O punk é para o rock o mesmo que o axé é para a mpb?

Autor Mensagem
Claudio Natureza
Veterano
# abr/05


na cena atual do rock no Brasil, proliferam dezenas de bandas punks onde as músicas são de baixíssima qualidade, desprovidas de harmonias de qualidade e sem arranjos onde os instrumentistas possam "colorir" as criações de uma forma que permita o ouvinte ter algum prazer com a execução dos trabalhos.

Isso sem contar que os vocalistas não cantam, berram, e que as letras "revolucionárias" soam antigas e clichês, não trazendo nada de novo.

e pior ainda, a proliferação de tal estilo rendeu "filhotes" comerciais como Dibob, Deadfish, CPM 22, etc, onde os músicos mal sabem tocar, não solam nada e fazem o maior sucesso.

assim como o axé bunda desmerece e desqualifica a mpb, vc acha que o punk também banaliza e torna o rock um ritmo mal tocado e feito por quem não possui técnica e preocupação com a os arranjos?

Tony Ferraz
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
HAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHHAHA

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


obrigado por comentar, seus argumentos quase me fizeram mudar de idéia.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


ah, sim, vc esqueceu de mencionar uma banda, ou música que derrubasse minhas colocações.

Patrick GD
Veterano
# abr/05
· votar


Não podemos generalizar, e devemos respeitar todos estilos. Mas por serem estilos mais simples, não necesáriamente são ruins. Assim como qualquer outro gênero musical, tem coisas aproveitáveis em ambos os estilos. Mas realmente, esse Axé-bunda, e os Pseudo-Punk-Rockers, são sim, no português bem claro, "um monte de merda " . hahaha

Cabeça De Balde
Veterano
# abr/05
· votar


Se eu tivesse 10 anos, eu acharia que Dead Fish e CPM eram bons músicos. :)

Foi esse padrão de som mal tocado e feito por quem não possui técnica e preocupação com a os arranjos que foi destruindo toda a essencia e a mágia do Rock n Roll ao longo dos anos... e hoje está essa grande e maldita poluição sonora que a gente escuta por ai...

LOW Fl
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza

A analogia entre as duas situações até tem coesão, mas acho que nao precisamos generalizar musicas punks e de axe como ruins.

Mas eu entendi o que você quiz dizer sobre o que ocorre muito neste estilos que é a banalização da música que "certas" vertentes ou bandas se incluem.

Mas se a questão e se esses estilos desmerecem ou desqualificam a MPB ou rock eu acredito que não. Todos estilos tem seu lado bom e ruim, mas no final sempre se ver qual o que faz a diferença.
Parece até piegas falar assim. Parece história de que o bem vence o mal no final, mas se voce ver por exemplo quem escuta Dibob daqui dez anos não vai nem saber o que é essa banda.
Nenhum cara cantando mil vez na mesma musica "mexe a bundinha" vai diminuir uma cultura forte de poesia, caldeirao de ritmos e etc.

Cada musica tem seu espaco, tem seu ouvido. Cada chave tem sua fechadura. Se tem quem escute isso, sem problemas, escute e seja feliz.

Cabeça De Balde
Veterano
# abr/05
· votar


Em relação ao Axé - MPB, talvez o Axé não atinja a tanto a MPB a ponto de desmerece-la, pq vc pode distinguir melhor cada estilo, ao contrário do que acontece com o Rock. Sei lá... minha opinião...

LOW Fl
Veterano
# abr/05
· votar


Cabeça De Balde
Se eu tivesse 10 anos, eu acharia que Dead Fish e CPM eram bons músicos. :)
Isso é bem verdade. Uma coisa é tocar coisas simples e outra é tocar mal tocado.

no português bem claro, "um monte de merda " . hahaha
Essa dai é do " comigo é no popular". kakaka

Moacir Guitti
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
Acho q vc tem razao...mas naum consigo imaginar de modo algum o axe como MPB! eh um sacrilegio dizer isso!!!!

fabio_gravata
Veterano
# abr/05
· votar


existem bandas "punk" e bandas PUNK , não podemos generalizar
mas essas bandinhas de merda, principalmente aqui no brasil que não param de proliferar são foda, viram que o cpm fez "sucesso" e quiseram seguir o mesmo caminho.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# abr/05 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
· votar


Tem gente que está para a música assim como Hitler estava para a humanidade...

PuNk Bass
Veterano
# abr/05
· votar


fabio_gravata
O estilo desses grupos é hardcore... pra mim punk é o som dos Ramones, Sex Pistols, Garotos Podres. Realmente esses grupos novos estão no mesmo da Bunda Music.

sevensinss
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza

Amigo, acho que voce nao pode generalzar desse modo, nos exeplos que voce deu voce mencionou Dead Fish e Dibob, na minha opinião não tem nada a ver um com o outro, sendo que, Dead Fish é muito mais trabalhado, se voce nao ouviu ainda ouça e comprove que o que eu estou dizendo é verdade, claro, dentro dos parametros do estilo, as letras nem se comparam as do Dibob, For fun e outras bandas desse genero, então meu amigo acho que voce precisa conhecer e saber diferenciar essas bandas que em todo estilo musical tem seus podres!, não considero Dead Fish como os melhores instrumentistas, por que o que faz valer o meu gosto são coisas que me agradam, no meu caso, o estilo e algumas bandas em particular. Caso contrário iria escutar musica clássica.

Galera vamos respeitar os gostos musicais!
É isso ai, um abraço !

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# abr/05
· votar


sevensinss

Não adianta tentar argumentar cara... o dogma é verdade inquestionável. A metonímia (pegar um aspecto pelo todo) é latente aqui.

Sincero
Veterano
# abr/05 · Editado por: Sincero
· votar


Bem já ouvi Dead Fish e não vi nada de trablhado neles. E muita gente acha que o "trabalhado" são solos ultra rápidos e etc. Tem uma banda que eu gosto muito chamada Live e que o cd (que eu furei de tanto escutar) Mental Jewelry tem musicas maravilhosas e sem conter um solo.
Bem como disseram neste tópico Foi esse padrão de som mal tocado e feito por quem não possui técnica e preocupação com a os arranjos que foi destruindo toda a essencia e a mágia do Rock n Roll ao longo dos anos... Não foi só a essencia do rock, mas a da MPB a do samba e de muito outros estilos.

Bem o Brasil não carece de bons musicos. Os bons musicos que carecem de bons ouvidos.

Cabeça De Balde
Veterano
# abr/05
· votar


sevensinss
Galera vamos respeitar os gostos musicais!
Os gostos nós respeitamos

Nós NÃO GOSTAMOS é dos estilos atuais que se auto-nomeiam Rock N' Roll... quem conhece o Rock e sua história sabe...

É isso ai, um abraço !

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino

se aqui não adianta argumentar, onde adianta? no shopping?

um forum existe pra isso, e vc pode muito bem expor seus pontos de vista, que serão respeitados.

eu acho Deadfish melhor que a maioria que mencionei, mas não acho que as músicas são boas, apenas clichês punks, antiquados e copiados.

Se vc não acha, prove, mostre exemplos de música bem feita pelas bandas punks.

mas não adianta vir com história de ideologia, rebeldia, pois se isso fosse revestir uma música de qualidade, bastaria começar a xingar a mãe do Papa em ritmo de axé que tal estilo seria elevado a música de qualidade.

Senhor Malmsteen
Veterano
# abr/05
· votar


Musica brasileira boa é Dr. Sin e Angra, guitarristas virtuosos, com influencia de Malmsteen.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Senhor Malmsteen


não cara, música brasileira boa também é João Bosco, Elomar, Xangai, Vital Farias, Geraldo Azevedo, Jackson do Pandeiro, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Zé Ramalho, Milton Nascimento, Caetano, Gil, etc...

influenciados por Pixinguinha, Ary Barroso, Luiz Gonzaga, e outras feras.

a música não é feita só de rock e guitarra solo não meu velho, existe vida além da frigideira.

Patrick GD
Veterano
# abr/05
· votar


" existe vida além da frigideira"

hahahahah essa foi muito boa, apesar de discordar que caetano veloso faz parte da boa música brasileira. Não nego que já fez muita coisa boa, e mereceu o respeito que tem hoje. Mas pra mim ele tá ficando esclerosado em querer fazer versão de Nirvana e outras bandas aí, tá cada vez mais queimando o próprio filme.

[/modo Fugindo do Tópico OFF]

hehe...
O problema não é falta de boa música e bons músicos no Brasil. O problema é nós Brasileiros que não valorizamos nosso próprio som.
Claro que não valorizaremos " BOTA MÃO NO JOELHO DA UMA ABAIXADINHA" , ou " VOU PASSAR CEROL NA MÃO, VO SIM, VO MOSTRAR QUE EU SOU O TIGRÃO", evidentemente que não, mas temos sim que aprender a valorizar nossa música.

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza
cara ateh tem sentido isso....c for ver esses punks de hj em dia modinha pode ser comparado desse jeito...
eu acho q tem mto punk bom , sex pistols, bad religion, ramones....mas os de hj em dia num tem nem o que flar...sem harmonia,s em nda....um copia o outro......

Flor de Maio
Veterano
# abr/05
· votar


isso ai que vc falou hehehe
mas eu acho que o hard core tbm compete com o punk

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza

Calma, cara. A questão é que ARGUMENTAR exige COMPREENSÃO; compreender é buscar entender, sem impor de cara suas verdades (ão significa que você não tenha que ter opinião, mas que deve se controlar um pouco pra não agredir ninguém).

Quando você colocar a pergunta "O punk é para o rock o mesmo que o axé é para a mpb?", nota-se que é uma provocação, no sentido de tentar incitar um DEBATE. Até aí tudo bem.

Mas quando você diz "e pior ainda, a proliferação de tal estilo rendeu "filhotes" comerciais como Dibob, Deadfish, CPM 22, etc, onde os músicos mal sabem tocar, não solam nada e fazem o maior sucesso." Você já jogou uma conclusão, já deu um ultimato àquela questão.

É preciso ter cuidado, pois se sua intenção é debater, é buscar COMPREENDER, como que você põe coisas tão diferentes (CPM e DIBOB x DEAD FISH) num mesmo saco? Você pode até não gostar de Dead Fish (eu gosto, mas não das outras duas), mas há que se entender as diferenças.

Olha só:

Isso sem contar que os vocalistas não cantam, berram, e que as letras "revolucionárias" soam antigas e clichês, não trazendo nada de novo.

e pior ainda, a proliferação de tal estilo rendeu "filhotes" comerciais como Dibob, Deadfish, CPM 22, etc, onde os músicos mal sabem tocar, não solam nada e fazem o maior sucesso.

Eu só posso supor que você não comparou bem as tais bandas com o Dead Fish, que é bem diferente. O vocal não é berrado, os músicos tocam bem sim, e são criativos (se você entende que tocar bem é ser um guitar hero, então realmente os caras não tocam nada... é aquela coisa que já colocaram que TOCAR SIMPLES não é TOCAR MAL).

Além do mais, Dead Fish nem punk é, é HC, o que mostra mais uma vez o nível de dogmatismo das suas colocações, e a falta de conhecimento sobre o assunto.

Se vc não acha, prove, mostre exemplos de música bem feita pelas bandas punks

Já disse que Dead Fish não é punk, mas eu acho bem feito sim. Como exemplo de banda punk brasileira eu citaria Blind Pigs, que não é nem pseudo-revolucionário e muito menos sem solos (simples, mas criativos... não é solo de metal) e sem conhecimento de como se toca. Mas é lógico que como você já deu o seu ultimato sobre o PUNK, então automaticamente vai buscar contradizer tudo o que for PUNK (isto é, se você tem algum conhecimento sobre o estilo, o que parece que não tem... não precisa ficar com raiva e vir fazer um histórico desse estilo musical).

Eu não tenho que provar nada pra você. Se você parece ter um conceito de qualidade musical um tanto quanto dogmático (pois qualidade seria apenas o que você gosta ou o que considera de certa forma). Eu sei do que eu gosto (bandas de PUNK, SKA, REGGAE, HC, THRASH METAL, DEATH METAL, BLUES, HARDROCK... mas não todas, apenas algumas de cada estilo). Você por acaso quer botar um carimbo de deficiência de qualidade musical naquilo que eu gosto?

Eu odeio axé, pagode, metal melódico, sertanejo, mas não quero crucificar ninguém.


mas não adianta vir com história de ideologia, rebeldia, pois se isso fosse revestir uma música de qualidade, bastaria começar a xingar a mãe do Papa em ritmo de axé que tal estilo seria elevado a música de qualidade.

Não falei em nenhum momento de ideologia nem nada disso, mas de um estrutura musical (estilo) que tem sua especificidade, que não é o NÃO SABER TOCAR (pois isso só serve de generalização, de metonímia).

Chegamos então ao ponto do GOSTO MUSICAL... qual é o seu? É o verdadeiro?


Sugiro que você, QUANDO QUISER COMEÇAR UM DEBATE NUM FÓRUM, tenha mais cautela com as suas questões, porque senão você corre o risco de fazer o que fez. É como certos repórteres que fazem uma pergunta ao entrevistado, SENDO QUE NA PERGUNTA JÁ ESTÁ A IMPLÍCITA A RESPOSTA QUE ELE QUER OUVIR.

Não adianta tentar argumentar cara... o dogma é verdade inquestionável. A metonímia (pegar um aspecto pelo todo) é latente aqui.

Quando eu disse isso é porque já cansei de presenciar esse tipo de discussão aqui no Fórum, discussões que já começam através do dogma, e que vão demonstrando seus adeptos até o tópico chegar ao ponto de ser fechado.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino


e ai velho, agora vc escreveu de forma a permitir o debate, e realmente o que vc falou tem algum sentido, no que se refere á minha postura provocadora, mas a intenção era essa mesmo.

te confesso que ouvi pouco do Dead Fish, umas duas músicas, e percebi que os muleques estão acima da média, mas não são lá grande coisa.

mas, toda regra tem exceção, e no geral, a qualidade das bandas de hardcore e punk são ruins, pois primam pela postura ideológica e pela pancadaria na cabeça, permitindo que alguns pseudo-revoltados realizem uma espécie de catarse, mas realmente deixam a desejar no quesito melodia e originalidade (parece até julgamento de escola de samba).

no geral, não tenho preconceito contra estilo nenhum, exceto funk bandido, pois é possível encontrar bons músicos até em axé, pagode, etc, mas vc ha de convir que a imensa maioria das bandas desses estilos, inclusive as bandas punks, são fracas, e geraram esses abomináveis emocores da vida.

quanto ao meu gosto musical, sou adepto da música tocada por músicos, não por enganadores que não sabem nem uma escala maior, seja o estilo que for.

um abraço.

lula_molusco
Veterano
# abr/05
· votar


sim, mas talvez o axé tenha mais tecnica que o punk

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# abr/05
· votar


Claudio Natureza

Pois pode ouvir Dead Fish com calma então... não tem enganação não, apesar de ser simples.

Um forte abraço por trás!

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


Patrick GD

pô velho, vc crucificar o Caetano assim é ser muito cruel com o passado do cara.

Caetano compôs e gravou centenas de músicas, e muitas são pérolas da nossa música, tanto em harmonia quanto em letras, e esse legado não pode ser apagado por um ou outro disco comercial que ele gravou.

se vc analisar os grandes nomes da música mundial, muitos também fizeram isso, pois é muito difícil vc manter a qualidade eternamente, principalmente nas composições e mais ainda quando vc produz uma média de um cd por ano, como é o caso do Caetano.

me fala ai algo de bom que o Page fez na carreira solo? excetuando raros momentos, como o cd com Coverdale e o No Quarter?

e o Pink Floyd? Há quanto tempo não grava um Cd? dez anos? e vc não pode esculachar o trabalho dos caras por isso.

criar não é fácil não cara, mesmo praqueles que dominam a teoria e que possuem alto grau de inspiração.

um abraço.

Claudio Natureza
Veterano
# abr/05
· votar


lula_molusco

concordo, tem músico de axé que só toca aquilo por grana, mas são músicos.

Senhor Malmsteen
Veterano
# abr/05
· votar


O Luís Caldas é um dos melhores guitarristas do Brasil. Toca mais que todos os metaleiros. Só q a musica de trabalho dele é uma merda. O povo só gosta do q nao presta.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O punk é para o rock o mesmo que o axé é para a mpb?