【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Tem uma coisa que tem que ficar bem clara, que no máximo vc pode dar algumas dicas por texto, mas não dá para passar exercícios não. Qualquer um que tente fazer vocalises sem a supervisão de um professor vai com 100% de certeza cometer erros e pegar vícios.
Como resolver essa questão? Acho que primeiro de tudo tem que se fazer o possível e as vezes o impossivel para ter aulas. Eu já troquei serviços de marcenaria por aula de canto porque não tinha dinheiro. E conheço gente que viaja uma vez por mês pra fazer aula em outra cidade. Tudo depende de que tipo de cantor se quer ser. Se a pretensão não é grande então dá pra pegar qualquer vocalise e fazer pra ver no que dá e torcer pra que não piore.

Marcelo Ventura
Veterano
# nov/06 · Editado por: Marcelo Ventura
· votar


Cantante

E aí, camarada...
Vc teve problemas nas cordas (pregas) vocais??
Quanto aos exercícios fisicos, nesta semana voltei a fazer uma caminhada de manhã, tô puxando uns pesos que tenho aqui em casa... Se vai me ajudar a cantar melhor eu nao sei, mas minha dor nas costas sumiu...rs

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Nunca tive problemas nas pregas. O que tive foi um tumor na tireoide e algumas complicações por causa de remédios.

Isso aí meu, faz exercício!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06 · Editado por: membro
· votar


Para quem nunca viu um tenor dramático. O ano é 1961 (a estética era outra!).
Nesse vídeo não há tratamento de som, não há recurso nenhum, apenas o real.
Observem a economia nas frases para triunfar no final. Cantando com os juros da voz, como dizem.
Podemos ver a diferença do ao vivo para o que se mostra em um cd, todo trabalhado onde só as melhores partes entram. Realmente um cantor fantástico, Mario Del Monaco.

http://www.youtube.com/watch?v=J1I6UQlv1QY

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Masterclass com diversas vozes.
Dicas importantes de Teresa Berganza.

http://www.youtube.com/watch?v=lIbRinjMH7I

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Ninguém fez nem perto disso. Quase inacreditável.


http://www.youtube.com/watch?v=siMuqUODbCQ&mode=related&search=

eduardoclark
Veterano
# nov/06
· votar


Obrigado!! Tô aqui babando!! Cada vez mais vejo que isso sim é cantar!

Leandro Rigon
Veterano
# nov/06
· votar


REalmetne a gravação é maravilhosa, cheia de uma enorme carga emocional. Eu tb gosto muito da gravação de Caruso de Vesti la giubba... tb tem toda uma enorme carga dramática e, assim como a gravação do MArio Del Monaco, ou ainda pior, visto que a gravação ainda era mecânica, não existe nenhum som trabalhado, apenas a pura voz.

Gabriela Menezes
Veterano
# nov/06
· votar


Eu não me lembro bem qual era a cantora lírica..esqueci o nome..é uma cantora novinha! Ela começou a se destacar com 19 anos e é uma cantora lírica que grava clipes!

Esse programa apareceu um dia na TV Cultura e lá ela dizia que o que importa é a técnica e que na verdade não existe uma grande preocupação com o lado emocional. Para ela, o importante é estar tecnicamente perfeito!

Ela disse que ela olha para o horizonte e apenas se preocupa com as notas, a harmonia..essas coisas!

Até que ponto vocÊs acham que isso influencia, digo, vcs acham que a emoção é extremamente necessária ou que a técnica é por si só única?


Eu acredito que a emoção é um fator mais do que importante..sem ela a dramaticidade vai pro lixo e o cantor fica mecânico...

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# nov/06
· votar


Cantante
Que doido!!! Puta interpretação...

Só não entendi uma coisa: frequentemente ele levanta os ombros para tomar ar (como se fosse uma respiração clavicular), isso é normal ou apenas faz parte da interpretação?

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# nov/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Gabriela Menezes
Eu penso que deve haver um certo grau de cada um... nada adianta aquela emoção desafinada, ou aquela técnica cadavérica! De qualquer forma se existem os dois, penso que a emoção é mais importante que a técnica, mas deve haver minimamente um pouco dos dois!


EDIT: Pra mim, a música deve falar ao coração através dos ouvidos!

Gabriela Menezes
Veterano
# nov/06
· votar


Gente esses vídeos da Tereza de Berganza são tudo!! Muito bom isso, meu!!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06 · Editado por: membro
· votar


Danckor,
muito bem observado. Tudo o que diz respeito ao Del Monaco vem sempre de acordo com o que se dizia a respeito dele. Não é um cantor que serve de modelo para ninguém (a não ser como artista mesmo), porque aquilo servia somente a ele e muitos que tentaram seguir essa linha se quebraram todos.
Eu vejo aquela maneira de respirar e imagino que esse movimento que ele fazia era era apenas para poder expandir lateralmente a caixa toráxica, só para criar espaço mesmo. O movimento parece defeituoso mas fato é que se fosse uma respiração alta ele jamais conseguiria obter esse resultado. E que resultado!
Também no caso dele se fala num abaixamento exagerado da laringe que favorece os sons graves mas deixa o som ou entubado ou mais duro. Também não vejo nele esse problema. Ou seja ele fazia o que hoje se consideraria contrário as regras de uma boa técnica mas tinha um resultado incrível. Por isso acho que esse cantor era mesmo fora dos padrões.
Pessoas que conheci e que tiveram a sorte de vê-lo ao vivo (Inclusive um senhor que teve a chance de ver quase todos os maiores cantores de ópera e que atesta que Del Monaco foi o melhor cantor que ele já viu ao vivo) no teatro afirmam (todos) que era uma voz enorme com uma grande riqueza de harmônicos e que tinha uma particularidade de quando dava um agudo, este ao invés de ir perdendo a força terminava num "crescendo". Dá pra ver isso nos dois vídeos, ele pega o agudo e vai aumentando a intensidade.


Gabriela,
a Berganza dá um show mesmo. Sorte que tem gente que disponibiliza essas coisas por aí.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Gabriela,

quanto a interpretação, acho profundamente lamentável que alguém pense como essa moça aí, que é só técnica.
Claro que tem muita gente que pensa assim mas acho que é porque não tem a capacidade de transmitir emoção.
Nesse primeiro vídeo que postei - http://www.youtube.com/watch?v=iJw6vN7_sJM - eu falava exatamente a respeito disso. A voz não é mais o que era, mas o artista supera.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Masterclass do Placido Domingo

http://www.youtube.com/watch?v=Mi3L4qIfk1U&mode=related&search=

eduardoclark
Veterano
# nov/06
· votar


Eu pessoalmente, penso da seguinte maneira:
Música é arte. Arte é expressão, é sentimento, é tudo: A própria vida e morte, são arte. A técnica é necessária, para que não haja limites na arte, para que possa se expressar qualquer coisa que a música pedir. A técnia é necessária: a interpretação, o sentimento, o feeling são a música.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# nov/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Cantante
Tudo o que diz respeito ao Del Monaco vem sempre de acordo com o que se dizia a respeito dele
Putz, essa sua frase ficou o bixo, hein! Me lembrou aquela assim: "onde quer que você esteja, você estará lá!" =D

O movimento parece defeituoso mas fato é que se fosse uma respiração alta ele jamais conseguiria obter esse resultado. E que resultado!
Pois é, foi o que pensei!

quando dava um agudo, este ao invés de ir perdendo a força terminava num "crescendo"
Caraca... o cara é o cara mesmo!

___
eduardoclark
A técnia é necessária: a interpretação, o sentimento, o feeling são a música.
Concordo plenamente!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# nov/06
· votar


Cantante
Masterclass do Placido Domingo
Putz... esse loirinho aí tem uma voz agudinha pra caramba!!!

E as dicas de interpretação do Placido são muito interessantes... nessa parte que ele fala das frases repetidas mesmo, a interpretação dá uma diferença monstruosa! Mas acho que o carinha não chegou onde o Placido queria não, hehehe...

Domingo dá um show de interpretação nessas dicas dele!

E cá pra nós, que dica ele dá quando fala do idioma e do sentimento das frases! Segundo ele, as músicas são cantadas em vários idiomas, italiano, alemão, francês etc., e nem sempre o ouvinte sabe o que se está dizendo, mas precisa sentir cada frase e isso, o cantor deve fazer: expressar os sentimentos nas frases, o que fará que o ouvinte compreenda o que se diz, mesmo sem saber o que se diz... até o sorriso no final da ária é importantíssimo!!!

Muito bom esse video... muito instrutivo!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Danckor, nem me toquei da frase. Ficou estranha mesmo eheheh.

paulao_jazz
Veterano
# nov/06
· votar


eduardoclark

A técnica é necessária, para que não haja limites na arte, para que possa se expressar qualquer coisa que a música pedir.

Falou e disse!!!

A técnica sempre vem em função da expressividade. Música sem interpretação é morta, é ciência exata e perde sua função primordial de MUDAR as pessoas.

Mas no caso do canto, a técnica vocal serve primordialmente para que vc cante o resto da vida! Serve pra vc usar completamente seu potencial vocal da forma mais saudável e que te possibilite a cantar por muitos e muitos anos de vida!

Cantante

Que belo tópico, parabéns. Há tempos que eu não frequentava o fórum de canto por cada vez mais ter visto baboseiras sem tamanho. Seu tópico veio provar que uma boa pesquisa em fontes concretas não mata ninguém. Parabéns, e eu estou me deliciando nos vídeos!!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Que bom que está sendo produtivo. Espero colocar ainda muito mais informações e que as pessoas tb coloquem.

Estou colocando novamente esse vídeo agora com o áudio melhorado. Não dá pra fazer mais que isso porque deu problema na hora de gravar.

http://www.youtube.com/watch?v=3IRyTmGxlaM

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Esse cara aqui era doido. Um caminhão de voz, tenor dramático, mas completamente biruta.

http://www.youtube.com/watch?v=pfgcPkrmVWY

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# nov/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Cantante
Legal que tem mais uma porção de outros cantores cantando essa mesma música... dá pra comparar as expressões...

O pulinho do rapaz no final é o mais massa!!!! =D

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# nov/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Cantante
Sem querer comparar, hein, mas esse vídeo aí embaixo é do Pavarotti cantando Il Lamento di Federico... putz, o cara faz numa tranquilidade absurda!!!

Il Lamento di Pavarotti

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Microfonado é moleza.

paulao_jazz
Veterano
# nov/06
· votar


Cantante
Estou colocando novamente esse vídeo

é vc, amigo? Legal! :)

Posso te falar só uma coisinha? Tira essa mão do piano no início!! :)

Desculpa, eu acho breguíssima! heheheheheh... só pra zuar!

abraços!

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Putz, a última coisa que eu iria pensar é nisso!!! ahah

Mento077
Veterano
# nov/06
· votar





Essa aqui o Bicho Pega

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Juan Diego Florez - tenor ligeiro.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# nov/06
· votar


Isso aqui sim que é radical. Puro metal.

http://www.youtube.com/watch?v=tLPapc1i7sE&mode=related&search=

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico