Rock Progressivo abandonado ?

Autor Mensagem
spainEL
Veterano
# fev/05
· votar


Vai ser lançado um projeto de Metal Progressivo chamado Frameshift2... na primeira edição contou com os vocais do James Labrie(Dream Theater) Nessa 2ª quem vai cantar será o Sebastian Bach(Skid Row). No site tem alguns diários de gravação, em vídeo, e alguns samples... realmente muito foda o projeto.

funtastic
Veterano
# fev/05 · Editado por: funtastic
· votar


hc_cwb


Aff, vai escutar Hc e charlie Brown, essas merdas toscas de três powerchords que qualquer imbecíl toca e uma banda de posers que beira o ridículo. Dream Theater não é so tecnica, é harmonia tb.

edutoejam
Veterano
# fev/05
· votar


por falar em marillion... ja ouviram a banda ARENA??

Progger58
Veterano
# jul/05
· votar


Olha, gente, tem muita coisa boa de rock progressivo atual, heim? Agora, se o cara ficou parado no tempo, lá nos anos 70, achando que o rock progressivo morreu ali (conheço muitos proggers que pensam assim), e se recusa a explorar as coisas novas que surgiram a partir de então, notadamente dos anos 90 em diante, vai obviamente pensar que tudo acabou, o que não é verdade.

Ano passado mesmo saiu um disco prog que eu considero uma das coisas mais sensacionais surgidas nos últimos tempos: trata-se do disco homônico de estréia de uma banda italiana chamada AREKNAMÉS. Quem gosta de Van Der Graaf Generator devia dar uma checada nesse disco, é simplesmente belíssimo. Tem samples disponíveis neste link:

http://www.pinealgland.it/Discography.htm

Além do AREKNAMÉS, existem outras bandas excelentes na cena progressiva atual, a exemplo destas:

- PORCUPINE TREE
- ISILDURS BANE
- ANGLAGARD
- ANEKDOTEN
- HOYRY-KONE
- AFTER CRYING
- OZRIC TENTACLES
- ALAMAAILMAN VASARAT
- SLEEPYTIME GORILLA MUSEUM
- FLOWER KINGS
- ECHOLYN
- SOLARIS
- PÄR LINDH PROJECT
- MOSTLY AUTUMN
- TIMOTHY PURE
- PENDRAGON
- ARENA
- IQ
- PALLAS
- CLEPSYDRA

E muitas, muitas outras mais!!!

Xifópagos_Brothers
Veterano
# fev/06
· votar


falando de progressivo , baixem : o ashes are burning (assim?), storia de um minuto, Octopus e In A Glass House. to viciado nesses albuns

Led_Zeppelin
Veterano
# fev/06
· votar


Colocaram até Beatles como progressivo???

!

PagoderoSatanico
Veterano
# fev/06 · Editado por: PagoderoSatanico
· votar


Led_Zeppelin
Colocaram até Beatles como progressivo???

Hehe, essa discussão não vai acabar nunca, mas já que ressuscitaram o tópico, bora fazer bom uso dele. Seguinte: se vc considera "progressivo" como sendo uma FORMA DE FAZER música, e não um estilo, então os Beatles não só têm pelo menos dois discos progressivos (Sgt. Pepper's e o Abbey Road) como são o marco inicial dele. Não é à toa que a maioria dos estudiosos colocam o Sgt. Pepper's como o precursor do prog: a maioria das características do estilo já estavam previstas ali, fora talvez o tal do virtuosismo exacerbado que, na minha opinião, nunca foi a característica mais definidora muito menos a mais importante do prog. Progressivo pra mim sempre foi uma questão de COMPOSIÇÃO, não de EXECUÇÃO.

Agora, se vc considera "progressivo" como um ESTILO de música delimitado no tempo, então realmente não tem nem como os Beatles - nem ninguém depois de 1976 - ser progressivo. Mas esse estilo, voltando ao tópico, foi "abandonado" porque deu o que tinha que dar, e por volta de 1977 já estava esgotado. O que faltou foi vir uma nova geração de músicos e compositores tão bons quanto a antiga, pra dar uma renovada não só no prog como nos outros bons estilos do começo dos anos 70 (hard rock, início do heavy metal, etc.), e de lá pra cá a coisa só tem piorado.

PS: e concordo com as indicações do Xifópagos_Brothers, principalmente o In a Glass House do grande Gentle Giant.

StoneColdDead
Veterano
# fev/06
· votar


morre acho q nao morreu, mas raramente se ouve fala
a unica banda q eu tive noticia por meio de comunicaçao tipo mais em massa foi areknames q tem um som mto bom tenho soh 6 musicas deles mas ja eh suficiente pra sabe q eh uma puta banda
tem tbm uma banda gaucha q prog tbm q se chama apocalyspse, gosto bastante do som deles
fora disso tem o prog metal, q ultimamente soh se ouve fala disso

StoneColdDead
Veterano
# fev/06
· votar


Progger58
q bom q tu ja tinha citado o areknames, nao tinha lido a segunda pagina, agora q vi o link q tu posto descobri q as seis musicas q eu tenho eh toda a discografia deles uwhiahwaiuhwiaw

boleterodectba
Veterano
# fev/06
· votar


Ainda bem... que isso foi esquecido

Sgt_Peppers2
Veterano
# fev/06
· votar


Sgt_Peppers
Membro # Enviado: 4/fev/05 19:36
Quote

Marillion faz mow sucesso pelo cenário do Prog. Porcupine Tree também tá bem na fita e devem lançar o novo cd no final de março. Tem o The Flower Kings e o Pain Of Salvation. O Dream Theater também faz bastante sucesso, mas essas 2 últimas bandas apelam bastante para o metal... coisa que eu não gosto.

E o Pink Floyd vai voltar esse ano kkkkkkkkk


meu deus, eu sou muito foda

niredsystalaringologista
Veterano
# fev/06
· votar


Sgt_Peppers2
ahehah. foi criado até um topico em sua homengame por isso

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/102523/

Led_Zeppelin
Veterano
# fev/06
· votar


Progressivo pra mim sempre foi uma questão de COMPOSIÇÃO, não de EXECUÇÃO.
Hum... sei não... não ficou muito claro pra mim o porque Beatles seria progressivo? Por causa do uso de sons estranhos, colagens, montagens.. seria isso??

Mas se for ver por essa ótica daria pra encaixar um monte de coisa como progressivo.

joncassauro
Veterano
# fev/06
· votar


Bandas novas de progressivo atuais que são excelentes:
-Spock´s Beard
-TRansatlantic
-Neal Morse (principalmente o Testimony, tirando as letras)
-Niacin (trio que deve deixar o Keith Emerson orgulhoso)

Brasileiras:
-A.L.F.
-Apocalypse


Citei estes porque a galera ainda não tinha falado neles.

O prog se implodiu no fim dos anos 70 e foi execrado pela crítica nos 80. No início dos 90 ele começou a reagir (não com a mesma força dos anos 70, é bom dizer) e existe muita coisa boa do estilo por aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock Progressivo abandonado ?