Sebastian Bach e suas técnicas

Autor Mensagem
Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


eu fui no show do Guns aki no rio, e o Bach deu um banho no Axl( q não tava cantando tão mal qnto dizem), no Agudo da Monkey Business eu chorei na moral hahahauhaua.
Marcky Basshred
poo cara eu curto esse cara tbm, mas ainda acho o Bach melhor, pq o Miljenko usa muito nasal ao vivo, fica estranhasso, já o bach é impecável ao vivo, simplesmente impecável.

quebredo
Veterano
# jul/10
· votar


DRIVE

A técnica de se utiliza de muitos subterfúgios (técnicas) para funcionar causando o mínimo de dano possível nas pregas vocais. Como imitador de vozes, não só cantando, mas falando e interpretando, posso dizer que qualquer super fa de uma banda em que o vocalista se utiliza da técnica de drive, pode imitar o cantor, porém, fatalmente, ficará rouco, por não se utilizar de alguns cuidados básicos, intermediários e avançados que um vocalista profissional se utiliza como:

Básico:
Aquecimento antes de cantar e desaquecimento após;
Falsete para altos agudos;

Intermediário:
Impostação da voz;
Respiração (utilizando o máximo do diafragma);

Avançado:
Foco;

Resumi ao máximo para ficar claro que para se utilizar drives, é necessário um acompanhamento de profissionais e são eles: um professo de canto, otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo. (citei os três, pois um bom professor de voz, com certeza vai pedir que vá a um fonoaudiólogo, um bom fonoaudiólogo com certeza vai pedir para você ir ao um otorrinolaringologista).

Estou falando isso tudo por experiência própria, hoje faço acompanhamento quinzenal com fonoaudióloga e semestral com otorrinolaringologista (podendo ocorrer até trimestral ou semestralmente no caso de quem utiliza drive e ta cantando direto, pois é a única forma de se utilizar esta técnica com 99% de risco de se perder a voz).

Sou vocalista de uma banda de pop rock, não utilizo drive, apesar de saber fazer pela minha facilidade de imitar, porém quando faço, utilizo várias técnicas para fazer sem danificar a voz e impedir que cante músicas que requerem a voz mais aveludada.

Uma coisa que reparei em alguns vocalistas citados que se utilizam drive e outros que não foram citados como o vocalista do Fruto Sagrado e Extol, é que na maioria das vezes em que utilizam drive, são para notas agudas; em notas graves não se percebe a mesma "beleza" do drive do que em notas agudas, e o interessante é que se utilizam de falsete como também o vocalista do Guns em que imitava com a voz rouca quando tinha 15 anos, pois só cantava rock.

Enfim, voz é algo infinito, é só uma questão de percepção da própria voz, fazendo alguns testes com falsete, normal, imitando outros timbres em que deixam a voz confortável para se utilizar de técnicas como drive e por aí vai.

Tenho certeza que pra muitos eu falei muita besteira, e para me ressalvar disso, quero deixar claro que estou falando em uma linguagem amadora que tentou explicar coisas da minha própria experiência como cantor a 16 anos.

Abraço a todos e espero ter ajudado de alguma forma...

Leo Rio
Veterano
# ago/10
· votar


Cara, eu nao acho que os agudos que o Axl rose usa sao falsete, nao querendo dizer que eh uma tecnica shula ou coisa parecida, mas eu sinceramente nem me lembro de ter ouvido o Axl Rose usando falsete alguma vez. Eu sempre sentia a voz dele muito encorpada, mesmo nos agudos, coisa que no falsete nao existe.

O que seria exatamente desaquecimento vocal? o_o eu nunca tinha ouvido falar disso, isso eh sério? o.o"

Agora voltando para o "assunto" do topico sobre o sebastian bach,

Cara nao tem muito segredo, ele é um tipico tenor, com extensao vocal bem aguda, pra mim ele soh usa muita voz de cabeça, respiraçao e apoio diafragmatico pra caralho. Nao acho que ele use tanto falsete por ele ja ter uma tessitura BEM aguda, acho que se eu fosse comparar ele a um vocalista brasileiro eu colocaria o André Matos como quase que um equivalente (falando em tecnicas vocais). Nao sei se o Sebastian ja fez algum tipo de formaçao erudita como o Matos ja fez, mas falando-se de tecnica vocal aqui no Brasil André Matos pra mim é o maior.

quebredo
Veterano
# ago/10
· votar


Leo Rio
Nunca ví o Axel fazendo falsete e acho que nunca verei... até porque o cara já passou por várias cirurgias para manter a voz do jeito que está.

Desaquecimento vocal é voltar toda o aparelho fonador para o seu devido lugar; meu professor de canto não sabia e disse que não existia, mas já havia ouvido falar; quando fui a um fonoaudiólogo e ele me explicou 2 exercícios simples o qual eu faço e adiantou meu lado pra caramba.

Sebastiam Bach usa falsete (raramente) mas usa... mas quero deixar claro que uma coisa não está obrigatóriamente ligada a outra (falsete e drive); disse que existe uma enorme facilidade em fazer drive com falsete (ou voz aguda) e também facilidade para fazer drive com voz grave, o que tenho encontrado dificuldade é em fazer com registros confortáveis para voz, se o cara não souber colocar bem, ele acaba "arranhando" a voz, isso acontece por causa de choques muito repetitivos das pregas vocais.

Heaffy
Veterano
# ago/10
· votar


quebredo
Leo Rio
eu ouvi dizer q o Axl usava voz mista, e se vc ouvir gravações dele do comecinho do guns, tipo em 84, 85 a técnica dele ta bem mais fraca.
Sobre Sebastian e Mattos, é bem visível a diferença de timbre, mas ambos têm técnica demais!!
Mas os agudos do Sebastian msmo qndo sem drive parecem melhores e mais agressivos q os do Mattos pra mim.

Leo Rio
Veterano
# ago/10
· votar


Heaffy
Sobre Sebastian e Mattos, é bem visível a diferença de timbre, mas ambos têm técnica demais!!
Mas os agudos do Sebastian msmo qndo sem drive parecem melhores e mais agressivos q os do Mattos pra mim.



Timbre é timbre, eu to falando de tecnica vocal rsrs.

Mas sobre a preferencia, realmente a voz do Sebastian é mais agressiva, mas acredito que ele seja tenor dramatico, por isso tem um maior peso na voz. O mattos em si parece uma mulher cantando em certas musicas, a voz dele é leve de mais, caracteristica dos tenores liricos como ele. O que gosto do Matos é pq ele tem uma boa extensao vocal, ele até consegue mandar uns graves legais (na medida do possivel) e os agudos dele tem muito brilho e sao muito limpidos, tanto ao vivo quando em estudio. Por isso considero ele um dos melhores, se nao o maior vocalista brasileiro (em termos de tecnica).

quebredo
Veterano
# ago/10
· votar


Heaffy

Concordo contigo pelo seguinte, nao adianta a melhor técnica do mundo para superar ou sumular um tipo de voz, e existem casos que realmente é uma questao de timbre que somado a boas técnicas fazem um ótimo som. Mas existem pessoas que sem um timbre bom, se utilizando de muitas técnicas conseguem cantar muito bem, pq a técnica faz com que ele supere os obstáculos impostos pela natureza.

Leo Rio

O Mattos tem que alcançar altos registros de voz por ser tenor, como eu... somado a técnica, com certeza ele vai aplicar isso com muito mais tranquilidade. Um tenor conseguir registros graves, é mais uma questao de prática do que de técnica, falo isso pq quando fiz minha 1ª aula de voz, o professor identificou que conseguia registros de agudos muito bons como G4 e no grave eu chegava a registros mais baixos que o próprio baixo que fazia aula junto comigo em prática de coral. Claro que técnica me ajudou a ter uma extensao maior e a aplicar com mais segurança sem prejudicar as pregas vocais.

Com relaçao a DRIVE, é aquilo que falei lá em cima como experiência pessoal que num deixa de ser uma simulação de voz muito mais fácil de se aplicar em registros que estejam fora da zona de conforto do vocalista (isso pra mim), quando entra em tons dentro da zona de conforto, já começa a ficar um poquim mais difícil no sentido de manter a simulação sem criar um nível de choque maior entre as pregas vocais.

Heaffy
Veterano
# ago/10
· votar


Leo Rio
verdade, o mattos ao vivo é injusto haha
eu vi ele cantando wuthering allguma coisa rs muito bom msmo!
quebredo
sim sim, eu particularmente adoro o timbre e a tecnica do Sebastian, naum conhece ninguem melhor hahaha
e po cara eu te mandei um recado no teu perfil mas naum sei se vc recebeu o PC aki do trabalho é zuado =/

quebredo
Veterano
# set/10
· votar


Heaffy

Recebi nao... realmente o que o Sebastian faz é bom e o mais interessante é que ele faz de forma a nao estourar as pregas vocais, mas de um jeito que elas se recomponham até um próximo show...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# set/10 · Editado por: Christhian
· votar


quebredo
Heaffy
Leo Rio

Po pessoal... parem de achismos. Se usarem a busca - principalmente se orientando por discussões mais recentes - vão descobrir muitas coisas relativamente fáceis e óbvias, mas que o povo insiste em mitificar, seja lá por qual motivo.

quebredo
Velho, drive não tem nada a ver com o que você falou.

Aquecimento, impostação, falsete, respiração e foco foram os pontos que você citou... isso é técnica vocal básica e não vai salvar ninguém de destruir a voz usando drive ou vai facilitar qualquer coisa. Se fosse assim, cantores líricos o fariam sem o menor problema, não acha?

"Respiração utilizando o máximo do diafragma"? É exatamente o contrário!!! Drive tem a ver com cobertura, com apoio intercostal e alivio de tensão!

Entendam o seguinte: Num apoio minimamente bem colocado, o diafragma desce em contração ocupando espaço na cavidade abdominal e sobe praticamente SEM ATIVIDADE ELÉTRICA. Ou seja, ele funciona como tem que funcionar, independente do que você quiser tensionar ali. O máximo que você vai conseguir forçando o diafragma é uma voz instável.

Agora citar FOCO como algo necessário para o drive é literalmente impensável! Quem tentar fazer isso, fica rouco em 30 segundos!

Po velho, cantar a 16 ~ 20 anos dá conhecimento de causa a você mesmo para não destruir a sua voz. Mas não lhe dá nenhum atestado de que os ajustes que você fez ao longo dos anos serão compatíveis com os de outras pessoas. Desculpe a franqueza, mas a gente vive 100 anos e não descobre direito nem como funciona o sistema digestivo e o intestino - que a gente usa tão obrigatoriamente quanto qualquer outra coisa - quanto mais usar o sistema respiratório pra algo que não é natural, como cantar.

Não existe nenhuma alternativa pra quem quer usar o corpo pra uma atividade de alto nível que não seja buscar orientação adequada. Voz não tem NADA de infinito, nem pra quem estuda técnica vocal em alto nível: Ela SE DEGRADA com o tempo, como qualquer outra parte do nosso corpo. As coisas cobram um preço, às vezes tão a longo prazo, que não conseguimos ter dimensão disso. Quer um exemplo? Os seus dentes, na adolescencia, são quase tão duros quanto rocha. Trate-os com descaso que 20 anos depois eles estarão caindo e você nem saberá quando foi que errou.

Por isso vou repetir: Mais insensato do que tentar fazer absurdos com a voz é sair pregando sobre coisas das quais não se tem certeza, com a possibilidade de influenciar negativamente as pessoas a fazerem coisas que podem DANIFICAR a saúde posteriormente.

Pensem apenas que na vida, não adianta depois dizer que 'foi sem querer' ou 'eu não sabia' ou 'não tinha muita certeza' quando se trata de prejudicar ao próximo. A intenção pode até ser boa, mas o resultado disso pode ser DESASTROSO para alguém e NÃO LHE EXIME de nenhuma culpa, por mais que ninguém vá lhe cobrar isso depois. O que orienta um homem deve ser a sua CONSCIÊNCIA.

Por fim, só pra você ver como você demonstra a sua insegurança:

"Tenho certeza que pra muitos eu falei muita besteira, e para me ressalvar disso"...

Ou falou ou não falou. 'Linguagem amadora' não muda o significado das coisas nem lhe dá permissão para usar frases de sentido duvidoso. Quando você aconselha ou sugere alguém a fazer qualquer coisa, ou você faz isso com a convicção de quem sabe o que está falando ou está literalmente chutando aleatoriamente sobre o assunto.

Abraços.

Dualitty
Veterano
# set/10
· votar


nossss hahhah,eu acho que eu nunca vi o Axl cantar SEM FALSETE....ele SO USA FALSETE,nunca vi ele cantar agudo sem falsete,.....so que e um falsete mto foda ne,o drive que ele poe disfarça mto o falsete dele.

Reparem nas entrevistas do Axl,a voz dele e grossa,ou reparem nakele grave de sweet child:''where do we Go?where do we go now?'',ele e baritono e usa falsete.

Heaffy
Veterano
# set/10
· votar


quebredo
entaum cara, vou falar por aki msmo, vc mora no rio né?
conhece alguem por aki q ensine essas tecnicas, drive, scream e derivados? eu qero aprender, mas naum tenho a minima ideia d como se faz e tbm não jogar a minha voz pra rolo sozinho =/

Christhian
entaum cara, não é bem um achismo, são coisas q agt ouve por ai hahauha
eu qeria achar alguem q ensine isso + ta foda, por isso q eu nem tento fazer nada pra naum fuder d vez minha voz.

quebredo
Veterano
# set/10
· votar


Christhian

E verdade, deu uma aula de graca pra mim...rsrsrs.
Agora falando serio, eu sou novo nessa area de teoria, mas ja percebi que ate entre fonoaudiologos e professores de musica existem muitas divergencias a respeito de algo; mas concordo com tudo o que voce falou e continuo grato por ter pessoas como voce aqui no forum.

Dualitty
Verdade, ele disfarca o falsete deixando a voz rouca... mei tosco isso, pq eu ja fazia isso sem aula de nada aos 15 anos.

quebredo
Veterano
# set/10
· votar


Heaffy
Eu moro em Macae/Rio de Janeiro... se nao me engano existe uma tal de escola nacional de musica ou algo do genero que e uma das melhores do Brasil, voce poderia ver la. Se vc mora na capital entao, as oportunidades sao maiores do que onde moro que e interior. Apesar que a minha cidade tem um apoio a cultura muito bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sebastian Bach e suas técnicas