Ukulele para iniciante em 2020

    Autor Mensagem
    edo bh
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: edo bh


    Sou iniciante MESMO, e querendo algo em conta, então aceito numa boa que o som não seja perfeito, porém não algo ruim a ponto de prejudicar meu treinamento obviamente.
    A ideia é comprar o mais barato possivel, e, posteriormente, quando eu estiver melhor comprar um melhor, afinal nem sei se vou prosseguir nisso mesmo.

    Então olhei esse aqui,marca Makanu, sei que obviamente não é profissional nem bom, mas para aprender a tocar ele cumpriria a função, sem me dar dor de cabeça ou prejudicar o rendimento?

    Temos também um kit que sai o dobro do preço, da Shelby, que sei que é uma marca boa e tal, mas se ela meramente tiver uma qualidade de som um pouco melhor prefiro ficar inicialmente com o modelo acima, meu foco é: aprendizado, contanto que sem dor de cabeça ou trabalheira extra

    Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Te convido a trocar umas ideias nesse topico:
    https://forum.cifraclub.com.br/forum/4/337771/

    Mas, respondendo sua dúvida:
    Nunca testei essa marca ai, mas testei alguns, e realmente nao vi grande diferença assim não.
    Acho que qualquer uke de 300 reais pra baixo são muito parecidos, em acabamento geral e timbre.
    Peguei um uke um pouquinho mais caro só porque tinha captação/afinador;

    Mas aconselho seriamente a testar ao vivo mesmo, pegando no instrumento.
    Quando estava pra comprar o nosso aqui, eu estava certo que queria um soprano.
    Mas levei um concert. O soprano é pequenininho demais, dificil de montar alguns acordes,
    e muito agudinho no meu gosto. Mas so descobri isso pegando nele na loja e tocando.

    lamas92
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    edo bh
    Dei um de presente pra minha filha há uns anos atrás. Mas pra isso fui nas lojas e testei vários.
    O engraçado é que o som que achei mais "gordo", mais gostoso ao meus ouvidos (modelo soprano) foi um Kalani, um dos mais baratos e que já vinha com capa acolchoada.

    Dê uma testada, caso possa. Eu não iria nos mais vagabundos... A diferença de preço entre os modelos de entrada é muito pouquinha e vc pode vir a se arrepender por não ter gasto um cadinho a mais em um com um som que te agrade mais...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    edo bh
    Eu comecei com ukulele uns 10 anos atrás. Na época o único que se achava pra vender era o Kalani. Tenho um até hoje e gosto muito do som dele, mas tive que mexer bastante pra acertar a intonação (fiz um "zero fret" improvisado nele). Além disso, trocar as cordas por Aquilas fez toda a difereça no som.

    tito lemos
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Tenho um Kalani, que veio com bag acolchoado. Imaginei até que ele viria com problemas de afinação, mas ele afina direitinho. Cordas Aquila sempre, são mais caras mas a diferença de som é notável. Melhor colocar elas e demorar a trocar do que comprar cordas baratas.

    O som é legalzinho, mas é um ukulele de madeira laminada, como todo ukulele de baixo custo. Eu já toquei em um de madeira sólida, e a diferença de som é GIGANTESCA. Mas ai é pra quem realmente quer levar a sério o instrumento, pq são bem mais caros.

    tito lemos
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Sim, o meu é afinado em low G, pq imaginei que iria solar bastante com ele. O som fica mais encorpado, e pra quem tem a lógica do violão na cabeça, fica mais fácil de entender algumas configurações intervalares.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    A verdade é que a não ser que você esteja disposto a pagar muito caro, ukulele é um instrumento muito sujeito a falhas de controle de qualidade. O fato de a escala ser muito curta e não ter muito espaço pra regular depois de pronto complica bastante as coisas. Tenho um Ibanez bem mais caro que o Kalani e tive vários problemas de regulagem com ele.

    O som é legalzinho, mas é um ukulele de madeira laminada, como todo ukulele de baixo custo. Eu já toquei em um de madeira sólida, e a diferença de som é GIGANTESCA.
    Eu tenho um Tanglewood de tampo sólido. Ele projeta muito mais o som. É engraçado porque apesar de ser um soprano, o volume é mais alto do que o Ibanez Concert. Não diria que soa necessariamente melhor, mas com certeza dá bem mais volume.

    Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Sim, o meu é afinado em low G, pq imaginei que iria solar bastante com ele.

    Opa, voce qual corda pra colcoar ele em low G, a corda E ou A?
    To pensando em fazer isso aqui tambem. Ta tocar fazendo strumming, prefiro high G, mas sinto falta do low G pra uma leve baixaria!

    tito lemos
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Buja
    Tem um encordoamento específico pra Low G. É o encordoamento padrão com a G encapada. Quando comprei tava o mesmo preço do encordoamento padrão (Aquila, aqui em John People, por volta dos 50 talkeis).

    lamas92
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Além disso, trocar as cordas por Aquilas fez toda a difereça no som.

    BrotherCrow
    Acabei de lembrar que tinha comprado cordas novas Áquila pra esse Kalani e que ainda não troquei... E já faz meses! hehe

    O ukulele é um instrumento de entrada bem legal.
    Quando comecei a tocar violão, minha filha mais velha foi pegando devagar pra bincar. Pra ela se enveredar mais e me deixar em paz, dei esse Kalani e ela adorou.

    A filha mais nova pegava escondido o da irmã pra brincar e gostou muito, até mais do que a irmã, até que viajei e trouxe um pra ela, baratinho, bonito, temático (o buraco do tampo é em formato de coqueiro), mas o bicho é ruuuuim demais. Pra ter ideia, a escala é de plástico e o traste amassou...
    Pois a menina, mão de vaca que só, guardou um tempão o dinheiro que ganhou das avós e trouxe pra ela um Fender Grace Vanderval, tamanho Concert, elétrico (200 Trumps, agora o equivalente a dois rins). Esse é show demais!

    Uma coisa que não passou despercebida, além da pequena diferença no tamanho (é mínima, não muda muita coisa), é a diferença de peso. Como esse é elétrico, vc nota que é algo mais robusto.

    Agora a Fender lançou uma linha que remete às guitarras...
    https://www.sweetwater.com/store/detail/UkeTFLTNBK--fender-fullerton-t ele-uke-black

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    lamas92
    Pra ter ideia, a escala é de plástico e o traste amassou...
    Tem ukuleles de plastico que são bons. Comprei um Kala Waterman ano passado quando fui pra praia e o som é ótimo. Mas apesar da escala ser de plástico, os trastes são de metal. Nesse que vc comprou os trastes são de plastico? Aí acho que não rola mesmo!
    Minha filha tem um Aurora (segunda linha da Luna). O tampo e o braço são de madeira, mas a parte de trás do corpo é toda de plástico. É bem tocável.

    Pois a menina, mão de vaca que só, guardou um tempão o dinheiro que ganhou das avós e trouxe pra ela um Fender Grace Vanderval, tamanho Concert, elétrico
    Quisera eu ter essa maturidade pra guardar grana quando era moleque.

    edo bh
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    caras mas pq o Ukulele barato prejudicaria o rendimento do treino?
    Em princípio não quero o melhor meio possível, e sim um meio de treinar. Ai se eu gostar mesmo e ficar melhor compro um bom, nao me incomoda o som nao ser muito bom nesse inicio.

    Mas vcs estão falando que isso prejudica o rendimento, por que?

    lamas92
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Esse ukulele mais vagaba eu comprei em uma loja de souvenir, durante uma viagem ao Havai.
    Achei bacaninha porque o tampo era recortado em formato de coqueiro e valeu como uma lembrança diferente (foi 19 Trumps), além de cada uma passar a ter o seu, parando de encher o meu saco com brigas.
    O som dele é bom, mas lógico, a primeira coisa que fiz foi trocar as cordas... Aliás, quando tirei as cordas, vi que o nut (plástico) estava descolado, mas nada que o SuperBond não resolvesse.
    O traste é de metal.
    Valeu mais como lembrança mesmo, o treco até que é bonitinho, pega afinação e é bem utilizável.

    edo bh
    Quando falamos pra pegar um melhorzinho, é porque dificilmente vc não vai gostar. Fácil de aprender, com notas simples, pequeno e bem leve, o ukulele é apaixonante! Então se a diferença de preço for pequena e não fizer muita diferença pra vc, pegue um que vc goste pelo som e não o mais em conta. Tem muita coisa barata com bom som. É isso! Saudações!

    Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    O mais importante mesmo é que voce nao pegue um pau com cordas, com cordas altas demais, parecendo violaozinho de brinquedo, que nao da entonação, desafina no primeiro acorde, e duro de tocar.
    Qualquer ukezinho razoavelzinho, na faixa aí dos 150-300 bolsos, ta de bom tamanho.

    Foi isso que fiz, e so paguei um pouquinho mais caro por causa da captação, que era algo que eu queria pra gravação.
    Fora isso, pra aprender e se divertir, nao precisa gastar muito.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Mas vcs estão falando que isso prejudica o rendimento, por que?
    É assim com qualquer instrumento de corda: não precisa ser muito bom pra começar, mas se for MUITO RUIM atrapalha o rendimento por vários motivos: desde problemas de afinação que atrasam o desenvolvimento do teu ouvido musical até trastes afiados que podem machucar a tua mão.

    Perfeito um instrumento de entrada não vai ser. Mas principalmente quando se trata de ukulele existe uma linha de corte entre o que é um instrumento de verdade e o que é só um brinquedo.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Não quis criar tópico novo pra isso e achei que era relevante pro tema: minha mulher me deu um uke SanDona (marca chinesa que eu nunca tinha ouvido falar) e eu fiz um review em video. Bem legalzinho esse uke:



    Buja
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Gostei do ukezinho. Muito bem feitinho, e boa entonação tambem. Parabens!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ukulele para iniciante em 2020