O grunge foi o Underground rotulado?

Autor Mensagem
Ed_Vedder
Veterano
# fev/05


O Grunge foi o Underground rotulado?

Muito se discutiu sobre o que raios foi o tal movimento Grunge do sanos 90, mas pouco se falou sobre o que realmente importa: Houve alguma novidade, sonoramente falando?

Esqueçamos por hora o Punk Rock feito pelo Nirvana, que talvez seja a banda mais facil de se rotular, é possível traçar claramente que tipo de som a turma de Seattle fazia?

Talvez a marca seja a distorção suja e a levada arrastada dos Riffs das guitarras, não tão rápidas como o Heavy Metal, a sonoridade sombria, os vocais mais graves (em geral), letras intimistas e em muitos casos depressivas ou auto-biográficas, junte tudo isso e retire toda a purpurina e laque do Hard Rock, e então talvez eu disse talvez, possamos entender a fórmula (se é que existe) deste gênero.

Exemplificando isso que foi dito, podemos pegar exemplos dessa "fórmula grunge"

Pearl Jam: Alive, Even Flow, Why Go, Once
Nirvana: Something in the way
Alice in Chains: We die Young, It Ain´t like that, Man in the Box
Silverchair: Tomorrow
Stone Temple Pilotos: Down, Crackerman, Dead & Bloted
e mais alguns exemplos.

Mas só isso seria muito pouco para se rotular alguma coisa, porque bandas como Tad, Mudhoney e Soundgarden seguiam linhas totalmente diferentes, e tambem foram taxadas de grunge, e as própias bandas que alcançaram o mainstream diversificavam muito sua sonoridade. Ouça Black, Release, Down in a hole, Black Hole Sun e uma porção de outros clássicos, e veremos que não há formula, não há regras, é simplesmente Rock.

Concluo que Grunge foi muito mais um rótulo criado por selos como a sub-pop, para classificar uma geração de bandas Underground alternativas despretenciosas, atingidas pelo furacão Nirvana.

Abraços

Dogs2
Veterano
# fev/05
· votar


discordo

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Dogs2

você ve semelhanças entre as bandas? se puder me dizer o que vc ve em comum, seria legal

Dogs2
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder
seria legal

concordo

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Dogs2

ahuahuahua... que preguiça em brother

Dogs2
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder
pois é
huahuahua

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Concordo. O grunge é um dos estilos com mais variações, as musicas não seguem sempre a mesma linha como em outras vertentes do rock que logo de cara já se reconhece como o hard core, hard rock, melodico, death metal, new metal....as musicas desses estilos eu acho mais parecidas umas com as outras do que as musicas das bandas chamadas de grunge. É só escutar Soon forget do Pearl Jam e Them Bones do Alice in chains pra se comprovar isso

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


huhauhuahauh underground???? Silverchair, AIC, STP, PJ, underground? eles fazem pose de underground e que nada querem com mídia mas esses tão mais e para pop

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


yield
escuta where the ironcrosses grow do dismember e depois conquerors of armaggedon do krisiun para ver o que é variação.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

Amigo, estamos falando de sonoridade... você pode até não gostar, mas dizer que é pop não é nada inteligente.

Alice in Chains, e Pearl Jam eu te provo por A+B que foram bandas Underground descobertas por gravadoras caça niqueis que procuravam um novo Nirvana, Stone Temple Pilots e Silverchair, eu até concordo que pegaram uma carona na cara dura.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

Tu tá misturando tudo... o que Krisium tem haver com a discussão. Nada haver essa comparação.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

Já escutei essa do krisium, achei uma merda como todo o death metal. Dismember nunca ouvi, vo baixa pra ver. Mas vc dizer que o death metal tem mais variações que o grunge é meio coisa de fã tiete

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder
leia o post do yeld, quanto ao pop não quero dizer na sonoridade mas na fama. Só se for muito inocente pra dizer que PJ é underground.

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


yield
ue tu nem conhece direito o estilo e já vem dizer que não há variação. pega suidakra tb.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

Então tu tens que rever teus conceitos cara... ser underground pra ti é viver eternamente tocando em garagem e em bar de motoqueiro??? Então Iron Maiden, Pink Floyd, Guns, Metallica são bandas pop??? óbvio que não.

Acredito que tu conhece muito pouco sobre o assunto em pauta, se voce tivesse escutado algum album do Pearl Jam, com excessão do TEN e do VS. tu saberias porque defendo a opinião de Underground.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

Sei lá cara, não conheço muito de death metal mesmo, é que é o estilo que eu menos curto. Aquelas vozes guturais, uns marmanjo barbudo religiosos vestidos de preto, a pouca melodia e muito barulho não mi agradam muito, acho meio forçado e parecido tudo aquilo. Mas cada um é cada um

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Outra vez iremos discutir um monte de outras coisas, e deixaremos a sonoridade de lado. é uma pena.

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


Infelizmente já escutei a maioria dos álbuns do PJ e posso afirmar que não há nada de underground. A fórmula é repetida, letras melancólicas e iguais, som parado e sem novidades. O que é underground para você?

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

A fórmula é repetida, letras melancólicas e iguais, som parado e sem novidades

Aí voce ta falando besteira. As letras falam de diversos assuntos, é uma das bandas que mais variam nos temas das musicas, falando de amor, guerra, suicidio, depressão, injustiça, politica, etc etc etc.

Som parado?? Escuta Alive, Even flow, blood, reawiermirror, save you, spin the black circle, given to fly, once, why go, deep, animal, go... que tu muda de ideia


sem novidades

Escuta o Riot Act e o Binaural

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Mas eu acho muito chato ficar defendendo banda, se voce não gosta nem escuta mesmo

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

Cara na boa, não tem como discutir...

Album No Code.

não posso conceber que alguem escute Hail, Hail e Present Tense e acha a mesma coisa...

Album Binaural

não posso conceber que alguem escute Insignificance, Nothin as it seens e acha a mesma coisa...

Album Yeld


não posso conceber que alguem escute Brain of J, Given to Fly e acha a mesma coisa...

Obs: Nenhuma dessas musicas tem letras melancólicas.

Nada contra tua pessoa, mas acho que estás no lugar errado.

Seria o mesmo eu entrar num tópico de Bossa Nova e dar palpites infundados.

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


a questão é a maneira como abordam os assuntos de uma forma pessimista extremamente batida. O grunge foi algo que as bandas negaram existir ( que eu me lembre o PJ nega ser grunge até hoje) uma modinha identica ao hard rock glam. tira a maquiagem, faça uma cara de mal, tira a roupa colorida, põe uma camisa xadrez, tira a bota põe o all star, tira a alegria põe uma tristeza de riquinho e pronto.

yield
Veterano
# fev/05
· votar


Pra mim pelo menos essa forma pessimista de abordar os assuntos parece sincera. Ninguem duvida que o Layne Staley por exemplo enxerga-se o mundo de uma forma negativa, ou duvida?

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05 · Editado por: Lucas de Almeida Pereira
· votar


Pode ser até sincero mas o problema foi a quantidade de tópicos iguais. Pode até falar que outros estilos são iguais mas o problema do grnge e que durou 5 anos e todos abandonaram o barco, o estilo não se desenvolveu, não evoluiu.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira

é exatamente isso que estamos tentando dizer, o estilo nunca existiu... mas deixa pra lá.

Usar roupa preta, gritar como porco e fazer cara de malvadão, é a coisa mais autentica do mundo.

Dogs2
Veterano
# fev/05
· votar


Death Metal é tudo a mesma merda.

Lucas de Almeida Pereira
Veterano
# fev/05
· votar


Dogs2
original é camisa xadrez e cara de tédio.

Ed_Vedder
Veterano
# fev/05
· votar


quem nao conhece do assunto, tem mais é que falar sobre moda mesmo

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Ed_Vedder


Estou com uma materia que fala sobre autenticidade e rock alternativo e tem tudo haver com esse topico.


Quando eu scanear eu coloco aqui.

Akan KSA 3000
Veterano
# fev/05
· votar


Lucas de Almeida Pereira


quem nao conhece do assunto, tem mais é que falar sobre moda mesmo | 2 |

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O grunge foi o Underground rotulado?