【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
GersonM
Membro
# jan/14
· votar


graziele.castro1

Depende. Se estiver sendo feito corretamente, vai ajudar, mas não é só stacatto que vai fazer você cantar bem, agudos ou não. Pensando exclusivamente em agudos, se não estiver bem apoiado e sem tensão você poderá fazer stacatto a vida toda que nunca vai conseguir cantá-los como se deve.

rosiemezzo
Membro Novato
# mar/14
· votar


Sou nova aqui no fórum, por isso desde já, olá a todos!
Queria tirar uma dúvida que tenho vindo a questionar-me desde que a minha professora de canto me disse que provavelmente era mezzo...

Comecei a ter aulas de canto lírico em Setembro de 2013... Só há pouco consegui deixar de colocar a minha voz para trás, mas sim coloca-la no sitio correcto sem ir para a garganta. Eu não conseguia atingir muitos agudos... Porque também não fazia apoio nenhum! Alias, a partir do Sol3 ou antes já fazia aquela voz fina que quase parecia de uma criança de 8 anos tendo eu 18 anos. Então depois de muito treino consegui aprender a colocar a voz e o usar o apoio e a conseguir mais umas notas em voz plena. No entanto eu tenho uma dúvida sobre a minha classificação vocal...

Pelos vistos eu sou mezzo-soprano porque atinjo notas graves e por causa da minha zona de passagem. Vou de Fá2 mas é principalmente entre sol2 até sol4.... Apesar que na última aula consegui chegar mais agudo que sol4, mas a professora não me disse qual nota cheguei... Mas tudo bem com isso. A minha dúvida é que eu acho não ter o timbre de uma mezzo-soprano. Não tenho aquele timbre escuro e com volume que uma mezzo normalmente tem. E a minha dúvida é...

Poderei eu ser soprano mas como desde os 12 anos cantava música popular com a guitarra tenho criado muitos vícios e preciso de técnica e treino para arranjar zona confortável nos agudos...? Ou então sou sim mezzo-soprano mas preciso de mais tempo para perder os maus vícios que ganhei e o volume tal como a voz mais escura que pode aparece com o tempo?

Desculpem pela mensagem enorme! ;)

GersonM
Membro
# mar/14
· votar


rosiemezzo

Basicamente vc está perguntando qual a sua classificação vocal, coisa que é impossível de dizer. Quanto a vc ser uma provavel soprano, é bem comum. Já vi um caso semelhante onde a garota com 16 anos foi classificada erroneamente como mezzo e dois anos depois começou a estudar como soprano.
O fato de ter graves não quer dizer que vc seja uma mezzo, que tem por caracteristica justamente a voz mais escura. É muito cedo ainda. Talvez fosse interessante buscar outros professores (2 ao menos) e pedir a opinião deles.

GersonM
Membro
# mar/14 · Editado por: GersonM
· votar


Não tenho aquele timbre escuro e com volume que uma mezzo normalmente tem

Agora lhe classificam como contralto? Já não entendi...

igorkpereira
Membro
# mai/14
· votar


Eu criei um tópico, mas vou perguntar aqui tmbm.

O negócio é o seguinte: estou com uma partitura para voz e piano e na parte da voz, entre as marcas de interpretação estra um termo "string.".
Como eu sei que essas marcas todas costumam pegar termos do ITALIANO, e não do inglês, deduzo que seja algo do tipo "stringere", mas isso não ajuda em nada, pois não entendo italiano e o dicionario não ajuda, pois diz que stringere significa "apertar".
Se alguém manjar, ou souber de uma lista de explicações para essas marcas de interpretação, me passem por favor. A lista talvez é até melhor, pois vivo tendo esse tipo de dúvida. Já nem lembro mais o que é "adagio" e tem um outro termo "tenuto" que também n to sacando.

Valeu e obrigado.

GersonM
Membro
# ago/14
· votar


igorkpereira

Ir acelerando o andamento.

MMusic_1
Membro Novato
# nov/14
· votar


Galera, vou começar aulas de canto, o ideal seria canto lírico ou popular?

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Uma coisa para se levar muito em conta para quem vai estudar canto lírico e está de olho em ópera.

Siga a sequencia correta de estudo, pelo menos:

Aria antiga / aria classica / aria romantica.


Não queiram ir direto para Puccini que vai dar tudo errado.

yzamx
Membro Novato
# abr/16
· votar


Gente, eu tenho uma pergunta simples. Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa, masssss quando eu canto as notas pelo piano, eu vou do c3 a c5 (quando chego no a4, começo a desafinar, mas não machuca nem dói, apenas desafino), então, alguém sabe me dizer por que isso acontece? ps. não sei usar bem o diafragma.

portomatthews
Membro Novato
# jan/17
· votar


Gente, eu tenho uma pergunta simples. Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa, masssss quando eu canto as notas pelo piano, eu vou do c3 a c5 (quando chego no a4, começo a desafinar, mas não machuca nem dói, apenas desafino), então, alguém sabe me dizer por que isso acontece? ps. não sei usar bem o diafragma.
Você mesmo respondeu sua dúvida : você não sabe usar o diafragma, pressupõe-se que esteja errando na questão do apoio. Quando você começa a subir, precisa ter uma pressão de ar maior, com uma coluna mais controlada. Pra isso, você precisa pressionar o abdômen pra "lançar" o ar mais alto. Acredito que esteja faltando esse controle da sua parte. Apenas uma suposição de qual seja a causa do problema.

Squillo
Membro Novato
# jan/17
· votar


Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa,

Erro fatal em se tratando de canto lírico.

Cauã Vitor
Membro Novato
# jan/17
· votar


Tópico Legal!
Referencias Musicais Sempre Ajudam no Desenvolvimento do Canto.

JeosSilva
Membro Novato
# abr/20
· votar


Pessoal, alguém já viu partituras de canto que possuem notas musicais que possuem outras formas geométricas ao invés dos círculos comuns das notas musicais e sabe me dizer o que significa?

Stirhart
Membro Novato
# set/20
· votar


Olá. Tudo bem com vocês?

Tenho 20 anos e nunca estudei em conservatório ou aprendi a tocar algum instrumento. No final desse ano faço 21 anos.

Comecei a ter interesse por música clássica por causa dos jogos. Mas nunca tive muita vontade de aprender a tocar algum instrumento e sim cantar (no caso o canto lírico). Mas, como sempre tive muito contato com computador e jogos, achei que poderia ser apenas um desejo passageiro/hobby e que na verdade seria melhor estudar algo focado em tecnologia. O problema é que com o passar dos anos, descobri que estava em depressão mas, infelizmente, só fui notar que estava com isso quando já estava no "fundo do poço" (recentemente). Mexo com computador e jogo, mas não sinto nada e quando tento simular um futuro em cima disso (seja estudar e ter uma carreira focado em jogos ou em computador), não sinto vontade de ir atrás.

Recentemente vi um filme chamado "O Fantasma da Ópera" e senti uma vontade muito grande de aprender o canto lírico e atuar. Determinadas músicas me fazem sentir mais do que os jogos e o computador em si e, quando me imagino em um palco atuando e cantando, sinto uma emoção diferente do que estou habituada e tenho vontade de começar a estudar para conseguir isso. O problema é que não sei o que fazer: entrar em um conservatório e depois tentar entrar na faculdade de música (se passasse de primeira depois do conservatório terminaria a faculdade com 28-29 anos) ou entrar na faculdade de artes cênicas e aprender o canto lírico com um professor particular.

Minha meta é atuar em óperas e musicais. Usar figurinos, interpretar e cantar muito bem.

cidadedepedro
Membro Novato
# set/20
· votar


Pessoal,

Alguém tem o contato da Patricia Vilches?
Queria que ela cantasse no meu casamento...

JunTasa
Membro Novato
# 29/abr/22 12:39
· votar


O bocejo é um ato vocal, assim como físico, pois envolve todo o corpo, e há muitas coisas que influenciam como processamos um bocejo quando o ouvimos ou vemos. Podemos vê-lo no rosto de alguém e depois começar a fazer o nosso próprio. É contagioso. Esta é uma postura ideal para a comunicação natural do som que leva ao bocejo.

T-C
Membro Novato
# 24/jun/22 00:08 · Editado por: T-C
· votar


1-Gostava de saber se consideram que um timbre de qualidade nasce com a pessoa ou se ele pode ser treinado? Como esta pergunta deve já ter sido perguntada imensas vezes, aproveito para deixar aqui. A professora diz que tenho um bom timbre, mas não sei se isso corresponde à realidade, acho meu timbre horrível, segundo ela, safo-me na dicção da pronúncia das palavras em português, o tempo e timings no geral estão maus, a afinação muito má e a dinâmica horrível. 2-Destas 5 características qual pensam que mais facilmente se treine e a mais complicada de treinar? São 2 dúvidas rápidas que tenho sobre o timbre e sobre as 5 características citadas, que gostava de esclarecer num caso generalista, menos focado em mim e ouvindo uma segunda opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico