Idade certa para começar

Autor Mensagem
Danielc
Veterano
# jan/05


Pessoal sempre vejo os outros falando de idade para comecar a tocar um instrumento que quanto mais cedo melhor que tem que ser deste crianca, mas acho que depende o caso vc´s nao acham , pq as vezes crianca nao tem maturidade ainda e acaba levando a coisa na brincadeira ...... uma crianca nao ira determinar que vai treinar 4 horas por dia por exemplo... vc´s acham pra quem comeca com mais de 20 anos da pra ficar bom ?

Christina Amaral
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc
Depende.
Tem crianças de 10 anos q acabam levando a serio.
Mas se uma pessoa optou por começar depois dos 20 anos, aprende tbm...

hc_cwb
Veterano
# jan/05
· votar


Idade certa para começar

Depende. Se for menina uns 14 Anos já tá bom pra provar a fruta. Se for menino uns 10 e já tem que levar ele na zona.

Lord_Mackenzie
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc

É bom começar logo cedo mas se vc já tiver 20 anos não significa é tarde demais. Eu comecei a tocar aos 13.

naka
Veterano
# jan/05
· votar


Se voce se empenhar pode comecar com 25 e com 30 voce ta tocando bem... a idade importa pouco. geralmente é relacionado coma idade pois quando voce é jovem possui tempo pra praticar

Akan KSA
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc


" nada substitui o talento" ( frase da globo )... então idade não importa... cada um é cada um tem seu próprio tempo e isso é que deve ser descoberto, que pena que a cultura brasileira nesse sentido não permite isso... aqui sequer temos " prodigios"... Na Motown, o Steve Wonder assinou seu primeiro contrato as 11 e não era por que tinha pai famoso... ele se aposentou aos 21 praticamente e foi se dedicar a sua própria gravadora e foi um dos compositores que trabalho com outra criança pródigio o Michael Jackson ( todos da mesma gravadora ) que por sua vez, quando novo, namorou a Tatun O'Neal, uma garota pródigio que ganhou um Oscar aos 6 anos de idade. Só três exemplos.

Akan KSA
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc

Mas, não é por que eles começaram assim que quem tem mais de vinte não possa fazer uma carreira de sucesso, pois quantas pessoas depois de algum acidente se descobrem músicos excepcionais. O que aconteçe é que de forma sincera o Brasil não tem uma estrutura socio-cultural pra fazer surgir isso. Tem algumas explicações de americanos em relação aos pródigios: " Eles no geral por viver num determinado tipo de atitude religiosa têm o instinto sexual amenizada, em virtudes desses preceitos religiosos e daí desenvolvem uma visão direcionada pra outros campos"... isso é algo que falam. Mas, no geral o que se constatou foi que os pródigios mais reluzentes são negros, isso no campo da música. No cinema surgiram essa de que falei e a Shirley T.



Isso é muito polemico.

Danielc
Veterano
# jan/05
· votar


vc´s conhecem grandes musicos que iniciaram depois dos vinte, nao precisa ser famosos nao?

Dado Viciado
Veterano
# jan/05
· votar


Eu nunca comecei a tocar

\o/

Dado Viciado
Veterano
# jan/05
· votar


zuera, eu soh nunca fiz aulas mas tiro umas notas na viola sim.

Akan KSA
Veterano
# jan/05 · Editado por: Akan KSA
· votar


Danielc


Putzzz... eu me ligo mais em idades proximas da minha pra estudar. Mas, ixiiiiii... não sei.

deathmeister
Veterano
# jan/05
· votar


A idade certa pra comecar a tocar eh a idade em que vc esta agora, comeca logo em vez de ficar perguntando qual a idade certa, alguns tem sorte de ir pro conversatorio com 5 anos, mas pessoas que os pais nao sao ligados em musica tendem a comecar tarde mesmo...

Harvey
Veterano
# jan/05
· votar


o único problema de se começar tarde é a falta de tempo pra praticar.. só isso... eu comecei a aprender a tocar guitarra com 22 anos e to curtindo muito.. mas infelizmente não tenho tempo de praticar, o que torna o meu desenvolvimento mais lento. mas como não tenho grandes pretensões, isso é o que menos importa, hehehe..

pipermusic
Veterano
# jan/05
· votar


Oi Danielc,

Acredito que você está pensando demais em música do ponto de vista de adulto. Se você tentasse treinar uma criança de três anos tocar algum instrumento é claro que ela não pensar em música na mesma maneira que você. Ela é uma criança!
A resposta da sua perguntar fica com você mesmo. Olhe quando você estava no Kindergarten brincando com baldes e água e areia. Estes não forem os primeiros excercísios de sua vida escolar? Mas o que água e aréia tem a ver com escrever e história? São usados para estimular uma criança pensar e experimentar e imaginar, para quando chegar na escola com os mais velhos, já está preparada para receber informações novas e desenvolver.
É a mesma coisa com a música. Não é para fazer uma criança um virtuoso após seis meses, mas sim começar com jogos musicais, aprendendo ritmos diferentes sons agudas e sons graves etc. A interessa da criança através de brinadeira é fundamental. Ela vai associar a música com prazer. Ela será mais disposta a aprender tocar um instrumento quando tem habilidades motores adequados (se lembra quando você aprendeu andar de bicicleta? Conseguiu na primeira tentativa? Caiu às vezes? A bicicleta ficou desgovernada às vezes? Mas você insistiu porque você associou andar de bicicleta com prazer e brincadeiras!).
Treinamento leve até aprender sua primeira músicinha que agerá como incentivo a aprender mais.
Existem crianças que tocam instrumentos extremamente bem de um idade bastante jovem - já vimos os Japonesas que tocam violino aos sete aninhos - mas acredito que percam muito na área social e pessoal. Sempre parecendo pessoas sérias demais, que, pessoalmente, não acho muito saudável para a criança.

Espero que ajudei em alguma forma,

Steve Allen

Moacir Guitti
Veterano
# jan/05
· votar


Sem duvida meu amigo! SÓ DEPENDE DE VC!

Um exemplo é o Sidney Carvalho!!!!!

faith_girl
Veterano
# jan/05
· votar


n sei axo q n existe isso
mais tipo uam criança aprender ela tem mais facilidade pq axo q qdo se e´criança vc leva as coisas de boa n tem akela coisa de pressão de ter de aprender logo ai a pessoa relaxa e aprende de boa
mais um instrumento q axo mto foda aprender depois de uns 15 anos é piano e alguns instrumentos da musica classica

dankya
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc

'Enviado: 21/jan/05 07:28
Quote

Pessoal sempre vejo os outros falando de idade para comecar a tocar um instrumento que quanto mais cedo melhor que tem que ser deste crianca, mas acho que depende o caso vc´s nao acham , pq as vezes crianca nao tem maturidade ainda e acaba levando a coisa na brincadeira ...... uma crianca nao ira determinar que vai treinar 4 horas por dia por exemplo... vc´s acham pra quem comeca com mais de 20 anos da pra ficar bom ?"


Oi Dani, na minha opinião, independente da hora que se começa fazer qualquer tipo de coisa, a pessoa tem que querer fazer o melhor, ou seja, com quatro,..., vinte,...noventa...dá prá ser bom, ótimo, ou ruim, depende do empenho de cada um.Mas veja tbm por outro lado, um exemplo, vc aprende a falar conforme vai crescendo, convivendo,enfim,tem uma vida social e antes mesmo disso já tem os primeiros contatos com parentes(mãe, pai,irmãos....),é interpretação o que se passa até vc chegar numa fase onde entende melhor as coisas.As coisas na vida não tem que ser por obrigação, vc não é obrigado a aprender a falar, (entende?)vc começa com "a", "gugu dádá"(só uma simbologia), vc já nasce falando, palavras sem sentido óbvio, mas já fala.Prá facilitar o que eu quero dizer eu vou continuar com um exemplo bem prático, o inglês.Prá vc falar o inglês vc tem que estudar horas, já o português flui, voce não teve que estudar o portuguÊs prá falar,é nato...mas é lógico que prá tudo existe o treino, o aperfeiçoamento.E voltamos ao ponto principal, depende de cada indivíduo.Tem pessoas que já nascem com o dom, e por isso não encontram muitas dificuladades, eu conheço pessoas assim.
Beijo

Akan KSA
Veterano
# jan/05
· votar


dankya

danny perdi teu email, pois foi tudo apagado. tu podes me da novamente?

rodrigo monteiro
Veterano
# jan/05
· votar


idade certa... não tem nada disso não. A pessoa deve aprender quando sentir vontade de aprender. Se você impôr algo a alguém (especialmente crianças), vai acabar frustrando ela.

Danielc
Veterano
# jan/05
· votar


dankya gostei do seu comentario me da seu e mail tb

danilo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


naum tem nada a v isso d dade o q vale eh o esforço e o interesse

dankya
Veterano
# jan/05
· votar


Akan KSA
Claro, aí vai- dankya@pop.com.br, manda mensagem...eu te mando uma foto...

dankya
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc
Ta aí, fica a vontade, terei o imenso prazer de me corresponder com vc-dankya@pop.com.br

Toalhinha
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc
eu n li tudo... Mas isso eh a base.....
Começando com 20, dah pra ficar bom sim.... Eu acho.. mas vc tem q se esforçar mais.

Agora, se tem um pivete por perto aeh, e se vc tem um violão... Ou uma batera, pede a ele pra te ajudar a trocar as cordas ou as peles... E inventa q ele tem q cantar enquanto vc toca e tal... tenta passar pra ele um besteira ou outra... isso vai ficar na memória dele... E ele vai se interessar...

Aqui em casa, eu e meu irmão ganhamos um instrumento mt cedo... Claro q n aprendemos a tocar quase nada... Mas quando fomos treinar mesmo, eu ja sabia onde era o dó, o q era um acorde e tal....... Ajuda! Pacas!

Nicegirl
Veterano
# jan/05
· votar


Danielc
bem....tem crianças suficientemente maduras pra começar a tocar....bem..eu não fui....rsrs...com 12 anos ganhei um teclado...mas so fiz aulas uns 8 meses...
Mozart começou cedíssimo!!acho que 5 anos...
A vantagem da criança é q ela está em idade d crescimento....novos neuronios sao formados, novas conexoes sao feitas....elas tem mais facilidade de aprender...só isso....
não tem idade pra começar.....recomecei a tocar teclado com 16 anos...mas pegava d ouvido....comecei a tocar batera e violão com 17.....hj tenho 19...não toco nada bem, mas aprendi alguma coisa...e so naum aprendi mais por preguiça!!!!!

metal_defender
Veterano
# jan/05
· votar


o guitarrista do Mob Rules começou a tokar com 20-21 anos...

idade nao importa...o negocio e dedicaçao.

Akan KSA
Veterano
# jan/05
· votar


metal_defender

e mandar ver na experimentação.


tu sabias que esse teu nick da musica?

isso é um refrão.

Heraldo Metal 2005
Veterano
# jan/05
· votar


Talvez as crianças,,,,desistem fácil do instrumento.......mas c começa a tocar com 13,14 anos,,,,e a pessoa for bem influenciada,,,,,,,,,pode dar certo..

MarceloSousa
Veterano
# jul/10
· votar


Tenho uma filha de 5 anos, e que gosta muito de música, eu e minha mulher tocamos violão e nós achamos que seria legal coloca-la para aprender.
Conheço um professor muito bom e que ensina em casa.
Será que esta é uma idade boa para começar ou corro o risco de frustrá-la???????

Lori_Dw
Veterano
# jul/10
· votar


MarceloSousa

Bom ... depende muito de pessoa pra pessoa, de situação para situação.

Eu, no meu ponto de vista(tomando meu sobrinho de 5 anos como exemplo) acho que é muito cedo.
Se eu pegar e olhar pro muleke ... meu Deus ... ele só sabe choramingar, fazer bagunça e encomodar pais e avós!! Não consigo nem imaginar ele parado pra aprender violão!! É impossivel, inconsebível esse pensamento!!

Mas meu caro ... como disse, cada um é cada um, e cada caso diferente!! Se vc achar que sua menina já saberá o que está fazendo, e ja se interessará pela música ... siga em frente.

Eu comecei com 8 anos ... aprendi o basico, depois parei ... mais a frente aos 12 anos, comecei a me interessar de novo, e já sabia a base, muito mais facil ficou continuar a tocar.

Uma opinião minha ... acho que o ideal seria 7 ou 8 anos, quando se começa a ir para a escola, aprender a ler, escrever, e a disciplina de escola.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Idade certa para começar