Transformar combo em caixa e cabecote

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/11
· votar


FelipeSantana
gostaria de saber se consigo ligar esse falante no combo sem desativar o falante dele.
No manual do amp deve constar se é possível ou não. Isso tem à ver com a engenharia do amp e com a impedância dos falantes do combo e da caixa (a ser ligada nele).
Abç

FelipeSantana
Veterano
# nov/11
· votar


O manual tem falando poucas coisas, e como meu inglês não é muito bom entendi somente o básico, de que preciso deixar em stby um tempo antes de virar para on, como usar o loop, coisas assim.
Com a lida que dei não vi nada falando sobre isso. Tem um desenho do circuito, vou tentar entender aquele circuito.

Schelb
Veterano
# fev/20
· votar


Eu tenho uma situação parecida com a do tópico aí, mas é o seguinte:

Eu tenho um Crate GX80, combo de 80w. Eu to negociando pra comprar um cabeçote valvulado de 30w (Gamba da Gato Preto). Eu precisaria investir em comprar uma caixa pra usar com o head, mas eu queria improvisar algo com meu Crate enquanto resolvo isso.
A pergunta é: se eu separar o fio que liga o crate no falante, e soldar um adaptador P10 ali, eu poderia usar ele como falante pro outro head? E depois a hra que quiser só reconecto o Crate e tal?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


Schelb
Pode, precisa respeitar a impedância e a potencia de cada um.

Schelb
Veterano
# fev/20
· votar


Opa, no caso no falante do Crate ta escrito 8ohm, e o Gamba tem uma saída 8Ω, seria essa né? Já a potência, eu só sei que ele suporta o Crate que tem 80w, então não deve ter problema ligar um valvulado de 30w, certo?

Outra coisa ... eu posso usar adaptadores p10 comuns? Só soldar e pronto?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Schelb
então não deve ter problema ligar um valvulado de 30w, certo?
Não tem problema.
eu posso usar adaptadores p10 comuns? Só soldar e pronto?
Sim.
Abç

Schelb
Veterano
# fev/20
· votar


Valeu, vou fazer .. hehe

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Meus 5 centavos... Não use adaptadores comuns. Gasta um dinheirinho, e usa conectores Neutrik ou Switchcraft - tem outros, mas esses são os mais usuais. Assim como, não use cabo coaxial, opte sempre por paralelo ou PP duas vias.

Schelb
Veterano
# fev/20
· votar


O cabo em si, vou usar oq está na caixa mesmo .. que são dois cabos paralelos.. agora, esse adaptadores .. são de loja de música ou de lojas de som? Tipo automotivo, sei la?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Schelb
Tenho um crate de gx-15 e ja liguei um amp de 5w valvulado no falante dele. Nos polos do falante tem um conector e por sorte consegui um parecido e montei um cabo.
O que você pode fazer é montar um cabo COM FIO PARALELO, usado em som automotivo. Não use o mesmo cabo da guitarra porque a corrente no falante é muito maior e pode torrar tudo.

Eu fiz assim, usei um rabicho para bateria selada
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682183096-cabo-rabicho-chicote -para-bateria-selada-de-cerca-eletrica-_JM

cabo paralelo cristal, que pode comprar por metro em lojas de eletrônica ou som automotivo
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-976361473-cabo-paralelo-crista l-p-som-2x100mm-rolo-100-metros-_JM

conector p10 mono , compre o melhor que puder, o meu acho que é tecnoforte, tecnocabo...algo assim, e é muito resistente mas custa 3x mais que um comum.

depois solde o plug p10 no cabo, ponta do plug no + do conector vermelho da bateria e o outro polo do plug no preto.


Monte um cabo um 1m para ter flexibilidade em posicionar o cabeçote e o crate com segurança, Claro que isto precisa de cuidado, não ligue nada sem o falante, eu não empilharia os dois pois não confio que tenha estabilidade para isso.
Se puder, quando montar o cabo poste uma foto aqui antes de ligar, vai que tem alguma coisa errada, talvez podemos ajudar. Não sei sua experiencia com eletrônica, se tiver pouca peça ajuda ou fale para um técnico montar, deve cobrar uns 20R$.

EDIT: o falante tem polaridade + -.
+ -> vermelho -> ponta do plug p10
--> preto -> polo GND do plug p10

Ismah
Veterano
# fev/20 · Editado por: Ismah
· votar


Só pra constar, não vai acontecer nada demais se ligar os fios invertidos. Apenas teremos uma inversão de polaridade, ou seja o movimento do cone que era pra dentro, agora é pra fora, e vice-versa.

Schelb
Veterano
# fev/20
· votar


Certo, acho que entendi direitinho .. não vou economizar não. E vou fazer junto com um amigo meu que faz pedais handmade, que manja dessas coisas de eletronica. Mas parece não ter segredo, ainda mais com as fotos ali. Só falta saber como serão os plugs p10, mas vou perguntar primeiro na loja de música aqui, e se num tiver eu procuro as marcas que vcs recomendaram. Já o cabo head-caixa eu pretendo comprar um próprio, de boa marca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Transformar combo em caixa e cabecote