:: Tópico Oficial do Ukulelê ::

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Buja


    Esse instrumento, que na década passada, ninguém ouvia falar, hoje está até bastante popular, e qualquer lojinha de instrumentos você acha pra comprar, com preços bem camaradas.

    Então, vamos descrever um pouco sobre ele.

    O que é Ukulelê?

    Ao que se sabe, é um instrumento acústico de origem hawaiiana, normalmente construído com cordas de tripa, nylon ou plástico.
    Para os leigos, ele lembra muito um violãozinho pequenininho, ou um cavaquinho, porém usualmente com 4 cordas.
    Você vai ver gente chamando ele de ukelelê e até de maquelelê.
    Bom, acho que é válido também.

    Ele chama muito a atenção por ter uma sonoridade aguda bastante agradável, ser muito charmoso e bem amigável de se aprender.

    Não é um substituto para instrumento nenhum, porém, muitas músicas de violão podem ser adaptadas para ele, o tornando o amiguinho legal paras as gigs de amigos na pracinha.

    Existem vários tipos de ukulelês:

    Soprano: É o menorzinho de todos. Tem um som agudo, escala bem curtinha, e cordas mais tensas.

    Concert: É um pouco maior que o soprano, com escala um pouco mais comprida, e tem um som não tão agudo assim. É o modelo mais vendido de todos, porque agrada a todos os gostos.

    Tenor: É um pouco maior que o Concert, e tem escala e corpo maiores.

    Barítono: É o maior de todos e chega a ser confundido com um violão 1/4. Tem a sonoridade menos aguda de todos.

    https://akamai.sscdn.co/tb/cifraclubnews//wp-content/uploads/ /2017/12/CX9Z4qFUEAAnl_5.jpg


    Além disso, existe o U-bass, uma especie de baixo-ukulele.
    Não se confunda, a sonoridade dele é bem mais grave que os ukuleles comuns. No outro extremo, existe o sopranino, um ukelele bem pequeninho, e bem agudinho. Esses eu nunca vi pessolmente, só em fotos.

    https://images-americanas.b2w.io/produtos/01/00/img/413319/9/413319925 _1GG.jpg

    Tem muita gente que compara ele com o cavaquinho, mas além de diferenças sutis, existe essa principal:
    A afinação padrão do ukulele é G-C-E-A (começando de cima pra baixo). Não lembra em nada o cavaco, banjo, bandolim, muito menos uma miniatura de violão. É um instrumento bem diferente.

    Uma curiosidade desse instrumento, é que a corda de cima, que seria o bordão, não é a corda mais grave. Na verdade é a mais aguda.
    A corda mais grave é o C.
    Isso da uma sonoridade realmente interessante ao Ukulele, porem, o torna quase impossivel de se tocar baixarias. Alias, nem é a proposta do instrumento.


    Por causa dessa disposição de cordas, que montam um acorde de C6 quando tocadas todas soltas, tornam certos acordes com montagem bem mais simples do que o de um violão.

    O acorde de C maior por exemplo, se monta apenas pressionando a corda A na casa 3. O acorde de Am, basta usar corda G na casa 2.
    São com esses dois ai, já da pra tocar umas 300 musicas sem procurar muito.
    Aprendendo a montar um F (que lembra muito um Am7 do violão, facílimo!) e um Dm ou G (ambos com formação bem parecida com o violão, facílimoooo), da pra tocar mais outras 5200 e cacetadas musicas. E a alegria dos iniciantes: Sem nenhuma pestana !!!!!!

    Já outros acordes são chatinhos pra quem não tem familiaridade com outros instrumentos de corda. Tem até uma piadinha comum usada em os iniciantes: eles gostam de aprender músicas sem "mimimi...", ou seja, sem acordes de Mi maior, que são uma praguinha pra montar rsrs...

    Pra galera do violão, que tem dificuldades em se adaptar a novas montagens de acordes, podem optar por um modelo barítono.
    Normalmente ele é afinado em D-G-B-E, as 4 cordas mais agudas do violão. A galera do cavaco vai estar mais habituada, obviamente.

    No mais, é um instrumento bem legal tanto para quem é completamente iniciante e nunca tocou nada, como pra quem já toca algum instrumento e quer sair da mesmisse.
    Existem uma tonelada de musicas ja compostas nele, e outra zilhoneada de musicas que podem ser adaptadas para ele.

    Eu não ficaria só lendo esse post. Um ótimo ukulelê da pra comprar menos de um salário minímo nos dias atuais. Vá se aventurar!

    E encha esse tópico de dicas, experiências, músicas e composições também, porque não? Eu ja to tirando minha primeira música.


    ---
    Caro moderador

    Fiz buscas usando o (http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca).
    Não achei mais do que meia-dúzia de tópicos soltos.
    Não temos um fórum para esse instrumento, e nenhuma informação concentrada de forma organizada.

    Se julgar que o tópico é desnecessário, fique a vontade em apagar.
    Se achar que deve ser mantido, é possível fixá-lo, ou termos um fórum para esse instrumento?

    Vlw!
    ---

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Eu tenho um tenor. Troquei as cordas para fazer a afinação padrão das 4 últimas do violão, o que, na prática, significa baixar uma oitava da corda de cima.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Buja

    Taí um instrumento que não tenho intimidade. Não eram muito comuns (fora da música hawaiana) quando eu era jovem. Eram prá mim algo similar ao que deva ser prá vocês, hoje, o Charango, por exemplo.

    Alguns aqui sabem que toquei muita MPB nos bares da vida. Então, sempre mantive um violão nylon em atividade intensa junto a guitarra. E quando senti a necessidade de abrir meus horizontes acústicos, fui para a viola e para o bandolin.

    Eu sempre gostei de instrumentos de cordas "não convencionais", já fiz experimentos com alguns, em épocas que eu era muito ativo musicalmente tive violões de todos os tipos, viola, bandolim, violino e ambicionava ter cítara, guitarra portuguesa, gayageum (instrumento que sou fissurado).

    A viola eu mantive, ainda possuo uma, toco um pouco. O bandolim (continua sendo uma paixão) mas frustrada. É um instrumento difícil, não me dediquei o mínimo que deveria, hoje não tenho mais e nunca passei de um bandolinista medíocre.

    O Ukulelê é uma coisa mais atual, não me chamava muita atenção na época, justamente por estar restrito a música hawaiana. Aí, quando começou a ser trazido para o universo Pop, já nos anos 90-00, achei interessante. Mas a sonoridade dele me cansa um pouco, me passa uma sensação de meio limitado ao klei-klein-klein.... (obs: eu nunca gostei de cavaquinho como instrumento de base, o som não me agrada, somente no choro como instrumento solo)... então dá prá fazer um paralelo.

    Depois (confesso que aqui existe um Q de preconceito), virou instrumento modinha de gente bonitinha e "du bem" fazendo cover simpatiquinho e fofo. Aí peguei bronca....kkk

    Precisaria passar umas férias com um Ukulelê para ver se me seduz.

    Valeu pelo tópico.

    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Nao é dificil reafinar o ukulele. Bastaria jogar as cordas E e A pra cima. A corda C vira um D e a G fininha vai pra baixo.
    Virou um little violao. Mas eu queria aprender os acordes padrões mesmo.

    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    gayageum (instrumento que sou fissurado).
    Esse eu nunca vi. Parece ser lindo de ouvir e literalmente uma desgraça pra tocar.

    A viola eu mantive, ainda possuo uma, toco um pouco
    Sou DOIDO pra aprender a tocar. Um dia quem sabe.

    Eu tenho um cavaco, mas pra mim tambem é (continua sendo uma paixão) mas frustrada. Deve ser porque nao curto muito pagode e são poucos sambas que gosto (so os antigos). Dai nao fiz força pra aprender, mas até arrepio quando alguem pega ela de mim e a "destroi" na minha frente!


    virou instrumento modinha de gente bonitinha e "du bem" fazendo cover simpatiquinho e fofo

    Parece que saiu um pouco da musica de koa-koa, e entrou na graça dos iniciantes e dos frustrados do violao.
    Acredito que se o skank tivesse descoberto antes, jackie tequila nao teria sido feito numa guitarra.
    O povo "cult" tambem amou. Aquela galera de paz com a natureza, toda zen, so anda com isso debaixo do braço.

    Mas ouvindo um pouco dele, nao ta so no klein-klein nao. É que ta meio recente ainda, vai ja vi musica bem interessante tocada com ele.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Eu comecei a me interessar por ukulele uns 12 anos atrás. A minha namorada na época era fã de uma youtuber que fazia covers no ukulele, não vou lembrar o nome agora. Achei o instrumento legal porque eu queria algo fácil de carregar pra cima e pra baixo (na época eu andava por Curitiba com o violão nas costas tocando com o pessoal que vendia miçanga na rua).

    Não tinha como achar ukulele no Brasil nessa época. Então comecei com cavaquinho, mas acabou virando uma coisa completamente diferente. Quando percebi que a afinação do cavaquinho tinha os mesmos intervalos das quatro primeiras cordas da guitarra em open G, saí fazendo slide e tocando blues no cavaco.

    Anos depois eu estava na Venezuela e comprei um cuatro, que é o instrumento típico de lá. É meio que parente do ukulele também, mas a afinaçao é diferente e o jeito de tocar é baseado numas batidas violentas. Hoje em dia ainda tenho meu cuatro, mas deixo ele afinado como uke barítono.

    Só fui achar um ukulele pra comprar lá por 2010. Fui pegando as manhas e até deixei a guitarra de lado por um tempo pra tocar quase só ukulele. Com o tempo a lombra passou, mas ainda tenho quatro ukes encostados (e mais um que comprei pra minha filha).

    Vou postar uns videos dessa época que eu pirava em uke:





    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Vixe!

    Até uke tu toca. E toca bem.

    Acho o instrumento bem legalzinho, principalmente pra preencher o agudo das mix e gigs de acusticos.
    Minha esposa ta engatinhando no uke. Ela ja sabe fazer um parabens pra vc no violao, e sabe mudar de C pra G.
    Nao sabe pestana, mas no uke acho que ela pega.

    Se ela pegar, eu quero enveredar no cavaco, pandeiro e ovinho de percussão.
    Pra acompanhar ela, quem sabe, fazendo um pikinike com amigos tomando chapinha.
    Ta otimo, haha.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Minha esposa comprou um do mais baratinho possível. Dei uma brincada outro dia:



    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    acabaramosnicks

    Vixeeeeeeeeeeeeeee....Lamb of God!
    Valeu um like.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Gostaria de acrescentar mais algumas informações. No caso existem dois tipos de encordoamentos diferentes que são Low-G e High-G. A High-G é a padrão, onde a corda G (4ª corda) é mais aguda como a 1 corda A; já a Low-G essa msm corda é mais grave, como a D de um violão. Muda ligeiramente a dinâmica usando essa afinação, com mais graves e uma tocabilidade semelhante a violão por termos uma corda grave. No caso pode-se testar usando as 4 primeiras cordas do violão. E para o baritono ouvi falar que existe um jogo de corda que deixa a afinação igual aos outros modelos.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Sobre os acordes, por seguir a lógica do violão afinado em 4, os acordes são basicamente como se coloca-se um capo na 5ª no violão, então por exemplo na forma de um D é um G no ukulele, a forma de um G no ukulele é um C. Considera-se a montagem dos acordes no sentido das cordas mais agudas do violão

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Comprei um finais de 2019. Bem divertido de tocar e 10x mais portátil do que um violão. Tem quem não curta a quarta corda aguda, mas eu adoro o contraste de quando você faz melodias usando ela e a terceira. Talvez compre outro pra usar com a quarta corda grave no futuro.

    AleHeus
    Membro Novato
    # mai/21 · Editado por: AleHeus
    · votar


    Alias, tem grande fama de instrumento havaiano mas é sabido que foi feito por portugueses.

    E para gravações, muito diferente de um violão, gosto da sonoridade do microfone direcionado para a boca do instrumento.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    AleHeus isso é pq é basicamente um derivado do Cavaco português, por isso acaba sendo semelhante no formato e quantidade de cordas


    daimon blackfire Tenho o meu desde 2014, e até ñ uso o quanto deveria. Já usei com a corda grave e n curti. O meu na epoca q comprei ñ tinha modelos nacionais (só as marcas Havaianas, o meu é um Kala), e então o meu como era acustico adaptei captação nele colocando captador de contato de violão msm. Nesse ano adaptei um pré amp de violão, porem externo, q montei numa caixa a parte q dá pra pendurar no cinto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a :: Tópico Oficial do Ukulelê ::