Entrevista: JIMMY PAGE (com o setup do cara)

Autor Mensagem
timeisonmyside
Veterano
# jun/05


e ai galera, a grana ta curta e eu sou vou vir nesta lan house uma vez pos semana, por isso pra tentar fazer desta vinda semanal algo util resolvi posta entrevistas, materias etc que tenho de varios artistas...
Por isso antes de vir aquele monte de gente jogando o caminhão de melancia em cima das entrevistas, saibam que vou postar coisa de um monte de gente: malmesteen, satriani, vai, david gilmour, mustaine, angus young, wilde, lukater, kotzen, nuno mendelis etc...

pra começar (na verdade eu queria começar com floyd, mas..) vai uma entrevista com Jimmy Page, junto com um link para partituras e o setup do cara...

A entrevista é da época do lançamento do LIve IN BBC (o link pra versão integral é http://trombeta.cafemusic.com.br/trombeta.cfm?CodigoMateria=102

Para o setup do cara http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/010305_h tml/sejimmypage_setup.htm

Sempre trarei entrevistas bombasticas, como a do malmesteen de 1963
em que ele afirma "toco rapido pq minha gravadora obriga, porem quando me aposentar, sairei da gelida suécia e vou comprar uma cas em New Orleans ou Nasville onde poderei me dedicar ao blues, fazendo albuns onde o que mais importa é o FELLLLLLLING" (BRINCADEIRA)

Left Behind 666
Veterano
# jun/05
· votar


primeiro dia de volta e jah fui o primeiro a postar =D

bulldog
Veterano
# jun/05
· votar


O mais interessante é ele dizendo:
"eu era completamente duro no começo...Eu tinha um equipamento mínimo: uma Telecaster...amplificadores Vox e Hiwatt...Eu tinha também uma Les Paul Custom preta...um Echoplex, uma distorção Tonebender e um wah-wah."

huahauha. Equipamento "mínimo", hein? Queria eu ter um Vox e um Hiwatt, uma telecaster e uma Gibson.

timeisonmyside
Veterano
# jun/05
· votar


o hiwatt custa 7 mil libras
a les paul dele hoje custa 25 mil dolares... minimo...

Beatlemaniac
Veterano
# jun/05
· votar


"toco rapido pq minha gravadora obriga, porem quando me aposentar, sairei da gelida suécia e vou comprar uma cas em New Orleans ou Nasville onde poderei me dedicar ao blues, fazendo albuns onde o que mais importa é o FELLLLLLLING"
nem brinca, se isso fosse verdade o urubu ia suicdar de decepção

o_bagaça
Veterano
# jun/05
· votar


Jimmy page não é filho da puta, ele ajudou a empresa q fabrica a gibson a ganhar mais grana.
Se você trabalhasse nessa empresa você teria agradecido e muito a Page, Angus young, etc.

Grosskopf
Veterano
# jun/05
· votar


Jimmy page não é filho da puta, ele ajudou a empresa q fabrica a gibson a ganhar mais grana.
Se você trabalhasse nessa empresa você teria agradecido e muito a Page, Angus young, etc.

Até parece que alguém aqui trabalha, e se trabalha, até parece que a empresa repassa isso aos funcionários, melho dizer: Se você fosse dono dessa empresa você teria agradecido e muito a Page, Angus young, etc.

Clapton_Page
Veterano
# jul/05
· votar


ninguem tah ligado em quanto custou o violão que o elvis usou pra gravar seu primeiro disco? nao sei a marca, mas independente disso, eh hilaroio: US$ 7,50

tom_delonge182
Veterano
# jul/05
· votar


nossa ele tem uma giannini...

Vinicius PF
Veterano
# jul/05
· votar


o.o

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Na verdade, Jimmy Page é responsável pelo emprego da maioria desses caras que estão aí no Rock, ou já até passaram, bons ou não. O fato de relacionar o nome à marca é polêmico, muitas vezes isto pode acontecer de forma involuntária. Nunca vi algum mercado com o nome Jimmy Page associado ao arco de violino com a guitarra - tipo: "a gibson vende guitarra com um Kit Jimmy Page para vc tocar Dazed and Confused"

Elvis, Jeff Beck, Page, Dylan, Beatles, são únicos.

abçs

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu_KSA_Stratus

Pô então o negócio é sério. Não sabia desta informação. Agora, ele não precisa disso...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu_KSA_Stratus,


De qq forma não é muito divulgado, sei lá...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu_KSA_Stratus,


Inclusive houve um lance com um guitarrista do Whitesnake (não lembro do cara) que aparecia num vídeo tocando c/ o arco e o Jimmy Page disse q caiu do sofá de tanto rir...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu_KSA_Stratus


Não, claro, sei disso. O que quero que isso não se reproduz entre os guitarristas. Qual banda de porte tem isso? Fã é outra coisa, é sobre isso q falo.

Mister Master
Veterano
# jul/05
· votar


claro q é divulgado, a signature do Jimmy Page é a guitarra custom mais procurada da Gibson.


É verdade até venderam uma dessas por preço recorde não faz muito tempo.

Mister Master
Veterano
# jul/05
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Já vi vários caras famosos usando Fender Jeff Beck signature. Vi isso naquela coluna de Set-up da GP.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Mister Master,


São fãs...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Mister Master

Já vi vários caras famosos usando Fender Jeff Beck signature. Vi isso naquela coluna de Set-up da GP.


Pô valeu pela informação, sabe dizer agora o nome de algum? fiquei curioso e confesso que preciso me informar mais...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu_KSA_Stratus


É isso aí. Não há herdeiros para isso. É só ele mesmo. Eu gosto, sou fã e, portanto, suspeito para falar. Mas, se vc guitarrista não faria isso também não...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Urubu_KSA_Stratus


Mas, se vc guitarrista não faria isso também não...


quis dizer "Mas, se EU fosse guitar...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Se bem q o negócio de quebrar guitarra foi uma febre...

Mister Master
Veterano
# jul/05
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Puta velho não lembro de cabeça não. Lembro de um bluseiro brasileiro que saiu acho que na guitar class e usava uma, pelo que me parece ela é meio famosa entre músicos de estúdio. Lembro também de um sujeito que saiu nessa sessão e usava uma fender signature que não era dele, mas acho que também não era do Beck.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Mister Master

Pô valeu. Leio pouco revistas sobre guitarra e guitarristas, mas vou procurar saber mais, valeu.

Mister Master
Veterano
# jul/05
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Então velho, da uma procurada. Tenho quase certeza que já vi mais de um cara com essa guitarra naquela sessão. Mas também não são aqueles superastros sabe. Também já vi aquele palhaço do KLB com uma Epiphone Zakk Wylde, mas isso já é aberração.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Mister Master

rsrsrs tá certo... Como esses caras dão sorte e não aproveitam as oportunidades. Mas isso tem explicação...

Outro dia saiu no jornal aquele Felipe Dylon fantasiado de Jimmy Page com guitarra de 2 braços e tudo. Ridículo! eu mesmo fiquei com vergonha do que vi. O cara diz que sempre foi fã e tal, que imitava e tudo, pô aí vem a oportunidade, o sucesso... e faz isso, essa coisa que a mídia chama de música. Aquele tal de Júnior fica por aí desfilando com camisa do Hendrix e tocand o (?) aquelas musiquinhas com aquela irmã babaca dele.

Porra bicho não tem como não comentar: frio pra caramba aqui no Rio, e eu estou escutando um disco que não ouvia há tempos - Razamanaz / Nazareth... Alcatraz.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Aí rapaziada se liga nesta matéria,


jeff beck: blast from the east

A carreira de Jeff Beck se estende por quase quatro décadas e ele mantém-se como referência musical para novas e velhas gerações. Adepto da máxima que diz que a única coisa permanente deve ser a mudança, ele experimentou diferentes estilos musicais em seus álbuns. Quando parecia que sua busca por novas sonoridades havia chegado ao fim, ele surpreendeu a todos com o disco Who Else!, de 1999, influenciado pela música techno. A faixa Blast From The East é um excelente exemplo dessa sonoridade, pois mistura loops de guitarra e bateria com solos de guitarra incríveis, repletos de feeling e técnica.

A música começa com a guitarrista Jennifer Batten (Gtr. 1) tocando um riff com guitarra limpa. Desde o início já fica claro que o aspecto mais complicado da música é o ritmo, por causa das constantes mudanças de fórmula de compasso, de 7/8 para 4/4. Jeff Beck entra no compasso 5, executando sem palheta a melodia principal. Preste muita atenção nas indicações de alavanca ao longo de toda a transcrição, pois a utilização deste recurso é uma das principais características do estilo de Beck.

No solo, que começa no compasso 33, repare na mistura da escala de C maior com a escala de C menor, proporcionando uma sonoridade de blues. Mais uma vez, destaca-se a utilização da alavanca, principalmente na frase do compasso 56, no qual Beck toca a nota A, desce para G, volta para A, sobe para Bb, retorna para A e desce novamente para G, tudo isso com a alavanca. Na frase do compasso 60, cada nota é feita com ataque de alavanca em um semitom para baixo.
Para conseguir esse timbre, Jeff Beck plugou a sua Fender Stratocaster signature em um amplificador Marshall JCM 900 (hoje, ele usa o JCM 2000). O guitarrista utiliza a ponte Amerian Standard da Fender (que tem dois parafusos), regulada para subir um tom na terceira corda. É indispensável que você ajuste sua ponte dessa maneira para tocar essa música, caso contrário, muitas das frases serão impossíveis de executar.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Mas como o assunto é JP...


Clonando uma Obra de Arte

A Les Paul sunburst empunhada por Jimmy Page sempre foi um objeto de admiração para muitos guitarristas. Agora, os mais ardorosos fãs já podem tocar uma versão da famosa guitarra que Page comprou de Joe Walsh em 1969. Graças ao grande empenho da Gibson Custom Shop, um total de 175 instrumentos estão sendo produzidos. Eles contam com braço fino, pickup da ponte descoberto (que tem menor saída do que o captador do braço), função push-pull no controle de tonalidade do pickup da ponte e – o mais importante – o visual exato da surrada guitarra de Page.

Os 25 primeiros modelos Jimmy Page Signature custam cerca de 23 mil dólares cada. Eles foram pessoalmente inspecionados e tocados por Page, além de virem com o autógrafo do músico na parte posterior do headstock. Os 150 instrumentos restantes serão vendidos pela “barganha” de US$ 16400 cada e, embora não venham com o autógrafo nem tenham sido testados por Page, possuem certificado de autenticidade assinado pelo próprio músico. Depois que estas guitarras forem vendidas, o modelo se tornará parte da série Custom Authentic, o que significa que manterá as características do modelo Signature, mas sem serem “cosmeticamente” envelhecidos por Tom Murphy, da Custom Shop, para lembrar a guitarra de Page.

Um projeto dessa magnitude não é algo fácil de se fazer, mesmo para uma empresa do tamanho da Gibson. O processo de dar vida ao modelo Jimmy Page Signature demandou muito tempo e energia dos artesãos da Custom Shop. Pat Foley, da divisão Custom Art and Historic da Gibson, explicou como o projeto da Signature começou a decolar: “Em 1999, a Gibson organizou uma festa e uma jam session para celebrar a inauguração do novo escritório da London Entertainment Relations, nos estúdios AIR, de George Martin. Scotty Moore foi o convidado de honra do evento, que contou com anfitriões poderosos da Gibson, como o presidente Henry Juszkiewics e o diretor geral da Custom Shop Rick Gembar.

Nós convidamos toda a realeza do rock inglês para celebrar conosco. Jimmy estava por lá, assim como Jeff Beck, Steve Howe, Gary Moore, Jack Bruce e muitos outros. Algum tempo depois, Jimmy lançou uma campanha para angariar fundos para o seu projeto social favorito, o Brazil´s Children, no Café de Paris, em Londres. A Gibson doou a ele diversas guitarras, que foram assinadas por todos os músicos que participaram do evento para depois serem leiloadas”.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


Papa Urubu II


Obrigado, mas já conheço o trabalho de R. Blackmore.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jul/05
· votar


timeisonmyside


Do q mais gosta no Zepp?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista: JIMMY PAGE (com o setup do cara)