Notificações Amigos pendentes

Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

Autor Mensagem
      GersonM
      Membro
      # jan/14
      · votar

graziele.castro1

Depende. Se estiver sendo feito corretamente, vai ajudar, mas não é só stacatto que vai fazer você cantar bem, agudos ou não. Pensando exclusivamente em agudos, se não estiver bem apoiado e sem tensão você poderá fazer stacatto a vida toda que nunca vai conseguir cantá-los como se deve.

rosiemezzo
      Membro Novato
      # mar/14
      · votar

Sou nova aqui no fórum, por isso desde já, olá a todos!
      Queria tirar uma dúvida que tenho vindo a questionar-me desde que a minha professora de canto me disse que provavelmente era mezzo...

Comecei a ter aulas de canto lírico em Setembro de 2013... Só há pouco consegui deixar de colocar a minha voz para trás, mas sim coloca-la no sitio correcto sem ir para a garganta. Eu não conseguia atingir muitos agudos... Porque também não fazia apoio nenhum! Alias, a partir do Sol3 ou antes já fazia aquela voz fina que quase parecia de uma criança de 8 anos tendo eu 18 anos. Então depois de muito treino consegui aprender a colocar a voz e o usar o apoio e a conseguir mais umas notas em voz plena. No entanto eu tenho uma dúvida sobre a minha classificação vocal...

Pelos vistos eu sou mezzo-soprano porque atinjo notas graves e por causa da minha zona de passagem. Vou de Fá2 mas é principalmente entre sol2 até sol4.... Apesar que na última aula consegui chegar mais agudo que sol4, mas a professora não me disse qual nota cheguei... Mas tudo bem com isso. A minha dúvida é que eu acho não ter o timbre de uma mezzo-soprano. Não tenho aquele timbre escuro e com volume que uma mezzo normalmente tem. E a minha dúvida é...

Poderei eu ser soprano mas como desde os 12 anos cantava música popular com a guitarra tenho criado muitos vícios e preciso de técnica e treino para arranjar zona confortável nos agudos...? Ou então sou sim mezzo-soprano mas preciso de mais tempo para perder os maus vícios que ganhei e o volume tal como a voz mais escura que pode aparece com o tempo?

Desculpem pela mensagem enorme! ;)

GersonM
      Membro
      # mar/14
      · votar

rosiemezzo

Basicamente vc está perguntando qual a sua classificação vocal, coisa que é impossível de dizer. Quanto a vc ser uma provavel soprano, é bem comum. Já vi um caso semelhante onde a garota com 16 anos foi classificada erroneamente como mezzo e dois anos depois começou a estudar como soprano.
      O fato de ter graves não quer dizer que vc seja uma mezzo, que tem por caracteristica justamente a voz mais escura. É muito cedo ainda. Talvez fosse interessante buscar outros professores (2 ao menos) e pedir a opinião deles.

GersonM
      Membro
      # mar/14 · Editado por: GersonM
      · votar

Não tenho aquele timbre escuro e com volume que uma mezzo normalmente tem

Agora lhe classificam como contralto? Já não entendi...

igorkpereira
      Membro
      # mai/14
      · votar

Eu criei um tópico, mas vou perguntar aqui tmbm.

O negócio é o seguinte: estou com uma partitura para voz e piano e na parte da voz, entre as marcas de interpretação estra um termo "string.".
      Como eu sei que essas marcas todas costumam pegar termos do ITALIANO, e não do inglês, deduzo que seja algo do tipo "stringere", mas isso não ajuda em nada, pois não entendo italiano e o dicionario não ajuda, pois diz que stringere significa "apertar".
      Se alguém manjar, ou souber de uma lista de explicações para essas marcas de interpretação, me passem por favor. A lista talvez é até melhor, pois vivo tendo esse tipo de dúvida. Já nem lembro mais o que é "adagio" e tem um outro termo "tenuto" que também n to sacando.

Valeu e obrigado.

GersonM
      Membro
      # ago/14
      · votar

igorkpereira

Ir acelerando o andamento.

MMusic_1
      Membro Novato
      # nov/14
      · votar

Galera, vou começar aulas de canto, o ideal seria canto lírico ou popular?

GersonM
      Membro
      # 19/nov/15 00:23
      · votar

Uma coisa para se levar muito em conta para quem vai estudar canto lírico e está de olho em ópera.

Siga a sequencia correta de estudo, pelo menos:

Aria antiga / aria classica / aria romantica.

Não queiram ir direto para Puccini que vai dar tudo errado.

yzamx
      Membro Novato
      # 12/abr/16 20:27
      · votar

Gente, eu tenho uma pergunta simples. Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa, masssss quando eu canto as notas pelo piano, eu vou do c3 a c5 (quando chego no a4, começo a desafinar, mas não machuca nem dói, apenas desafino), então, alguém sabe me dizer por que isso acontece? ps. não sei usar bem o diafragma.

portomatthews
      Membro Novato
      # 11/jan/17 23:33
      · votar

Gente, eu tenho uma pergunta simples. Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa, masssss quando eu canto as notas pelo piano, eu vou do c3 a c5 (quando chego no a4, começo a desafinar, mas não machuca nem dói, apenas desafino), então, alguém sabe me dizer por que isso acontece? ps. não sei usar bem o diafragma.
      Você mesmo respondeu sua dúvida : você não sabe usar o diafragma, pressupõe-se que esteja errando na questão do apoio. Quando você começa a subir, precisa ter uma pressão de ar maior, com uma coluna mais controlada. Pra isso, você precisa pressionar o abdômen pra "lançar" o ar mais alto. Acredito que esteja faltando esse controle da sua parte. Apenas uma suposição de qual seja a causa do problema.

Squillo
      Membro Novato
      # 13/jan/17 02:51
      · votar

Bom, eu não tenho professor de canto, e faço tudo sozinha em casa,

Erro fatal em se tratando de canto lírico.

Cauã Vitor
      Membro Novato
      # 30/jan/17 19:30
      · votar

Tópico Legal!
      Referencias Musicais Sempre Ajudam no Desenvolvimento do Canto.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre Canto Lírico

301.798 tópicos 7.821.133 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital