Por que quem curte Rock, detesta Samba e derivados?

Autor Mensagem
Jason
Veterano
# abr/05
· votar


Eu curto Slayer, Napalm Death e Tião Carrero & Pardinho

focaliza
Veterano
# abr/05
· votar


Jason
eu tb!
vamu no show deles?
na beira da fogueira...
soh alegria

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


na verdade ocorre o seguinte: os caras da que se integram a velha guarda do rock (aquele que tinha ideologia e do qual não fazem parte ramones ou link park, mas led, floyd, dylan, seixas, zappa, iron, mettalica, nirvana, pearl jam etc) não gostam do samba e derivados pq na maioria das vezes está liguado só a putaria sendo utilizado no Brasil como mais uma forma de manipulção de massas..... existe outros otarios que só não gostam pq se acham "ingleses", estes acham que link park é melhor que so pra contrariar, mas ambos são bosta e na verdade caem em outro conto do vigario criado pelos caras que fizeram ramones e link park e utilizam deste "tipo" de rock para manipular estes idiotas

Soulface
Veterano
# abr/05
· votar


roniel goldfeller
Mas ter preconceito é ridículo de qualquer jeito. Seja com o samba ou com o linkin park. Não existe preconceito melhor ou pior. É podridão do mesmo jeito!

Jason
Veterano
# abr/05
· votar


focaliza
sai pra lá jacaré!

roniel goldfeller
Veterano
# abr/05
· votar


Soulface
calma amigo: ter uma visão critica não é ter preconceito, e foi o que eu quis dizer, eu não gosto DESTE samba (que é utilizado como eu disse) e não gostar de link park não quer dizer que eu tenho preconceito contra ele é um direito meu de optar por gostar ou não

Kyra Spring
Veterano
# abr/05
· votar


Eu não gosto de pagode, mas nada contra samba, não.

Hyllop
Veterano
# abr/05
· votar


Eu ouço Iron Maiden, porem tambem gosto de Djavan.

Hyllop
Veterano
# abr/05
· votar


:/

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


Vejo da seguinte forma:
O Rock tem nas suas orígens uma rebeldia fundamental. Foi nos anos 50 que Chuck Berry empunhou uma guitarra Gibson 335 para mostrar como se pode sacudir um palco, uma galera e a própria bunda pra dizer "bora rapaziada! reboula aê que isto é Rock`n Roll!!"... numa época em que o estilo emergente era tido como coisa de criolo nojento e imoral perante os olhos dos republicanos. Little Richard tinha botado fogo com o seu jeito frenético de cantar e "martelar" o piano antes do Chuck Berry.
Toda essa "selvageria" que ameaçava o conformismo careta de um modelo utópico de familia norteamericana de pós-guerra foi meio que "domesticada" quando um rapáz "branquinho", conhecido posteriormente como "ELVIS", agitava a sua pélvis ao som da música indescente servindo assim de modelo para a juventude de cor branca que, a partir de então, já podia rebolar de jaquetinha preta e cabelos engomados sem o sentimento de culpa.
De lá até cá, pasando pelo Iggy Pop, Sex Pistols, Nirvana, certas formas de Rock tem procurado ser o som de quem não aguenta os padrões estabelecidos como os ideais. Outras formas de Rock já, pelo contrário, tem sido não somente coniventes como plenamente em acordo com os sistemas aceitos institucionalmente, como: Pink Floyd, Evanescence, Engenheiros do Havaí.
O Rock, enquanto atitude, é rebeldia (Ché Guevara andava de lambreta e jaqueta inspirando a revolução). Samba e "derivados" é a música do "povão" digamos assim, o mesmo povão que vota e escolhe os responsáveis pelas nossas ingerências políticas e econômicas.
Abç!

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Robinson

falou muita besteira.

o samba também foi a música dos rebeldes, inclusive sendo proibido no início do século.

também, assim como a capoeira e a macumba, o samba era coisa de negro, e tudo que vinha do negro era considerado subversivo.

outra bobagem que vc falou foi dizer que PF era adepto do sistema, conivente com o sistema, putz, vai ler as letras dos caras que vc vai ver que não são nada coniventes com o sistema.

o samba é a música do pobre, e a burguesia sempre olhou para o samba com preconceito e desprezo.

até que apareceram uns fdp e pegaram o samba, colocaram letras bregas e pseudo-românticas, que tanto agradam aos branquinhos e donas de casa (vide Roberto Carlos) e criaram essa porcaria chamada pagode.

o Rock foi colocado como contraponto a todos os estilos musicais dentro de um contexto de contra-cultura, movimento hippie, movimentos pacifistas, liberação sexual, uso de drogas lisérgicas, etc, mas na década de sessenta e setenta, pois hoje em dia, virou um ritmo pop, que não representa nada ideológicamente, e que serve para gerar preconceitos contra culturas locais, basta ler este tópico pra contatar isso.

por isso está morrendo..

Ed_Vedder
Veterano
# abr/05
· votar


outra bobagem que vc falou foi dizer que PF era adepto do sistema, conivente com o sistema, putz, vai ler as letras dos caras que vc vai ver que não são nada coniventes com o sistema.

pois é tambem não entendi essa...

vale o mesmo pro Engenheiros.

"eu presto atenção no que eles dizem mais eles não dizem nada, Fidel e Pinochet tiram Sarro de vc que não faz nada..."

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


derivados
O Rock, enquanto atitude, é rebeldia (Ché Guevara andava de lambreta e jaqueta inspirando a revolução).

O Che escutava rock??


Samba e "derivados" é a música do "povão" digamos assim, o mesmo povão que vota e escolhe os responsáveis pelas nossas ingerências políticas e econômicas.

Não necessariamente. E o Rap? E o Jackson do Pandeiro? E o Chico Buarque?

O ritmo não determina se é ou não música de protesto, e sim a letra.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


"As letras de rock podem parecer muito mais significativas... mas em níveis culturais o samba detona... se quiser saber a história de um país procure em sua música popular... no caso do Brasil: o samba."

As generalizações é que matam. Está cheio de letra de rock que é puro besteirol também. Moral da história: existe o bom e o lixo em qualquer estilo.

Prince
Veterano
# abr/05
· votar


Não acho q quem gosta de rock não gosta de samba...pelo contrario...o ritmo de percussão originario do samba é adorado e até fonte de influencias usado por muitos roqueiros respeitados mundialmente.Basta deixar o preconceito( ou seria ignorancia?) de lado, para perceber isso.

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
“...o samba também foi a música dos rebeldes, inclusive sendo proibido no início do século...”
R: Inicio do séc?... Qual século seu besta? Séc. XVIII... XIX... XX... ou XXI...?

“...também, assim como a capoeira e a macumba, o samba era coisa de negro, e tudo que vinha do negro era considerado subversivo...”
R: Aqui vc me dá razão então seu babacão.

“...outra bobagem que vc falou foi dizer que PF era adepto do sistema...”
R: Eu falei isso sim! (E nada tem a ver com a qualidade dos caras, eu mesmo tenho a coleção quase completa do P.F.) Porquê? Porque os grandes estádios, a parafernália visual e apoteótica, os efeitos extra-musicais entre outros constituem o que, aos olhos do niilismo Punk, representa o grande circo multi-entretenimento e a tentativa dos grupos progressivos de querer fazer do rock algo próximo do erudito pós-moderno. Não sou eu quem profere esta idéia. Foi o Punk enquanto ação seu histérico ignóbil!

“...o samba é a música do pobre, e a burguesia sempre olhou para o samba com preconceito e desprezo...”
R: Presta atenção seu besta... A estrutura arquitetônica do sambódromo obedece a um circuito onde o “povo” entra na avenida, é recebido pelos populares e desemboca na concentração que é o espaço final reservado às autoridades. É esta quem despede os populares. É a semiótica inserida na constituição dos espaços “sagrados e profanos” sendo domínio e controle da “burguesia” neste exemplo.

“...e criaram essa porcaria chamada pagode...”
R: Zéca pagodinho é assumidamente um “pagodeiro”. Então seu babacão...vc pode não gostar do Zéca mas se quiser desqualificar o cara e o pagode, vc terá de dar algum argumento sólido.

“...mas na década de sessenta e setenta, pois hoje em dia...”
R: O Rock, seu mongolóide, tem as origens nos anos 50 e não nos 60 ou 70. A guitarra elétrica nasceu nos 50.

“...falou muita besteira...”
R: Falei não cara. Vc vem falando besteira isso sim, alias... não só besteira mais também xingamentos numa demonstração de que o seu intuito não é o de trocar idéias ou discutir temas. Mas eu não sou terapeuta e mesmo que fosse não trataria de vc de graça não.
Abç!

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


maggie
"...O ritmo não determina se é ou não música de protesto, e sim a letra..."

R: Nem a letra nem o ritmo determinam se a música é de protesto. Ou, sob outra ótica, não somente a música e o ritmo determinam. Aqui há oportunidade de entrar numa outra discussão bastante interessante e que seria "música como protesto". Como o universo musical se modifica e se alterna infinitamente, são os contextos determinados que expressam a função dos elementos estruturais (letra, ritmo, melodia, timbres, indumentária, o uso, manifestos, atitudes, etc).
Se o Rock (como um todo e não o compasso 4/4) em determinado momento era expressão de rebeldia ou contestação, em outros vira conformismo e entretenimento mas acontece com a poesia também e com as artes plásticas e com o cinema.
Tem músicas que são paradigmáticas como a "Ô Abre Alas que eu quero Pasar" da Xiquinha Gonzaga, ou a "London Calling" do The Clash para citar algumas e que embora não tenham sido concebidas como manifesto ou protesto, provocaram todo um rebú. Por outro lado, a música concebida para ser um protesto, como é o caso de grande parte do repertório da música chilena entre os 60 e 70 (por exemplo), ficaram tão comprometidos com o momento e o objeto do protesto que resulta impossível extrair valor ou perpetuação estética (ou anti-estética) fôra dos contextos em que foram produzidas.

Pense: se eu pegar uns atabaques e executar "pontos de macumba" (ou seja, uma intervenção rítmica) no méio de uma igreja católica na hora do ofício religioso eu estarei "protestando" ou pelo menos desafiando a estrutura religiosa sem utilizar qualquer letra.

Eu quero dizer apenas que são muitos os aspectos aserem considerados e o quanto resulta difícil ser absoluto nas considerações.
Abç!

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


BlaCk LaBeL
"...existe o bom e o lixo em qualquer estilo..."
Oportuno esse comentário amigo!
O grande problema é determinar o que é "bom" e o que é "lixo". Outro grande problema é definir o que seja "povo" e representa um grande entrave para os estudos antropológicos, sociológicos e as manifestações culturais. Desafio fascinante!


Prince
"...Não acho q quem gosta de rock não gosta de samba...pelo contrario..."
Concordo plenamente amigo, pode haver uma idéia preconcebida neste ponto.


Claudio Natureza
Esquecí de te escrever seu babacão que eu não FALO aqui, apenas escrevo. Entendeu seu besta?

Abç!

João Paulo Jones
Veterano
# abr/05
· votar


"... O meu vizinho jogou, uma semente no meu quintal, e de repente brotou, um tremendo matagal... ". Bezerra eh muito bom. Esse eh samba de raiz. Mas o que suja o nome do samba sao os "pagodeiros" (coloquei entre aspas pagodeiros, pq pagode eh um templo chines, e pagodeiro deveria ser um religioso fervoroso), que criam aquela letra ridicula, paga pra ir no faustao e fala que eh samba, ou D2, que fica falando que ama samba e faz hip-hop e o diabo a 4. Samba de verdade eh bom, adoro ver na tv o carnaval, e como eu adoro ver um show do deep purple.

lvbox
Veterano
# abr/05
· votar


Eu curto rock, metal e SAMBA!

Zéca pagodinho é assumidamente um “pagodeiro”.
Pagode é uma reunião de amigos pra tocar SAMBA!

Esse pagode melacueca que anda por aí é que eu meio que desprezo, com aqueles zé manés de terno la atrás do cara que fica na frente dublando.

Digao
Veterano
# abr/05
· votar


não gostam do samba e derivados pq na maioria das vezes está liguado só a putaria sendo utilizado no Brasil como mais uma forma de manipulção de massas

A estrutura arquitetônica do sambódromo obedece a um circuito onde o “povo” entra na avenida, é recebido pelos populares e desemboca na concentração que é o espaço final reservado às autoridades. É esta quem despede os populares. É a semiótica inserida na constituição dos espaços “sagrados e profanos” sendo domínio e controle da “burguesia” neste exemplo.

Confundem samba com carnaval... dai é foda...

Robinson
Veterano
# abr/05
· votar


Digao
É mesmo mermau!
No carnaval do Rio se toca Metal melôdico!
KUÁKÚAKÚAKÚAKÚA!!!!

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Robinson

cara, eu não vou nem te responder, pela forma como vc me respondeu, vc não passa de um lixozinho punk.

aliás, já vi alguém falar (no sentido figurado, sua mula) besteira qui, mas igual a vc realmente nunca.

nada do que vc escreveu se aproveita, um monte de asneira.

e antes que eu me esqueça, não gosto de punk, e não quero debater com essa ralé.

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Robinson
Maggie disse: O ritmo não determina se é ou não música de protesto, e sim a letra...

Robinson respondeu: Nem a letra nem o ritmo determinam se a música é de protesto. Ou, sob outra ótica, não somente a música e o ritmo determinam.

Então concordamos que a tua afirmação anterior não procede:
Samba e "derivados" é a música do "povão" digamos assim, o mesmo povão que vota e escolhe os responsáveis pelas nossas ingerências políticas e econômicas.

Mas enfim, essa é uma discussão mais semântica que prática, não acha? E sempre que a gente tiver que generalizar pra tentar criar conceitos, pode cair nesse erro. E blablabla...



lvbox
Esse pagode melacueca que anda por aí é que eu meio que desprezo, com aqueles zé manés de terno la atrás do cara que fica na frente dublando.

Por que SEMPRE tem um com o cabelo amarelo? E também sempre tem pelo menos um com as calças tão apertadas que dá pra ver se ele se depila?

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
Cara, não leve tudo por trás. Leve na boa, pelo menos eu entendi como ironia o palavreado do rapäiz ali. E se não for, azar oras.
:]

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


maggie

tranquilo, mas eu notei que tem uns punkzinhos aqui que ainda não engoliram aquela história de que o punk é o axé do rock...

um abraço.

Motoko
Veterano
# abr/05
· votar


Hyllop
Eu ouço Iron Maiden, porem tambem gosto de Djavan.

Djavan não é samba.

Prince
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza

Aí cara, eu não sou punk, mas discordo totalmente de vc...não da pra negar a importancia do Punk na história do rock, principalmente em questão de atitude e energia, q na época estava escassa. Falo do verdadeiro punk, como The Clash, por ex.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Prince


me desculpe mas atitude no rock pra mim é black sabbath, hendrix, janis joplin, the doors, led, etc.

punk pra mim foi um movimento grotesco que não contribui em nada para a música.

só conseguiu fazer toscos que não tocam nada ocuparem o lugar de quem toca.

mas respeito sua opinião.

SoldierOfFear2
Veterano
# abr/05
· votar


Ainda acho que o meu gosto é o único certo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que quem curte Rock, detesta Samba e derivados?