✟✟✟ Obituário 2025 ✟✟✟

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# 07/mai/25 10:24 · Editado por: JJJ
· votar

BrotherCrow
Streaming é uma maravilha, mas rádio tinha seu charme.

A música hoje é muito diferente do que já foi. Só de não existir mais o formato de LP como meio principal de reprodução, já perdeu metade da graça. Do jeito que a produção e distribuição são feitas hoje, fica impossível ocorrer outro Tommy, outro Dark Side of the Moon. Não é só o lance da criatividade e tal, é o formato mesmo! Os artistas lançam basicamente só "singles". Cadê o álbum conceitual? Cadê a conexão entre as músicas e entre elas e o ouvinte? Acabou...

Ah, não venham falar que ainda existem álbuns por aí... eu sei. Tô falando de arte de massa, mainstream. O que tem hoje é tudo nichado. Ainda tem rádio, por exemplo. Mas não é a mesma coisa do que havia na década de 70 e 80.

Mas esse não é o tópico pra discutir isso. Se quiserem ampliar o papo, abram um tópico sobre o assunto.

Wanton
Veterano
# 09/jun/25 19:30
· votar

Sly Stone, 82, vocalista da banda do Larry Graham.

Lelo Mig
Membro
# 09/jun/25 21:33
· votar

Wanton

"banda do Larry Graham"

Menos né mano? O Larry Graham que era baixista da banda do Sly... hehe.

R.I.P

Wanton
Veterano
# 11/jun/25 11:51
· votar

Lelo Mig
Menos né mano?

Foi uma provocação, é claro. A real é que os dois são gigantes.

A minha outra opinião deve ser bem mais impopular: Sly and Family Stone é muito melhor/maior do que James Brown.

Lelo Mig
Membro
# 11/jun/25 14:10
· votar

Wanton

"Sly and Family Stone é muito melhor/maior do que James Brown."

Dá prá respeitar essa opinião. Mas, não sei se compartilho... vou pensar!

renatocaster
Moderador
# 11/jun/25 14:28
· votar

Brian Wilson, líder dos Beach Boys.

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2025/06/11/brian-wilson-d os-beach-boys-morre.ghtml

RIP

Lelo Mig
Membro
# 11/jun/25 16:04
· votar

renatocaster

"Brian Wilson... Beach Boys."

Até tenho o álbum Pet Sounds na coleção, por conta da importância, mas nunca fui muito fã de Beach Boys.

No entanto, uma coisa é fato, esse doidão foi genial para sua época... tipo um "Syd Barret" da surf music. (Na real é o contrário, Syd que foi um Brian Wilson da psicodelia).

R.I.P

JJJ
Veterano
# 12/jun/25 09:40
· votar

Eita...

Estava ouvindo Beach Boys esses dias porque vi um vídeo sobre a criação de Good Vibrations. Mas, assim como o Lelo, nunca fui muito fã da banda e conheço pouca coisa, basicamente só Surfin' USA, a que citei e mais uma ou duas. Mas sei que foi importante no cenário dos anos 60 e o que o Brian Wilson era meio que o "gênio" da banda e que já vinha com problemas de saúde há tempos, possivelmente causados pela "psicodelia" inerente à época.

Enfim... RIP

Lelo Mig
Membro
# 12/jun/25 12:57 · Editado por: Lelo Mig
· votar

JJJ

"sei que foi importante no cenário dos anos 60 e o que o Brian Wilson era meio que o "gênio" da banda"

O que pega nos Beach Boys é que, para a época, e por ser uma banda de "surf music", os arranjos são absolutamente fantásticos. Os Beatles jamais teriam feito o Sgt. Pepper se não fossem os Beach Boys. E não é especulação, Paul McCartney mesmo declarou uma vez:

“Sem Pet Sounds, o Sgt. Pepper não existiria.”

tito lemos
Veterano
# 14/jun/25 01:03 · Editado por: tito lemos
· votar

Essa do Brian foi dolorida pra mim. Diferente do Lelo e do JJJ, eu gosto demais da banda, e tenho ainda mais carinho por ser a banda preferida da minha filha de 6 anos (ela nem entende o quanto esses caras são grandes, ela simplesmente gosta). Eu acho mágico isso nos Beach Boys: eles faziam música cativante. Não quero nem entrar no mérito das harmonias intrincadas, das orquestrações, dos arranjos refinados, nada disso. Somente o fato de eles terem feito tanta música com alma. Desde Surfin' Safari até a recentíssima That's Why God Made The Radio (que música! E é de 2012!), esses caras tinham fórmulas incríveis. E o Brian era um pedaço enorme de tudo isso.

Falei pra minha filha que o Brian tinham morrido, e ela: Qual das vozes era a dele, papai? E eu: "I get around, from town to town, I'm a real cool head, I'm making real cool bread..."

Descanse em paz, mestre.

PS: Eu gosto mais dos Beach Boys do que dos Beatles...

tito lemos
Veterano
# 14/jun/25 10:03 · Editado por: tito lemos
· votar

Em tempo:

Essa música deveria estar em toda coletânea que se preze do Beach Boys. Acontece que, ao que parece, todas as coletâneas de Greatest Hits deles foram feitas antes disso. Afinal, essa música tem apenas 13 anos!

O refrão é fantástico...

Buja
Veterano
# 15/jun/25 13:19
· votar

Bira Presidente, do Fundo de Quintal, aos 88 anos.

https://www.otempo.com.br/entretenimento/2025/6/15/morre-bira-presiden te-musico-e-integrante-do-grupo-fundo-de-quintal-aos-88-anos

renatocaster
Moderador
# 15/jun/25 16:25 · Editado por: renatocaster
· votar

Buja

Bira Presidente, do Fundo de Quintal, aos 88 anos.

Grande Bira Presidente, um dos maiores expoentes do samba, enorme perda.

RIP

Lelo Mig
Membro
# 15/jun/25 17:46 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Buja
renatocaster

Bira Presidente - Fundo de Quintal

Eita, esses manos são quase uma entidade do samba aí no Rio de Janeiro, né? Atravessaram décadas, se não me engano, são fundadores do Bloco Cacique de Ramos, lá no início dos anos 60. Haja história!

R.I.P

renatocaster
Moderador
# 16/jun/25 08:10
· votar

Lelo Mig

se não me engano, são fundadores do Bloco Cacique de Ramos

Sim, não à toa o apelido "Bira Presidente" se deve ao fato dele ser o presidente do Cacique de Ramos.O Cacique de Ramos está nas entranhas do samba no RJ, só gente "fraca" que já passou por lá...Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Almir Guineto, Sombrinha, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, e claro, o próprio Fundo de Quintal.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 16/jun/25 09:50
· votar

Buja
Grande perda!!! para o samba!

tito lemos
Veterano
# 16/jun/25 22:12 · Editado por: tito lemos
· votar

Sly Stone, 82, vocalista da banda do Larry Graham.

Banda do Larry Graham é o Graham Central Station. Pior é que ele iria sair nesse obituário aqui... rolaram boatos sobre a morte dele em fevereiro desse ano. O velhão tá com 78, aparente bem e surrando o baixo ainda.

Lelo Mig
Membro
# 17/jun/25 15:44
· votar

Hélio Delmiro... um dos maiores (prá muitos o maior) guitarrista brasileiro.

R.I.P

JJJ
Veterano
# 17/jun/25 22:13
· votar

Lelo Mig

É, esse era histórico...

RIP

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 18/jun/25 17:43
· votar

Hélio Delmiro foi um gênio!
R.I.P

Wanton
Veterano
# 19/jun/25 08:44
· votar

tito lemos
O velhão tá com 78, aparente bem e surrando o baixo ainda.

Vida longa ao Larry! Foi a idade que o Hélio Delmiro se foi. Parecia estar bem:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a ✟✟✟ Obituário 2025 ✟✟✟