Dream Theater - Spirit carries on vocal cover

    Autor Mensagem
    Bruno-
    Membro
    # mai/13


    Oi gente,

    Tanto tempo que ouço vcs cantarem, fiquei com vontade de participar. Aproveito para dar um olá para todo mundo. :)

    Minhas ferramentas são: mic do meu pc, fone de ouvido de 5 reais, Audacity (usei um compressor) e o maravilhoso efeito de eco do quarto onde gravo. :)

    Decidi pelo Dream Theater pois não vi nenhuma cover aqui no fórum, ao menos com link vivo. Gosto do som deles e seria legal ver o pessoal aqui cantando mais. Fica a sugestão.

    Não esperem nada demais. :)
    https://soundcloud.com/bruno-80/dt-exercise-1

    Gosto de cantar mas não tenho nenhuma pretensão profissional; é mais um projeto que gosto de manter. Mas também gosto de aprender, por isso fiquem à vontade para dar dicas/comentários.

    zugo
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara, o link não tá abrindo aqui, hein. Vê aí se tá certinho.

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Estranho. Aqui funciona. Talvez algum problema no sound cloud quando vc tentou?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno-
    Como amador até que rolou, não notei nenhuma falha grave, e é uma música que destaca e muito a voz, então se rolou é porque rolou hehe

    Principalmente a hora que sobe, achei que não ia chegar, mas foi, muito legal

    O timbre de voz é bacana, você com treinamento iria para frente tranquilamente

    Mas agora o de sempre, cantar em inglês tomar cuidado em dobro com a dicção das palavras, várias vezes me peguei ouvindo um embolado hehe e afinação em menor incidencia, acho que mais no começo (estava frio ainda?)

    Parabêns, curti bastante ouvir você e espero que poste mais vezes

    ps... falou que gravou com mic de PC, fone de 5 reais, audacity né, ou seja, provou para todo mundo que dá para gravar com o mínimo de qualidade em qualquer equipamento, não existe justificativa então para enviar material tosco aqui como vários o fazem, parabêns again por isso

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Edson Caetano
    Valeu a resposta Edson. :)

    várias vezes me peguei ouvindo um embolado
    Vc tem razão. Acho que aí, além do inglês tem tb a minha falta de treino. Eu me concentro muito em outras coisas e deixo de lado a dicção. Acho que é mais difícil acertar as notas com uma dicção boa né?

    afinação em menor incidencia, acho que mais no começo
    É, foi o que ouvi tb. Eu tentei regravar algumas vezes mas cada hora eu errava em algum outro lugar então resolvi pegar a melhor passagem.

    (estava frio ainda?)
    Não, estava bem aquecido. Sempre que vou começar uma dessas sessões eu faço um aquecimento, então o problema é técnica mesmo. :)

    Parabêns, curti bastante ouvir você e espero que poste mais vezes
    Brigado, vou postar sim. Apesar do amadorismo, gosto de fazer e acho muito legal o ambiente aqui do fórum para trocar ideias e se estimular com as dicas das outras pessoas. É muito legal saber que tem alguém ouvindo o que vc cantou. :)

    Jardel_ES
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Man, essa é uma das minhas músicas preferidas do DT!!!!
    seu timbre de voz é maneirasso manoo!!
    Eu só achei a sua interpretação um pouco "fria"...sem feeling! Uma das características mais marcantes nas interpretações do LaBrie é justamente isso!
    agora convenhamos, nas partes mais altas da música vc mandou muitoO!

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Jardel_ES
    Man, essa é uma das minhas músicas preferidas do DT!!!!
    Apesar de a letra não ter nada a ver com o que eu penso (não sou uma pessoa espiritualizada, digamos assim) eu tb gosto muito dessa música. Tenho mais preferidas deles, mas essa eu achei mais simples de cantar. :)

    seu timbre de voz é maneirasso manoo!!
    Brigado, mas isso é bem engraçado de ouvir. Eu sempre odiei o meu timbre de voz, e até hoje não gosto muito de me ouvir cantando. Mas acho que isso é quase regra entre as pessoas que cantam ou tentam cantar, em algum momento.

    Eu só achei a sua interpretação um pouco "fria"
    Concordo plenamente. O que acontece é que cantar não é tão natural para mim assim. E se eu tentasse adicionar interpretação à música ficaria uma coisa muito feia. :P Eu acho que tenho que estudar e treinar bastante até ter condição de esquecer a parte técnica um pouco e começar a passar mais feeling, como vc disse.

    nas partes mais altas da música vc mandou muitoO!
    Essas foram mais fáceis que as partes baixas, que como bem disse o Edson eu desafino mais. Mas acho que isso é comum tb. De qualquer forma, valeu mesmo pelos comentários. :)

    zugo
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno-
    Estranho. Aqui funciona. Talvez algum problema no sound cloud quando vc tentou?

    Eu tentei a noite por volta das 11 da noite, mas agora deu certo, abriu! (:

    Cara, ficou muuuito bom! Curto demais DT, a voz do Chris Collins (Juntamente com a guitarra do Petrucci) me faz arrepiar, e acho que você conseguiu reproduzir essa emoção.

    Parabéns, continue gravando mais músicas e postando aqui no FCC. Forte abç e até.

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    zugo
    Cara, ficou muuuito bom!
    Valeu. :)

    a voz do Chris Collins
    Essa é com o James LaBrie. :)

    continue gravando mais músicas e postando aqui no FCC
    Sim, a intenção é essa. Abração pro c tb.

    zugo
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno-
    Essa é com o James LaBrie. :)

    kkkkkkk, eu confundo o nome dos caras.

    tito lemos
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno-
    Cara, curti! Chegou redondinho nos agudos!

    Decidi pelo Dream Theater pois não vi nenhuma cover aqui no fórum, ao menos com link vivo. Gosto do som deles e seria legal ver o pessoal aqui cantando mais. Fica a sugestão.

    Como assim? Tem a minha versão com mais dois mestres aqui do FCC, dá uma sacada! ai ó:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/270558/

    Abração!

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    tito lemos
    Valeu pelo comentário. :)

    Tem a minha versão com mais dois mestres aqui do FCC
    Quem sabe procurar sempre tem uma vantagem né? Eu procurei por dream theater somente e me dei por satisfeito em olhar o que apareceu. :P

    O som que vcs fizeram é muito legal. :) Ficou muito profissional mesmo, inclusive o seu vocal. Parabéns.

    Uma coisa que notei é que não tem tanto backtrack do Dream Theater disponível assim... Ou será que a minha procura é falha novamente?

    Abração.

    pOkiz
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bruno-

    Pow véi, você comentou no meu tópico lá e me fez lembrar de passar por esse tópico, vi hoje quando tava no trampo e não dava pra ouvir rs.

    Mas ae, vc manda mt bem velho, timbre mt bonito, voz bem limpa, boa técnica, e você fez um ótimo trabalho com esse equips hein? Prova que não tem desculpa para não fazer uma gravação descente rs

    Só senti falta dos vibratos, é você que não quis colocar na interpretação ou não costuma usar muito?

    Abç ae Bruno, até mais.

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pOkiz
    Valeu por passar aqui tb. :) Eu acho que sinto a mesma coisa que você quando vejo que alguém ouviu o som e quis comentar, acho muito legal. Principalmente porque aqui é o único lugar que outras pessoas podem me escutar, além dos meus vizinhos, claro. Coitados.

    O equipamento eu acho que dei sorte de comprar um note com um mic menos ruim, que não dá tanto ruído assim.

    Sobre os vibratos não os tenho ainda. Apesar de vc ter gostado da técnica, eu não consigo relaxar o suficiente para deixar um vibrato natural. Na verdade o meu estudo de canto é quase nulo... :P

    Brigadão pelo comentário. Abraços.

    pOkiz
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: pOkiz
    · votar


    Bruno-

    Se é quase nulo você é um ótimo auto-didata rs. Sobre o vibrato é só treinar, faz vocalizes e no fim segura uma nota e tenta o vibrato, e vai subindo o tom, até onde conseguir com conforto, depois faz voltando.

    O método Mastering Vibrato do Brett Manning ou até o próprio Singing Sucess dele também tem vários exercícios muito bons pra isso. Se você conseguir achar e gostar de estudar é uma boa pra você.

    Abç

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pOkiz
    Para fazer justiça, eu tive 5 aulas de meia hora via skype com o Gustavo Tassi. Pode parecer pouco, mas ele me deu dicas bem legais. É claro que não é o modo perfeito para estudar canto, mas eu achei ótimo ter alguém para me ouvir e dar dicas certas, de acordo com o que estou precisando.

    A dica que o Brett Maning deu na preview das aulas sobre vibrato é exatamente a mesma que recebi do Gustavo: pensar em atingir a mesma nota, como se o movimento fosse horizontal e não vertical. Mas ler e ouvir é mais fácil que conseguir fazer, ao menos para mim.

    Gansinho
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    pOkiz
    Brett Manning

    Nããããããããããããão

    GersonM
    Membro
    # mai/13
    · votar


    pOkiz
    Bruno-

    Caros...duas coisas apenas. Vídeo aula de canto não funciona e esses métodos de canto tipo o citado aqui, já se sabe de longa data que são totalmente furados.

    Muito cuidado ao ir atrás deste tipo de informação pois leva para um lugar dificil de sair depois, cheio de vícios e maneirismos ao cantar.

    Aula presencial já é dificil e leva meses pra aprender o básico. Entrar num método falho vai causar muitos problemas de dificil solução depois.

    GersonM
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Apesar de vc ter gostado da técnica, eu não consigo relaxar o suficiente para deixar um vibrato natural. Na verdade o meu estudo de canto é quase nulo... :P

    Justo. O vibrato só aparece quando há relaxamento necessário, quando a tensão diminui, então não é questão de um determinado exercício que vai fazer efeito sobre o vibrato e sim de todo o conjunto de exercícios que o professor vai passar para que o aluno aos poucos vá deixando de usar a garganta como apoio e cantar com a laringe alta. O vibrato só aparece nestas condições. Não há apenas um exercício específico para vibrato que dê resultado. Como eu disse é o conjunto de ações de uma boa técnica que vão fazer efeito sobre a voz.

    Bruno-
    Membro
    # mai/13
    · votar


    GersonM
    Concordo com vc, acho que não dá para se virar sozinho sem um professor vendo o que vc faz e te aconselhando. Por isso eu fui atrás de uma pessoa para me ouvir e me passar algo.

    cantar com a laringe alta
    Era o que eu fazia muito. E me cansava bem rápido, além de não conseguir produzir todas as notas. Ainda tenho dificuldades com tensão, mas esse ponto eu consegui melhorar bastante com as dicas nestas 5 aulas que tive.

    Seria legal se vc pudesse ouvir o som Gerson, para saber sua opinião sobre essa questão de tensão, se vc ouve que está demais ou não. Obrigado.

    GersonM
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Bruno-

    Blz, ouvi com atenção e a primeira coisa que notei foi a respiração. Você tem alguns intervalos no início da música, mas mesmo assim dá pra ouvir claramente a puxada da respiração pela boca. Bem, quando a música permite, e dá tempo, a regra é sempre respirar pelo nariz. Só não se faz isso quando não dá tempo. A respiração pelo nariz é mais profunda e no caso desta música daria tempo, e ainda conta com o benfício de não aparecer na gravação.
    Aparentemente, você está com a ideia de que ir para o agudo quer dizer apertar, quando na verdade quanto mais agudo mais se tem que abrir. Uma coisa bem razoável para fazer em casa é cantar em frente ao espelho, tentando não ter nenhuma expressão facial quando canta.
    Cantar com o rosto "inerte" vamos dizer, com "cara de nada".
    Fazendo isso vc verá que na maioria das vezes a gente tenta com um trejeito aqui e ali, ajeitar a voz. Mas a proposta é cantar sem nenhuma expressão fisionômica mesmo.
    Isso vai obrigar vc a se concentrar em como fazer apenas "internamente', e a resolver no relaxamento, uma vez que não dá para fazer caretas.
    No início dá a impressão de que não vai sair mas com o tempo, vc acostuma e consegue se desligar e relaxar mais.
    Digamos que vc pode encarar isso como "fingir para o público que vc não está fazendo nenhum esforço", quando há na verdade todo um trabalho interno de respiração, colocação de voz e apoio.
    Também deve-se pensar que quando vc vai mais agudo, a voz nao deve diminuir de volume (notei isso em algumas passagens).
    A voz tem que vir mais vibrante, com maior brilho, mais energia e nao menos.
    Claro que a questão de resolver os problemas de tensão tem muito a ver com o modo como se respira e apóia. Uma técnica não tão boa irá limitar o alcance das notas e poderá também produzir uma sonoridade menos brilhante (se o ponto focal for mais baixo).
    Mas está bom de um modo geral, faltando apenas dar o tempo de estudo necessário. É só seguir em frente!

    eumesmah
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara..ficou muito bom!

    Ficou bom de ouvir, mesmo sendo DT =P

    Parabéns!!!

    Bruno-
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Bruno-
    · votar


    GersonM
    Obrigado pelo tempo que vc gastou ouvindo o material viu. :) Eu não queria te roubar muito tempo não, era só pq fiquei curioso mesmo sobre a sua opinião.

    notei foi a respiração
    Sim, fiz tudo pela boca, como vc mesmo ouviu.

    você está com a ideia de que ir para o agudo quer dizer apertar
    :) E olha que eu já apertei muito mais viu.

    Uma coisa bem razoável para fazer em casa é cantar em frente ao espelho
    Legal, vou tentar fazer isso sim.

    quando vc vai mais agudo, a voz nao deve diminuir de volume
    eu acho que na expectativa de não forçar eu diminuo a pressão de ar. Mas não é assim que vou resolver a tensão né, talvez até piore.

    Acho que em linhas gerais preciso de mais treino com exercícios específicos. Sem exercícios para transformar o hábito eu faço o mesmo de sempre.

    É o que o professor com quem eu fiz essas aulas sentiu também. Com o pouco de exercícios que eu fiz eu já notei uma melhora e me empolguei com os resultados, gastando o meu tempo livre só cantando ao invés de treinar os exercícios.

    Brigado novamente pelo tempo que vc investiu, vou tentar mudar esse meu hábito e fazer valer tanto as dicas e exercícios que o Gustavo me passou como o tempo de pessoas como vc, que fizeram comentários sobre o que ouviram. Abraços.

    Bruno-
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Bruno-
    · votar


    eumesmah
    Brigado pelo comentário. :)

    Ficou bom de ouvir, mesmo sendo DT =P
    olha só, exatamente como a sua cover do Think of Me: a música parece de desenho animado da Disney mas ouvi até ao final por causa da sua voz. :P

    O que a gente não faz pelos companheiros de fórum não é? :)
    Abração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dream Theater - Spirit carries on vocal cover