para os que querem viver de música!!!

    Autor Mensagem
    S. Gossard
    # nov/02


    Toco Guitarra desde os 17, hj teho 20, no ínicio tocava só como passatempo, mas hj gosto muito de tocar e pretendo até viver disso.Só q naum tenho muito tempo, para estudar mais o instrumento por causa do meu trabalho. Já arrumei uma banda pra tocar onde alguns dos componentes passa pelo mesmo problema, alguém aí passa ou já passou por esses problemas, me dê dicas, Por favor.

    Snakepit
    # nov/02


    Não te entendi cara.
    Q dicas vc quer?

    Digao
    # nov/02


    Cara vai no topico da tubeamps la que o mario da umas dicas pra ser profissa, eu tambem tenho 20 e to querendo ser profissa.
    Valeu...

    Anônimo
    # nov/02


    ae caras, seguinte, vive de musica tem 2 caminhos
    tem o viver de musica e o de viver de SUA musica.
    o segundo eh mais dificil porque ninguem te conhece e pra voce fazer susseso com algo seu de cara vai ser muito dificil praticamente impossivel. Agora o primeiro caminho eh muito mais facil (comparando com o segundo ehehe) voce pode viver de musica de varias maneiras, voce pode ser "musico de baile" aquele cara que soh toca o q toca nas radios em qualquer lugar que paguarem um cache e de preferencia tocar muitas vezes por semana, outro jeito (onde eu me incaixo) eh voce dar aulas, voce consegue ganhar uma boa grana por mes dando aulas, um outro jeito ainda eh acompanhando cantores (ou voces acham que xitaumzinho e xoxoro que fazem todos akelas arranjos cheios? hehee) vc pode ser musico de estudio, pode trabalhar com jingles e por ai vai....

    mais olha vo dizendo agora antes que vc entre nesse "ramo" o negocio eh voce se dedicar e MUITO porque de musicos ruins e meia boca agente tem de monte no Brasil.

    Ser um musico bom nao significa que vc tem akela tecnica fudida e toda erupition 3 vezes mais rapido q o van hallen , significa q se chega um aluno e quiser aprender ^"musica de igreja" vc sabe pra ensinar, se aparecer uma dupla sertaneja presisando de um guitarrista vc sabe o estilo e por ai vai. No mundo da musica seu gosto musical fica EM casa. O unico jeito do seu gosto musical nao ficar em casa eh vc vivendo da SUA musica, mais pra isso vc vai ter que enguli muito sapo vivendo de musica mesmo eehhee.

    ahhh outra coisa, se vc quer viver da musica pra ser um rock star da vida pode esquecendo tb hehehe, desculpa corta sua esperança mais no brasil nosso povo gosta de um tipo de musica que pra nós naum presta, entaum no maximo o q vc pode vivar aki no brasil eh um "pagodeiro star", salvando raras execoes de bandas que conseguiram fazer fama e tal mais pode ter ecerteza q foi com muita sorte e trabalho duro.

    e outra, naum esqueca de treinar muito pq tecnica tb vai te ajudar bastate, pega na guitarra 1x por semana ou meia horinha por dia naum vai te levar a lugar nenhum.
    o negocio eh tu fazer um bom tempo de cromatismo por dia, treinar escalas, improvisacoes, repertorio, leitura musical, teoria e por ai vai...
    seria legal vc comeca a se dedica umas 2 horas por ae soh pra vc treinar, no comeco vc pode treina 1hora para 15 minutose treina mais uma.... soh que com o tempo vc diminui os intervalos e almenta as horas de treino pq se naum vc naum chega a lugar nenhum.


    bom,
    eu tenho 15 alunos mais ou menos cada um me paga 50 reais mensais isso vai da 750 por mes com aulas, naum eh muita coisa mais eu to fazendo o que gosto de fazer e com amor.



    bom, escrevi d+


    agora vc pensa reflita e qualquer duvida me pergunta
    :)


    valew
    T+


    Rafael

    Anônimo
    # nov/02


    ah,vao se fuder

    Felipe_ls
    # nov/02


    putz Rafael vlw pelas dicas, muito boas msm !!!

    Vlws !!!!

    Digao
    # nov/02


    Dai Rafael, to pensando em dar aulas, mas nao sei se tenho a manha, ja dei aulas de computador (programacao em Delphi) e nao gostei muito, mas tenho que ganhar dinheiro e essa e uma possibilidade, peguei esse "planejamento" e queria saber o q vc acha, se ta faltando alguma coisa, e queria tb umas dicas pra quem ta comecando a dar aulas, coisas que geralmente os alunos gostam, o q queima o filme, etc...

    Nível Básico :

    - Noções básicas
    - Exercícios iniciais
    - Desenvolvimento de técnicas
    - Intervalos
    - Ear training
    intervalos
    - Acordes básicos
    acordes maiores
    acordes menores
    - Powerchords
    - Transposição de acordes
    - Escalas básicas
    escala pentatônica
    escala maior
    escala menor
    - Timing
    - Harmônicos
    harmônicos naturais
    - Acordes e escalas
    - Ear training
    acordes
    powerchords
    escalas

    Nível Intermediário :

    - Desenvolvimento de técnicas
    harmônicos artificiais
    tapping
    arpeggio
    - Timing
    - Acordes
    acordes com sétima
    acordes com nona
    acordes semi-diminutos
    acordes diminutos
    - Escalas
    escalas cromáticas
    escala menor melódica
    escala menor harmônica
    - Ear training

    Nível Avançado :

    - Desenvolvimento de técnicas
    tapping
    arpeggio
    - Timing
    - Aperfeiçoamento
    - Escalas
    escalas exóticas
    - Afinações alternativas
    - Ear training

    Nível Superior :

    - Harmonia
    - Improvisação .

    Voce acha que eu deixei de lado algum tópico importante, ou que deveria adicionar alguma coisa a mais no conteúdo ?

    Valeu....

    Snakepit
    # nov/02


    Po cara, legal pra caranba o q vcs dois escreveram... rafael e digao.

    Valeu pela lista dos topicos, pois eu to afim de começar a dar aula tmb pra ganhar uns trocados. Dar aula pra visinhos, amigos, etc. Mas só pra iniciantes, pelo menos no começo, pois e nunca fiz aula.

    E pode ter certeza, fiquei mto feliz por descobrir q eu sei quase tudo q ta aí nessa lista, e aprendi tudo sozinho. As unicas coisas q eu não sei é esse Timing E tmb acordes semi-diminutos e dimunutos... Q q é isso? Talvez eu saiba, mas não sei q tem esse nome...

    Anônimo
    # nov/02


    fico feliz que voces gostaraum do que escrevi.

    bom, vc naum tem que ter medo de dar aulas, vc tem q ter confianca em vc mesmo e tem q passar essa confianca pro aluno (quem nunca acho que o primeiro professor era o deus da guitarra e ninguem tocava mais que ele? hehee)

    lembro que meu primeiro professor eu idolatrava mais que tudo e defendia ele com unhas e dentes pq ele me passava confiança e certeza no que ele fazia.

    outra coisa, tenta insentivar sempre o aluno, muitas vezes o professor chega e fala "esse eh o acorde de DÓ ele eh feito de Do Mi Sol e os intervalos respectivos eh T 3M e 5J" mais e ae? vc acha que um cara q toca a 2ou 3 semanas vai entender que esses intervalos/notas seraum importante pro futuro?
    tenta explicar que eh de importancia ele saber, mesmo que naum saiba porque mais que no futuro vai ajudar ele.
    outra coisa tambem, os exercicios de cromatismo por exemplo, naum adianta vc chega la na primeira aula e fala pro cara faze cromatismo. O primeiro dia pode ateh ser legal mais e depois de 1 semana? ele vai achar um saco. Tente mostrar que ele soh vai ficar rapido que nem os idolos dele se fizer cromatismo, que se ele quier mesmo tocar algo tem q fazer e principalmente, construia um riffzinho basico com cromatismo pra mostrar que akela coisa chata q ele ta fazendo naum serve soh pra destravar a mao e sim que pode fazer coisas bem legais futuramente.
    e assim vai, vc sempre tem q criar um porque pra o q vc explica pro aluno se interessar mesmo.

    hum...
    ta legal seu plano de aula
    mais eh sempre bom vc passar um repertoriozinho basico pro aluno na medida que ele vai evoluindo.
    uma musiqunha pra ele pegar ritimo na hora que tiver aprendendo os acrodes.
    um riff classico com distorcao pra ele se familiarizar com distorcoes.
    umas formas de digitacoes legais quando tiver aprendendo escala pra ele ver que akilo vai servir pra algo no futuro dele.




    ahh
    outra coisa, tenta arrumar um radio dakeles que grava ou entaum um adaptador pra ligar a guitarra no pc e gravar coisa no pc.
    e com isso vc grava os primeiros cromatismos do aluno, primeiros acordes ou primeira escala e vai gravando em Cd (se vc tiver gravadora de cd ou entaum em fita se vc gravar pelo seu aparelho de som)

    pro aluno ver que ele melhoro e muito com o pasasr do tempo
    que akele acorde que soava todo esquito ou abafado ou tremolo agora ta mais bonito e com rimo.


    e mais pro futuro isso tb vai servir pra gravar bases de blues pra improvisacao do aluno.



    falei D+ e eu presiso sair pra beber pq eh sexta feira 10h da noite e eu to sobrio ainda hehehe



    boa aulas pra voces futuros professores e espero que minhas dicas tenhaum servido pra algo :)






    --
    Rafael

    Anônimo
    # dez/02


    tipow alguem pode me falar o que é >|timing|< eheheh obrigado =]

    Aya
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Esquecam o aspecto tecnico e teorico por enquanto!

    Eh aspecto existencial que esta em jogo!

    Rapaz! Continue estudando e trabalhando pro seu futuro como pessoa seria!

    Nao eh facil ser musico definitivamente!
    Sevc gosta soh de rock...entao vai virar advogado ou economista. Tem ouvir de tudo e estudar de tudo.

    Estude serio! Faca um Souza LIma ou EMT da vida ateh o fim pra ter base firme de teoria e tecnica, se vc quiser viver de musica...porque inevitavel mente vc vai ter que dar aula...porque eh o que vira grana...

    Tocar em bandas de bar e baile, e sem preconceito musical....tambem vira grana...mas tem que ter sorte de achar a banda certa e entrosada...se nao vira pagacao de mico e dinheiro ao vento...

    Fazer curso de audio/engenharia de som/ etc. Luthieria/PRoducao, em fim virar acougueiro!

    Bom sao essas as opcoes...porque se for trabalhar de vendedor de instrumentos musicais...que eh pura ilusao...eh melhor vc continuar estudando qualquer outra coisa na faculdade...

    Em fim...nao eh uma vida que desejo pra ninguem...porque eu sou musicista to batalhando...mas que eh dificil eh muitissimo dificil.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    O que falta aqui no Brasil é mais profissionalismo... a profissão de músico só existe no papel... falta ainda existir profissão de Músico na cabeça das pessoas. Quantas vezes já me perguntaram: "O que vc faz?"
    E eu respondo: "Sou músico profissional."
    Mas as pessoas insistem: "Sim....mas....o que mais vc faz? Vc vive de que?"
    Isso dói demais... eu mesmo estudava Engenharia e trabalhava com isso; em menos de um ano a empresa já estava me treinando pra me promover à um cargo bem melhor... mesmo diante dessa excelente oportunidade de carreira eu decidi largar tudo pra ser Músico...

    maggie
    Veterana
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    Que virada hein! :)

    Nada a acrescentar ao que foi dito... só reforço que pra ser músico tem que estudar, muito, sem parar...

    E ter uma rede de relacionamentos... conhecer caras de bandas, estúdios, bares.

    E talvez um pouco de sorte de conhecer um produtor que queira investir em ti! :D

    LULIS KIEDIS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    olha ewu to aqui mesmo é pq eu qro sugestoes de nomes pra minha banda falo?qm tiver.......

    luana

    LULIS KIEDIS
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    a gente toca rock,tipo a gente tá comecando agora já falaram NATURALMENTE ESTRANHO oq vcs acham?

    maggie
    Veterana
    # jul/03
    · votar


    LULIS KIEDIS
    Abre um tópico pedindo sugestões.

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    maggie
    O pior foi ter que "nadar contra a maré"... críticas de todos os lados, conflitos familiares...etc...
    Ainda hoje sofro com isso... tem gente na minha família que nem fala comigo; mas estou com uns planos revolucionários pra minha vida. Em breve vou pô-los em pratica...

    maggie
    Veterana
    # jul/03
    · votar


    nukebass
    Legal, te desejo sorte!! :)

    Não é fácil tomar decisões que não agradam a família...

    [não vou mudar muito do assunto do tópico, vou lá pro OT]

    Digao
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Aya

    Conte as suas experiencias ai...

    Akan KSA 3000
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    S. Gossard


    Procura pessoas que pensem proximo do q pensas.

    Hyllop
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Qro ja ter uma profissao formada pq ja pensou se a carreira como musico nao der certo?

    Urubu Rei
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ae, se quer viver de rock saia do Brasil.

    vai fazer intercambio num país tipo o Canadá ou a Inglaterra e conhece um pessoal lá.

    Claudio Natureza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Urubu Rei

    concordo, quem quer tocar rock e se dar bem aqui pode se preparar pra ser gari.

    Hyllop
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    uhAUahuHaahAuHAuHAuHaha

    forzille
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu axo q a gent nao pod esperar mto do projeto "Vou viver de Musica", a nao ser c vc fizer uma faculdade onde vc soh passa c for genio e saber tocar piano desde os 5 anos e for dar aulas em conservatorios d musica classica, ao contrario, ter uma banda d rock no brasil eh acreditar no q vc fais ,naum leva isso como profissao em quanto tah no underground,e ter q uma hora escolhe: musica integralmente ou ensaio no fim d semana...quando dah,neh!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a para os que querem viver de música!!!