Amplificadores Valvulados ????????

Autor Mensagem
Rock
Veterano
# abr/03


aí galera é um tal de amplificador valvulado para lá e para Cá que não entendo !!

Gostaria de saber o que é um Amplificador Valvulado e qual as suas vantagens com relação aos amplificadores "normais" ??? e o que tem de interesante que todos queriam ter um ???

xande
Veterano
# abr/03
· votar


Vei, sabe um linkzinho q tem lá em cima? Se esforça um poco e lê, deve tá escrito BUSCA

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum =3&topic=1553

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum =10&topic=5500

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum =3&topic=2882

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?action=vthread&forum =3&topic=4144

precisa mais alguma coisa?

caíto
Veterano
# abr/03
· votar


grande xande... ´=D

MKazan
Veterano
# abr/03
· votar


ó só, o texto q eu tinha colocado no outro tópico ficou bom.

A válvula termo-iônica foi o primeiro dispositivo de amolificação q inventaram. ela parece uma lãmpada, tem um filamento que aquece um cátodo que envia elétrons para um anodo (igual ao tubo da TV) no meio do caminho tem uma grade q controla o fluxo de elétrons.

só q a válvula é pesada, demora para aquecer e não tem ganho linear. então inventaram o transistor (base da enetrônica)

Por que um amp valvulado é melhor q um de Estádo Sólido (transistorizado)?
No som limpo, a valvula e o transistor não apresentam diferenças, pra falar a verdade, o transistor é mais fiel ao som original q a valvula.
A diferença ta na hora q vc satura a valvula (para gerar distorção). Como antes de distorcer a valvula comprime um pouco, a onda distorcida fica mais arredondada. Deste modo a distorção da Válvula fica mais agradável ao ouvido.
com a distorção da válvula, da até para dar uns acordes q o som não fica muito zoado. diferente da distorção comum.

isto são válvulas, esses cilindros parecidos com lampadas:
http://mhuss.com/ax84/media/ax84_m29.jpg
http://mhuss.com/ax84/media/ax84_m30.jpg
http://mhuss.com/ax84/media/ax84_m71.jpg

MKazan
Veterano
# abr/03
· votar


ah cara, essa foto é boa!
http://www.tonepad.com/images/photoessays/154.jpg

Ryuuka
Veterano
# mar/09
· votar


pra um heavy metal pesado, estilo Dimebag, pantera "hollow ou cemetery gates", qual ficaria melhor, um valvulado ou um SS nervoso?
contando com um pedal tbm, distorção ou talvez algum outro?

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


tanto em som limpo como drive as valvulas são superiores para uso em guitarras. É um equipamento para quem sabe o que quer em termos de timbre.

Suicide Messiah
Veterano
# mar/09
· votar


Ryuuka
Depende... o próprio Dimebag usava Randall transistorizado e guitarras Washburn, e conseguiu mandar essas "pedradas" que você citou.

Quanto a qualidade, não há dúvida, o valvulado é superior.

Ed Gomes
Veterano
# mar/09
· votar


Se voce quer clean de verdade, drive musical, dinamica, poder de fogo e gastar uma boa grana, vai de valvulado. Agora, se voce quer apenas distorção fim-do-mundo, compressão extrema, som limpo meia boca e gastar pouco, vai de SS. É claro que existem exceções, mas a regra é essa.

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Sinceramente o pessoal exagera muito na questão valvulado x Solid State, ambos os tipos de amp tem vantagens e desvantagens, ao menos se você pega modelos top de linha, como o MKazan disse, o som limpo do SS é mais fiel ao sinal original da guitarra e por isso é o preferido de gente como o Jim Hall, Pat Metheny, Barney Kessel e uma boa parte dos guitarristas de jazz, fusion e outros estilos onde essa fidelidade no som limpo é necessária.

Mesmo Bandas de Rock e Pop usam com uma certa frequência, é só dar uma olhada nos videos do Legião Urbana e alguns mais antigos do Paralamas e do The Police e mesmo alguns videos do Metallica pós Black Album e vc vai ver um Roland JC-120 Jazz Chorus lá no fundo pronto pra ser usado nos sons limpos.

Eu só possuo valvulados, até porque o que eu toco com mais frequência é Blues e Blues-Rock, estilos onde o som caracteristico das valvulas são parte integrante do timbre. Mas namoro faz muito tempo um JC-120 e um Line 6 Flextone oyu Duoverb justamente porque por mais que o som limpo dos meus Fender e do meu Marshall sejam maravilhosos, em alguns momentos eu sinto falta de um som ainda mais limpo, especialmente porque tenho um trio de Bossa Nova/Jazz, onde a fidelidade do som limpo desses amps é bem in teressante.

Outro fator é a relação custo-benefício, mesmo em país de primeiro mundo onde se ganha bem e esses amps não são tão caros quanto aqui, os valvulados são considerados caros. Se o cara não tem grana pra um valvulado ou tem que escolher entre o set inteiro de amplificador, guitarra, pedais e um valvulado, ele vai fazer o que? escolher um set que não atende as necessidades dele ou se matar?

Tenho um amigo meu, que é o cabra com a pegada mais foda que eu conheço, dá pra saber que é ele tocando no primeiro bend ou vibrato, é professor de musica da Federal daqui, toca do Metal ao Erudito, mas até bem pouco tempo ele usava um Fender Deluxe 90 que é Solid State, hoje tem um Hot Rod Deluxe, mas sinceramente o som que ele tirava do Deluxe 90 é tão bom quanto o som que ele tira do Hot Rod, não fica devendo em nada. Sempre que o Danny Vincent (guitarrista do Blues Etilicos) vem pro aqui, chama ele pra tocar, da ultima vez o Hot Rod queimou o fusível em uma queda de tensão, e como já era de noite não tinha como comprar outro, ele pegou emprestado um Deluxe 90 desses, e o timbre estava maravilhoso como sempre. A diferença de preço entre esses dois amps é gritante, o Hot Rod é umas 3 ou 4x mais caro que o Deluxe 90.

O outro guitarrista da minha banda de blues, também gosta de amps Solid State, ele tem valvulados, um Vox AC-15 e um Mesa Boogie Nomad, mas o amp que ele mais usa é um Fender Deluxe 90 com um pre-amp valvulado para microfones ligado no loop de efeito só pra aquecer (por sinal ele comprou o amp desse meu outro amigo, que na época era professor dele). Perguntei porque ele não usa tanto os valvulados, e ele respondeu que não sabe porquê, mas acha o som da Les Paul dele mais bonito com o set Deluxe 90+pre-amp de mic. E ele tem um timbre do caralho também, e não é raro ele conseguir timbrar o set dele melhor que eu, que uso dois valvulados no palco, um Marshall e um Fender.

Então no fim o lance é pegada e ter um set bem honesto, gastar bastante tempo conhecendo o equipamento que tem e procurando o timbre correto, porque um Solid State bem timbrado bate muito valvulado com a timbragem mais ou menos.

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


Então no fim o lance é pegada e ter um set bem honesto

Falou tudo mermão!

Gabriel Chincha
Veterano
# mar/09
· votar


Na boa...tocar Blues com SS? Estranho!

A maior diferença entre um SS e Valvulado é a Dinâmica! Você vai de um som limpinho à um Drive leve só com a força da Pegada. Se o amp tiver saturadão a quantidade de distorção também varia com a pegada, e você consegue "limpar" baixando o Pot de volume da guitarra.

Resultado: Você consegue se expressar melhor, o Amp valoriza sua Pegada.

Num SS tem que usar pedais para clipar o sinal (Distorção) ou alguns SS tem esses pedais "internamente" no circuito.

Com relação à timbre, eu já ví ótimos resultados em SS, mas a tal da Dinâmica não existe! Que ao meu ver é a principal desvantagem de um SS.

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Chincha
Na boa...tocar Blues com SS? Estranho!

Fala isso pro BB King que toca com um desses!

Acho que não tem exemplo melhor que ele...

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Chincha

Eu também acho estranho pra cacete a preferência dele por esse solid state, especialmente porque ele tem um Vox AC-30 e um Nomad a Mesa Boogie, vez por outra eu peço emprestado um deles pra usar no meu set, só pq acho uma maldade com meu sonho de consumo Beatlemaniaco ele ter comprado o AC-30 e só usar quando vai tocar algo a la Cramberies (ele tem uma banda pra tocar esses tipos de pop).

Tá certo que ele usa um pré-amp valvulado o que dá a ele muito da dinâmica de um valvulado, mas enfim, é gosto, não tem muito o que discutir, mas é uma pena ele não vender o Vox e eu não estar numa fase muito boa de grana.

No fim ele tem uma puta pegada, bem limpa e elegante, mesmo tocando rápido e com distorção a pegada dele é bem limpa, apesar de viver dizendo que preferia ter uma pegada mais nervosa como a minha, mas eu gostaria de ter um som mais limpo como o dele. E isso se traduz no som, e acho que daí que surge o gosto dele por solid state e o meu gosto por valvulados. Eu uso bem mais efeitos ou recursos como o potenciometro de volume da guitarra, ele quase sempre só usa dois sons basicos, base limpa e distorção de solo, sempre o mais limpo possível e o resultado é quase sempre matador, mesmo no SS.

E Blues em SS nem é tão estranho, o Andy Fairweather Low, que tocava na Banda do Clapton sempre tinha um Polytone Mini-Brute para os sons mais limpos e com pot de tonalidade fechado. Já vi pelo menos dois shows do Lonnie Mack em que ele usa um JC-120 e até onde eu sei ele é parte permanente do set dele, que ao menos nesses shows incluia também um Fender Silverface q eu não consegui identificar. O Gatemouth Brown, que provavelmente é o unico guitarrista de blues que pode dizer que era alguma coisa a mais que o B.B. King (afinal ele e o T-Bone Walker foram os invetores do Texas Blues Elétrico, ainda na decada de 30-40), sempre tinha um JC-120 e um Twin Reverb no set dele.

E no fim, acho que o idela é justamente a mistura pegada e timbragem, e perceber que nem todo mundo tem interesse na variação de ganho gerada pelas valvulas, seja porque o volume está mais alto ou porque a pegada está muito forte.

O Jim Hall, o Pat Metheny e o Barney Kessel inclusive alegam esse ser o motivo de eles trocarem os Fender Valvulados pelos Polytone Mini-Brute, essa definição e fidelidade no som limpo é o motivo pela qual a Fender fez o Jazz King ser solid state.

Então ainda acho que o lance é a pegada, tendo ela, o resto é questão de gosto ou de orçamento. Já que nem todo mundo é doido feito eu pra me privar de diversos confortos e diversões pra comprar valvulado.

jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
concordo com vc, tem mta gente que usa SS e tem um puta timbre (alguns guitar's famosos e etc)...

Mais como eu e vc acredito q a maioria dos guitarristas, gostariam de ter ou tem um valvulado por curtir a saturação das valvulas, e acho q nisso vc concorda cmg.

Ou seja td, td msm nessa vida, é questão de gosto e é indiscutivel, agora se a gente não para p/ discutir essas coisas aqui o que a gente vai discutir em alto nivel!!!???? hauahauahua

Bom é só

abç

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


jigo__

Eu concordo plenamente que deve ser discutido, mas o que vejo por aqui é que existe muito aquela coisa de receita de bolo ou 10 mandamentos da guitarra. Besteiras do tipo, Valvulado é inveriavelmente melhor que SS, ou Pedal é invariávelmente melhor que pedaleira. Isso é besteira, dependendo do argumento chega a ser quase uma afirmação parcial, enviesada e idiota, já que tudo depende de quem vai usar, como vai usar e pra quê vai usar.

Eu fiz minha opção baseado no que gosto de tocar, na minha pegada, e na experimentação, muitas vezes tive que sacrificar a saída com a namorada, a cervejinha de domingo, uma TV nova e coisas do tipo pra poder ter o que eu acho necessário pro meu som. Eu tenho um bocado de equipamento em casa, as vezes me pergunto se preciso de 5 guitarras, 4 amps e uma renca de pedais, mas quase sempre vejo que por ter feito muito sacrifício pra conseguir isso, não conseguiria vender por causa do valor sentimental que vem do esforço que fiz pra ter.

Agora essas afirmações deterministas são um defavor a discurssão, um exemplo é o caso de SS x Valvulados, cada um tem sua vantagem e desvantagem, as vezes vc opta por necessidade, ou por não ter a grana de um pro outro e como falei, conheço gente que tem um puta timbre com os dois, tem gente que tem o timbre ruim com os dois também, tem gente que tem os dois e prefere o SS, outros o valvulado.

O mesmo vale pra pedal, tenho um amigo meu, o Marcelo Leonardo, ele já foi musico profissional, hoje é advogado, cheio da grana e só toca por hobbie em uma banda de covers, tem 20 e tantas guitarras em casa, todos os pedais analogicos que tu imaginar, inclusive muitos vintage, mas em show ele usa uma Pod Live XT e uma GT-8 pra quase tudo, fora isso só um Cry Baby e um Big Muff, eu perguntei pra ele porque? e ele disse que era porque era bom brincar com os pedais em casa, nos ensaios, mas em shows é mais fácil mudar um preset do que ter que abaixar e mudar o ajuste dos pedais ou sair ligando e desligando todos. E ele tem um puta timbre mesmo usando pedaleira.

Pra conferir o timbre dele, é só procurar pelos videos da banda Cojobas no Youtube, ele é o guitarrista da direita, e a maioria das vezes o som dele é melhor que o do Marco, o outro guitarrista (da esquerda), que só toca com pedal analógico top de linha, como Z-vex, Fulltone, Peter Cornish e afins.

Obvio essas pessoas só conseguem isso, pq tem uma pegada muito massa, são experientes e conhecem muito bem os equipamentos que tem. Então ao invés de sair pregando uma verdade absoluta, seria interessante mostrar como conseguir o máximo do equipamento que o cara tem, porque do que adianta falar pra ele comprar um JCM-2000 se ele só tem grana pra um Warm Music?

Essa, muitas vezes é uma discussão bem mais interessante do que dizer pro cara que se não tem valvulado, que ele vá se lascar.

ALém de dar ao cara mais argumento pra ele decidir sozinho o que ele prefere, um valvulado ou um SS.

jigo__
Veterano
# mar/09 · Editado por: jigo__
· votar


nichendrix

em relação aos amp's valvulados eu pelo menos sempre os recomendo qdo o kra chega e fala que quer um timbre igual ao do slash ou algum guitarrista famoso ae, isso pq a maioria dos membros novatos fazem isso, pq qdo o kra sabe q quer ele ja tras os amp's que ele tem duvida...


Conheço mta gente q usa amp SS bom e tem um puta timbre, apesar de eu preferir Valvuladoes (rs e + rs) e tambem conheço gente, como meu ex-professor q de preferencia toca com programas no computador, vai vendo como as coisas são...

Segundo ele daqui a pouco a tecnologia vai superar td e só serão pedaleiras e programas top's em pc...

Mais a GDE REALIDADE é q se o amp é valvulado ou não, não importa, o que importa é se o som é agradavel a quem ouve, e na minha opnião esse é um motivo de o rock estar decaindo, é tanta frescura, é tanto virtuosismo, q o Gde publico prefere ouvir sertanejo universitário a qq outra banda de rock (não tenho nda conhtra sertanejo, só sou amante do rock), são tantas vertentes, que eu ja nem sei mais definir do q eu gosto.

Bom daqui a alguns dias chega meu hand made e vo ta postanto pra vcs alguns sons como o gucrispim, se possivel nichendrix gostaria q vc comentasse sobre meus futuros samples, pq é preciso gente q saiba criticar p/ gente avaliar as coisa, hehe

abçs

Ps ah e mais um pra vc! hauahu

rsf
Veterano
# mar/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix
Tenho um amigo meu, que é o cabra com a pegada mais foda que eu conheço, dá pra saber que é ele tocando no primeiro bend ou vibrato, é professor de musica da Federal daqui, toca do Metal ao Erudito, mas até bem pouco tempo ele usava um Fender Deluxe 90 que é Solid State, hoje tem um Hot Rod Deluxe, mas sinceramente o som que ele tirava do Deluxe 90 é tão bom quanto o som que ele tira do Hot Rod

cara, por coincidência, tenho os dois amplis citados - HRD e Fender deluxe 90...fiquei curioso com a sua afirmação...gostaria de conhecer seu amigo para ver qual a mágica que ele faz para o deluxe 90 ficar igual ao do HRD..e não é ironia...apenas acho que a diferença sonora entre os dois é abissal...talvez a pegada? ou talvez uma mera questão de gosto, sei lá..... ..o deluxe 90 está às moscas, porque ficou broxante utilizá-lo, mas como disse, talvez seja uma questão de gosto..
a proposito, meu hrd é tunado (alto-falante weber de alnico e válvulas JJ Electronics) - ficou com um clean excepcional e um headroom bem alto, bem como com uma distorção mais administrável no canal more drive, mas mesmo antes da "tunada"...a distância era grande...
um abraço.

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Chincha

A maior diferença entre um SS e Valvulado é a Dinâmica! Você vai de um som limpinho à um Drive leve só com a força da Pegada. Se o amp tiver saturadão a quantidade de distorção também varia com a pegada, e você consegue "limpar" baixando o Pot de volume da guitarra.

Resultado: Você consegue se expressar melhor, o Amp valoriza sua Pegada.

Num SS tem que usar pedais para clipar o sinal (Distorção) ou alguns SS tem esses pedais "internamente" no circuito.

Com relação à timbre, eu já ví ótimos resultados em SS, mas a tal da Dinâmica não existe! Que ao meu ver é a principal desvantagem de um SS.


Aderi ao valvulado a pouco mais de 1 mes, estou apanhando pra timbrar e tocar. Sempre toquei num peavey Bandit 112 ( otimo asmp) sempre consegui boins timbres.

Reumindo, concordo em todos os aspectos que vc disse alí em cima!!! Principalmente sobre a dinamica...É completamente diferente..

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


tenho impessão que o rock não entendeu nada...

rsf
Veterano
# mar/09 · Editado por: rsf
· votar


ogner

e ai, ogner, tudo bem?
ouvi uns sons teus...toca bem para caramba...parabéns...
acho que com esse teu valvulado a tua pegada vai ficar especial...
mas uma cuirosidade, pq vc diz estar apanhando com a timbragem? ouvi sua gravação lá no tópico do Max e ficou do cão...
quanto à pegada, cara, guitarristas um nível acima como vc, o valvulado é o casamento perfeito...assim que vc dominar o bicho vc irá se surpreender com vc mesmo...essa tal de "dinâminica" nas mãos certas fazem maravilhas...o troço é orgástico..isso que eu não toco uma fração do que vc toca...
Ah, e boa sorte aí com o ampli

ogner
Veterano
# mar/09 · Editado por: ogner
· votar


rsf

Cara, muito obrigado pelos elogios, valeu mesmo.

Nao sei bem explicar, tem uma galera dizendo, como vc, que o som esta bom, talvez tenha sido a expectativa que criei, até pelo que muitos comentaram aqui. Tenha um valvulado e torne-se um rei, nao bem assim.

Enfim, como disse tenho ele só a 1 mes e tenho que "experimetar" mais nele ainda.

O que mais esta me deixando"triste" no caso especifico desse amp (20w - Com 2 valvulas 6BQ7 no pré, que saõ bem "fracas") é que com minha guitarra, que tem a saida muito baixa(nao vou trocar os caps) nao estou conseguindo um drive nem perto de bom...Mas isso vou tentar resolver trocando valvulas.

Mas que é diferente de SS é...Hehehe.

Edit: O amp é esse, esse mesmo das fotos/;
http://www.electrontubes.page.tl/Woodstock-20w.htm

Gabriel Chincha
Veterano
# mar/09
· votar


ogner

Cara parabéns pelo amp.

Eu tive a mesma sensação quando comprei meu primeiro valvulado. Acho que criamos tanta expectativa que rola uma decepçãozinha no começo mesmo.

Mas vai passando o tempo e você vai percebendo os detalhes e as diferenças. Ai bixo é um caminho sem volta! Não consigo nem chegar perto mais de um SS.

Mas se está achando a distorção fraca não tenha vergonha de colocar um pedal de booster.

Para quem quer bastante ganho essa é a melhor opção!

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


rsf

Cara, sinceramente eu não vejo isso como mágica, como eu disse, ele consegue um timbre animal com os dois amps, e o timbre dele com cada amp é realmente muito bom.

Em momento algum eu disse que os dois amps ficavam iguais, e por isso não vejo isso como mágica e sim como bom senso. Ele conhece muito bem os dois amps, sabe as vantagens e as limitações de cada um, então ao invés de tentar timbrar eles igual, simplesmente timbra de forma a tirar o melhor proveito das qualidades do amp. Entendeu porque não tem mágica?

Se tentar fazer com um, tudo o que faz com o outro, só sai merda.

Eu tiro pelo meu exemplo, eu sempre usei valvulado, pouco depois que comecei a tocar encontrei um Tremendão com o gabinete original pra vender, na época ninguém dava grana por eles, porque era giannini (isso foi em 94), vendi meu Fender SS de 25W na mesma hora, vendi uma coisas minhas e comprei. Desde então é só valvulado, é uma opção minha.

Mas ultimamente venho experimentando um monte de amps SS, até por influência meu companheiro de Banda e de outros amigos meus que tem SS, uns por opção e outros por falta delas. Já que eles vem sempre tocar aqui em casa, e tenho descoberto um monte de opções interessantes, especialmente de sons limpos, enquanto toco com esses SS (em geral são Fender, Orange, Peavey, Vox, Marshall ou Line 6).

As vezes até a distorção é bem interessante, é só ver o caso do Johnny Greenwood do Radiohead, que toca com um Fender Deluxe 90 e um set de pedais bem básico e tira um som do caralho (foi tentando achar uma distorção como a de Paranoid Android que comecei a fuçar no Deluxe 90 do Mahatma). Já que eu queria uma distorção bem cacetada para uma versão de umas musicas do Cream que a gente ia tocar em um tributo ao Clapton e que eu não estava conseguindo por não ter um pedal de drive no meu rig, só um San's Amp GT-2, que ou ficava fraco demais ou barulhento demais (o Blues Deluxe, o Blues DeVille e meu Marshall tem um drive mais comportado).

E admito que apesar de ainda não conhecer direito o mundo dos SS, estou até me impressionando no quanto eles conseguem dar um som interessante se vc tiver disposto a gastar o tempo timbrando eles (é que nem timbrar pedaleira digital, até fica bem legal se vc tiver saco, eu geralmente não tenho).

ogner
Cara, muito obrigado pelos elogios, valeu mesmo.

Nao sei bem explicar, tem uma galera dizendo, como vc, que o som esta bom, talvez tenha sido a expectativa que criei, até pelo que muitos comentaram aqui. Tenha um valvulado e torne-se um rei, nao bem assim.

Enfim, como disse tenho ele só a 1 mes e tenho que "experimetar" mais nele ainda.


Cara é por isso que eu falei que é interessante sempre tentar trazer o melhor dos dois mundos e enfatizar as diferenças na hora de timbrar, eu apanho pra timbrar SS, porque estou tão habituado ao Valvulado que nem sabia o rumo de um SS até outro dia.

Só que o povo fica nessa pressão: Valvulado, Valvulado, Valvulado... e quem nunca tocou em um sempre termina se perguntando nesse começo se eles são essas cocadas todas que todo mundo fala. Acho que os dois mundos tem vantagens e desvantagens, e vc tem sempre que aprender a lidar com elas de forma diferente e tirar o proveito do que cada um tem de melhor.

Mas eu gostaria de ouvir seus sons, em qual tópico estão?

jigo__
em relação aos amp's valvulados eu pelo menos sempre os recomendo qdo o kra chega e fala que quer um timbre igual ao do slash ou algum guitarrista famoso ae, isso pq a maioria dos membros novatos fazem isso, pq qdo o kra sabe q quer ele ja tras os amp's que ele tem duvida...

Eu concordo que deva ser dito que os amps deles, via de regra são valvulados (alguns usam os dois, outros só SS)... o lance é justamente esse cara que não conhece, dificilmente vai ter a grana pra comprar um valvulado de cara, então é avisar que eles usam valvulados e que se vc tiver tempo e paciência dá pra tirar um timbre parecido com um SS. Dar algumas dicas pra isso e tudo mais, não só fazer como uns, ou compra valvulado ou fica com som porcaria.

É como o Sans Amp GT-2, eu tenho um, usava como pré, agora estou usando como pedal e tenho apanhado pra burro, ninguém me respondeu como timbrar ele legal, mas em todos os outros tópicos que vi sobre ele, o povo só diz, é porcaria compra um drive da Fulltone, vende e compra um valvulado, ou alguma outra resposta do genero. O que não ajuda, e muitas vezes atrapalha.

Acho que tanto quanto essa discussão deve ter deixado o Rock ainda mais confuso... hehehehehhehe

Bom daqui a alguns dias chega meu hand made e vo ta postanto pra vcs alguns sons como o gucrispim, se possivel nichendrix gostaria q vc comentasse sobre meus futuros samples, pq é preciso gente q saiba criticar p/ gente avaliar as coisa, hehe

Cara eu posso tentar ajudar, tentar dar umas dicas se eu for capaz, mas ao contrário de muitos dos defensores dos valvulados (o que eu sou em genero, numero e grau).

Eu não tenho grandes conhecimentos tecnicos de como eles são construidos ou como funcionam, tenho um bom conhecimento de valvulas por já ter tido vários valvulados e por estar sempre tocando com o valvulado dos outros e tentar perceber no som como cada uma se comporta.

Mas não sei nada de muito técnico, o que sei são 15 anos tocando com eles e experimentando para tentar achar o timbre que eu sonho todos os dias, mas por mais que eu chegue muitissimo perto, eu ainda não cheguei lá.

Mas experiência vale alguma coisa... ao menos eu acho.

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Mas experiência vale alguma coisa... ao menos eu acho.


POrr@, se vale!!! hehehehe...

Então, velho pra gravar ( hobby total ) sempre usei simuladores, principalmente Amplitube, e nao acho horrivel, consigo timbrar legal com ele....Bom, o ponto é q essa é a primeira gravação do valvulado, some a isso inexperiencia pra microfonar tb, inclusive usando mics certos pra tal, que nao foi o caso. Nessa gravina usei 2 Shures, 1 lirics e 1 58, nao ficou muito fiel ao som "ao vivo", mas vai lá. hehe.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/191875/p19

rsf
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

beleza, nichendrix.... quando me referi a "igualdade", estava me referindo a sua frase "Deluxe 90 é tão bom quanto o som que ele tira do Hot Rod, a igualdade aqui é no "tão bom quanto..."...
compreendo e respeito sua opinião, e, inclusive, não a contesto, por entender que boa parte da "percepção" tanto de um quanto de outro ampli (SS e valvulado) é bastante subjetiva, haja vista estar associada a gosto.....quando fiz meu post anterior não estava duvidando ou questionando o teu post...apenas fiquei, sem ironia, curioso..e tão somente curioso..nada mais do que isso....eu não consigo mais gostar de SS..som de brinquendo..heheheheh...nem tenho mais saco para ligá-lo..digo isso até com uma certa dor no coração e no bolso...hehehehehe...afinal, como vc sabe, esse deluxe 90 não é nada barato no universo dos SS... ..hehehehe...
sei, sei..essa é uma posição radical..mas fazer o que? cest'l a vie.

um abraço e, por favor, não me entenda mal..não estou questionando tuas considerações sobre os amplis e tampouco estou aqui querendo dizer que ampli valvulado é tudo e ampli SS é nada.
Apenas desaprendi a gostar de SS..E, como vc, eu tambem tenho os meus gostos e desgostos... beleza?
um abraço.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


rsf

Cara, relaxa não há stress da minha parte, como você, eu sou um defensor dos valvulados, até por praticamente só conhecer eles, como disse até bem pouco tempo minha experiência com SS era bem restrita, e fora os Marshall Valvestate Ingleses dos anos 90, sempre tive preconceito contra SS.

Quem mudou isso foi justamente o André, eu chegava a ficar puto por não tirar aquele timbre de um valvulado e ele tirando de SS, mas aos poucos fui percebendo que vinha muito da pegada dele e de ele ter achado um som com o Deluxe 90, que se adaptava bem a pegada dele, e se aproveitou dessas vantagens. Uns anos mais tarde quando ele vendeu o D90 pro atual guitarrista da minha banda e comprou o HRD, ele teve uma certa dificuldade de acostumar com os prós e os contras da valvulas e eu ajudei muito ele nessa transição, e em pouco tempo ele achou uma timbragem que é a cara dele.

Ele tem um puta timbre nos dois amps, isso tem... eu prefiro o timbre dele com o valvulado, mas não é algo que venha de uma percepção objetiva, é algo que talvez carregue uma grande carga de preconceito, já que ao menos pra mim som de guitarra ainda tem que ter valvulas.

Já o Mahatma, o outro guitarrista da minha banda é um caso bem mais interessante, porque quando ele começou a comprar SS, ele já tinha um Vox e um Mesa Boogie valvulados... os SS começaram a entrar na vida dele porque ele foi morar em apartamento e não dá pra estudar com eles, comprou um Orange e gostou, depois um Vox Pathfinder e gostou, por ultimo comprou o D90 pporque gostava do timbre do André.

Ele tira um timbre muito nítido e limpo com os SS, mas enfim o bicho da valvula já tinha pego ele, então ele liga um Pré-amp valvulado sempre para dar uma esquentada no som, ironicamente ele não prefere pre-amps de guitarra como o V-Twin, ele acha que o som fica mais próximo do que ele quer usando um pré-amp valvulado para microfone.

E apesar de não ser 100% solid state, ele consegue timbres que se eu não visse ele "fazendo a magica" eu duvidaria que fosse capazes de sair de um SS. E é isso que tem mudado meu conceito e feito eu experimentar cada vez mais com os SS, ainda não gostei a ponto de comprar um pra mim, mas já não acho tão absurdo tocar com um ou aceitar que algumas pessoas tiram timbres bem honestos e bonitos com eles.

Talvez essa esquentada no D90 seja o que falta pra vc apreciar ele, que pela minha experiência de brincar com os amps dos outros, faz um par bem interessante quando ligado em estereo com o HRD.

Enfim se o B.B. King e o Jim Hall usam, quem sou eu pra dizer que não presta?

rsf
Veterano
# mar/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

....que pela minha experiência de brincar com os amps dos outros, faz um par bem interessante quando ligado em estereo com o HRD.

já fiz isso...de fato fica legal...

Enfim se o B.B. King e o Jim Hall usam, quem sou eu pra dizer que não presta?

Ora, vc é vc, quer algo mais importante do que isso? hehhehe
quanto ao BB King e Jim Hall.... se eles gostam, bom pra eles...
como disse, cada um com seus gostos...
um abração, cara..apreciei teu jeito de postar tuas convicções ou dúvidas..
sem estrelismos e vaidades intocáveis...
um abraço e até a próxima...

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ora, vc é vc, quer algo mais importante do que isso? hehhehe
quanto ao BB King e Jim Hall.... se eles gostam, bom pra eles...


Falou e disse, mas enfim B.B. King, Clapton, Hall e Barney Kessel são alguns dos sons dos sonhos pra mim. Mas no fim nada supera o George Harrison em timbre, até quando tenta fazer merda fica massa.

Abraço pra vc tb, vamos ver se nos topamos com masi frequência por aqui.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


ogner

Cara ouvir o seu som.

Você realmente toca muito bem, e faz uma coisa que pra mim é bem dificil, que é tocar sem "respiração" entre as frases, em geral eu quebro em blocos e dou alguns sutains longos e pausas entre as frases, influência do B.B. King, do Clapton, do George Harrison e do Gilmour, então nunca fui bom nisso,apesar de tentar pegar muita coisa do SRV e do Johnny Winter que tocam assim. Logo já fez aquela inveja basica só aí (inveja boa, não a pejorativa)...hehehehheheehehe

Sobre o timbre do amp, ficou muito legal, apesar de que com ele microfonado por tantos mics, não dá pra realmente dizer até onde eles influenciaram no timbre ouvido, mas enfim não tem mic que faça timbre feio ficar bonito, logo...

O Robin Trowler que diz que se você achou um timbre anasalado de guitarra, já achou 2/3 de um bom timbre, eu só senti falta de um pouco mais de brilho (médio agudo), em alguns amps vc consegue com o controle de Presence ou Contour.

No seu caso talvez acionar a chave de brilho ou por os médios um petelequinho de nada mais pra frente. Como eu não conheço o seu amp e como os controles interagem entre sí, não dá para ser mais preciso que isso, mas acho que dá pra captar a idéia. Qualquer coisa pega um GE-7 da Boss e deixa todo flat subindo um pouquinho de nada só os 3 ultimo controles de banda, mas bem pouco mesmo, porque já está quase lá.

E você está de parabéns, porque eu demorei um tempo até me entender com meu primeiro valvulado, se bem que era um Tremendão, antigo, tava há muito tempo parado, ele precisou dar uma amaciada antes de começar a cantar de verdade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores Valvulados ????????