A volta da música no curriculo escolar.

Autor Mensagem
Thales Leite EF
Veterano
# out/04


Ai galera , opinem sobre esta proposta q vai ser encaminhada ao governo.

Na minha opinião acho q ja era ora de voltar esta materia nas escolas. Com o ensino de música as crianças assimilaram muito mais facilmente materias com matematica , sem falar q elas passaram a ter uma cultura musical muito mais ampla e isso evitará q no futuro surjam mais musicas como Eguinha pocotó entre outras

Soulface
Veterano
# out/04
· votar


Depende de q tipo de música vão qrer ensinar né?!
O Brasil é um país muito rico nesse aspecto, mas péssimamente aproveitado.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Villa-Lobos foi quem introduziu isso nas escolas em 1933, a musica ensinada era o canto orfeonico, ou seja, como se fosse um canto coral so que a capela, sem acompanhamento! isso funcionou muito bem durante a "geração vargas", mas como sempre bons projetos sao os primeiros a serem abandonados! Como disse o professor Maestro Julião uma vez "A musica no Brasil está prestes a se acabar! Primeiro morre Villa-Lobos, quando eu me for estará dado início a pratica musical nas escolas!"
Pois bem foi isso que aconteceu! rs!
Agora eu acho que está proposta de volta já está sendo discutida no governo, a questão é! Será que isso funcionará! imagine, nenhuma matéria mais repete em ensino publico, ninguém se sentiria realmente obrigado a estudar musica de verdade nas escolas, seria avacalhação e provavelmente a primeira materia a ser excluida do currículo escolar num futuro próximo apos a volta! E além do mais, nao teria sentido outro tipo de aula de musica que nao fosse o canto orfeonico!
em algumas escolas particulares a matéria de musica é obrigatória mas o ensino é apenas para o ensino fundamental! e o que estão lecionando é flauta doce! o que a meu ver é pior do que o canto orfeonico!
mas enfim, nao custa tentar nao é!

Abraços!

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Sou totalmente a favor da música nas escolas, como matéria que reprova!!!! Estudo de teoria musical, de história da música etc...etc...afinal, o aluno depois de formado terá uma opção a mais na sua vida. Afinal não sei porque temos educação física nas escolas, se isso não nos leva a nada. Tudo bem que educação física não chega a reprovar ninguém (ou será que chega)? Faz tanto tempo que parei de estudar que nem me lembro. E na pior das hipóteses, é melhor uma pessoa ganhar seu dinheirinho com algum instrumento, nem que seja nas esquinas da vida, do que simplesmente estender a mão e pedir (ou roubar).

Rey
Veterano
# out/04
· votar


Sou totalmente a favor do ensino de música nas escolas, como matéria curricular. Acontece que, como já foi dito, nas escolas públicas quase não há reprovação, e isso causa um certo desestímulo e desinteresse por parte da maioria dos alunos. Em certos colégios (eu sou professor de física) existe a dificuldade de reprovar um aluno em matérias básicas, como português e matemática. A música pode ajudar na compreensão de matemática, física, e, principalmente, a nossa língua portuguesa, na qual o autor do tópico cometeu alguns deslizes...

Thales Leite EF
Veterano
# out/04
· votar


Rey
calma ai , agente esta aqui p/ discutir a volta musica no curriculo escolar e naum o jeito c/o eu escrivinho ou deixo de escrivinhar. hehehe (naum leve p/ o lado pessoal, foi só uma brincadeira)

Mas eu tbm acho q essa palhaçada de aprovação continuada tinha q acabar , senão dentro de uma decada teremos uma geração de analfabetos funcionais q naum conseguiram emprego e muito menos entrar em faculdades (mesmo com cotas)
Quanto a materia q seria ensinada eu acho q a prioridade seria a teoria musical, quanto a pratica , dependeria do numero de alunos da escola , do orçamento e outros fatores , mas um tipo de coral seria a proposta mais viavel.
Outra vantagem de se ensinar música na escola é q uma pessoa podera prestar vestibular p/ musica sem precisar ter estudado em algum conservatorio.

spy2k
Veterano
# out/04
· votar


acho interessante.. ter a música como obrigatória nas escolas... quando eu era pequeno..eu tinha aula de musica no colégio.. teatro.. pintura... eu naum gostava muito na época... sei lah... talvez d certo

Emerson Guita
Veterano
# out/04
· votar


Eu acho importante pelo valor cultural, mas não sei se deveria ser algo obrigatório, tinha que ser algo disponível em todas as escolas, mas não obrigatório no currículo escolar, pois nem todos gostariam de estudar como outras coisas como ensino religioso, cidadania e tal.

Magali Fidalgo
Veterano
# out/04
· votar


É super importante colocar musica na grade curricular. Principalmente nos dias de hoje, onde as crianças vão pra escola sem nenhum interesse, e quando voltam pra casa, vão pra rua porque nada os prende dentro de casa. A musica seria um ponto que provocaria interesse da parte delas, e assim tudo seria melhor no futuro, principalmente o nível das musicas atuais, que é de envergonhar qualquer um.

Rey
Veterano
# out/04
· votar


Thales Leite EF

Olá Thales. Não foi querendo criticar o seu jeito de escrever, mas acontece que muita gente está esquecendo como se escreve corretamente. Nisso a música pode ajudar muito porque ela é um conjunto, onde tanto a melodia quento a letra devem estar em harmonia.
A educação continuada só serve pra fornecer números nas estatísticas de analfabetismo.

Dogs2
Veterano
# out/04
· votar


É, tinham que colocar Música no lugar de Química.

Zedin
Veterano
# out/04
· votar


É, tinham que colocar Música no lugar de Química.
Boa !!!

Mas falando sério acho que devia constar no currículo sim, obrigatória até o ensino primário e opcional daí em diante.

crowley666
Veterano
# out/04
· votar


na minha pré escola eu tinha aula de musica, gostava muito. reencontrei alguns amigos de la e a maioria está, como eu, se saindo bem na escola. a musica deveria sim ser introduzida na grade escolar. ou pelo menos a "educação artistica" a qual eu não vejo função nenhuma, podia ser mais q pintar quadros indo até a história da música, literatura, teatro e até cinema, afinal de conta, são todas artes

Hocus Pocus
Veterano
# out/04
· votar


quando eu morava no rio grande eu tive musica na 3ª série, coral pq eu estudava em colégio marista (de maria... colégio de freira), e na quarta série fui pro colégio adventista tinha coral também e primeiro contato com piano e leitura... ai na 5ª fui pra colégio público e num tinha nada... dai me mudei pra florianopolis e fui pra escola publica... e entrei no CEFET aqui de SC, e na terceira fase entra artes, e o cara escolhe entre plasticas, cênicas e música... e o cara tem leitura e flauta, mas se quiser outro instrumento é só levar... além de no cefet ter a orquestra que é só o cara pedir pra entrar e a banda, que o cara jpa tem que saber tocar...

com certeza foi muito mais massa a escola no tempo que eu tive musica...

FDG
Veterano
# out/04
· votar


que adianta voltar agora que já estou saindo?
mas mesmo assim,a maioria das crianças/adolescentes não gostam de música como um estudo,a maioria não ia gostar de ter aula de teoria musical

Thales Leite EF
Veterano
# out/04
· votar


Rey
Não blz , eu é q não ligo p/ como eu escrevo na net .Na verdada essa educação continuada é só um jeito q o governo arrumou p/ economisar dinheiro. Cada aluno da rede publica custa em torno de R$3500 por ano p/ o Estado. Isso quer dizer q cada aluno q repete são mais 3500 q eles terão q desembolsar.

Quanto ela ser ou não obrigatoria isso é algo q tem q ser discutido. Mas seria bom meio p/ manter as crianças na escola por mais tempo e evitar q elas se metão com coisas erradas

Freiheit
Veterano
# out/04 · Editado por: Freiheit
· votar


Acredito que deveria ser ensinada sim. Mas não com algo prático, tipo obrigatoriamente canto ou outro instrumento. Porque ninguem é obrigado a gostar de cantar, ou tocar flauta por exemplo.
Que cada aluno escolhesse um instrumento, ou o instrumento fosse opcional.
O que penso que deveria ser ensinado seria algo do tipo literatura. Quando a gente estuda literatura brasileira passa pelos periodos historicos da literatura, as influencias e etc.
Se fosse mesclado a literatura dos periodos com música, seria bastante interessante. Nas aulas de literatura se ver os estilos e tipos de textos da epóca e na música, as características que ela tinha e etc.
Acho também que deveria ser ensinada teoria musical, e nessas aulas sobre a historia da música, fosse botada alguma parte de teoria junta.
Um grande problema que existe, é que o curriculum escolar já está bastante saturado... Aprende-se muita coisa que não vai se usar na vida, dentre outras coisas. Ou se ganha informações que só vão ter alguma utilidade se você for se aprofundar na materia e coisa do tipo.
Não existe ninguém no mundo que goste de estudar, ainda mais em colégio, se estuda por necessidade, essa é a mais pura verdade.
Acredito que música seria apenas mais uma matéria odiada pelos alunos assim como todas as outras são. Alguns iriam gostar de tê-la, mas outros iriam odiar...
Mas enfinm, quando se é novo não se sabe realmente o que se quer da vida... mas minha opinião é de que fosse implantada.
Penso que xadrez também deveria ser igualmente adotado como matéria escolar.

Freiheit
Veterano
# out/04
· votar


Quando eu era mais novo cheguei a ter só durante um ano aulas de educação artística, que na época achava uma merda...
Mas hoje vejo que me serviu tanto pra aulas de histórias quanto pra outras coisas....
Me arrependo de nao ter aproveitado melhor as aulas...
Penso que isso seja o que va acontecer com a música no curriculum escolar.
abraços.

Moacir Bica
Veterano
# out/04
· votar


Seria maravilhoso, assim estaríamos dando um passo a frente de décadas e, tendo em vista ter sido a Ditadura Militar (Estado Novo, era Vargas) que nos reprimiu esta prerrogativa, também estaria o estado demonstrando um exercício muito grande de democracia. Vale lembrar que a música faz parte da cultura de um povo, e um povo culto já é um enorme começo.
De igual sorte os gostos musicais dos jovens também iriam mudar exacerbadamente, e ao invés de "Egüinha Pocotó", Wanessa Camargo, Sandy e Jr. e outros mais tocando na mídia, nós teríamos bandas e artistas de verdade, até quem sabe voltaria a era maravilhosa que foi os anos 80 do rock nacional.

SoldierOfFear
Veterano
# out/04
· votar


Utopia.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Moacir Bica

Vc ta confundindo algo!!!

A era vargas foi em 1930! a ditadura militar foi cerca de 1970! Nao tem nada a ver um com o outro!

Vargas promoveu na verdade um golpe de Estado! mas isso já é outra coisa! Nao tem ligação com a ditadura militar q aconteceu bem depois!

Corrijam-me se estou errado!

TrasTTe
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Está corretíssimo, a ditadura de vargas num tem nada a ver com a ditadura militar... porém ambas ascenderam ao poder com um golpe de estado.

TrasTTe
Veterano
# out/04 · Editado por: TrasTTe
· votar


Eu tive alas de música na escola e era só matação, acho que dificilmente esse tipo de aula funcionaria desse jeito, mas nunca vamos saber se n tentarmos...

Seguindo em frente a utopia, acho que deveria existir um número mínimo de matérias extras que o aluno cursaria para passar de ano, seriam matérias como:

-Artes plásticas
-Artes cênicas
-Música
-Educação física (com duas opções de esporte, pelo menos)

e outras....

mas isso é sonho...

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


Entao nao estou tao desinformado! heheheheh!
Ainda bem!!!

Tikus
Veterano
# out/04
· votar


Eu apoio totalmente a música como matéria escolar.Mais isso jah devia ter sido feito a muito tempo.Espero q eles façam logo.

anonimo_83
Veterano
# out/04
· votar


A proposito! alguém conhece o Método Kodaly?

é obrigatorio nas escolas da Hungria! Qualquer cidadao hungaro conhece musica, le musica, e canta e solfeja através de partituras!

Ano que vem vou participar do curso que esse metodo promove todos os anos no Brasil! é voltado para a educaçao musical como ensino obrigatorio a todos!

Na hungria funciona ate hoje! desde que foi imposto ns escolas em 1940!

Pq so nos nao nos valorizamos!? :(

Al Majíd
Veterano
# out/04
· votar


Balbino Junior

Pois é...resposta difícil para esta pergunta.

Harvey
Veterano
# out/04
· votar


Acho muito boa essa idéia. Alias li uma matéria interessante sobre o assunto no site uol. Transcrevi abaixo.

27/10/2004 - 12h58
Buenos Aires terá colégio para adolescentes roqueiros

BUENOS AIRES (Reuters) - Buenos Aires terá a partir de 2005 a primeira escola de ensino médio que vai ensinar rock e pop a seus alunos num estabelecimento com professores e decoração roqueira.

"Não temos nenhum antecedente de incorporação da música -- muito menos do rock e do pop -- à estrutura oficial da escola de ensino médio. Acho que seremos inovadores", disse à Reuters o representante da escola, Ariel Garbarz. Depois da mudança em seu programa, a escola mudou de nome e passará a se chamar "Palermo Sounder".

Os primeiros formados em 2010 vão receber não apenas o diploma de conclusão do ensino médio, mas também um diploma de "intérprete e instrumentista de música contemporânea (rock e pop)".

Das 7h40 às 13h os alunos farão as matérias convencionais de suas séries. Após o horário do almoço, terão duas horas por dia de matérias musicais.

Desde a aprovação oficial de seu plano de estudos pouco convencional, a escola já está aceitando matrículas para 2005.

Nos corredores do colégio, em lugar de bustos de figuras da história nacional argentina estão penduradas imagens de grupos de rock nacionais e internacionais. Todas as salas de aula estão equipadas com instrumentos musicais.

O projeto inovador está gerando grande expectativa entre os pais de adolescentes que resistem à escola de ensino médio convencional.

Entre as novas matérias que serão dadas no Palermo Sounder figuram percepção auditiva e educação vocal, ensino de instrumento, conjunto, improvisação, harmonia, composição, gravação digital, história e análise da música e análise do rock e do pop.

Também haverá matérias optativas que "visam ajudar a inserir os alunos no mercado de trabalho", como organização de bandas musicais, desenho de cenários e figurinos, marketing para artes musicais e outras.

RECUPERANDO VALORES

De acordo com a direção do Palermo Sounder, a educação musical transmite valores muito necessários aos jovens de hoje, tais como saber ouvir os outros, respeitar as diferenças, trabalhar em equipe e comunicar-se com os colegas.

O representante legal do colégio observou que hoje em dia os adolescentes têm dificuldades de comunicação, para montar um projeto pessoal, para trabalhar em grupo, para fazer-se respeitar e para respeitar o outro. Ele destacou que o tipo de ensino proposto pelo colégio visa melhorar as carências.

"A possibilidade de trabalhar em grupo numa banda, numa orquestra, e de incorporar a música a um ensino oficial, permite ir reconstruindo todos os valores distorcidos dos jovens de hoje", concluiu Garbarz.

http://musica.uol.com.br/ultnot/reuters/2004/10/27/ult279u4832.jhtm

Nicegirl
Veterano
# out/04
· votar


Thales Leite EF
poxa...seria legal isso...
musica eh muito importante...eu fui criada ouvindo musica direto, isso tb eh importante...pelo menos pra mim esta sendo...

Bráulio Bosi
Veterano
# out/04
· votar


Kra... estudo no Cefet-ES e o pessoal da minha turma foi chamado pra apresentar a adaptação q agente fez de "O Pagador De Promessas" no teatro Marista daki de Colatina pros alunos... fiquei revoltado... o povo é mto sem educação... eles vão pro teatro achando que ELES tem que ser o teatro... ficavam mandando piadinhas no meio das falas, são tão ignorantes que na primeira fala do teatro eles gritaram alguma piadinha... tá que no Marista eh cheio de playboyzinho e talz que se acham o máximo... mas fazer isso pqp eh mta ignorância kra... não só Música deveria ser incluída no currículo escolar, mas artes em geral, Música, Teatro, Pintura, Fotografia,etc e apreciação dessas artes... porra só assim pra acabar com o Bonde do Tigrão, Forró Calcinha Preta, Latino, acabar com aquelas atrizes que só tem bunda e nada de talento, uma vez foi apresentado um teatro aqui q falava sobre a época da ditadura... obviamente não era uma comédia... e o pessoal q assistiu saiu falando q o teatro era chato pq não entenderam... kra tá na hora de resgatar a cultura desse nosso país!!! chega dessa escuridão bexo... pra pqp... =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A volta da música no curriculo escolar.