A cena "cover" é mais forte do que a cena "independente"?

Autor Mensagem
ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05


Eu há dois meses montei uma banda cover de Nine Inch Nails e que toca alguns sons industriais variados. Antes disso tive algumas bandas até, sendo que duas foram com som próprio, não tinhamos condições de gravar e distribuir um cd por questões financeiras, e os projetos "miaram", mas a partir do momento que resolvi criar uma banda cover, as portas miraculosamente se abriram.

Mas talvez as minhas outras duas outras bandas eram realmente ruins demais para serem sequer levadas a sério, só que não é essa a questão.

Quem vive na noite, pelo menos de São Paulo, sabe o quanto é dificil conseguir um cachê bom num bar ou numa casa noturna quando se toca um som proprio. E além do que as condições para se tocar são no minimo ridiculas.
Semana passada fui tocar num barzinho aqui das redondezas, que até certo ponto se esforça para fazer um sistema de som legal, mas o problema é a organização do festival.

Foram 3 bandas, sendo que a nossa no sorteio foi a primeira, e depois uma que fazia cover se não me engano de Deathstars e a ultiama tinha som proprio.

Ao decorrer do tempo, o lugar foi esvaziando esvaziando, até sobrar só nós e os caras da ultima banda, ficamos lá mais por consideração de prestigiar o som dos caras.

Mas será que o publico não se importa mais com sons novos, mesmo na noite que era onde as pessoas poderiam se ligar num som diferente do que elas ouvem todo o santo dia na casa delas?

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants

Eu acho que o público não se importa com sons novos.
As únicas pessoas que se importam com as minhas músicas são a minha família e os meus amigos. Acho que não deveria ser assim, as pessoas deveriam sentir a necessidade de escutar algo novo ainda mais num barzinho sossegado.

É complicado dizer mais acho que existem vários fatores:

- Para as pessoas quererem te escutar tu tem que ter uma música muito boa senão não rola e aí onde entra o boca a boca
- Tem que ser original e diferente de tudo que esse povo já viu, o namorado da minha prima tem uma banda de maracutu com não sei oq e não falta lugares para eles tocarem
- O povo não corre atrás de novidade

Sinceramente cara nem sei oq é um som industrial. Qual é o esquema?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05
· votar


spy2k
Sinceramente cara nem sei oq é um som industrial. Qual é o esquema?
Ah, som industrial é som do tipo Ministry, Skinny Puppy, KMFDM

Isso não ajuda em nada né? eheh
Mas tudo bem.

Digamos que o industrial é um som com guitarras de "power metal" misturado com elementos eletronicos, muitas vezes samplers até de maquinas de fabricas. Ou coisas que simulam esse elemento mecanico.
As letras abrangem tudo, mas alguns grupos mais toscos fazem questão de falar só sobre uma coisa.

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants

interessante...
deixa eu só arrumar este PC aki e vou baixar alguma coisa pra conferir.

tem espaço pra industrial em são paulo?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05
· votar


spy2k
Tem, em alguns poucos lugares, mas ai a gente se camufla de outra coisa hehe, por exemplo, quase todo mundo conhece Closer do Nine Inch Nails, se a gente toca ela, a gente acaba fazendo um show como sendo uma banda de "synth pop" :S é estranho mas é a realidade haha, tem que se disfarçar de outras coisas para conseguir espaço.

Ai quando já tá em cima do palco você pode soltar outros sons menos convencionais.

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants

bem bolado.
vcs pensam em fazer músicas próprias neste estilo?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05
· votar


spy2k
Eu já estou fazendo faz tempo aqui em casa, desde janeiro, é que eu sou provavelmente a pessoa mais preguiçosa da face da terra, e ainda mais agora sem speedy, dá uma preguiça ainda maior de disponibilizar elas por aqui, mas eu tenho já 3 terminadas praticamente, pretendo fazer um cd demo, mas ai seria um trabalho só meu, com uma banda de apoio para eventuais shows ao vivo.

Provavalmente a mesma banda que eu estou agora.

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants

putz nem fala tb sou preguiçoso pra kct...
Se rock industrial for oq eu to pensando acho que isso é o futuro não é mesmo?
Com muito esforço e um pouco de sorte vcs chegam em alguma tendinha do TIM Festival

boa sorte nas canções cara.

Rafael Walkabout
Veterano
# jun/05
· votar


Eu acho que sim cara.O pessoal vai nos bares afim de ovir músicas que já curtem e não músicas desconhecidas.É raro alguém curtir isso.O pessoal se empolga mais se for num bar e uma banda fizer um cover de Sweet Child O'Mine (exemplo) do que uma música de própria autoria da banda que estiver se apresentando.

Pelo menos é o que penso.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05
· votar


spy2k
Ehehe, futuro não sei, mas que é um som muito excêntrico isso é.
Justamente pelo fato tambem de quando asm usicas são gravadas, no máximo a guitarra e a voz são reais. O resto são todas simulações da realidade.
Eu entrei nesse estilo justamente porque eu não gosto do som convencional.
Uma bateria que eu ouço numa gravação não me passa a sensação de estar ouvindo a bateria, aquela coisa estridente ao vivo. Por isso prefiro samplear eu batendo uma porta com força no lugar de uma caixa.

O mesmo até para as guitarras, muita gente prefere microfonar as guitarras e baixos... as bandas convencionais. Ótimo, que elas façam isso, que elas irão fazer melhor do que provavelmente nunca farei na minha vida.
Eu prefiro plugar direito na placa de som e tratar o som até profundezas inexploradas de programas como o TurboSynth e Amplitube :)

Dogs2
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants
Eu há dois meses montei uma banda cover de Nine Inch Nails e que toca alguns sons industriais variados.

e nem me contou

hehehhe

É, eu acho que de começo as portas se abrem mais para as pessoas que fazem cover

Mas talvez as minhas outras duas outras bandas eram realmente ruins demais para serem sequer levadas a sério

se uma delas for a PDOB tá explicado hehehe

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants

Mesmo assim eu acho que esse é tipo de som que já tah rolando bastante.
É uma pira muito grande. A menina vai se veste toda colorida, toma uma bala, fica doidona, milhares de luzes piscando, este som "excêntrico" no talo.

Acho que nunca vou conseguir me adaptar a essa psicodelia toda.
Não te soa aritificial demais em algumas partes?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jun/05
· votar


Dogs2
se uma delas for a PDOB tá explicado hehehe
Nem eram ahah, eram bandas Pré-PDOB, faz um tempin já


spy2k
Até soa, mas eu estou lutando para fazer uma inversão de valores na minha musica, com as vezes meus vocais parecerem emocionados (gritados) em cima de uma base eletronica e outras vezes fazer meus vocais parecerem mecanicos em cima de uma base eletronica que só parece eletronica se você ouvir com atenção, porque na primeira ouvida ela parece até feita por seres humanos.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants
kara, eu naum curto ouvir sons novos em shows!!!

som novo, SOH EM KASA!

quando vou em alguns shows seja cover ou naum, as musikas q eu naum conheço...eu naum consigo me ''divertir'' com as musikas q eu naum conheço! o show perde a graça...


por isso eh q eh taum dificil ter uma banda com som proprio!

achu q nos shows, as bandas covers, pode ateh tocar alguma musika deles mesmo, mas depois eles tem q dar uma PAGINA NA NET, ou algo q possa ter acesso as musikas deles, pra galera ouvir o som deles..

pq achu q SOH em show, ''ninguem'' vai curtir bastante logo de kara o som de uma banda!

Dogs2
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants
Até soa, mas eu estou lutando para fazer uma inversão de valores na minha musica

Wow!
isso é algo genial que todos deveriam pensar mais a respeito
te admiro por essa atitude, é isso que é ser original sem perder "o fio da meada"

Wagner
Veterano
# jun/05
· votar


down with the system

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05
· votar


Wagner Leonardi
ai vai um conselhodo meu amigo John Elf:
siga a seta ->

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants

vai fundo.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn

Eu prefiro escutar só próprias e penso justamente ao contrário.
To fazendo a cabeça da minha banda pra gente só tocar música própria.

fodam-se os covers

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


spy2k
voce conseguir curtir um show em que voce naum conhece nenhuma musika?

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants
uma prova da resposta do titulo do topico:
Hoje eu ia no show do Nightwish cover!

e adivinha..
quem ia abrir o show? o Nightwish COver, ou uma banda da região com som proprio?

hehhe, e ='( nesse exato momento, era pra mim estar lah vendo essa banda abrir o show do nightwish cover!

pedrunk
Veterano
# jun/05
· votar


Sei lá de um certo modo acho que todo mundo prefere ver um cover que uma banda nova, sei lá,q uando você vai no show duma banda que você curte você vai ouvir suas músicas favoritas ou os sons novos da banda? eu pelo menos vou ouvir as músicas que eu mais gosto eheh axo q eh assim com abndas convers e de som próprio mas o que pode ser feito é tocar usn covers e no meio umas próprias que nem minha banda fazia =p

spy2k
Veterano
# jun/05
· votar


CurTu Metal e NaO o DemOn

consigo e ainda saio com aquele gosto de surpresa e quero mais.

KuRt asfKN
Veterano
# jun/05
· votar


Sinceramente, eu pessoalmente , prefiro ver uma banda de covers.
No ultimo festival q fui tinha umas seis bandas , cinco delas ,se não me engano, só mandavam músicas próprias e a qualidade não era das melhores. Porra tinha uma banda lá de Grindcore muito ruim. Não curti nem um pouco. Em compensação tinha uma banda q mandou cover do millencolin, NoFx e Pennywise q apesar de estragarem as músicas eu curti bem mais.
Resumindo, prefiro ir ao show cover do KoRn(por exemplo) do q ver Detonautas original.

maggie
Veterana
# jun/05
· votar


Aqui em Porto Alegre tem um exemplo.
A banda Dublê é conhecida pacarai, e como diz o nome toca basicamente covers. Os caras estão a mais de dez anos na estrada, se não me engano só ano passado conseguiram lançar CD.

Acho que vai além dos bares, o problema está no gosto do pessoal [que prefere ouvir covers], que é influênciado por grandes gravadores. As gravadoras por sua vez tendem a concentrar em menos artistas, ou seja: massificar ao máximo. Isso aumenta o lucro substancialmente.


Acho que o lance é mandar uns covers sim, e sempre que der oportunidade toca o teu trabalho no meio do show. Assim não dá tempo do povo fugir e já vai divulgando as tuas músicas.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


KuRt asfKN


o roblema é que as músicas próprias t~em que ser muito boas, senão a galera começa a conversar ou vai beber no pé sujo da esquina.

KuRt asfKN
Veterano
# jun/05
· votar


Claudio Natureza
Sem contar q um som mais pesado se não for de boa qualidade parece q o cara ta tocando várias vezes a mesma musica, pq as vezes o cara só grita e o fato de estar ao vivo e ninguem conhecer amusica fica foda de aguentar.

KuRt asfKN
Veterano
# jun/05
· votar


Porem quando o som é realmente bom de cara ja te prende a atenção.

Eu sou um quebrado da porra então não pude montar umja banda, mas quando montar com certeza vou mandar muitos covers.

Claudio Natureza
Veterano
# jun/05
· votar


KuRt asfKN

por isso é importante ter equipamento próprio, e de boa qualidade, senão fica uma merda.

e tem que tocar no segmento certo, não adianta tocar reggae num point de roquenrol por exemplo.

KuRt asfKN
Veterano
# jun/05
· votar


E por último o fato das bandas q eu curto vem muuuuuuuuuuito raramente no Brasil e NUNCA em Campo Grande, dá vontade de saber como seria ouvir o som q elas fazem ao vivo.(A única coisa internacional q apareceu por aqui q eu me lembro foi o Sttepenwolf)

CIRO
Veterano
# jun/05
· votar


ServeTheServants
Legal essa sua iniciativa de montar uma banda cover de NIN. Eu também tenho uma banda de industrial e nós tocamos Rammstein, DeathStars, Kovenant, OOMPH!...Na primeira apresentção com minha banda também foi assim. O lugar foi esvaziando aos poucos e quando fomos ver tinha umas três ou quatro pessoas. Foi foda, mas isso só serviu para nos estimular e agora finalmente conseguimos gravar nossa demo com covers e já fomos convidados para tocar em alguns lugares com uma estrutura melhor.
Nós podemos combinar um dia para nossas bandas tocarem juntas. Seria legal pacarai já que eu curto bastante NIN...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A cena "cover" é mais forte do que a cena "independente"?