Ozzy, Raul Seixas, Jimmy Page, etc... - Quem foi C

    Autor Mensagem
    Grow
    Veterano
    # abr/04


    RAUL:
    Raul Seixas, Paulo Coelho,
    a Sociedade Alternativa & a Lei de Thelema

    O início dos anos setenta é guardado com imenso carinho por aqueles que os viveram intensamente, formando a romântica juventude daquele tumultuado período.

    O eternamente pouco populoso meio thelêmico não escaparia (felizmente) do romantismo que tomara conta da assim chamada geração para frente Brasil. Entre tantos que estiveram em contato inicial com o assim chamado Sistema thelêmico de realização espiritual, dois nomes despontam, bem mais pelo futuro que o destino lhes reservaria, do que pelo conhecimento, propriamente dito, da matéria elaborada por Aleister Crowley(1975-1947): os nomes são, Raul Seixas e Paulo Coelho.

    Raul Seixas conheceu Paulo Coelho em 1973, através de um artigo publicado na revista "A Pomba", do próprio Paulo Coelho. A partir deste momento, nascia a tão famosa parceria musical que viria a projetar os dois no cenário nacional.

    Paulo Coelho, então em contato com Marcelo Ramos Motta (1931-1987), tomava suas primeiras instruções sobre Crowley e a Lei de Thelema. O fascínio pela filosofia desenvolvida pelo controvertido mago Inglês, não tardou a contagiar o promissor jovem escritor que, logo em seguida, a apresentaria a Raul Seixas. A vida e a obra dos dois foram fortemente marcadas por este período.

    Motta, então, escreve para um de seus discípulos, pedindo para que este se responsabilizasse pelo desenvolvimento de Paulo Coelho, tanto na A.'.A.'. quanto na sua particular versão da "O.T.O.". Marcelo Motta também comporia algumas músicas em parceria com Raul Seixas e Paulo Coelho. Entre as mais famosas estão as belas "A Maçã", "Tente Outra Vez" e "Novo Aeon" (essa ultima em parceria com Cláudio Roberto).

    Paulo Coelho, seguindo a orientação de Motta, estabelece contato com a pessoa indicada e esta o aceita como Postulante e Estudante da Lei de Thelema. A significativa troca de correspondência entre Paulo Coelho e seu novo Instrutor durante o período 1973-74 nos dá a certa medida do entusiasmo e dedicação com que Paulo Coelho, desenvolvendo seus estudos, também tomava para si a responsabilidade de divulgação da Obra do controvertido mago Aleister Crowley. Este trecho de uma carta de Paulo Coelho, datada de 26/03/74, nos dá uma idéia de seu entusiasmo, bem como seu envolvimento com a filosofia thelêmica: "... como tomamos [Paulo e Raul] Crowley, principalmente Liber OZ, como base de um estudo social a que nos propomos, gostaria de ouvir e ser constantemente orientado por vocês no sentido de não comprometer nada, falando demais ou falando errado. Informe urgentemente como devemos continuar agindo na divulgação de todos os nossos ideais e nossas idéias."

    Seu treinamento mágico teve início formal em 01/01/1974. Em seguida, Paulo Coelho seria admitido na versão pessoal de Motta da "O.T.O.", assumindo como Mote Mágico (ou nome mágico) "Frater Staars". Raul Seixas e Paulo Coelho, inspirados pela Lei de Thelema e pela Obra de Aleister Crowley, também formulariam um movimento que ficou conhecido com A Sociedade Alternativa, cujo hino, a música que leva o mesmo nome, é a própria declaração da Lei de Thelema.

    Paulo Coelho, bem mais organizado que Raul Seixas, seguia firme com suas práticas e estudos thelêmicos. No dia 19 de maio de 1974, Paulo Coelho formaliza seu Juramento ao Grau de Probacionista, sendo admitido na A.'.A.'. com o Mote Mágico "Frater Luz Eterna - 313" (e não "Lúcifer", como erroneamente divulgado por certos autores nacionais). Junto a seu Juramento, envia uma carta em que seus ideais ficam expostos de forma bem clara. Nela, Paulo Coelho diz o seguinte:

    "Continuamos a divulgar de todas as formas o Liber OZ, [...] A Sociedade Alternativa continua com o sucesso de sua caminhada no sentido de construir as bases sociais para uma verdadeira civilização thelêmica."

    No entanto a eternidade de sua luz na senda thelêmica, bem como sua certeza de propósitos em relação a esta filosofia de vida, não iriam durar muito tempo: ironicamente, esta seria sua última missiva dirigida a seu Instrutor. Cinco dias depois, na sua famosa "noite negra do dia 24", Paulo Coelho, junto a outros "subversivos", é preso pela polícia do exército. Sim, ele de fato viu o "diabo" e, muito embora estes não possuíssem rabos pontudos nem chifres e usassem o verde oliva no lugar do vermelho, esse seria - segundo o pouco criterioso modo thelêmico de avaliação - o fim de sua carreira mágica, pelo menos naquilo que diz respeito a Thelema. Na verdade, como um exame mais inteligente demonstraria, este foi o início de sua realização tanto mágica quanto pessoal.

    Na época, contudo, provavelmente a forte formação cristã (católica) de Paulo Coelho o tenha feito associar os dois fatos, mostrando-lhe então o quão "errado" ele estava em seguir "os passos da Besta". Mais isso é apenas mera especulação. Devemos sempre lembrar que todos têm direito de optar pelo que melhor lhes parecer. Alguns anos depois o novo Paulo Coelho se transformaria no mundialmente famoso escritor que todos conhecem. Não há lei além de faze o que tu queres e Paulo Coelho fez o que realmente quis.

    Aqueles que conhecem esta parte da história do hoje famoso mago, sabem o quanto esta fase marcou o escritor que se formava. Esses também especulam qual é a verdadeira origem do seu conhecimento que, fragmentado e diluído, habita alguns de seus Best-sellers, além, é claro, do que significaria sua Ordem de RAM (também especulando, é curioso observar que a palavra inglesa RAM é designativa para Áries, Carneiro ou ainda de Bode Montês - nesse caso, o Trunfo XV do Tarot de Crowley).

    Raul Seixas, por sua vez - que nunca quis vinculo formal com qualquer organização de cunho thelêmico - seguindo o exemplo de praticamente todos os estudantes de thelema daquela época os quais ainda guardavam uma réstia de bom senso, rompeu definitivamente contato com Motta. Raul Seixas, entretanto, seguiu de modo independente e anárquico, características bem próprias a sua fantástica personalidade, a divulgar a Lei de Thelema e a genialidade de Crowley. E assim, através de seus próprios méritos, ele se consagrou, e mesmo hoje, após sua precoce morte ele continua como uma agradável e inspiradora lembrança, bem vívida na mente daqueles que amam a obra do sempre eterno maluco beleza.

    Para muitos esse foi o fim do sonho da Sociedade Alternativa, para outros entretanto, seu verdadeiro início...

    Quanto a Marcelo Motta, a partir de 1974 ambos, Raul Seixas e Paulo Coelho, não mais se relacionariam com ele (e nem com ninguém associado a Lei de Thelema). Motta, por sua vez, como sempre acontecia em relação a seus "ex-discipulos" (ou a qualquer pessoa) que faziam sucesso, não os poupou de sua insana ira. Especificamente sobre o nosso queridíssimo Raul Seixas, valerá deixar as palavras do próprio Motta sobre ele, com a referida fonte bibliográfica. As palavras que seguirão abaixo são do próprio Marcelo Motta falando na terceira pessoa:

    "Raul dos Santos Seixas: Cantor e compositor popular brasileiro. Foi em certo tempo um Probacionista de Marcelo Ramos Motta. Tentou USAR Crowley para sucesso pessoal, MACAQUEANDO os Beatles. Por sua própria requisição escreveu varias músicas tendo Motta como seu letrista. Tentou ROUBAR as letras e expurgou varias de suas letras, CURVANDO-SE a censura governamental. Cortou contato com ele."

    Num simples e curto parágrafo, o Raul (logo o Raul!) é acusado de "usar" o Crowley para sucesso pessoal, de se submeter a censura (quem o conheceu pode atestar o que o Raul achava da censura... e salvo me engano, a única musica do Raul que foi de fato censurada foi o debochado "Rock das Aranhas"...), além dele ser chamado publicamente de macaco e de ladrão. Enfim, o Motta seguiu, processando e caluniando o Raul, da mesma forma como fez com tantos outros. Contudo, como praticamente tudo feito por Motta isso não deu em nada...

    Marcelo Motta faleceu prematuramente aos 56 anos de idade, em 27 de agosto de 1987, sozinho, em Teresópolis, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro. Raul Seixas faleceu em 21 agosto de 1989. Paulo Coelho continua sendo um sucesso e hoje ocupa a Cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras.



    OZZY OSBOURNE e JIMMY PAGE:
    Aleister Crowley foi um filósofo Inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista. Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada Livro da Lei e na doutrina conhecida por Thelema (palavra grega que significa vontade) e que pode ser resumida em "Faz o que quiseres que tudo deve ser da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser".
    Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais apenas um anti-cristão, tendo tomado para si próprio a denominação de "Número 666".
    Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artista de rock.
    É Aleister Crowley o sujeito da música Mr Crowley de Ozzy Osbourne.
    O disco Seventh Son Of a Seventh Son do Iron Maiden possui várias citações a trechos da obra de Aleister Crowley.
    Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, Guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais.
    Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles.
    No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi Raul Seixas. A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final de Sociedade Alternativa Raul Seixas grita para o público: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela." Tratam-se de trechos da obra de Crowley.
    Muitas pessoas sempre tem um ponto de interrogacao (???) na cabeca, se tem a igreja do Senhor Jesus Cristo, sera que tem a igreja de satanas...
    Mas sera mesmo que existe a igreja do Satan??
    Veja o relato abaixo:
    Antony LaVey é considerado o pai do Satanismo moderno sendo o fundador da seita satânica mais espalhada e mais influente em todo o mundo. Os preceitos de sua seita são bastante semelhantes aos preceitos de Crowley, pregando o prazer terreno e o abuso de drogas e sexo como meio de encontrar este prazer. A Church Of Satan(Igerja do Satan) tem ainda como característica a finalidade de ridicularizar e denegrir a imagem de Cristo e da igreja católica, mostrando o Deus cristão como causador dos males da humanidade e Satan como um ser misericordioso e compreensivo, uma alternativa ao Deus carrasco cristão.
    Uma das bandas mais conhecidas da década de 70, The Eagles, é acusada por grupos evangélicos de ser particpante do movimento Church Of Satan. Os relatos surgiram quando a banda foi denunciada como satanista por um ex-produtor vingativo. O principal hit dos Eagles, Hotel California, recentemente relançado, seria uma referência à sede da Igreja de Satan na Califórnia, cujo prédio anteriormente haveria sido um cinema. Ao ouvir o disco ao contrário segundo afirmavam alguns evangélicos, diziam que surgiam mensagens satânicas.
    Na música Simpathy For The Devil(Simpatia pelo Demonio) dos Rolling Stones o personagem principal é o demônio, cantando em primeira pessoa. Mick Jagger confirmou que o fundador da Igreja de Satan, Antony LaVey, foi o inspirador da canção.
    Mas vc ficou na mesma sera que existe mesmo??? Segundo alguns pesquisadores dizem que sim, mas pela graca do Senhor Jesus , tomara que não existe e espero estar com vc la no mansao celestial, ao lado de Jesus...
    Aleister Crowley foi um filósofo Inglês do século 19, considerado por muitos um bruxo e satanista. Seu pensamento e pregação se resumiam basicamente no conteúdo da obra chamada Livro da Lei e na doutrina conhecida por Thelema (palavra grega que significa vontade) e que pode ser resumida em "Faz o que quiseres que tudo deve ser da lei. Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser".
    Os princípios hedonistas de Crowley, com a pregação do aproveitamento dos prazeres terrenos, incluindo sexo e drogas, foram base para todas as doutrinas satanistas que se seguiram, embora Crowley não tenha de maneira clara em sua obra se declarado satanista, sendo mais apenas um anti-cristão, tendo tomado para si próprio a denominação de "Número 666".
    Por ser uma figura controversa Aleister Crowley despertou muito interesse entre artista de rock.
    É Aleister Crowley o sujeito da música Mr Crowley de Ozzy Osbourne.
    O disco Seventh Son Of a Seventh Son do Iron Maiden possui várias citações a trechos da obra de Aleister Crowley.
    Um dos mais famosos estudiosos da obra de Crowley foi Jimmy Page, Guitarrista do Led Zeppelin. Além de adquirir manuscritos e objetos pessoais de Crowley Page chegou a comprar a mansão do bruxo às margens do Lago Ness onde Crowley teoricamente faria seus rituais.
    Aleister Crowley aparece entre os personagens da capa do disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band dos Beatles.
    No rock do Brasil a maior personalidade ligada ao pensamento de Crowley foi Raul Seixas. A música Sociedade Alternativa, entre outras, são exemplos disto. Ao final de Sociedade Alternativa Raul Seixas grita para o público: "O Número 666 chama-se Aleister Crowley. A lei de Thelema... esta é a nossa lei e a alegria do mundo. Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei. Todo homem e toda mulher é uma estrela." Tratam-se de trechos da obra de Crowley.


    Ai q meda...

    Comanche
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Q bichola

    Grow
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    o engraçado é que as idéias do Crowley são mó furada, é uma viagem mto sem sentido, é só ler os "mandamentos" da lei de thelema

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    E nem original, afinal de contas o "faça o que tu queres" já teria sido dito...

    METALLICO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Isso tudo é idiotiçe.......

    Lizard King
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Aleister Crowley era leitor voraz da biblia. Leu de traz pra frente na primeira vez.
    Ele usava muitas citações biblicas para discordar de alguns costumes da época, escreveu o Livro Da Lei durante a guerra. Ele era uma pessoa muito inteligente que contrariava o cristianismo que fazia guerra. Raul Seixas usou na ditadura para seu proprio deleite.
    há rumores óbvios que Freud tenha parte de suas discobertas fundamentadas em pessamentos crowleyanos...

    Acho que o que ele escreveu pode ser aproveitado por nós, que ficamos o dia todo esperando uma coisa ruim nos acontecer. kkkkkkk

    Lizard King
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Ele falava o óbvio para um mundo que atropeçava nas idéias relacionadas a paz. O rock n roll de verdade tem grande influencia dele, sempre terá, perguntem para os Beatniks... anos 40 e 50.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    Lizard King

    Magia negra e contra-cultura he he he

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    só aproveitando o assunto, alguém aki tem 'O Livro da Lei' completo em português? Ja procurei em muito lugar e nunca encontrei, quem tiver o livro e tiver disposição pra me mandar, ta ae meu e-mail... vlw!!!

    dark_shaitan@hotmail.com

    inthelight
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LeandroPanucci
    o faze o q tu queres do Crowley não é exatamente q nem o livre arbitrio da Biblia, a ideia do Crowley eh tipo:

    todas pessoas nascem com uma vocação (por exemplo) predestinada (o q naum impede vc de desenvolver outras coisas na vida), e quando vc encontra sua verdadeira vocação (TRUE WILL) e dedicar-se a ela, nada poderá detê-lo. Parece óbvio mas tem coisas além disso. Crowley usava a seguinte comparação: Todo homem e toda mulher é um astro, que vaga pelo espaço até encontrar sua verdadeira órbita, e quando isso acontece nada pode para-lo. isso naum tem a ver soh com vocação, foi só um exemplo.


    ziotti
    vai em http://www.sacred-texts.com q tem todos esses textos to Crowley, ou quase todos, soh q em ingles (o q acho melhor, pq na tradução do Livro da Lei muda mta coisa)


    Eu acho q o Crowley falou muita besteira, mas tb era um sujeito com uma visão alem do alcance, e dá pra aproveitar muita coisa dele

    Tuco_Hendrix
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ziotti
    http://www.casadobruxo.com.br/

    ai tem amigo

    ziotti
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    inthelight
    vlw kra, é q meu ingles é horrivel, mas vo fazer um esforço... vlw!!

    Tuco_Hendrix
    nossa kra, tava até desacreditando em encontrar o livro da Lei em portugues... vlw mesmo mnw!!!

    yvo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Cacete cara, nao da pra ler tudo isso nao... =P

    izack darck
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu gosto do Raul, gosto do Ozzy, e do Led.

    Essa história do Crowley não consigo levar a serio. Ele devia ser apenas um neurótico diferente que o povo considerou satanista ( o povo sempre confunde tudo), mas pensando bem, essa coisa do "faça o que tu queres"... ou "Todo homem é um indivíduo único e tem direito a viver como quiser" eu sou a favor. Nem por isso sou satanista...isso é mais uma viagem...

    PAGEWATERSRAUL999
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ...... ...... ......

    Phantom Of Death
    Veterano
    # out/07
    · votar


    PAGEWATERSRAUL999

    Pq exatamente vc fez isso?

    ghostbastard
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Phantom Of Death



    é jogo da forca

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    historinha repetida

    old steel
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É mesmo n´e.Tá loco.

    Midgard
    Veterano
    # out/07
    · votar


    só sei q o solo do Randy Rhoads na Mr crowley é genial

    Hugo capitalista
    Veterano
    # out/07
    · votar


    inthelight
    Eu acho q o Crowley falou muita besteira, mas tb era um sujeito com uma visão alem do alcance, e dá pra aproveitar muita coisa dele

    Agora que você falou, bateu uma saudade dos Thundercats agora...

    Achei essa bio do cara, mas é tudo inglês:

    http://www.rotten.com/library/bio/religion/aleister-crowley/

    Não posso dizer muito sobre ele, mas às vezes confunde-se ousadia com boçalidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ozzy, Raul Seixas, Jimmy Page, etc... - Quem foi C