Por que ser independente? Vale a pena se vender a mídia?

Autor Mensagem
Durval Dellê
Veterano
# jul/05


Não é de hoje que a mídia toma conta do mercado fonográfico, como o próprio nome "mercado" já diz.
Existem muitas bandas/artistas que aparecem no cenário musical com um estílo, uma identidade, um valor, uma mensagem, e acabam se corrompendo, se vendendo, mudando, tudo isso por espaço, por dinheiro, por conquista.

Mas conquista do quê? você gosta de ser músico porque dá dinheiro? você gosta de ser músico porque se sente bem tocando? ou você gosta de ser músico porque possuí um ideal, uma identidade, um valor, algo maior do que você mesmo, uma forma de expressão.

E porque será que o que é comercial é tão diferente com o que é independete?
Por que uma banda tem que se sujeitar a tocar e gravar músicas que as vezes não fazem parte de seu estilo, de seu ideal, de sua filosifia? Por que tem que aceitar o que não surgiu da própria banda? Será que isso é ser artista, é ser músico, ou é ser interprete?

Me indigno a pensar que o que é bom para muitos, ou melhor, para a maioria, é o banal, é o sem sentido, sem escrúpulo, sem ser seu, é como ser um prostituto, vender a própria imagem para algo que você não é. Qual a satisfação nisso?

Me desculpe, não sei qual é a opinião de vocês.. Mas eu sou músico porque acredito em algo, maior do que eu, acredito que a música, além de toda sua beleza, seu encanto, é uma forma de expressão, é uma forma de ser transparente, seja a respeito da vida, do amor, da dor, da natureza, do inconsciente, do desejo de mudar, do cotidiano, de protesto, de paz, é uma forma de comunicação.

E sendo assim, sou músico porque gosto de expressar o que sinto em música, a minha filosofia, a minha visão dos fatos, a minha visão dos sentimentos, a minha forma de viver.

Cada música tem uma vida, ela é única, ela possuí uma identidade, uma mensagem.

E assim como que eu irei aceitar me vender para dizer o que não sinto.
tocar é o mesmo que fazer amor, seja fiel ao que toca, não seja hipocrita de pensar em algo que não lhe pertence, de se vender ao que não acha correto.

Você prefere criar seu som ou prefere se submeter a alguem criar por você a dizer o que você deve fazer, existe graça nisso?

Concluo dizendo que sou independente, por esses fatos, e que se um dia for comercial, é pq aceitaram os meus pensamentos, as minhas ideias, é por meu mérito, e não pelo dos outros que só estarei representando.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Essa discussão surgiu pelo fato de eu me indignar em saber que 90% dos arranjos das bandas músicos artistas são feitos por uma só pessoa?

Para que ter uma banda, se quem faz a música é outra?

Ser uma banda significa ser um conjunto, e quem se sujeita a aceitar que outro mexa na sua música tá se vendendo.

A não ser que tenha sido convidado ou contratado para isso por opção da banda.

Mas pra que, a banda não existe pra criar um som, uma música? ou só serve pra tocar.....

humildão
Veterano
# jul/05
· votar


Aposto que tu deve estar pobre.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05
· votar


Não estou pobre, e não faço questão de ser rico.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


essa quastão é bastante complexa, pois a necessidade de um pode não ser a do outro.

é muito fácil pra um gringo desses que tem tudo mole pagar de independente, não aceitar ingerências em seu trabalho, pois lá as condições de vida são outras.

aqui, o que se vê é o músico ganhando miséria, e sendo obrigado a tocar o que não quer e até a mudar a sua criação pra se adaptar ao mercado.

mas, como disse antes, às vezes o cara precisa de grana, ou quer melhorar de vida, pois é pobre, mora mal, não tem sua independência, ou coisas parecidas.

eu não me preocupo muito com esse tipo de coisa, pois acho que produzo boa música, e se tiver que mudar alguma coisa, desde que seja para melhorar minhas músicas, não ficarei chateado, pois às vezes um produtor enxerga mais que o próprio autor.

mas, como disse antes, cada um tem suas necessidades, e eu não dependo da música pra absolutamente nada, pois sou advogado á com carreira estável, posso me dar ao luxo de não me preocupar com a grana que minha banda pode render.

e tocar, fazer música, shows, é uma coisa natural pra mim, um prazer, e não acho tão absurdo fazer o jogo de uma gravadora master, pois confio no meu som, e mesmo se eles pedirem pra mudar alguma coisa, a música ainda estaria ali.

talvez a música seja um treco tão fácil pra mim que não vejo tanta ideologia envolvida, pois faço música toda hora, e se alguma gravadora quiser me contratar, sem problemas, vou fazr um som pra ganhar dinheiro, principalmente pros caras da minha banda, que são mais jovens que eu e querem ter uma vida mais legal em termos financeiros, e vou fazendo um som mais louco nas internas.

Eu acho que essas questões éticas não são tão importantes, pois na vida a gente sempre faz concessões.

só pra vc ver, eu sempre fui comunista e agora advogo pra bancos, coisas da vida, a necessidade é que manda.

um abç.

labibo_girl
Veterano
# jul/05
· votar


Mas eu sou músico porque acredito em algo, maior do que eu, acredito que a música, além de toda sua beleza, seu encanto, é uma forma de expressão, é uma forma de ser transparente, seja a respeito da vida, do amor, da dor, da natureza, do inconsciente, do desejo de mudar, do cotidiano, de protesto, de paz, é uma forma de comunicação.

Muito bonito isso, viu moço?

humildão
Veterano
# jul/05
· votar


Cara, vc eh um idealista. Pessoa cada vez mais rara nesse mundo de corrupção. Quem pensa igual a vc e tem vez na mídia?
Os Racionais, talvez?
Não me entenda mal. Eu kis cutucar mas penso da mesma forma que vc.
Faço o som que eu curto, se gostarem, estou rico e feliz. Caso contrário, soh feliz.

Durval Dellê
Veterano
# jul/05 · Editado por: Durval Dellê
· votar


Claudio Natureza

Eu confio no meu som tb... e a respeito de produtor, concordo que enxergam mais longe, que as vezes tem ideias bem legais, mas tem que bater com as suas...........se não de uma certa forma estará sendo falso consigo mesmo.

humildão

Sussegado, mas é assim que tem que ser.... :D


Não é comigo ou com minha banda que estou insatisfeito, a nossa realidade tanto pessoal quanto profissional é boa.

A minha indignação é com quem se submete a isso...... mas como o Claudio falou, as vezes vem da necessidade, mas acho que mesmo assim, não me submeteria.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Pessoal
Não tem nada demais uma banda mudar um pouco seu estilo, acho até legal, pois não ficam batendo sempre na mesma tecla, tudo evolui galera!

_Vinícius Augusto
A 1° música de Jota quest q estourou realmente foi a música FÁCIL, e olha a diferença dela pra músíca HOJE????
Desculpe, eu não ouvi a música fácil na primeira versão, qual é a diferença?

Durval Dellê
Sabe pq alguns tecladistas se tornam maestros e tomam a frente nas produções? Simplesmente pelo instrumento que ele trabalha.
Fica complicado se jogar uma idéia de um arranjo numa banda, cada um pensa diferente, pode demorar casar os sons, mas tem bandas que chegam a uma conclusão e acabam fazendo bons arranjos.

Guitarristas, baixistas, bateristas, violonistas, entre muitos outros músicos, não programam arranjos, nào mexem com isso, ele cria algo de seu instrumento

O _Vinícius Augusto falou acima, algo sobre o batera que programa os arranjos pra banda, eu até achei estrano, mais aí depois ele falou que também trabalha com teclado workstation.

O teclado possibilita isso, e nem todos que tocam teclado podem fazer arranjos, o cara tem que ser bom e ter muita criatividade.

Conheço um guitarrista que é fera pra fazer arranjos, mas ele trabalha com teclado.

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22

pô velho, eu não trabalho assim não.

eu faço as músicas e levo na guitarra pra banda, às vezes só os riffs e solos, e a galera sai botando baixo, batera, base de guita, percussão, e a música toma a forma final.

às vezes eu levo só a base e a letra e a galera bota solos, linhas de baixo, batera, etc...

e assim temos 15 músicas próprias arranjadas e ensaiadas.

esse negócio de nego fazer arranjo em teclado eu acho ridículo.

e pra te falar a verdade eu odeio o som desses teclados que imitam instrumentos.

teclado pra mim tem que fazer é a linha de teclado, e não ditar regras em matéria de arranjo.

um abç.

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jul/05 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


é foda eu nõa conseguiria tocar algo que naum me agrade para ganhar dinheiro, musica é a unica coisa que fasso por puro prazer e o dia que virara obrigação juro pelo deus metal que nunca mais pego minha guitarra.


sem juera fazer musica é a melhor coisa que existe, e o fdp que tentar mudar uma musica minha vai leva porrada! é como distorcer algo sério que vc tenha dito... num da num pode é errado

se quer ganhar dinheiro naum seja musico, vire politico, ou preste concurço publico, vire estelionatario se vira


na minha banda as musicas saum feita cada um com sua parte, trabalhamos juntos e damos nossas opiniões mais ninguem muda nada do outro, exemplo um solo, eu to la fazendo a base derrepente o outro guitarrista sente um solo e manda ele, pronto perfeito!, aum se muda nada nesse solo pq ele naum foi cauculado foi feito foi o cara que sentiu e tocou, isso é musica e se nem nos mudamos, quem dira uma gravadora chegar e dizer tira isso bota isso toca assim, bota outro efeito....nem fodendo

André Lima
Veterano
# jul/05
· votar


Há várias coisas que fazem com que a música de qualidade não cheguem as massas da população, principalmente as classes mais pobres que só possuem rádio e TV.
1º As gravadoras, na maioria das vezes, não aceitam nenhum trabalho que não tenha uma aparência comercial.
2º As rádios recebem Jabá para tocar as músicas só de quem tem dinheiro para isso, ou de gravadoras que como no item 1º promovem os trabalhos de aparencia comercial.

O que fazer?
1º Dizer não às gravadoras e sim à produção INDEPENDENTE.
2º Dizer não às rádios normais e sim às rádios INDEPENDENTES.

Independência ou morte á cultura!!!

humildão
Veterano
# jul/05 · Editado por: humildão
· votar


O Lobão tentou e se fudeu.
Colocar Cd nas bancas de jornal e ganhar 80 cents por cd, eh foda!

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


humildão

mas quando ele tava no auge, vendendo pra caralho, nunca vi ele bancar o independente.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Claudio Natureza
O cara, em momento algum quis dizer que o tecladista produtor é o único capaz de criar arranjos para uma banda.

Veja que falei que tem bandas que criam seus próprios arranjos, e ficam ótimas. Pelo visto sua banda é uma!

Esse tópico partiu do fórum de teclados, e veio parar aqui, o próprio que crio é tecladista.

Eu preservo mais o lado dos instrumentos mais legados ao teclado, como pianos, E.pianos, Clavi, Hammonds, Strings, Pads, Synths, Veja que são muitos.

Há quem goste de ficar tocando violão e guitarras no teclado, eu já curto mais no teclado batera, baixo e sopros. Mas é claro, em primeiro lugar o que falei no parágrado anterior. É que o teclado tem e agente acaba tocando.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
Cara, vc não pode pensar muito assim, vai que um produtor, cara rico gosta da tua banda e resolve bancar um CD, mas ele tem uma idéia nova, e acha que o lance da sua banda não vai rolar muito.

Vcs tem que abraçar a oportunidade, infelizmente a música é assim pelo menos pra quem tá no começo, depois quando ficar rico, pode abusar um pouco mais.

Também não adianta nada ficar na música sem ter grana. A música é bom, e com dinheiro vc nem imagina o que é. Eu não gosto de tocar de graça, de ganhar pouco, é um trabalho e tem que ser pago e bem pago.

Pq os famosos ganhão fortunas e ourtos que não são, e são muitas vezes melhores nÃo ganham nada?

Temos que abraçar as oportunidades!

Computer Phantom
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
Abraçando as oportunidades e perdendo a identidade do som :/. Isso não é música na minha opnião, ter que fazer algo comercial para que o povo em sua maioria alienado compre. Concordo com tudo o que o Lord Derfel Cadarn disse.

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


eu me venderia facil

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jul/05
· votar


é um trabalho e tem que ser pago e bem pago.

Theo22


vc disse é um trabalho...........não fale isso toque e divulgue sua musica aproveite oportunidades amis mostre sua musica do geitoq ue ela é


se naum der dinheiro roube! foda-se assalte uma loja, musica naum é p/ ganhar dinheiro é p/ se espressar

Lord Derfel Cadarn
Veterano
# jul/05 · Editado por: Lord Derfel Cadarn
· votar


gustavo macaco
eu que sei na ultima vez vc nem cobrou nada de mim :*

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


boa boa

Claudio Natureza
Veterano
# jul/05
· votar


gustavo macaco

virou garoto de programa?

Computer Phantom
Veterano
# jul/05
· votar


Eu fazia música comercial, ae com o dinheiro comprava um cordão de prata, um carro rebaixado, com neon, nos, sonzao e saia por aí catando mulhe.

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


tem mais gente que eu faço de graça, mas não citarei aqui por respeito ao seu namoro haha

gustavo macaco
Veterano
# jul/05
· votar


sou miche de umas moças de familia la do OT

evair
Veterano
# jul/05
· votar


eu até faria umas musicas comerciais p/ ganhar uma grana,tipo detonada,cpmerda e tal,depois ficaria em casa de boa comendo caviar e altas gatas da hora ,e zuando p/ carai da kara dos otários que compraram meu cd. e no lugar de colocar o meu cd p/ tocar colocaria um nevermore,presto e atal hehehe

Theo22
Veterano
# jul/05 · Editado por: Theo22
· votar


Lord Derfel Cadarn
ganhar dinheiro é p/ se espressar

Pô cara, que teoria é essa? Não conhecia, com todo respeito, mas como viver da música sem dinheiro? Não to falando do cara que é piloto, advogado, formado, e que toca mais por rooby, mas sim um músico que apostou tudo na música e so sabe fazer isso.

Não necessariamente se vender, mas é claro que tem coisas que temos que abrir mão, se não nunca vamos subir na vida se pensarmos assim. Não to falando de uma banda que toca rock e vim o produtor e dizer vcs vào ter que tocar axé, nada haver, mas fazer modificações no próprio estilo para se adaptar ao meio comercial. A não ser se a sua maneira cative o público, aí, eu te dou os parabéns!

DiogoSnake
Veterano
# jul/05
· votar


infelizmente nessa vida agente não faz só o que quer... quando voce vai trabalhar pela primeira vez você acha legal, tenta resovler as coisas do seu jeito, mas você não pode atropelar seu chefe, é ele que manda se você não agrdar à ele você tá no olho da rua.

kawaii_girl
Veterano
# jul/05
· votar


Durval Dellê
tem gente aqui q nem se vende, se DÁ mesmo .. qqr coisa pela mídia, fama, gravar, etc....

Urubu Rei
Veterano
# jul/05
· votar


é muito fácil dizer q não se vende para o sistema qd mora na casa dos pais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que ser independente? Vale a pena se vender a mídia?