Rock Progressivo abandonado ?

Autor Mensagem
OluaP
Veterano
# fev/05


Faz pouco tempo que conheci o Rock progressivo, e foi através de bandas como Jethro Tull, Genesis ( com Peter Gabriel ), Yes, Camel, Emerson Lake & Palmer. Eu gostaria de saber como vai o quadro do rock progressivo atualmente no mundo, se há novas bandas ou se realmente o Rock progressivo ta sendo abandonado. Será que alguem sabe me responder ? Se há novas bandas postem ai, quero dar uma olhada.

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


A única coisa que está acontecendo na cena progressiva hoje em dia é o Dream Theater (q nem é rock progressivo, é metal progressivo).

O verdadeiro rock progressivo de bandas fodas como o Rush, Pink Floyd, Gentle Giant e etc parece que está definitivamente abandonado. Não suportou o emburrecimento coletivo da população ouvinte.

Essa é a unica explicação que posso dar. Não consigo entender como é que um estilo tão foda que tinha TANTOS fãs desapareceu de repente sem deixar rastro.

focaliza
Veterano
# fev/05 · Editado por: focaliza
· votar


eh...infelizmente o povo naaum sab valorizar os kras bons d verdade...tipow yes,rick wakeman...
esse povo sem cultura soh quer saber de linkin park e axé

Doctor Robert
Veterano
# fev/05
· votar


Alguém aí poderia definir o q é Rock e Metal "Progressivo", que eu não faço nem idéia do que significa esse progressivo...

izack darck
Veterano
# fev/05
· votar


Desculpem a minha ignorância, mais os mestres aí em cima poderiam me explicar o que seria um "Rock Progressivo"?

Pandegas
Veterano
# fev/05
· votar


focaliza

Concordo

adnz
Veterano
# fev/05
· votar


Progressivo pela meu breve conhecimento musical abrange uma técnica tremenda com cada instrumento, o progressivo em si, não tem bases comuns, pois usa todos os estilos musicais em suas músicas, apenas em modos um pouco modificados. Sendo assim músicos progressivos bons fazem sucesso, pois suas músicas abrangem todo tipo de outra música. Além da excelência com o instrumento tocado, qualquer coisa progressiva de boa qualidade faz sucesso entre músicos com certeza.
Metal Progressivo é o Progressivo dentro do Metal, distorção, baterias marcantes, e como todo bom progressivo um teclado, tanto sendo só de strings como fazendo sons mais exóticos e variados, também fazendo efeitos e etc.. Eu por mim diria que o teclado que faz metade do trabalho progressivo numa banda ^_^
O Rock Progressivo seria basicamente o rock comum com bases progressivas! Não explico muito porque de rock eu não entendo :O

LokobasS
Veterano
# fev/05
· votar


bem...realmente BANDAS novas não tenho conhecimento..porem...ainda existem bandas antigas de progressivo..

Jethro Tull ainda faiz discos e turnes...fui num show deles aki no credicard hall ano passado..

Yes - Gravando disco novo...está em turnes tambem..fui no show do Jon Anderson ano passado..

Rush - Mesma Coisa..

Emerson, Lake and Palmer queriam voltar..porem naum podem por causa do problema na mao do Keith Emerson

Camels ainda ta em turne..porem não conheço nada de trabalho novo..

Pink floyd num tem..mas roger waters ainda grava discos e tal..

Focus... eles vaum vir esse ano no brasil... dia 13 de maio!!! mas não conheço trabalho novo deles..

Deep Purple - Naum eh mto progressivo..mas ainda ta em turne.. e fazendo discos..

King Crimson os criadores do Rock Progressivo - Eles estavam em turne ateh 2003.agora ja num sei..

bem...essas são as que eu lembro que ainda estão em ativa...

Mas claro..nunca vai ser como nos anos 60 e 70 com todas essas bandas ae em cima e mais pink floyd...gentle giant..king crimson...o mestre Frank Zappa..Queen...Beatles(no final..)...Terry Bozzio Band..Charlie Daniels Band..Supertramp...Genesis...Uriah Heep...Renaissance...Rick Wakeman..entre tantos..

OluaP
Veterano
# fev/05
· votar


Se vcs querem conhecer Rock Progressivo, acho melhor escutarem mesmo, vou dar umas recomendações de Rock progressivo puro

Jethro Tull -- Thick as a Brick, A Passion Play
Pink Floyd -- Atom Heart Mother
Genesis -- Supper´s Ready
Camel -- The Snow Goose

São tudo musicas enormes de 40 ou 20 min heheh. Pra quem tem coragem, escutem.

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


Pra quem perguntou: rock progressivo é a fusão da música erudita, do jazz e da "world music" com rock e instrumentos de rock. O rock progressivo é o pai do fusion, mas o RP é mais experimental: músicas com compassos alternados, progressoes ritmicas variadas, uso de outros instrumentos (ou até sem instrumentos), muita improvisação, etc.

As músicas do rock progressivo são longas, algumas com mais de 40 minutos. O rock progressivo também tem muitos albuns conceituais, onde as musicas do album contam uma história coesa.

Pra quem nao conhece o RP, escutem o disco 2112 do Rush, e o Animals do Pink Floyd. Os dois sao os mais progressivos de cada banda.

adnz
Veterano
# fev/05
· votar


OluaP
camel é muito bom O_)__O_O

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


LokobasS

Pois é. Muitas bandas antigas ainda existem, mas nao tem aparecido nenhuma banda nova. Esse é o problema.

Meu pai é fã doente de rock progressivo. Ele diz que na época dele, era o estilo de rock que tocava na rádio. TODO dia, o dia inteiro, tinha Jethro Tull, Gentle Giant, Pink Floyd na rádio. Tinha uma banda de rock progressivo brasileiro, a Som Nosso de Cada Dia, que abriu os shows do Alice Cooper. Eles eram mais aplaudidos que o Alice Cooper. Tinha gente q pagava o ingresso só pra ver eles.

Hoje em dia nao existe nem banda nova. Pra vc ver como a cultura musical decaiu daquela época pra cá.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


Durante o final da década de 60 e início da de 70 vários músicos jovens mas com formação acadêmica (em musica) europeus sentiram que poderiam juntar seus conhecimentos do erudito ao rock. Esse movimento surgiu na Inglaterra, com Muddy Blues e o The Nice (de Keith Emerson), seguido logo depois pelo Genesis (de Peter Gabriel, Tony Banks e Mike Rutherford), pelo Yes, Gentle Giant e King Crimson. O movimento se espalhou rapidamente para a Europa, onde o nível cultural era (é) alto, principalmente na Alemanha, no qual se formou uma vertente eletrônica(com o Kraftwerk)à parte e outra mais influenciada pelo tipo de som "viajante" do Pink Floyd (que não pode ser considerado totalmente progressivo), como o Eloy e o Grobshnit. Na Itália surgiram bandas influenciadas pela música folclórica e pelo dodecafonismo como o Premiatta Forneria Marconi e pelo Banco del Mútuo Socorso. Na Holanda, com influência do Jazz, o Focus. O Jetrho Tull começou como banda de blues e música folclórica misturado com rock, só depois sendo considerado progressivo.
Esse movimento se esgotou criativamente lá pelo meio dos anos 70, quando as bandas ficaram muito distantes do público, se auto-repetindo ou entrando em "viagens" cada vez mais sofisticadas e "doidas" , chatas mesmo (dominar a técnica e a teoria musical não quer dizer compor bem ou emocionar as pessoas, nem mesmo ter algo de significativo social, politicamente ou existencialmente à dizer).
Porém, o progressivo se espalhou pelos quatro cantos do mundo, influenciando e sendo influenciado por várias cultura como a brasileira (Mutantes - sem a Rita Lee, Terreno Baldio, Braca do Sol, O Terço,etc), A polonesa (Krzack) ou a filipina (Juan de la Cruz Band). Durante os anos 80 houve um certo "revival" desse movimento, principalmente na Inglaterra com o Marillion e o Pallas, mas é só. Atualmente existe uma vertente do Metal que explora esses caminhos(como o Dream Theatre, por exemplo), mas nada faz do que copiar o que o Yes e o Gentle Giant já faziam nos anos 70 acrescentando mais peso.

maggie
Veterana
# fev/05
· votar


Prog Rock

90s
Albion
Deus Ex Machina
Echolyn
Rik Emmett
Merlons
No-Man
Porcupine Tree
Pulnoc
Salty Dog


00s
The Falling Leaves
Dietrich Kammer
Normann Mertig
Felix Mühle
Karsten Rasim
Maria Schumann

Urubu Rei
Veterano
# fev/05
· votar


maggie

Pra vc ver, eu gosto de rock progressivo e destas daí só conheço Porcupine Tree e Deus Ex Machina. É incomparável a situação do RP hoje com a dos anos 70.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/05
· votar


maggie
Conheço o Deus Ex-machina, Rick Emmet (ex-guitarrista do Triumph) e já ouvi falar do Porcupine tree.
Abç

Marcelo Camelo
Veterano
# fev/05
· votar


Urubu Rei
Se tá viajando e totalmente por fora,bandas como Camel e Marillion tem otimos cd's recentes,fora bandas novas como a otima Porcupine Tree,e se ainda na conhece baixe umas mp3 no Progarchives ou Winmx,é de graça.E com todo respeito a esses sons passageiros (entenda Evanessance,Nigtwish,Linkin Park e as viuvas do Nirvana)Rock mesmo é o Progresivo e se quiser posso lhe indicar umas 200 Valew............

TASIVA
Veterano
# fev/05
· votar


Nem tanto....... Dream Theater ,Yes,
e Rush ainda tão por ai fi

bocao
Veterano
# fev/05
· votar


E vai sair disco novo do Jethro Tull esse ano. \o/

OluaP
Veterano
# fev/05
· votar


maggie
vlw pela lista, embora esteja sendo meio dificil achar qualquer uma dessas bandas. Mas seguindo a recomendação do Marcelo Camelo, consegui achar algum material do Porcupine Tree, e to achando bem legal. Parece um progressivo mais novo algo do tipo New Progressive Rock :P. Vlw ae Marcelo e maggie!

Ah, e Dream Theater eu já tinha escutado. É mto bom, unico ponto fraco é que é Metal :P, mas vale a pena.

Sgt_Peppers
Veterano
# fev/05
· votar


Marillion faz mow sucesso pelo cenário do Prog. Porcupine Tree também tá bem na fita e devem lançar o novo cd no final de março. Tem o The Flower Kings e o Pain Of Salvation. O Dream Theater também faz bastante sucesso, mas essas 2 últimas bandas apelam bastante para o metal... coisa que eu não gosto.

E o Pink Floyd vai voltar esse ano kkkkkkkkk

zuera :P

Supertramp
Veterano
# fev/05
· votar


maggie

Dessas aí eu só conheço Porcupine Tree e No-man. No-man achei meio chato demais hueheu a músicas são sempre lentas. Porcupine Tree é uma das minha bandas favoritas, tirando o primeiro album, todos os outros são muito bons, essa daqui na minha opinião é uma das melhores músicas deles ( http://s11.yousendit.com/d.aspx?id=2MG9I8K...W00Q0TU6WLNCCME )
As outras vou tentar dar uma olhada, se eu conseguir encontrar algo O.o
Tem mais algumas que também são dos anos 90 e não foram citados: The Flower Kings, Anglagard e Opeth. Recomendo o Retropolis do Flower Kings

Erico Marchi
Veterano
# fev/05
· votar


(eh...infelizmente o povo naaum sab valorizar os kras bons d verdade...tipow yes,rick wakeman...
esse povo sem cultura soh quer saber de linkin park e axé)

concordo com esse cara...

hc_cwb
Veterano
# fev/05
· votar


izack darck

Desculpem a minha ignorância, mais os mestres aí em cima poderiam me explicar o que seria um "Metal Progressivo"?


Pegue 5 caras cabeludos, vista-os com roupas pretas de couro e coturno, dê um ar afemindado "erudito" pra eles. Faça-os treinar por 20 anos seus respectivos instrumentos até ficarem bons. Coloque todos juntos num estúdio para fazer músicas de 10 minutos. A cada 3 minutos mande o vocalista cantar uma frase, como se estivesse sendo enrabado por um elefante. Mande o baterista tocar a música inteira com bumbo duplo, muitos contra-tempos, tudo em ritmos quebrados, nem que isso não tenha nada a ver com os outros instrumentos e que foda a música, o importante é mostrar a técnica. Coloque um punhado de um guitarrista se masturbando interminavelmente em solos chatos, de no mínimo 4 minutos de duração, utilizando todas as técnicas que ele conhece e utilizando todos os efeitos de sua megapedaleira de 300 efeitos e dos seus milhares de apetrechos (tudo no mesmo solo, sequencialmente, como se a música estivesse em uma linha de produção (de esterco diga-se de passagem) e cada efeito fosse uma etapa). Por fim, adicione aquele baixo omisso, encoberto por todos os malditos efeitos da guitarra, evoluções da bateria e espasmos do vocalista. Se sobrar meio minuto da música deixe ele fazer alguma coisa no fim, tipo uns slaps e uns grooves. E quase esquecendo...O tecladinho. Mande o tecladista colocar aquele efeito mosca marciana e tocar do-ré-mi-fá em velocidades absurdas. Serve bem como uma intro.

Este é o metal progressivo. Definição? Uma palavra: chato. Mas nem todas as bandas de prog são assim. Mas o Dream Theater é.

LokobasS
Veterano
# fev/05
· votar


hc_cwb
HOhohoho..concordo... metal progressivo eh literalmente isso..porem..eles não são tao bons quanto o ROCk progressivo..

lvbox
Veterano
# fev/05
· votar


hc_cwb

é uma explicação absurda mais tudo bem...cada qual com seu cada qual

Carlos_Henrique
Veterano
# fev/05
· votar


é... o cara é "hardcorer", então é natural que pense assim..rs

LSD
Veterano
# fev/05
· votar


Tem muita banda nova, mas não são tão conhecidos, o público hoje é muito reduzido.

Das que não foram citadas ainda da década passa recomendo Absolute Zero, é um fusion com pitadas de RIO(Rock in Oposition), mas já acabo.
Nesse site tem um tanto de banda de progressiva, tem muitas novas:
www.progarchives.com - ótimo site pra quem curte prog.


Além das bandas sinfônicas clássicas que já foram citadas, eu recomendo Hawkwind, space rock, Can e Faust, Krautrock, .Só pra da uma ouvida dentro de outros estilos do prog que são bem diferentes do sinfônico.

Joshué Nunes Fusinato
Veterano
# fev/05
· votar


acho que a lista dos meus discos obrigatórios seria:

Yes - "close to the edge" e "going for the one"
Pink Floyd - "Meddle", "Ummagumma", "Atom Hearte Mother", e "Dark Side of The Moon"
King Crimsom - "In The Court of The Crimsom King"
Beatles - "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band"
Marillion - "Misplaced Childhood", "Brave" e "Marbles"
Peter Gabriel - "So"
Rush - "2112", "A Farewell To Kings" e "Hemispheres"
The Who - "Quadrophenia" e "Tommy" (não é prog declaradamente, mas tem todos os conceitos de prog)
Genesis - "Foxtrot"

vale lembrar que essa lista é baseada no MEU gosto e principalmente no que EU conheço de prog...nao coloquei nenhum disco que eu não tenha ouvido ou que eu não goste, só por que todo mundo fala que é bom

essa é a minha dica...valeu

John Elf
Veterano
# fev/05
· votar


No Prog Metal temos Dream Theater, Fates Warning, Khallice... Esse estilo vai substituir o Melódico como "Moda Metal"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Rock Progressivo abandonado ?