O quão dificil estar viver de música?

    Autor Mensagem
    alexvandaluz
    Membro Novato
    # fev/22


    Olá tudo bem? Sou um estudante aspirante a músico, é a area em que mais me identifico até agora, gostaria da opinião e vivencia de vocês, está muito dificil viver de música ou com jeitinho dá? Não estou falando de viver da própria musica ou algo do tipo, pretendo fazer as minhas musicas mas este não é o foco, estou dizendo sobre dar aulas, tocar na noite, em festas, ser contratado por uma escola ou montar a sua própria. Sou muito atlético em questão a estilo, então se me aparecer um trabalho para tocar um sertanejo ou para tocar jazz estou topando qualquer um dos dois. Desde já obrigado

    Obs: toco teclado e violão, mas se eu for pro ramo das aulas pretendo aprender vários instrumentos para poder fazer a inicialização mais diversa, como aprende a tocar guitarra ou ukulele e baixo, que até aonde eu sei são bem semelhantes ao violão

    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    alexvandaluz
    Temos que levar em consideração a pandemia, que diminuiu drasticamente o consumo de música ao vivo, bem como de lições, vide as vídeo aulas e a briga pelo retorno (ou não) das aulas presenciais.

    Sou muito atlético em questão a estilo, então se me aparecer um trabalho para tocar um sertanejo ou para tocar jazz estou topando qualquer um dos dois.
    Creio que seja "eclético" o termo correto. E este é um posicionamento imperativo nesse cenário. Em uma banda de baile, toca-se de tudo, mesmo que seja no "embromation"

    Resumindo, sempre foi difícil viver de música, autoral ou não. Mas os tempos atuais dificultam ainda mais a profissão.

    Obs: toco teclado e violão, mas se eu for pro ramo das aulas pretendo aprender vários instrumentos para poder fazer a inicialização mais diversa, como aprender a tocar guitarra ou ukulele e baixo, que até aonde eu sei são bem semelhantes ao violão


    Se você já domina o teclado e o violão, não vejo empecilho para partir pra outros instrumentos, com o intuito de ensinar.
    Guitarra, contrabaixo e ukulele não são tão semelhantes assim ao violão. A técnica utilizada muda bastante.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    alexvandaluz

    Não gosto de corrigir equívocos de português, apenas quando acho muito relevantes, ok? E isso é importante que você saiba:

    "Sou muito atlético em questão a estilo..." - Atlético é relativo a atleta. Físico, esporte. O correto é "Sou muito eclético..." - Eclético = diverso, vasto, variado... aquele que aceita bem diferentes manifestações e estilos diversos.

    Dito isso, que achei importante, vamos ao tópico.

    Viver de música nunca foi fácil, mas sempre foi possível, assim como todas as demais profissões.

    "dar aulas"

    "se eu for pro ramo das aulas pretendo aprender vários instrumentos"

    Acho isso um erro. Quanto mais se especializar num só instrumento mais chances têm de segurar alunos por mais tempo. Não adianta, por exemplo, dar uma inicialização de baixo "meia boca" e depois de meia dúzia de aulas o aluno procurar um baixista porque você não dá conta das técnicas de baixo. O fato de serem semelhantes quanto a teoria e tocabilidade não significa que são iguais. Cada um possui técnicas específicas e requerem estudos e aplicações específicas. O fato, por exemplo, de eu gravar alguns baixos de minhas músicas, não significa que eu seja um baixista, ou seja, o cara que pretende ser baixista vai procurar aulas com um baixista... de preferência bom. Entende?

    Concentre-se no instrumento que você toca bem e estuda.

    "tocar na noite, em festas"

    Se você toca bem e canta é só correr atrás. Se não canta procure um cantor para acompanhar. Geralmente bares e festas querem sucessos atuais ou flash backs. Têm que dar uma geral do que rola aí nas redondezas onde você mora e meter as caras, com um bom repertório, bem tocado e ensaiado. Precisa se tornar conhecido, aos poucos, na região. Conheço gente que reclama que ninguém chama prá tocar, só que nem o vizinho sabe que ele toca... aí é complicado.

    "ser contratado por uma escola"

    Têm de ir as escolas de música e conservatórios da região e se apresentar. Quanto melhor o nível da escola mais alunos terão e maiores serão as exigências. A maior escola da minha cidade, por exemplo, têm metodologia própria baseada em metodologia de escolas top internacionais, o que exige conhecimento teórico dos professores para entenderem essa metodologia e sua a aplicação. Para ensinar, não adianta tocar pracaraio e não saber o que é uma terça ou uma sexta aumentada.

    "montar a sua própria"

    Não é simples, custa caro e você, pela pergunta, parece não ser um professor ainda.
    Não arriscaria.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    alexvandaluz

    Dá para contar nos dedos (e ainda sobram muitos dedos) quantas pessoas eu conheço pessoalmente que vivem só da música. A grande maioria tem a música como um ganho extra, ou por gostar de tocar, ou porque é muito insistente.

    LucasKappaun
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    alexvandaluz

    Dá pra viver de música, mas não pense que será fácil como nos outros casos. Casamentos, bares e festas sempre precisam de músicos e não é todo mundo que tem qualidade (acredite, já fiz freelance pra um cara que estava cantando e ele não era muito bom, o dono do bar falou que a gente foi a melhor dupla à ir lá).

    Mercado de música acaba tendo muito amador e quem é muito profissional se destaca mais fácil (isso não quer dizer que é fácil arrumar os trabalhos).

    Umas coisas que são interessantes de você colocar é quais atividades relacionadas à música você quer executar e você consegue dizer que é profissional. É dando aula? É tocando? É sendo freelance? É tendo banda? Tudo isso vai te dar um bom norte.

    Um outro ponto interessante se você quer ter mais trabalho que a maioria tem que fazer coisas diferentes da maioria. Muitos músicos só querem saber tocar e esperam que o trabalho caia na mesa dele do nada. Então recomendo fortemente estudar um pouco sobre empreendedorismo e marketing, principalmente digital. Durante a pandemia tive que dar só aulas online, procurar alunos somente online

    Ou seja, é extremamente necessário estudar como você vai vender e oferecer seus serviços.

    Wanton
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Dá para melhorar o alcance das possibilidades caso seja adotada uma visão mais ampla do que é "viver de música".

    Viver de música pode ser receber remuneração suficiente para: tocar em eventos; dar aulas de música; compor músicas pop; compor jingles ou trilhas musicais; trabalhar em estúdios; atuar como técnico(a) de som; fazer arranjos; ser letrista; ser crítico(a) musical; tocar em orquestras; ser editor(a) de som em produções audiovisuais; ser pesquisador(a) na área musical; fazer um canal sobre música; fazer parte da equipe técnica de espetáculos musicais etc.

    Insufferable Bear
    Membro
    # fev/22
    · votar


    Dá para contar nos dedos (e ainda sobram muitos dedos) quantas pessoas eu conheço pessoalmente que vivem só da música.
    Já parou pra pensar pra quantas áreas específicas isso se aplica? Por exemplo, eu conheço 0 médicos e 1 músico, apesar de conhecer um quintilhão de desenvolvedores de software.

    Viver de qualquer coisa é difícil, requer dedicação e um bocado de sorte.
    O negócio é como o Wanton diz, viver de música não é só dar aula e tocar em barzinho, fazer faculdade de música seria útil pra pelo menos te mostrar essas possibilidades e te dar um norte.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    alexvandaluz Conheço algumas pessoas que vivem realmente da musicas, 2 deles são mais novos e são professores, um de escola aqui em SP e o outro montou um instituto e vive em no interior de MG, não sei quanto a questão de ganhos e tudo mais. Um dos meus professores ele é concursado, da aula em escolas particulares e tinha um estúdio numa boa localização em São Paulo, mas por volta de 2018 ele fechou o estúdio, pois tinha montado uma loja on line e estava ganhando muito mais que com o estúdio, e isso que ele mal se dedicava, e então ele além das escolas, tem a loja e faz uns vídeos pro youtube. Então vejo sim que da pra viver de musica, mas deve-se ter mais de uma fonte de renda, e de preferencia algo que não terá problema como fazer um concurso e trabalhar em escola, pois ao menos não ficara tão afetado numa crise, como a de agora que não se pode ter show.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    está muito difícil viver de música

    ultimamente está difícil viver...
    dos que conheço que vivem de música e nada mais

    tocam na noite em barzinhos ou em eventos particulares de churras, aniversários, festa de casamento, tocam sozinho, na linha violão e voz, formação pequenas de 2 ou 3, até banda completa

    e sempre o importante que você foi contratado pra chegar e fazer o serviço, então junto você precisa de uma forma de automóvel pra chegar no evento, ter uma caixinha onde ligar seu instrumento e voz

    mas o além do tocar fora de casa os que conheço dão aulas do instrumento
    ou em escolinha, ou tem sua escolinha, ou aula em casa, ultimamente abriu um leque para dar aula via internet

    nesse ramo de tocar fora rola muito:
    lima, tampar buraco, salvar o amigo, muito amigos seus da noite podem te chamar para cobrir a falta de outro da banda, então é bom sempre estar antenado ao que pretende tocar, ter pratica em tocar sem ensaio,
    pegar uma lista de música e nela ter facilidade de em uma semana saber trabalhar nas músicas chaves do repertório, dar uma benzida em outras, e saber ler a mão do baixista para correr atrás de outras onde você só fica enchendo na música

    na noite você vai tocar de sertanejo, a blues, rock...
    a não ser que você consiga participar de um nicho tocando somente algum estilo que te agrada

    e dando aula você vai ter aluno que quer ser o novo satriani, e quer sair fritando tudo
    e como aquele se realizarará em tocar em casa preta pretinha do moraes moreira e não quer saber mais do que isso

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22
    · votar


    Tenho vários amigos que vivem de música, não é meia dúzia não.

    Porém, os que estão bem, com algum conforto e segurança, possuem carreiras muito sólidas, desde músicos de Orquestras à bandas de baile ou acompanhando artistas de certo sucesso. Alguns vivem de aulas e casamentos, mas ainda assim são acima da média... gente com muito estudo, técnica e experiência.

    O que quero dizer é que ser profissional de música não é o mesmo que tocar violão num churrasco. É a mesma coisa que aquele tio que conserta coisas como fuçador ou a prima que corta cabelos de vez em quando... isso não é profissional.

    Caboclo têm a mania de achar que músico é qualquer bosta diferente de outra profissão, e que se ensinar meia boca ou tocar marromeno tá tudo certo.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Lelo Mig do que você disse lembrei do que o meu professor que citou disse quando falam pra ele que ele toca muito: "Tenho que tocar demais mesmo, pois vivo disso e minha família precisa. ". Cada um tem que ser o melhor na profissão que escolhe, e musica não é diferente

    foca2
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Lelo Mig
    Porém, os que estão bem, com algum conforto e segurança, possuem carreiras muito sólidas, desde músicos de Orquestras à bandas de baile ou acompanhando artistas de certo sucesso. Alguns vivem de aulas e casamentos, mas ainda assim são acima da média... gente com muito estudo, técnica e experiência.


    Essa parte bate com a minha experiência.

    Mesmo os que não eram acima da média como músicos (alguns que tocam em casamento por exemplo) compensavam com uma disciplina ímpar, ensaiavam muito, sempre preparados... o 9-to-5 deles era musica.

    Os que não são nem excepcionais nem disciplinados e só tocavam esporadicamente na noite, banda cover, etc, já tinham outras profissões pra manter a música, porque já era difícil desde antes da pandemia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O quão dificil estar viver de música?