2) pre valvulado eh quando a valvula esta so no pre amplificador certo? oq eh o pre amplificador? dizem q quando eh valvulado tem valvula no power e no pre amp, certo? oq eh o power?
Pré valvulado é quando só tem valvula de pré sim. Pré é um estagio de formação do sinal, enquanto que power é o estágio que manda o som pros falantes.

3) efeitos em loop? loop fx? q isso
O loop é algo que fica entre o pré e o power, é uma saída e entrada auxiliar pra ligar pedais. Ele serve pra você, não colocar por exemplo, um delay no imput do ampli e esse delay passar pelo pré, que é a principal fonte para a formação do drive, o que faria o delay também ser distorcido, que na maioria das vezes não é o que queremos, então qdo se liga no loop, o sinal da guitarra passa pelo pré, faz-se a distorção e dpois passa pelo delay.

4) quanto mais potencia(100w 150w) maior volume. quanto mais falantes mais...?(pra completar)
Nem só potência diz o volume de um ampli, isso também se dá a sensibilidade dos falantes. Pode acontecer de um ampli de 10W ser mais alto que um de 30W pelo fato do falando do mesmo ser de maior sensibilidade que o de 30W. E quanto mais falantes, mais pressão sonora, maior o preenchimento do som no ambiente.

5) os efeitos q ja vem no amplificador valvulado sao bons? tipo o chorus, flanger, delay, reverb, sao legais?
O termo "bom" varia de pessoa para pessoa. No geral, quebram mt bem o galho, mas caso um ampli que tenha efeitos imbutidos dê defeito nesse módulo, dificilmente encontrará alguem pra dar manutenção, tornando o mesmo, inutilizável

6) qual o nome do conjunto de cabeçote e gabinete?
Combo = head e falante na mesma caixa
Full Stack ou apenas "stack" = HEAD + 2 caixas com 4 falantes de 12 polegadas, tudo empilhado.
Half stack = HEAD + uma caixa com 4 falantes de 12 polegadas
Não sei se o termo half stack serve pra head com gabinetes abaixo de 4 falantes, teria que pesquisar...

7) 2,4 bandas de equalizaçao? pra q serve?
Bandas de equalização são os agudos, médios e graves que você pode adicionar ou tirar do seu som. Normalmente quando tem 2 são agudos e graves, e 4 sendo agudos, médios agudos, médios e graves.

8) e esses monte de botao, od1/od2, clean/crunch qual as funçoes?
Od1 = Overdrive 1, normalmente é menos distorcido
Od2 = Overdrive 2, é mais distorcido que o 1.
Clean = som limpo, sem distorção nenhuma.
Crunch = é um Overdrive(Distorção) bem de leve, é praticamente um Clean com algumas granulações de drive

9) é uma boa ideia usar os efeitos do amplificador + alguns pedais tipo wah wah, compressor entre outros?
Isso é um assunto muito vasto, na minha opinião não é legal comprar um ampli com efeitos. Se for pra ter um bom custo benefício, compre uma pedaleira de uns 500 reais que ja da pra tirar uns sons legais com ela.

No mais, é isso. Se falei alguma merd* alguem pode me corrigir por favor. Só tentei ajudar

DevilLub
Veterano
# set/12
· votar


Tambem sou mega-ultra-master-super iniciante em amplificadores, e aproveitando o topico, vou pegar um Marshall Valvestate 8040 pra começar e ele é pre-valvulado. Ou seja, tem valvula no preamp, e se eu quiser botar valvulas no power? Quebra as leis da fisica ou é possivel? Se possivel, ja que o amp nao foi feito valvulado, daria problema?

brunowebguitar
Veterano
# set/12
· votar


DevilLub
Não tem como por valvulas no power. Pra ter valvulas no power tem que eliminar o power original e colocar um valvulado. Melhor comprar um valvulado de verdade, projetado dessa forma, com valvulas no pré e power.

Bog
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista
1)valvulado eh quando tem valvulas no amplificador, q faz algum papel q deixa o som bonito certo? expliquem melhor por favor

É mais do que "ter" válvulas. As válvulas são as responsáveis pela amplificação em si. E elas não são sozinhas as responsáveis pelas características dos amps valvulados. O circuito como um todo, com o transformador, a interação com o falante, enfim, o conjunto é que tem as características desejadas. Os amps transistorados não são simplesmente os mesmos circuitos com transistores no lugar das válvulas. A estrutura deles é diferente. Aliás, os circuitos dos transistorados também são diferentes entre si.

2) pre valvulado eh quando a valvula esta so no pre amplificador certo? oq eh o pre amplificador? dizem q quando eh valvulado tem valvula no power e no pre amp, certo? oq eh o power?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/228120/

O resto acho que já responderam. Eu acho que você não deve se preocupar com isso no começo. Arrume um amp minimamente decente para estudo e tire o máximo que puder dele. É amp não precisa ser o que há de melhor, só precisa não ser ruim. Quando você dominar um amp desses, já vai entender melhor muita coisa. Não acho que no começo você deva ficar se preocupando se o amp tem 4 válvulas no power, se tem 25 bandas de equalização, se tem retificação a válvula, qual o modelo do opamp no circuito de drive do preamp... Primeiro engatinha, depois anda, depois corre.

Claro, tem gente que discorda e vai te falar para comprar logo "o melhor" amp. Ao meu ver, no começo você nem tem como saber direito o que é "o melhor", até porque o elo mais fraco da cadeia é a sua própria inexperiência.

elciosouza
Veterano
# set/12
· votar


Primeiro engatinha, depois anda, depois corre.Claro, tem gente que discorda e vai te falar para comprar logo "o melhor" amp. Ao meu ver, no começo você nem tem como saber direito o que é "o melhor", até porque o elo mais fraco da cadeia é a sua própria inexperiência.

Falou tudo Bog!!! essa rapaziada de hoje quer absorver milhares de informações de cara...e concordo que vai ter gente falando pra ele comprar um Marshall tube qualquer ou qualuqer outro high gain... bicho, se vc nunca teve um amp na vida, pegue um transistorizado decente...daqui a 5 anos vc pensa em trocar por um maior e mais completo. como sempre friso...UM PASSO DE CADA VEZ!!!!

vitim.guitarrista
Veterano
# set/12
· votar


ae galera, ja tenho um amp transistorado (meteoro rx100) e daki a pouco to qrendo trocar ele... gosto de rock classico, hard rock e ate um metal mais leve rola, e gosto de shred !

um amplificador valvulado stack de preferencia(pq eu acho lindo e estiloso) com uma potencia boa, tipo uns 50w assim ta otimo ja(dizem q 50w valvulado faz muito barulho ja, e de 100w eh pra tocar em estadio... n preciso disso...)

li tambem algo sobre mudar a potencia do amp com uma chave... q muda de 50w pra 30w/20w, seria bem util pra mim, mas nao eh uma exigencia...

q q vcs me recomendam?

Bog
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista
uma potencia boa, tipo uns 50w assim ta otimo

Você vai tocar onde? Está ciente de que para muitos dos usos normais (ensaio e apresentação em lugares pequenos) um valvulado de 15w com falante de 12" dá e sobra, desde que você não precise de um clean imaculado?

q q vcs me recomendam?

Antes de tudo, testar qualquer sugestão que te derem.

Note que boa parte dos valvulados mais baratos NÃO TEM distorção pesada, vai para um lado mais clássico. Eu notei que aqui no Brasil os Blackstar e Peavey (que têm drivão) estão "acessíveis" em comparação com outras marcas mais conhecidas (como Marshall).

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista

Blackstar HT 20 combo. Por tudo que ouvi dele, ele tem um clean bacana, drive versátil, indo de um drive meio leve até um hi-gain, tem loop de efeitos, é um amp valvulado e é bonito pra caramba. E na Made in Brazil já chegou a ficar por cerca de 2300 reais.

NA dúvida teste...

A propósito, talvez 50w puros sem nada de atenuador sejam muita coisa e não dê pra aproveitar tudo do amp. Esses 20w do blackstar devem ser suficientes pra maioria das situações, caso precise de mais som pra um lugar maior, é só microfonar.

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista
porra...nao tem nem um mes q vc abriu esse topico com o titulo "super iniciante", imagino q a coisa nao mudou muito "daquela epoca" pra ca...um iniciante so toca no quarto (deveria pelo menos) e vc quer um stack de 50w valvulado pra tocar no quarto????? Fala isso pro seu pai...q vc quer q ele desenbolse 4 pau pra mais, pra enfiar um trambolhao de 1,5m x 1,5m, com potencia pra demolir a casa, so pq vc acha estiloso! Kkk
veio para de pensar abobrinha...ja pensou q nesse tempo todo pensando nesses absurdos vc poderia ter estudado e desenvolvido mais a sua tecnica?
Continue com seu amp, uma passo de cada vez!

vitim.guitarrista
Veterano
# set/12
· votar


ALF is back

eu tenho banda e ja fizemo uns bons shows ai, fora q direto me chamam pra ir em barzinho tocar pra completar a bandinha... eu acabo usando o meu amp transistorado e uma pedaleira, pq de q adianta um set de pedais sem um amp bom(fora o $$$)? acho q nao ha nada de errado pensar nisso agora ou depois, pq uma hora eu vo ter q pensar.

sou super iniciante em questao de valvulados, mas ja tem 6 anos q estudo musica,1 ano fazendo conservatorio : flauta, musicalização, violao, aula de canto, e dps continuei estudando sozinho guitarra e violao por 5 anos.

acho q o stack muito bonito, gostaria de deixar no meu ''estudio'' onde minha banda ensaia. ta certo q eu nao vo tira 4 pila do nada, mas as vezes agente acha algo usado por um preço otimo e nao compra pq nao conheçe, nao sabe se é bom...

acho q vc deveria sem menos ignorante e ajudar, por mais q seja errado comprar um amp foda antes de estudar tudo com calma, com essa tua resposta eu nao vo em nenhum lugar mesmo...

ALF is back
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista
agora q vc mostrou seu verdadeiro perfil, da pra voltar a discutir a questão...o q vc quer q eu pense quando leio um super iniciante querendo um stack valvulado de 50w? rs
ainda assim, 50w é muito cara...muito mesmo, vc tem q saber bem do q vai precisar...só pra vc ter uma ideia, eu tenho um valvulado de 5w no meu quarto e bem antes da metade do volume ele ja ta tremendo porta aqui...só com a vibração dele, meu abajur caiu no chao e quebrou a parte de cima, veja a foto:
http://desmond.imageshack.us/Himg269/scaled.php?server=269&filename=p1 000107h.jpg&res=landing
imagina 50w...

Bog
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista

Assim como o ALF is back, eu acredito que o jeito que você escreveu o post dá a entender que você é um iniciante na guitarra que não sabe exatamente o que quer.

Se vale uma sugestão, tente ser mais claro no futuro.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vitim.guitarrista

Cara o Bog e o ALF is back, estão corretos. Em matéria de ampli, você parece bastante iniciante mesmo, independente de tocar a 6 anos.

A questão é: Iniciante em válvulados?

Não... iniciante em amplis no geral, veja bem, explico porque.

Você diz que têm um Meteoro RX 100, então sugiro que refaça seu post, colocando a questão sob o ponto de vista do que te falta neste ampli que gostaria de ter em outro.

Falta potência? Falta Brilho? Um som mais gordo e quente? Peso?

Deixe bem claro o que gostaria de ter além do que teu ampli oferece. Esqueça valores, marcas, potências, valvulas e etc... percebe o que falta em seu som.

Se você tiver "claro" o que necessita, fica bem mais fácil de a galera lhe ajudar e nortear, ok?

vitim.guitarrista
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig

por mais q seja verdade, meu ampli ele nao me satisfas na equalizaçao, quando coloco mais bass falta aquele preenchimento grave no som, falta aquele som brilhosinho de ponte de strato com a minha strato(serio?! .-.)
so uso ele por causa do volume, se nao fosse minha pedaleira q tem equalizaçao eu nem iria usar...
fora q ele nem tem reverb, ou eu uso o da pedaleira e fico sem delay ou uso delay e fico sem reverb...

gosto muito do meu meteoro nitrous drive tbm, ate ensaiar eu ensaio com ele. pois entao, vamos fingir q eu nem tenha esse meteoro rx 100(ja q se eu comprar outro eu vo encostar ele e usar so o nitrous drive e o novo)
q q vcs me recomendam?

macaco veio
Veterano
# set/12
· votar


pelo menos uma coisa voce intende: meteoro não satisfaz. Já é um bom começo.

vitim.guitarrista
Veterano
# set/12
· votar


q tal um blackstar ht20 ? combo ta 3mil e o stack com caixa com 1x12" por 3500... eh uma boa?

tem um crunch legal, a distorçao eh maneira d+... tem ele versao stack q eu acho bonito pra caramba, q eh oq eu vou provavelmente comprar.

vo usar a distorçao do amp + efeitos da pedaleira(flanger, compressor, wah wah,delay,chorus,phaser, tremolo e o boost dela por enquanto)

depois de ter o amp na mao eu começo a juntar grana pra um wah wah bom, um booster, delay, e um equalizador...talvez um compressor e um gate.

ficaria legal?

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista

Olha... põe a pedaleira no loop. Se usar a distorção do ampli e a pedaleira no imput vai embolar tudo. De resto tudo bem.... Blackstar HT20 é um belo amplificador.

Vai legal em estúdio, em ensaios em geral e guenta bem shows.... só em casa, pra estudar, que você vai brigar com todos os vizinhos. mas acho que ele tem saida pra fone.... aí fica tranquilo....

pOkiz
Veterano
# set/12
· votar


Eu olharia o Alien Monster, 50W R$2500 reais o HEAD + 600 a caixa.

Fora que ja tem 2 canais e vem com atenuador até 5W (que ainda é bem alto, mas qbra muito o galho)

vitim.guitarrista
Veterano
# set/12
· votar


olha so :

se eu comprar o head blackstar ht20 por r$2400 + uma caixa 2x12'' 140w(bugera, por r$1100) vai dar um som mais alto?
vai sair o mesmo preço praticamente...

obrigado pelos comentarios, estao me ajudando bastante ( ;

pOkiz
Veterano
# set/12 · Editado por: pOkiz
· votar


vitim.guitarrista

Se você está dizendo que pelo fato da caixa ter 2 falantes vai sair o som mais alto... isso é meio relativo. A potência vai ser a mesma e o volume tbm se forem 2 falantes com sensibilidade iguais; porém a pressão sonora vai ser bem maior e isso pode dar a sensação de maior volume.

Shapu
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista

Pode ir com força no blackstar ht 20, você vai se apaixonar pelo drive desse amp. Sobre o gabiente pense bem, uma 2x12 mas esse head é bastante barulho - lógico, dependendo da sensibilidade dos falantes - você precisa mesmo de tanta potencia ?

Não li todo o tópico, mas vi que você é bem inexperiente com alltubes, sendo assim pense bem e pesquise, 20w valvulados é fogo :D.

Bog
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista

2x12" pode aumentar a pressão sonora, mas isso depende da sensibilidade dos falantes. Além disso - e acho que ESTE é o ponto mais importante - cada falante e gabinete tem uma curva de resposta, um certo tipo de "voz". É um dos elementos que tem mais impacto no timbre. Ao trocar a caixa da Blackstar pela da Behringer, você não está simplesmente trocando 1x12" por 2x12", está mudando a sonoridade do amp como um todo. E para deixar as coisas mais complicadas, esta sonoridade não tem somente a ver com qualidade ou com "bom x ruim", mesmo falantes ótimos vão soar bem diferentes entre si.

Jinkxs
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista

olha so :

se eu comprar o head blackstar ht20 por r$2400 + uma caixa 2x12'' 140w(bugera, por r$1100) vai dar um som mais alto?
vai sair o mesmo preço praticamente...


Olha, como disseram, o volume em si não vai ter diferença.... mas vai alterar a pressão sonora e a "cor" do timbre.....

Não sei que falante vem no combo, nem no gabinete mencionado.... mas dá uma olhada nas marcas e nas especificações de cada um.

Um exemplo radical: Trocar 1 Jensen de Alnico (falante top) por 2 Novik (nacionais) não é negócio.... por isso pense bem se você precisa mesmo de tanta pressão sonora....

Eu pegaria o Combo ou o Head + Gabinete da própria Blackstar.....

vitim.guitarrista
Veterano
# set/12
· votar


galera, pensei em comprar o head pq caso for fazer shows maiores, se minha bandinha for pra frente, seria so alugar/pegar emprestado gabinetes...

fica com mais volume certo?

se nao me engano o falante, tanto do stack quanto do combo, eh 1x12" celestion... eh bao isso? ehuehuehueh

Bog
Veterano
# set/12
· votar


vitim.guitarrista
fica com mais volume certo?

Isso já foi respondido. Depende da sensibilidade dos falantes.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista

se nao me engano o falante, tanto do stack quanto do combo, eh 1x12" celestion... eh bao isso? ehuehuehueh

Olha.... Celestion é uma marca consagrada.... só tem bons produtos. Mas, como toda a marca tem modelos de entrada e modelos top da linha. Verifique a referência de ambos e pesquise no próprio site da firma as características de cada um.

Um fator importante é a sensibilidade.... isso tem nas especificações. Um falante com maior sensibilidade passa uma sensação maior de volume. Além disso, as diferentes especificações técnicas também influem no timbre desejado (assim como a própria construção do gabinete), por isso, falantes diferentes em gabinetes com construções diferentes vão produzir timbres diferentes, por isso, mesmo que sejam 2 falantes idênticos, a resposta sonora e timbrística pode mudar do head pro combo.

A única forma de saber qual seria a melhor opção é experimentando.

Entretando, existem outros fatores mais decisivos para o timbre do que os falantes.... a guitarra, os caps, a pedaleira.... isso tudo tem mais influência do que o dilema entre head e combo.

Na questão volume, é mais prático pensar assim.... se você precisa MESMO de volumes altos, peque um valvulado de 40w pra cima.... aí sim você terá realmente uma diferença perceptível de volume.

vitim.guitarrista
Veterano
# out/12
· votar


seguinte galera, o falante do blackstar ht20 eh um celestion 30 de 12" com sensibilidade de 80w !!

Bog
Veterano
# out/12
· votar


vitim.guitarrista

A sensibilidade costuma ser dada em dB. 80w deve ser a potência máxima que o falante pode receber.

vitim.guitarrista
Veterano
# out/12
· votar


Bog

nao fala nada em dB, so fala q eh o celestion 30 1x12" ,o falante, e q o power rating (RMS) eh de 80 watts

http://www.blackstaramps.com/pdf/handbooks/htv-cabinet-handbook.pdf

o q eu to de olho eh o 1x12

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a super iniciante : duvidas variadas em amplificadores valvulados, pre valvulados entre outros.