Como compor?

Autor Mensagem
Pianist
Veterano
# abr/05


Iae gente!
Tipo a minha banda ta tentando compor umas musicas proprias mas tipo, da onde tirar as letras e tals? Tipo como que o cara do Capital, do CPM faz umas musicas tão fodas?
Tem algum macete hehehe?


Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

Ps: Quando se faz a letra o certo é ja ir pensando no ritimo ou n tem nada a ver?

Muito idiota as perguntas...

Jason
Veterano
# abr/05
· votar


Muito idiota as perguntas...(2)

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


como que o cara do Capital, do CPM faz umas musicas tão fodas?

Não computa
(I)gnora, (R)epetir, (F)alhar

Como compor?

Tendo aulas de composição.

Bico
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist

Deixa disso e faz música instrumental q é melhor! ;)

Mas se vc quer mesmo aprender a compor letras, pode começar treinando a fazer letras como as do Engenheiros do Hawaií ou Tribalistas.

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist
poderia te dar uma aula disso, das varias formas, porem como eu quero evitar que mais gente faça musica como cpm22 e capital inicial (bandas que voc deve gostar) não vou te explicar nada.... faça um bem ao nosso país: se voc for ser uma outra bandinha de merda como estas duas que voc citou largue a musica.....
cara compositor no rock é jimmy page, joe satriani, rau seixas, roger waters, frank zappa o resto é DECOMPOSITOR......

Rodrigo rvssvr
Veterano
# abr/05
· votar


Capital, do CPM

na boa se vc se inspirar nisso ai, sem futuro, o que vc ouve além disso?

Pianist
Veterano
# abr/05
· votar


roniel goldfeller
Bico
SoldierOfFear2
Jason
Huahuaha respeito a opinião de vocês!

Rodrigo rvssvr
Tipo eu gosto de muita coisa...
Mettalica, Jota Quest, Skank, Capital Incial, CPM 22 , Charlie Brown Jr., Evanescence, Djavan e Jazz =P

roniel goldfeller
Respeito o seu gostto...
Mas tipo me ajudae me da uns toque!
Qual o seu MSN?

Falow,
Caio César.
OPOST

www.flogao.com.br/bandaopost

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


Pianist
cara fiquei comovido com seu respeito, por isso vou te dar alguns toques, até pq so tenho duas horas nesta merda de lan house e não da pra escrever muito:
letras: voc deve entrar em consenso com sua banda a respeito do tipo de letra que voc quer(séria, romantica, só merda etc), se voc vai utilizar rimas ou não, se utilizar vai dar menos trabalho para quem canta, se não utilizar que canta vai ter que criar toda uma metrica para que as frases que foram criadas soem poeticas (no modernismo por mais que não ouvesse rima a metrica sempre existia), outro detalhe é a respeito do tipo de palavras que serão usadas: simples ou mais elaboradas na sua sonoridade ex: o rock progressivo usa palavras bem "raras" e de dificil construção, em contra partida o grunge e o punk são mais simples (porem isso não interfere no que voc quer dizer, voc pode falar algo profundo com poucas palavras), porem isso tem tudo a ver com a metrica e rima, belez...

a letra da musica deve ser dividida em estrofes: existe um sistema canonico que eu detesto e pediria para voc evitar porem, 99% das bandas usam, preste atenção:
estrofe 1
refrão
estrofe 2(que pode ter ou não versos iguais ao da primeira)
refrão
e depois de algum interludio ou solo voc fica repetindo que nem um idiota o refrão em fade out ou com um final estabelecido..

voc pode pensar em fazer uma letra para um riff ou este riff pode te levar a faze-la, isso só quem vai dizer (na maioria das vezes) ´´e sua intenção, porem vale uma coisa, que aristoteles dizia na sua poetica: voc tem que dar o suporte certo para o tema que voc esta fazendo: o que quero dizer : já pensou se o black sabbath ao inves de fazer aquelas musicas pesadas para falar de demonio tivesse feito alguma coisa parecida com o pato fu?, por isso pensa na letra que voc fez, ou no sentimento que voc quer expressar: quem quer dizer que ta deprimido não toca samba né?......ai vale a classica lição do blues: para os tristes escalas menores e para os alegres maiores ....

cara não sei se vai ser util, porem depois te escrevo mais

spy2k
Veterano
# abr/05
· votar


Que legal, mais um tópico sobre composição. :)
Alguns conceitos:

- Toda música boa tem por excelência boas influências, enfim cara, escute os mestres.
- Seja sincero SEMPRE.
- Não se preocupe com modelos (métrica) pré-estabelecidos, deixe a música fluir para o lado que ela quer.
- Preze sempre pela criatividade, por um estilo próprio. Queira que os outros escutem sua música e saibam que ela é sua.
- Experimente as várias formas de música. Faça um baião porreta, um instrumental virtuoso mas sempre se preocupando em deixar a sua marca.
- Faça a letra antes, faça ao contrário, crie a melodia da voz em outros instrumentos... Diversifique

É isso aí carinha. Quando tiver feito alguma coisa, poste aí pra gente comentar...

vlw

Atum Hendrix
Veterano
# abr/05
· votar


Cara letra (boa) eh 100% sentimento, ñ adianta vc compor sobre amor se ñ esta sentindo nd no momento

deathmeister
Veterano
# abr/05
· votar


como que o cara do Capital, do CPM faz umas musicas tão fodas?

Partindo desse principio, eh melhor nem tentar compor.

Mettalica

ein?

BloodyBass
Veterano
# abr/05
· votar


Curti ver q ninguém avacalhou o tópico...
acho que tópicos com um nome que remete à algo útil não atrai os "avacalhadores"...rs rs..

Mas gostei msmo de ver q esse tópico tá legal.

Dado Viciado
Veterano
# abr/05 · Editado por: Dado Viciado
· votar


Ah,, veyy,, eu componho uns trem aki.... mas sai tipo quando to fazendo um trem que realmente me inspira eu nem penso de repente sai alguma coisa, e eh soh por no papel, fazer uma boa rima e utilizar o decassílabo (essa eh a parte foda)

=D

spy2k
Veterano
# abr/05
· votar


Dado Viciado

tu é mineiro?

danilo_bass
Veterano
# abr/05
· votar


eu inventei um metodo misturado com um otro metodo q eu achei na net:



pega uma musica q vc gosta e cria uma melodia diferente pra ela, depois vc pega a melodia original da musica e faz uma letra diferente, depois vc usa sua letra e sua melodia!

:)

NowhereMan
Veterano
# abr/05
· votar


Cara letra (boa) eh 100% sentimento, ñ adianta vc compor sobre amor se ñ esta sentindo nd no momento

concordo 100%

Dado Viciado
Veterano
# abr/05
· votar


spy2k

an an,, mas moro perto de minas, sô.


pq ?

haUHau

Urubu Rei
Veterano
# abr/05
· votar


se a letra falar sobre satanás pra mim já é ótima.

Ata
Veterano
# abr/05
· votar


NowhereMan
Beatles é o que há _o/


Atum Hendrix
verdade... bem, pode ser uma música que conte algo, mas se falar de sentimentos, sinceridade é fundamental. Por exemplo, duvido que o Badauí não saiba viver sem ter alguém

Pianist
como que o cara do Capital, do CPM faz umas musicas tão fodas?
é melhor não partir desse ponto para compor... sei lá, Roger Waters, ou então Raul Seixas como representante nacional.

deathmeister
Mettalica

ein?


deve curtir pra caramba, hein?

NowhereMan
Veterano
# abr/05
· votar


Beatles é o que há _o/
isso ai

spy2k
Veterano
# abr/05
· votar


Dado Viciado

gosta de clube da esquina?

Mailan Gabriel Stahnke Moraes
Veterano
# abr/05
· votar


não pense muito nisso, o importante é deixar a música vir ao natural, sem tentar forçar muito...o ritmo vai se encaixar na sua letra...se vc tiver boas noções instrumentais, até pode ir pensando nisso durante a composição, mas não se prenda mto nisso

Rafael Rodelo
Veterano
# abr/05
· votar


spy2k
disse tudoooooooooo
i calo muitos aee

antes de fala mal de alguma banda tente ao menos superala =@

monk
Veterano
# abr/05
· votar


danilo_bass
putz que tosquera, um plagio disfarçado

Bico
genial esse site haha

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


compor não é fácil não.

conheço muito guitarrista bom que não sabe compor, principalmente porque se ligam muito nos mestres, e se tornam uns copistas.

pra compor existe técnica na parte instrumental e nas letras, e a teoria musical vai te ajudar muito.

caso vc seja autodidata como eu, que não conheço muita teoria mas tenho muita bagagem como compositor (18 anos), existem várias formas, primeiro música e depois letra, primeiro letra e depois música, letra já com melodia, só um riff e depois letra e o resto, etc...

ler é muito importante para quem faz letra, pois vc adquire arquivo de palavras, e na hora de escrever elas surgem na sua memória pra te ajudar.

é importante também a tentativa e erro, pois ninguém compõe só coisa boa, eu mesmo de umas 4 aproveito uma, mais ou menos.

o principal pra mim é uma coisa: não copie nada de ninguém, faça tudo da sua cabeça, sem pensar naquele riff, naquela linha de baixo que vc ouviu.

criatividade é o que há.

um abraço.

NowhereMan
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
boa

spy2k
Veterano
# abr/05 · Editado por: spy2k
· votar


Claudio Natureza

Quando eu falei sobre os mestres queria dizer que é necessário ter boas influências porém não copiá-las, mas sim buscar um estilo próprio.

Sinceramente penso as vezes que vc tem algo contra mim.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


spy2k

eu sei, ter boas influências é super importante, mas nunca copiar é fundamental.

um abraço.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# abr/05
· votar


Ultimamente eu tenho um riff, um loop de bateria, ou mesmo um monte de white noise, e acabo pirando em cima dele... bem simples assim, as vezes sem nenhuma coerencia das formas classicas de composição com verso, refrão, verso, refrão, quebra, refrão e blah blah blah meu pau de óculos.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


ServeTheServants

tá sumido heim, que que te deu? tava doente?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como compor?