Fender Frontman 212R - 220v para 110v

Autor Mensagem
brunoandrad
Veterano
# fev/12


Galera, usei a busca mas não achei nenhum tópico que sanasse a minha dúvida:

Vou comprar o cubo Fender Frontman 212R.
O problema é que ele é 220v e aqui as tomadas são tudo 110v~127v .

Perguntas:
O que devo utilizar para usa-lo na tomada 110v? Transformador ou estabilizador? Qual marca/modelo devo utilizar?

Existe problema ligar no 110v se a tensão da tomada for de 127v?

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


brunoandrad
Cara,eu vou comprar um frontman 65r,más não aki,nos e.u.a,e lá é 110v,e aki é 127v.
Ai,o único problema são os picos,pois em alguma hora do dia a tensão pode aumentar,e ficar dentro da tolerância de 127v más não ficará dentro da tolerância de 110v,ai poderá estragar o amp.
Vc deve comprar um estabilizador com entrada 220v,e saída de voltagem da sua casa,vc tem que verificar.
E atrás do amp,tá escrito input power,ai vc compra um transformador com essa potência,eu recomendo um pouco mais.
valeu!

Foucault
Veterano
# fev/12
· votar


Estabilizador. Tenho um Frontman 65r e nunca tive problemas usando estabilizador.

Guizaum......
Veterano
# fev/12
· votar


brunoandrad

Ja que onde você mora é 110~127v, você precisa de um transformador bom e bem pesado rsrsrs.

Um desse deve dar conta do recado http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218186633-autotransformador-200 0va-trafo-bivolt-110x220x110v-2000-va-_JM

brunoandrad
Veterano
# fev/12
· votar


vitorrock
Eu preciso então de um transformador e de um estabilizador?
Vai ficar caro a brincadeira(além do ampli 1,5k) :(


Guizaum......

Que monstro esse transformador! hahaha
Mas olhei os conectores e acho que não vai servir no ampli, o Ampli usa aqueles três pinos achatados

vitorrock
Veterano
# fev/12
· votar


brunoandrad
Estabilizador já não sei,más transformador sim.

lucas fontanari
Veterano
# fev/12
· votar


Olha, tem gente aqui que viajou na resposta. A única coisa que você de fato precisa é um transformador com entrada 127 e saída 220. Contudo, você pode ligar um estabilizador para dar mais estabilidade à rede. É importante que você faça a ligação do fio-terra para evitar chiados no amp.
Você deve prestar atenção também na potência em watts do amplificador e do transformador. A capacidade do transformador deve ser pelo menos uns 15% maior que a potência do amplificador.

brunoandrad
Veterano
# fev/12
· votar


lucas fontanari
Entrada 127 e saida 220?
Não teria que ser ao contrário?

Como faço essa ligação do fio-terra?
O fio-terra não é o terceiro pino da tomada?

guido trueb
Veterano
# fev/12 · Editado por: guido trueb
· votar


Talvez esse tópico seja o mais adequado para a minha pergunta, além de ser o mais recente.

Enfim, gostaria de saber a especificação exata do transformador para o Fender FM 212r. Acabei de comprar um, trazendo da Europa (onde tudo é 220V) e gostaria de trocar o transformador dele para entrada de 120V.

Pelo esquema do circuito parece que pode ser um 30-0-30 ou 32-0-32 no secundário, com uns 4A talvez (pra aguentar os 100W). Agora gostaria de saber a amperagem (5A, 10A ou 12A?), pois no manual fala que o requisito de potência seria de 360W (daí seria um trafo de 30-0-30 com 12A?!). Como não entendo muito...

O part number dele é 027668. O esquema do amplificador pode ser encontrado no site da Fender: http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM212R_schemati c_Rev-A.pdf

Alguém com mais experiência em eletrônica poderia me ajudar?

Existem mais dois tópicos relacionados:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/200723/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/279659/
Mas não consegui encontrar a especificação exata desse transformador em nenhum deles.

Parece que esse mesmo transformador também é utilizado no Fender M-80 e no Roc Pro 1000.

carlos adolphs
Veterano
# fev/12
· votar


guido trueb
Boas.Especificações:
Entrada: 127Volts 360VA
Saida: 2 X 32 Volts 6 Ampéres.
Abraço!

guido trueb
Veterano
# fev/12
· votar


Valeu carlos adolphs!

Paulo Utida
Veterano
# ago/13
· votar


Fala pessoal,

Depois de muito bater a cabeça para encontrar uma resposta sobre qual transformador comprar para 220 - 110 (ou o contrário), venho dar minha contribuição!
Para saber o valor correto é só pegar o consumo (em Watts) e dividir por 0,7! O resultado será em va!
No meu caso:
Comprei um Fender Frontman 212R 220v. No manual diz que o consumo do amplificador é de 360 Watts. Como eu iria usar em 110v fiz as contas:
360 (w) / 0,7 = 514va
Compre sempre ACIMA do valor obtido e nunca na medida exata ou abaixo!!!!
Assim, comprei um de 750va!
Funcionou perfeitamente e praticamente não esquenta! Ele fica morno... mas não um 'fritadeira' como imaginei. Ele faz um ruído praticamente imperceptível! Agora por exemplo: 01:10 da manhã... todo mundo dormindo (silencio) e só consigo ouvir cerca de +/- 30cm do transformador. A marca do meu é Kitec!
Espero ter ajudado!

Paulo Utida

NHS
Veterano
# jan/14
· votar


Olá Amigos. Então quer dizer que para o amplificador PEAVEY BANDIT 112 de 300W, ficaria perfeito um transformador de 220/110 de 500VA ?

Agradeço a atenção

brunoandrad
Veterano
# jan/14
· votar


Já que deram um UP nesse meu tópico.

Eu estou usando há 2 anos um transformador de apenas 100VA sem nenhum problema.

Sobre o amplificador, muito bom, fala alto demais.
O som limpo dele é lindo, a distorção não é tão pesada mas é boa também.

Crash1
Membro Novato
# jan/14
· votar


brunoandrad
Dae cara, blzaa
queria saber aonde q tu mora, moro no sul, e aqui aonde moro, é tudo 220v, e os amps q procurei pra comprar, fender e marshall, sao todos 110v, e os transformadores sao meio chatos pra carregar kkkkkk
se eu tiver q carregar, tem problema deixar ele, dentro do amp, atras dos falantes, ou isso pode interferir em alguma coisa?
tbm, a questao do foot, eu posso ligar com cabo normal, o mesmo q uso pra guita e tal, ou ele é estéreo?
vlw cara, abraço!

NHS
Veterano
# jan/14 · Editado por: NHS
· votar


Essa minha dúvida se deu porque ao pesquisar um trafo 220/110 em vários sites, percebi que alguns deles dizem que 500Va equivale a 350watts e em outro 500Va equivale a 300watts. Então notei que eles fizeram o fator de potencia de 300watts dividido por 0,6= 500Va e no outro 350watts dividido por 0,7 = 500Va

Qual estaria certo?

Digamos que o fator seja "0,6". daria portanto 500Va = 300watts. Sabemos que seria prudente deixar uma margem de segurança, Minha pergunta: Esses 300watts de consumo do ampli é somente se ele for usado "no talo"? Se eu nunca usar o volume total, não consumirá os 300watts?

Desculpem mas não entendo muito disso. E seria interessante um esclarecimento.

abraço

brunoandrad
Veterano
# fev/14
· votar


Crash1
Desculpa a demora para responder.

Então, eu deixo ele guardado dentro do amp.
Mas para carregar, eu carrego separado, pois qualquer movimento que fizer ele pode bater e danificar alguma parte do ampli.

Farei este teste do cabo do foot no fim de semana. Sei que o do foot não serve na guitarra, mas nunca testei ao contrário.

Só pq eu postei acima, meu ampli começou a chiar após um tempo ligado, vou comprar um transformador mais potente para ver se resolve.
Postarei aqui se resolveu.

brunoandrad
Veterano
# fev/14
· votar


NHS

Eu vou comprar um seguindo a dica do Paulo Utida

O mais seguro para calcular é multiplicar por 0,7. Pois a maioria dos equipamentos usam este fator de potência.

Sim, 360w é o consumo máximo, quando estiver no talo.
Inclusive acho que foi por isso que o meu transformador demorou para abrir o bico, nunca passei do volume 3.

NHS
Veterano
# mar/14
· votar


Valeu Brunoandrad!

BassMasta
Membro Novato
# out/14
· votar


Salve galera, talvez vcs possam me ajudar to numa situação parecida...
comprei um Hartke kickback 15 pelo mercadolivre, mas ele é 220, comprei pq o preço tava muito melhor e eu tenho 110 e 220 aqui em casa. Mas quando for levar pra tocar em gigs, com amigos etc nao vou poder garantir então gostaria de usar um transformador com ele. Achei o manual dele na internet aqui estao as especificações: http://imageshack.com/a/img537/5386/wQhmhE.png
eai, o que vcs acham? quantos va eu vou precisar?
vlw!

BassMasta
Membro Novato
# nov/14
· votar


o amp chegou, apesar dele ser 220 usei ele no 110 sem nenhum problema, mas isso pode danificalo ou apenas vou ter uma potencia menor? o trafo ainda é necessário? ALGUEM DA UMA LUZ

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


Pode danificar o ampli, porque ele está alimentando os componentes internos com metade da voltagem que foi projetado e calibrado, além de gerar uma sobrecarga no transformador, por exemplo se em 220V ele precisa de 3A em 110 ele vai usar 6A, mas se o trafo foi projetado com limite de 3,2A ele está 2,8 Amperes a mais , isso gera mair aquecimentos e desgastes na lei de Foucault / Gauss e outros.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


BassMasta
apesar dele ser 220 usei ele no 110 sem nenhum problema, mas isso pode danificalo ou apenas vou ter uma potencia menor?
Meio óbvio, né?
O pedrolake já respondeu à contento...
Abç

BassMasta
Membro Novato
# nov/14
· votar


ok e sobre o transformador, segundo o NHS eu deveria fazer a potencia divido por 0,7 para achar o VA que eu preciso então ficaria 120/0,7 = 171VA, minha mãe tem um de 500va vou testar nele, seu eu passar muito o necessário não tem problema também? vlw quem respondeu

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


pedrolake
Mauricio Luiz Bertola

Sério que um trafo tem a potência igual no secundário, independente da potência do primário?

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


Sim é um dos principios basicos da lei de transformação de energia.

Pot lado A = Pot Lado B

então se

Pot Lado A = 127V * 0,5 Amp = 63,5VA

Pot lado b = 15V * I (A)

63,5 = 15 * I (Amp)

I= 4,23Amperes

pedrolake
Veterano
# nov/14
· votar


Quando se trata de transformadores com núcleo saturado, tem se outros aspectos para tratar, Tesla tem uma grande participação nisso mesmo sendo suas teorias desacreditadas pelos EUA, Foucault, Gauss. Outras perspectivas são o núcleo saturado, núcleo de ar e etcs.

BassMasta

VA é volt Ampere

Para determinar ser um transformado vai ser necessário para suprir uma máquina não é só necessário conhecer a potencia em VA e sim o fator de aproveitamento N. Porque pode não parecer mas todo transformador tem um pequeno gasto, e se o transformador aquecer muito facilmente ele deixa de ser um condutor e passa a ser uma barreira, porque o rendimento dele cai, e quando o rendimento do trafo é próximo de zero ou tendendo a zero é curto circuito.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


pedrolake

Perdoe-me, fui um tolo ao perguntar isso... É uma das leis universais mais básicas, e minha pergunta mental era totalmente outra...

Queria me referir no sentido de porque causaria mal ao amp, quero dizer, o trafo realmente teria uma corrente dobrada (para manter a potência balanceada), e demandaria a mesma potência no secundário, ligando ele na metade da tensão?

Sempre achei que aplicando uma tensão menor, na entrada, o fluxo de elétrons seria proporcional a impedância do trafo, e essa mesma potência (seria correto dizer que VA é uma medida de potência, não?) seria transferida para o outro lado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
Perdoe-me, fui um tolo ao perguntar isso... É uma das leis universais mais básicas, e minha pergunta mental era totalmente outra...
Cara, no meio de tanta gente arrogante, sem-noção, infantil e até mesmo amalucada que tem por aqui, essa sua afirmação é um atestado e tanto de maturidade, hombridade e bom-senso.
Um abraço!

pedrolake
Veterano
# nov/14 · Editado por: pedrolake
· votar


Ismah, nem sempre, os transformadores isoladores e outros tipos, tem impedância e resistência, por exemplo se um trafo de primário 12K é feito para 220V no primário, para 127V será próximo do 6K. Já no mesmo trafo o secundário em 220V fornece 18V, se ligar esse trafo em 127V, termos V/2~= 9V.

Mas no trafo tem se algo muito importante que geralmente é desprezado um é a bitola do fio em AWG ou outras medidas, e outra é o isolamento.

Se o mesmo trafo de 12K em 220V fornece 2,4 Amperes e tem isolamento e fio dimensionados para isso, se ligado em 127V, ele demandaria maior corrente e essa corrente não vira voltagem no secundario. Mas tudo que passa do isolamento tende a aumentar de forma não linear a curva do aquecimentos e perdas aumentariam e o desgaste do transformador seria mais que o projetado.

Sobre o fluxo de elétrons em um transdutor, o responsável deste fluxo além das bobinas é o meio, no caso de um transformador isolador, o meio são as chapas. Mas tem se um pequeno pulo do gato, por exemplo, se um transformado demanda 40 placas E de ferro-silício, o mais correto é fazer o seguinte, colocar 20 orientadas para o primário e 20 para o secundário e na intersecção colocar uma placa não orientada, isso é para se delimitar o campo do primário e do secundário.

Ai existe uma teoria de campos concentrados que diz que o G in do lado A - G in do lado B =0;

Então Gin lado A = Gin lado B.


Mas dF = Idl × B = (−IR sin θdθˆı + IR cos θdθˆ) × Bkˆ =
= IRB sin θdθˆ + IRB cos θdθˆı


e etc ..... Ver livro transformador (TORO, 1994)


Então se o campo do lado A depende de uma certa voltagem para atingir seu limiar de condutância para que o lado B aproveite este campo e transforme a energia, se desequilibrarmos isso, os danos são vários.

Mas Ismah fluxo de elétrons seria proporcional a impedância do trafo é valida se usarmos um transformador de corrente e não um de voltagem, no transformador de voltagem tem se outros fatores

Sim VA é um potencia e se fizermos P - V * I * I = Watts

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Frontman 212R - 220v para 110v