O que vc acha de gente que vive esculachando a música brasileira ?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


A qualidade da música brasileira continua muito boa (isso é, se não evoluiu mais).

Quem assiste MTV, Gugu, Faustão, Nova Brasil Fm, João Kleber, Ratinho, etc... certamente vai dizer que estou errado.

Mas ninguém tem culpa... eles põe a música e a gente dança.


Eu compro lp e pago R$1,50 em muito disco bom de mpb. Eu saio a noite e vejo muito cara fera. Tenho amigos que compõe músicas de vanguarda.

Só não sabe quem não vai atrás, e por isso merece passar o resto da vida ouvindo aquilo que eles colocam pra vocês ouvirem. E achando que "Águas de Março" é apenas um clichê 8/

flavinha190
Veterano
# dez/04 · Editado por: flavinha190
· votar


Claudio Natureza
Que porra vc é ?? Patriota mesmo ou nacionalista , vc fala como se só vc curtisse MPB e soubesse o que é bom........eu achu legal , ouço Djavan ,Tim maia( dificilmente quando vo visita minha mãe) até fui num Show da Ana Carolina com uns amigos em São Caetano ( fui + pela companhia deles do q pelo show ) + naum curti muito.. naum pq ela naum tenha talento +e q naum seja bom e q eu acho q o Rock me traz algo +uma energia sei la é difícil explicar, só quem curte de verdade ..sabe

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# dez/04
· votar


LeandroPanucci
Só não sabe quem não vai atrás

Concordo plenamente.

TrasTTe
Veterano
# dez/04
· votar


flavinha190

ninguém tá criticando o rock....

eu adoro rock!

adoro música gringa!

e pelo q eu sei do Claudio Natureza ele tb curte....

o q está em questão aqui é: pq muitos jovens de hoje só escracham a música brasileira? (principalmente, se nem a conhecem...)

faustomarlei
Veterano
# dez/04
· votar


Garoto, Hermeto, Egberto Gismonti, Villa Lobos, Jacob do Bandolim, Pinxiguinha, Cartola, Dilermando reis, João Pernambuco, Guinga, Frank Solari, Paulinho Nogueira, Armandinho, Raphael Rabello, Caetano, Chico Buarque e tantos outros são música brasileira.

quem fala mal da musica brasileira certamente não conhece nenhum desses

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


"Quem não gosta de música brasileira
bom sujeito não é
ou é ruim da cabeça
ou doente do pé"

(adaptado para o assunto)

conte
Veterano
# dez/04
· votar


LeandroPanucci
q lindo
=~~

The Blue Special Guitar
Veterano
# dez/04
· votar


eu acho que a gente vive também um momento muito pobre em matéria de ideais, e isso também reflete na música brasileira.

na época da ditadura a música tinha uma função política muito importante, e isso reflete na produção.

afinal, como protestar sem levar tiro ou porrada numa ditadura?

a resposta foi, através da música, que viveu um grande momento nas décadas de setenta e oitenta, com Chico Buarque, Gonzaguinha, Milton, e outros grandes compositores traduzindo os sentimentos de toda uma geração amordaçada através de letras inteligentes e que serviram de hino contra a repressão, censura, tortura e morte.

da mesma forma a música americana nas décadas de sessenta e setenta também foi influenciada pela situação política, com os grandes protestos contra a guerra do Vietnã, que eram embalados pelo Rock, que virou a música de protesto e rebeldia de pratimente de todo o mundo.

mas hoje não há mais contra o que protestar, e a música popular perdeu a inspiração, tanto é que até hoje esses movimentos não foram sobrepujados, deixando toda uma geração pós 80 órfâ de idéias, culminando com a repulsa ao Brasil e tudo que seja ligado a ele pelos próprios brasileiros, que hoje têm preconceito contra sua própria cultura.


Falou tudo. As músicas, tanto nacionais com estrangeiras, já foram muito melhores.

LeandroP
Moderador
# dez/04
· votar


mas hoje não há mais contra o que protestar

Que bom, se é assim nós vivemos num mundo perfeito!

É claro que existe o quê protestar, caraleo!

alecarney
Veterano
# dez/04
· votar


Desculpa... mas quem colocou Hermeto e Engenheiros do Havaí na mesma turma tá precisando afinar um pouco o controle de qualidade.

O tópico fala de qualidade da música brasileira, não de estilo e época...
Então não faz diferença se é rock, mpb, se é atual ou antiga...

O que importa de verdade é se a música é boa!!!

Engraçado que em um tópico que fala de qualidade da música brasileira, cultura, ignorancia, etc., não vi nenhuma vez nomes como Paulinho Nogueira, Tom Jobim, Elis Regina, Cartola, Garoto, Villa Lobos, Pixinguinha, Ary Barroso, entre tantos Gênios...

Vcs Sabiam que a OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Pualo (aquela da Sala São Paulo), já é considerada internacionalmente como do time das melhores do mundo?

Cultura, gente? É só a gente não engolir passivamente o que a os interesss econômicos de gravadoras e o Gugu Liberato enfiam na nossa guela, que a ignorância vai perdendo força.

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


flavinha190
Que porra vc é ?? Patriota mesmo ou nacionalista , vc fala como se só vc curtisse MPB e soubesse o que é bom

primeiro vc precisa ter mais educação, pois eu não me dirigi a você aos palavrões, segundo, eu não disse nada disso que vc falou ai, que só eu gosto de mpb, que só eu sei o que é bom, portanto, não vou nem comentar as suas tergiversações.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/04
· votar


Eu acho que elas deveriam dar meia horinha.
Meia hora eram necessárias.

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


alecarney
Desculpa... mas quem colocou Hermeto e Engenheiros do Havaí na mesma turma tá precisando afinar um pouco o controle de qualidade.

meu caro, guardadas as devidas proporções, tanto o Hermeto quanto o Humberto Gessinger têm seu valor na nossa música.

assim como Martinho da Vila e Renato Russo, não são iguais em nada, mas são bons e importantes para nossa música.

é minha humilde opinião.

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Grosskopf
Aí vocês me quebram, vem falar da qualidade da música brasileira, e citam esses daí, aí sim precisa escutar música de fora, por que se isso for o que o Brasil tem de melhor, vocês me quebram...

velho, eu acho o pessoal ai de cima talentoso, mas não troco um bom disco do Deep Purple por nenhum deles, a questão não é o que eu prefiro, e sim o preconceito que alguns têm contra tudo que se refira ao Brasil, como se isso fosse moderno, de vanguarda, revolucionário, e ficam por ai esculachando todo e qualquer músico brasileiro sem conhecer nada.

e como músico brasileiro eu sou contra isso, pois tem muita coisa boa aqui.

e ainda vem um e outro mencionar letra do Nirvana como a oitava maravilha do mundo, como se aqui não tivesse um poeta a altura dos caras.

ora, basta olhar as milhares de letras ai do cifraclube que vc vai encontrar letras maravilhosas, que não perdem pra nenhuma cultura estrangeira, e a maioria sequer conhece.

quantos jovens aqui já ouviram a letra de Morro Velho do Milton Nascimento? quantos jovens aqui já ouviram e leram a letra de As Rosas não Falam de Cartola? quantos já ouviram Como Nossos Pais de Belchior, uma obra prima na voz de Elis Regina? Quantos conhecem o disco ópera do Malandro? falta conhecer um pouco, pra depois chegar e entrar num fórum e dizer com todas as letras, AQUI NO BRASIL SÓ TEM MERDA! como fazem alguns aqui que só conhecem Detonautas e CPM22.

Enquanto nossa música lá fora é respeitada, aqui é esculachada, eu acho que alguma coisa está fora da ordem.

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Claudio,

Parece que levou algumas tapas por aqui!
Eu acho, e eu devo declarar que eu não sou expert na música brasileira em si, que existe uma falta de talento novo nas alturas de Nilton, Tom, Belchior etc. Tanto que todo mundo usem estes nomes grandes como referência. Engenheiros do Havaii é uma banda dos anos 80 não é? Sei que ainda existe mas todo mundo lembram aquelas músicasdo passado.
Poucos músicos (conhecido) fazem música poética hoje em dia e eu acho triste. Eu já gravei no estúdio vários bandas e artístas excellentes (você chegando por aqui, eu posso mostrar) mas o mercado ñeste momento não está permitindo estas músicas entraram.
Em termos de tópicos para escrever a música, você realmente não precisa ter um Junta militar para escrever a música. É só olhar em seu redor. As músicas internacionais falam de assuntos tão diversificados enquanto aqui normalmente é "Morena bonita com bunda chapada cha cha cha oi oi oi ai ai ai" e se vai.
Os compositores apenas precisam abrir os olhos para ter assuntos para escrever.
Eu não acredito que nós "gringos" (que já é um termo racista) não apreciamos a música brasileira. Eu acho que de toda a música nesta planeta, Brasil contribua que 2%? Você acha que os Franceses e os Italianos e os Alemães e os Gregos e os Polonêses achem a mesma coisa de que você? Música brasileira é uma música de nícho no mundo, e quem gosta, gosta. Eu , por exemplo, já citei neste fórum que gosto muito de Belchior, mas minha irmã lá na Inglaterra, que não entende o idioma português, provavalmente vai achar que George Benson é melhor. Gosto não tem fronteiras não.

maggie
Veterana
# dez/04
· votar


Grosskopf
(Alguém aqui assistiu o vídeo "Por de drás do cidadão Kane"???)!
Eu vi, interessante.

Piper Music
Poucos músicos (conhecido) fazem música poética hoje em dia e eu acho triste.
Nem tanto.. tem Zeca Baleiro, Chico César, vários compositores novos por aí.

Mas realmente não abrem espaço pra todos.

flavinha190
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza
Claudio te peço desculpas...eu sei admitir quando to errada , inclusive acho q tem coisas + ofensivas q palavrões , ironia por exemplo dependendo do modo q é usada , ofende + q um palavrão...fiquei meia ferrada com vc no outro tópico alem de ter sido irônico nem respondeu minha réplica+ td bem e tem um idiota neste fórum q me chamou de semi-analfabeta só pq naum gosto de rap ... + eu concordo c você tem uns idiotas q naum sabem o q falam ( nem procuram conhecer antes) e tem gente de fora q da+ valor a nossa música do q nos mesmos ...concordo com o seu ponto de vista

flavinha190
Veterano
# dez/04
· votar


TrasTTe Era um lance meio pessoal com ela + ja me desculpei...Concordo c vc isso é coisa + eu achu q isso é coisa de+ adolescente idiota....eu sei pq tenho 26 e comecei a curtir c 11 e tb era idiota assim + isso passa .;......

flavinha190
Veterano
# dez/04
· votar


TrasTTe
"ele" errinho básico

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Maggie,

Como eu não sou bem educado com a música brasileira, me fornece, por favor vinte nomes de músicos recentes conhecidos de cinco ano atrás para hoje que você acha fazem músicas com liricas poéticas.
Até porque meus discos de Belchior estão gastando de tanto tocar!

Um abraço

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Piper Music
velho, eu acho o pessoal ai de cima talentoso, mas não troco um bom disco do Deep Purple por nenhum deles, a questão não é o que eu prefiro, e sim o preconceito que alguns têm contra tudo que se refira ao Brasil, como se isso fosse moderno, de vanguarda, revolucionário, e ficam por ai esculachando todo e qualquer músico brasileiro sem conhecer nada.

como vc pode conferir ai em cima, eu não disse que gosto tem fronteira, mesmo porque eu admiro muito a música angloamericana, o que eu disse foi que uma parte do pessoal aqui do Brasil tem o péssimo hábito de criticar tudo que é produzido aqui no Brasil.

e vejo que vc conhece muito pouco da música brasileira para dizer que aqui o pessoal só faz música falando em morena e bunda, pois quem segue esse estilo é mais o pessoal que faz música comercial e descartável, ainda que estejam fazendo algo que o pôvo gosta e usa para se divertir, o que também tem lá o seu valor.

Ouça um pouco de Ana Carolina, Nando Reis, Zélia Duncan, Vander Lee, Zeca Baleiro, Lenine, e outros tantos que vc cai conhecer letras que falam sobre temas de todo tipo.

Concordo que vivemos um momento um tanto ruim na nossa música, que não tem revelado valores a altura de um Chico Buarque ou de um Milton Nascimento, mas tampouco encontro no cenário internacional alguém que se compare aos grandes compositores do passado.

Onde vc encontra alguém que se compare a um Bob Dylan hoje em dia, que se compare a um John Lennon? E qual banda hoje se compara a um Pink Floyd? A um Deep Purple?

O problema é que as grandes gravadoras, que sào americanas e inglesas, inundam o mercado mundial com muito lixo feito nesses países, e só uma parcela da população é que tem acesso ao que é nosso.

quantas músicas brasileiras tocam na rádio na cidade em que vc morava no seu país de origem? e quantas músicas do seu país tocam na rádio ai em Recife? Essa proporção é por força da qualidade das músicas ou à força da grana?

Em Novembro, Lenine fez um show em Paris para 30.000 pessoas, além de ter feito show em mais 15 cidades francesas, com grande sucesso, e sem a força da mídia dominada pelas grandes gravadoras, apenas com sua música e com uma divulgação que com certeza não se compara à que é feita para os artistas anglo americanos, muitos de qualidade bastante duvidosa.

Isso demonstra o respeito que nossa música tem em lugares como França, Japão, etc...

Não se trata de dizer que o estrangeiro não gosta da música brasileira, mas sim atestar que o próprio brasileiro tem preconceito contra o Brasil.

E quanto ao termo "gringo", é assim que todos chamam os estrangeiros, e não tem nada de preconceito nisso.

um abraço.

197873
Veterano
# dez/04
· votar


"Quem não gosta de música brasileira
bom sujeito não é
ou é ruim da cabeça
ou doente do pé"

APOIADO.

Só posso sentir pena de quem diz que não há talento nas nossas músicas!!!
(E ainda se dizem revolucionários!)

Piper Music
Veterano
# dez/04
· votar


Oi Claudio,
rsrsrsrsrs Eu digo porque daqui a pouco.

quantas músicas brasileiras tocam na rádio na cidade em que vc morava no seu país de origem? e quantas músicas do seu país tocam na rádio ai em Recife? Essa proporção é por força da qualidade das músicas ou à força da grana?

Claro que é a grana! Porque você acha rádio existem? A idade de rádio sendo um serviço público já acabaram. Agora é rádio comercial.
Mas existe rádios níchos na Internet (que é uma fonte muita rica em música tanta brasileira enquanto internacional).

Lenine fez sua apresentação em Paris para uma audiencia de Brasileiros, esposos, amigos e interessados. Existem pólos de brasileiros que vivem neste mundo. Os maiores são, Japão, Nova Iorque, França e Alemanha.
Eu não estou tentando puxar o vento das velas dele mas foi assim mesmo. Ele sabem, os produtores também. E não tem nada errada nisso. Não me interprete errado. Mas precise entender os fatos. Como eu posso admirar a poesia de um compositor se nem o idioma eu entendo? Seria igual a alguem cantando lá lá lá lá lá durante três minutos.
Anos atrás eu queria levar um trio "pé de serra" para Inglaterra. Lá na Inglaterra existem clubes para música que não seja mainstream (onde eu comecei minha carreira musical!). Um colega me perguntou, "- Porque você não leva um par de repentístas?" Parece uma idéia boa até precisa entender, músicas dos repentístas têm uma melodia quase igual (sei que são diferentes mas em geral). Se as pessoas não entendem o idioma, como eles vão entender a letra e o humor? E mais, quando a dupla tocar a próxima música o povo irá achar que eles estão tocando a mesma música! Então a idéia de levar este dupla para lá foi descartada, mas não por causa de falta de respeito da música.
Recentemente, como você sabe, ganhamos o Itaú Cultural com a gravação de Lillíssacar um índio Fulni-ô cantando em Yaathé (idioma dos índios). Você ache que ele vai ficar nas paradas de sucesso aqui no Brasil? Lógico que não. Mesmo ele cantando como um pássaro, ninguém via entender o que ele está cantando. E o povo dele já conheca a música. Então procuramos níchos no mercado, etnomusicologistas, por exemplo e interssados em geral para comprar os discos dele.
Os rs eram porque você disse que "é assim que todos chamam os estrangeiros, e não tem nada de preconceito nisso". Não é preconceito eu estava falando. O termo "gringo" é racistan não preconceitoso. Preconceito todos nós temos de diversas coisas. Preconceito é um pensamento, é uma coisa interna da nossos mentes. Racismo no outro mão é uma manifestação aberto para todo mundo ver (barrando negros em lojas etc.). Chamando "gringo" está dizendo Oi não brasileiro e já está separando ou segregando a pessoa recebendo a chamada. Você não diria Oi Brasileiro né? Mas eu não estou ofendido por seu "gringo", e por isso achei engraçado de sua colocação.

Um abraço,

PS. Está vindo para NE durante as férias? É para tomar uns!

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


flavinha190

Flavinha, c me desculpe mas eu nem sei de que tópico c está falando, eu gosto de zoar, mas não de agredir ninguém, e se fui grosso contigo me desculpe.

A verdade é que eu insisto em dizer que tem muita gente aqui que não conhece a música brasileira, e vive esculachando o que é nosso.

Ora, eu sou compositor, amo a música e valorizo meu trabalho, ainda que viva da advocacia, e isso quer dizer que minha música, que é brasileira, é uma merda? só por ser brasileira?

E outros tantos como eu que fazem música brasileira, e que ninguém aqui sequer conhece, é justo dizer que todos são uma porcaria?

E de quem é a culpa disso tudo? da mídia que só mostra coisas de fácil assimilação e sobrevive às custas de jabá? ou de uma galerinha que possue uma falsa imagem de que ser roqueiro é que é maneiro, e ser brasileiro é ser careta e ultrapassado?

Sei lá, no meu tempo o Rock era uma forma de protesto universal, e hoje eu começo a achar que virou um instrumento de alienação cultural.

ps. eu ouço rock desde 73, quando vc nem tava na barriguinha da sua mamãe.

um beijo, saudações musicais.

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Piper Music
Lenine fez sua apresentação em Paris para uma audiencia de Brasileiros, esposos, amigos e interessados. Existem pólos de brasileiros que vivem neste mundo. Os maiores são, Japão, Nova Iorque, França e Alemanha.

Não foi isso que eu ouvi ele dizer não, e foi ao vivo, num poquet show que ele fez aqui pertinho...

é claro que, sem a mídia, o chamado "bôca a bôca" é que divulgou o trabalho do cara, mas segundo ele, que já fez shows até na Tailândia, ele tem um público fiel na França. E também é estranho que haja brasileiros em 15 cidades francesas onde ele se apresentou.

quanto à minha ida pra Recife, ainda nào estou com grana pra viajar, mas eu estou sempre indo praí, pois parte da minha família é de uma praia chamada Janga, depois de Olinda.

Com certeza quando eu for vamos beber umas lapadas com umas caldeiradas.

Um grande abraço.

Akan KSA
Veterano
# dez/04
· votar


depois leio isso. Se não tiver muito ocupado lendo meu livro de musica made in USA.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/04
· votar


Akan KSA
E traduzido in portuguese...

Claudio Natureza
Veterano
# dez/04
· votar


Akan KSA

música nào se aprende em livro meu fio...

focaliza
Veterano
# dez/04 · Editado por: focaliza
· votar


a musica brasileira eh boa.agora,c vc for perguntah prah esses jeca,q soh ouvem funk,pagode,assistem gugu e faustão,aih vaum falar q eh ruim msmo.
quem fala q eh ruim naum tem conhecimento

Grosskopf
Veterano
# dez/04
· votar


Claudio Natureza
Concordo com o que tu falou, só não concordo em falar da qualidade da musica brasileira, e falar em nomes tipo Skank, acho que nesse estilo de múscia o Brasil tem nomes bem melhores, por isso do meu primeiro post!
Agora concordo que muitos jovens não conheçam muita coisa do Brasil, inclusive eu (a passos lentos estou tentando mudar), o qu eme tocou para a situação era quando eu estava assistindo, acredito que era o documentario sobre o Roberto Marinho ("Por De Trás do Cidadão Kane") e tocou a música Para não dizer que não falei de Flores de Geraldo Vandré, a partir deste ponto, tento escutar mas esse "tipo" de música, mas só um negócio, para quem não convive com esse tipo de música já, existe inumeros fatores que complicam a vida de quem quiser escutar esse tipo de música nacional!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vc acha de gente que vive esculachando a música brasileira ?