Começar com covers ou mandar autorais logo de cara?

Autor Mensagem
acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


Julia Hardy
O não você já tem, só falta se humilhar

Casper
Veterano
# fev/20
· votar


O mérito da derrota é todo seu. Orgulhe-se.

Julia Hardy
Veterano
# fev/20
· votar


acabaramosnicks
Casper

Estou tentando motivar o mancebo. A realidade já é dura o suficiente, rapazes.

Ken Himura
Veterano
# fev/20
· votar


Meu conselho é desistir e levar como hobby. Aí tanto faz cover ou autoral, dificilmente vai fazer diferença no cenário mesmo. A menos que você tenha muita grana ou acesso a quem tenha.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


A questão do autoral, buscando LUCRO é outra história.
Eu sou um que fala muito pelo comercial, só que isso é a ótica de quem toma isso como profissão, e tenta trazer um pouco de realidade. Não preciso fazer coro com a galera que já olha apenas pela arte, isso não somaria nada.

Não vejo como algo que não deva ser feito, mas é questão de objetivos. Quero o estrelato, lançar a nova Satisfaction ou Born to be wild...? Uhmmm, vamos ali tomar um café, tomar um rivotril...

Me sinto muito orgulhoso e feliz de arranjar, compôr, e escrever música... E na real, mostrei poucas coisas para poucas pessoas... Nunca gravei nada... Até fiz um arranjo essa semana, que pelo jeito, não toco nunca...
Até cogito gravar, mas não é pra isso, e nem por isso que componho e escrevo. É muito mais a necessidade de exteriorizar alguma coisa

fabiopavan8
Membro Novato
# fev/20
· votar


Assim, eu não quero necessariamente viver de música, só quero ser conhecido e reconhecido pelas minhas músicas, mesmo.

Casper
Veterano
# fev/20
· votar


Coloque uma canção aí pranóis!

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


fabiopavan8
reconhecido pelas minhas músicas

Conhece o hit caneta azul?

Drinho
Veterano
# fev/20
· votar


fabiopavan8

não vejo problema em investir em músicas autorais e isso aqui não é pra te desmotivar, mas você tem a obrigação de ter ciência sobre a realidade e o sucesso neste mercado é quase que como um prêmio de loteria, por melhor que seja o seu trabalho....

portanto veja a música de forma mais abrangente neste início e se foque em abrir portas como músico geral e não apenas como autoral

a não ser que você não precise de grana, aí larga tudo e vai pro autoral mesmo ...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Drinho
Pois é. Tem um monte de banda maneira por aí, mas que pouca gente conhece.
uma das que mais gosto é o Quarto Astral, de Pernambuco:
https://www.youtube.com/watch?v=li3cQm56GOg

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Çei²

Lelo Mig
Membro
# fev/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Eu gosto de cover... principalmente refogada acompanhando feijão preto e arroz.

Já cover flor eu não gosto muito não.

Julia Hardy
Veterano
# fev/20
· votar


The Joker is here

Siruiz
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: Siruiz
· votar


Interpretar o que você compõe e interpretar peças que você muito admira podem trazer semelhante satisfação. Tem excelentes músicos, profundos e criativos que mais interpretam do que compõem - pense num João Gilberto...

Se você é capaz de interpretar bem e gosta, por que não? Seria no mínimo uma curiosidade.

Casper
Veterano
# fev/20
· votar


Caro Siruiz:

João Gilberto interpretando as músicas dele mesmo era uma coisa medonha, um exemplo a ser evitado. Nunca entendi porque ele é considerado gênio, o que ele fez foram umas receitas de bolo substituindo certos acordes por algum com alguma dissonância (quase sempre a mesma) e repetiu isso a vida toda.

Música de asilo.

Beto Guitar Player
Veterano
# fev/20
· votar


demilovato2008

Te achei lá. Você é bem gata heim.

Beto Guitar Player
Veterano
# fev/20
· votar


Já cover flor eu não gosto muito não.
Lelo Mig

Eu também não gostava muito, mas certa vez a patroa fez com brócolis, macarrão e molho branco, ficou uma diliça.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Casper

Pelo mesmo motivo que o mágico é encantador, ele consegue ludibriar bem. E, aí entramos no mérito de que ele fez algo diferente sem parecer mais do mesmo, mas também não ao ponto de causar estranheza.
Vários seguiram essa fórmula, e outros tantos continuam seguindo. O próprio pop-mainstream é baseado nisso. Repare que o sertanejo universitário, despertou quase que como um folk lá por 2009-10, teve sua fase vaneira, arrocha, e hoje tem muitos elementos do reggaeton - principalmente depois que Despacito saiu em 12 de Janeiro de 2017.

Ken Himura
Veterano
# fev/20
· votar


Ismah
O nome disso é agarrar-se às tendências pra tentar não morrer. Todo ano (ou semestre, até), o pessoal por trás dessa onda tenta forçar uma "novidade" pra não parecer que é a mesma merda de antes.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Mais ou menos, porque o Gil seguiu essa linha desde o começo...

Julia Hardy
Veterano
# fev/20 · Editado por: Julia Hardy
· votar


O Gil não pode ser colocado no mesmo time desse pessoal.

Há quem compare Domingo no Parque com Beatles, mas, eu não vejo nada de Beatles ali.

Siruiz
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: Siruiz
· votar


Que um artista possa ludibriar o público até compreendo, mas ludibriar muitos dos mais prestigiados músicos do mundo inteiro?

Eu não conseguia me encantar com João só por ouvir vez ou outra o disco "Chega de Saudade", talvez por este disco incluir alguns clichês da época nos arranjos e que afastam o ouvinte atual (certos clichês soam cafona hoje em dia, se é que já não soavam na época), mas como via tantos artistas o elogiando tanto, voltava a escutar procurando entender... Até que um dia ouvi uma gravação dele ao vivo (uma em São Paulo que toca o som do windows no começo) no YouTube e percebi que "não era normal" um som tão cristalino e impressionante só com violão e voz. Sério, tinha algo de estranho ali, não dava pra acreditar que aquele som era só violão e voz. A partir daí fui escutando outros trabalhos, e atentando para o som, como os só de voz e violão "eu vim da Bahia", "águas de março" etc.
Quando ouvi Estate tive uma epifania questionando se tudo o que julgará bonito em arte até então de fato o era... E compreendi aquele verso de Caetano "melhor do que o silêncio só João"

Voltando ao tópico, veja o quanto a interpretação pode ser valiosa - no fim das contas os grandes intérpretes acabam parecendo que criaram também...

Casper
Veterano
# fev/20
· votar


Voltando ao tópico, veja o quanto a interpretação pode ser valiosa - no fim das contas os grandes intérpretes acabam parecendo que criaram também...

Romantizou a apropriação da obra alheia.

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Casper
O mérito da derrota é todo seu. Orgulhe-se.
Quem hoje ri do teu esforço, amanhã rirá da tua derrota.

Casper
Veterano
# fev/20
· votar


“Tem coisas na vida que sempre darão errado se você tentar. A maioria das outras coisas você não tem o mínimo controle e vai dar merda. Seja paciente, se não deu errado é porque ainda não acabou.”

Julia Hardy
Veterano
# fev/20
· votar


Na minha opinião, há uma diferença gritante entre se apropriar de uma obra artística e interpretar uma obra artisticamente, que é o caso do João Gilberto.

entamoeba
Membro Novato
# fev/20
· votar


Quer dizer, uma música escrita na partitura é "autoria";

Arranjo, produção, execução, performance etc. não é.

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: BrotherCrow
· votar


Respondendo sério agora:
Fazer cover é bom. É um grande aprendizado, abre portas pra começar a tocar na noite, te obriga a abrir os ouvidos pra detalhes que passam batido quando você escuta música casualmente. E pode ser uma avenida criativa, se você tenta colocar a tua marca. Quem ouve os Ramones tocando I Don't Want to Grow Up nem imagina que a música é do Tom Waits. Ou Hendrix tocando Bob Dylan. Ou Nazareth tocando Everly Brothers. Entendo o ponto do Casper: se todo mundo for cover, a música acaba. Mas também não dá pra dizer que cover não deixa espaço pra criatividade.

Fazer autoral é bom também. Com certeza é uma gratificação diferente. Por um lado, a chance de achar onde tocar é menor, mas por outro lado a chance de estourar é maior (embora continue sendo ínfima). Agora, dizer que autoral é automaticamente melhor que cover pra mim tá errado. Hallelujah do Jeff Buckley é cover, enquanto Caneta Azul é original. Qual das duas tem mais valor artístico?

De repente o Pavan aí é MUITO ruim de autoral, mas manda bem pra cacete nos covers e dá uma dimensão nova pra músicas que ele toca. Vai tocar cover então, ué. Qualquer coisa é melhor que ficar sentado em cima da mão sem fazer música nenhuma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Começar com covers ou mandar autorais logo de cara?