Como compor musicas?

Autor Mensagem
Sakurachan
Veterano
# nov/03


Eu tenh esta duvida ha um tempo.
Eu tenho feito letras de músicas, mas não sei como tocar.
A minha dúvida, resumindo, é essa:

Como fazer a parte instrumental de uma música?

Espero que tenha ficado claro suficiente para vocês.
Beijos e até mais.

the_paranoid
Veterano
# nov/03
· votar


Sakurachan
putz... eu sou ao contrario, eu faço o instrumental e naum cunsigu fazer letras boas e num ritmo adequado... se vc me der uma letra ateh cunsigu fazer o instrumental...

DTGNR
Veterano
# nov/03
· votar


O The paranoid tem um visao melhor....
Com o tempo eu aprendi que eh mto mais facil(nao q seja a unica forma de compor!) fazer a melodia primeiro uma melodia q vc curta ai vc imagina a linha vocal na tua cabeca q acompanhe aquela melodia de uma forma legal(nao precisa ser exatamente igual a melodia).
Espero que isso ajude mas claro q musica eh uma coisa mto pessoal e o feeling tem que vir de dentro de cada um, na hora de escrever a letra, por exemplo, isso vai pros dois, procure falar algo da suavida, que vc aprendeu, que vc sofreu, ou que algum amigo teu ou ente querido passou, ou sobre a vida de uma pessoa, ou sobre a morte tb! Enfim ache uma fonte de inspiracao!
O resto tem de ser por sua conta!

GuitarGata
Veterano
# nov/03
· votar


EU NAUM CONSIGO FAZER A MELODIOA PRIMEIRO ..... rsss!
Só as Letras !
as melodias saem Idiotas, mas as letras naum, ou seja faz quenem eu, mostra a letra para alguem da sua banda colocar MELODIA sempre fica bommm!!! :)

Vic Wolk
Veterano
# nov/03
· votar


O negocio eh ser simples mas com um efeito legal. Musicas com letras mt complexas, sempre sao assim.

Tipo, vc tem mais ou menos como se canta na cabeca, neh? Dai vc poe uns acordes q fazem essa harmonica q vc qr. Dai eh soh apelar pra musica e improvisar ou um dedilhado, ou um riff, qq coisa em cima.

the_paranoid
Veterano
# nov/03
· votar


GuitarGata
... achu q vo pega uma guria pra minha banda pra faze as letras hehe

fernando canuto
Veterano
# nov/03
· votar


the_paranoid te faço a letra já cifrada pronta para tocar, ssou compositor

AgSarola
Veterano
# nov/03
· votar


Eu só faço as melodia e os riffs!!!!! Letra acho complicado de encaixar!!!! mas Vá fazendo arranjos e fazendo o som da melodia com a boca... isso ajuda um pouco!!

fernando canuto
Veterano
# nov/03
· votar


AgSarola vc tem já muitas letras?

AgSarola
Veterano
# nov/03
· votar


fernando canuto
Eu não faço letras... apenas toco os riffs e as melodias que faço e alg põe a letra em cima... mas as letras que fizeram eu nunca gostei muito!!!! Mas não sou metido não hein..... minhas melodias tb não devem ser muito boas pra colocar letra hehehe!!!

fernando canuto
Veterano
# nov/03
· votar


ok AgSarola, mas qual é teu estilo?

the_paranoid
Veterano
# nov/03
· votar


eh eu ateh faço letra mas o problema eh q eu nunca gosto delas hehe.

AgSarola
Veterano
# nov/03
· votar


Cara gosto muito de rock!!!! Mas já fiz as minha meio MPB!!! Meio samba rock!!!! Só não curto baladinhas!!! E o teu?

fernando canuto
Veterano
# nov/03
· votar


Meu estilo está no funk-rock, grunge, new metal misturando influências negras.

Virgil Gibb
Veterano
# nov/03
· votar


É bom fazer a letra e a melodia na mesma hora e sem ninguém atrapalhando

rka
Veterano
# nov/03
· votar


bom... eu tenho 2 musicas que eu to compondo e as duas sao instrumentais... nunca tentei escrever letra, hehe... prefiro musicais instrumentais

gust
Veterano
# nov/03
· votar


é bom fazer a letra quando se tah nun momendo de mudanda, fim de ano, , ou quando se tah triste
pelo menos pra mim funciona
mas as lentras uaehuaehuae , naum saum letras

THE EDGE_U2
Veterano
# dez/03
· votar


PRIMEIRO FAÇA A MELODIA DOS ACORDES DEPOIS COM O AUXILIO DAS PENTATONICAS OS SOLOS E DEPOIS POR ULTIMO A LETRA ASSIM FICA MUITO MAIS FACIL

fernando canuto
Veterano
# dez/03
· votar


Legal ler bastante, já que gostamos de Rock, podemos ler livros sobre esse assunto e assim vamos ter um vocabulário legal para não fazermos as "letras incríveis" que o CPM 22 e os Detonautas fazem (hahahhahahaha)!

Izzy
Veterano
# mar/04
· votar


PO COMIGO DA CERTO E PRA MIM FICA OTIMO

FASSA A LETRA PRIMEIRO POIS QUANDO VOCE TEM Q FAZER ELA ENCAIXANDO NA MELODIA VOCE ACABA DEIXANDO DE ESCREVER O QUE VOCE QUER!

DEPOIS QUE FIZER A LETRA MONTE UMA BASE SIMPLES DE POUCOS ACORDES MAS QUE MUDE NO REFRAO E EM ALGUMA ESTROFES, DAI VOCE CANTA POR CIMA E TANTA ENCAIXAR A LETRA NA BASE(SEMPRE DA)
DEPOIS DISSO E SO VOCE CRIAR ALGUM RIFF PARA SUBSTITUIR A BASE NORMAL DE ACORDE, OU DEIXAR DO JEITO QUE TA E CRIAR SOLOS TAMBEM

GrungeMan
Veterano
# mar/04
· votar


ou naum....
esquece tudo issu ae em cima... e faça do seu jeito e do jeito que vc achar que se parece mais com vc .. e que te agrade.
pq os artistas originais é que são os melhores...
invente o seu jeito...
=)

spy2k
Veterano
# mar/04
· votar


eu fazia antes a letra...mas agora o contrário.. faço a harmonia.. e então canto a harmonia.. no la la la la mesmo.. e vou pegando alguma letra que eu fiz e vou encaixando..com o tempo vai melhorando.. o mais difícil eh a gente gostar..hehe... fazendo uma melodia q te agrade o resto eh detalhe kra.. riff e tal.. vc jah tem praticamente a alma da música.. =]

Black_Guardian
Veterano
# mar/04
· votar


FASSA A LETRA PRIMEIRO POIS QUANDO VOCE TEM Q FAZER ELA ENCAIXANDO NA MELODIA VOCE ACABA DEIXANDO DE ESCREVER O QUE VOCE QUER!
eh isso acontece mesmo.


bom eu primeiro faço a letra pq eh o + foda. depois eu faço uma base ou riff para letra, como se estivesse fazendo base para um solo de guita. ai depois faço um solo e pronto.
geralmente faço isso mas depende mto do q vem primemeiro, tipo se eu to brincando com a guita a faço um riff foda ou um solo ai canto em cima do riff e tal

Gab
Veterano
# mar/04
· votar


Bom, eu fico tocando até aparecer alguma coisa legal, mas nas letras eu sou horrivel...

DTGNR
Veterano
# mar/04
· votar


É melhor pra mim fazer a melodia primeiro pq aí vc pode fazer uma melodia mais trabalhada e depois botar a voz em cima é algo fácil! Vc grava sua melodia no cpu, ouve no Winamp e canta em cima! Sempre dá pra encaixar!

Amomusica
Veterano
# mar/04
· votar


Sakurachan

Eu acho que não existe uma receita certa para compor, isso depende da inspiração e da vontade de cada um. Tem ocasiões em que tento compor e não consigo produzir, em outras a música parece que já vem pronta.

Geralmente faço a letra e melodias juntas, mas já fiz primeiro a melodia e depois a letra como também já fiz melodias para letras prontas. Isso depende da inspiração. Gosto muito de "musicar" poesias.

Também acho interessante pegar a harmonia de uma música já pronta e fazer outra melodia com ela. Com a harmonia básica da música "Este seu olhar" (Tom Jobim) fiz duas músicas ("Esqueça" e "Volta"), também fiz uma música("Tudo Fez Sentido") com a harmonia da música "Sensual" do Roupa Nova .

Não sei se são do seu estilo, mas se quiser conferir algumas das minhas composições é só acessar este link: www.andra.palcomp3.com.br

Amomusica
Veterano
# mar/04
· votar


Sakurachan

Acesse o link abaixo que você vai ter várias dicas sobre composição com uma compositora profissional:

http://www.cifraclub.com.br/colunas/composicao/index.php

DTGNR
Veterano
# mar/04
· votar


Lamento do Sabiá!

Essa eu vou carregar só pelo nome!
Já to carregando até!
Ah e vc sabia que o sabiá sabia assobiar....putz!

spy2k
Veterano
# mar/04
· votar


uma outra parada eh assim... naum dah pra querer compor um metal..fodido de kra.. sei lah..eu penso.. q vai fazendo uns rockzinho...bem simples com powerchord..encaixando a melodia..umas baladinhas.. q as coisas vão evoluindo..eh claro q depende de pessoa e tudo mais..mas acho q ninguém chega fazendo música muito boa do nada... tem q treinar.. observar..aprender... e principalmente escutar muito

Amomusica
Veterano
# mar/04
· votar


spy2k

É isso aí. As primeiras músicas às vezes não ficam muito boas, mas a persistência é a alma do compositor. Às vezes vc começa uma música de um jeito e transforma em outra completamente diferente. E, como vc disse "sofrer influência" de outros artistas também é importante, não estou dizendo "IMITAR" que é algo bem diferente, e sim observar com olhos críticos para aprender o que achar interessante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como compor musicas?