Como saber se um filmes tem direito autoral?

    Autor Mensagem
    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Beto Guitar Player


    E aí, pessoal, blz?

    Estou "produzindo" um álbum com músicas autorais e desejo incluir em uma das minhas músicas um trecho de um diálogo de um filme teuto-francês lançado em 1979.

    Gostaria de saber como faço para descobrir se tal filme tem direito autoral ou se está em domínio público. Não entendo muito bem como funciona a lei nesse sentido. Sei que no Brasil, é algo em torno de 70 anos após a morte do autor, mas como em cada lugar difere, então não sei. Será que existe algum lugar que eu possa obter essa informação?

    Valeu!!


    Edit.: no título, leia-se um filme

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Beto Guitar Player
    Filmes em domínio público são os do início da década de 40 para trás.
    Todos os outros estão sob lei de copyright.
    Abç

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Filmes em domínio público são os do início da década de 40 para trás.
    Todos os outros estão sob lei de copyright.


    Então, eu acreditava que essa seria uma regra imutável, mas olhando a lista de filmes que estão nesse site (http://publicdomainmovies.net/), percebi que tem bastante coisa depois disso, inclusive filmes dos anos 80, por isso fiquei na dúvida.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Teoricamente, um autor pode abrir mão dos copyrights ou usar uma licença aberta, tipo Creative Commons. Não sei como isso se aplica ao cinema, mas há uma vasta produção de desenhos e fotografias com essas características.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Beto Guitar Player

    A maioria dos Países, incluindo o Brasil, adotaram a convenção de Berna que determina livre de direitos autorais o prazo de 70 anos após a morte do autor.

    Porém, isso implica somente no direito autoral (direito patrimonial) e não ao direito moral, ou seja, o autor deverá ser sempre citado, independente da obra ser de domínio público.

    Os casos que não estão dentro deste prazo são as obras de autor desconhecido ou autor morto sem herdeiros e casos especiais.

    É preciso ver caso à caso. No site que você linkou têm um filme de animação, por exemplo, de 2008 (Sita Sings the Blues) que a autora do filme licenciou como livre de direitos para download e etc, ou seja, ela concedeu uma liberação de direitos.

    makumbator
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    Os casos que não estão dentro deste prazo são as obras de autor desconhecido ou autor morto sem herdeiros e casos especiais.

    Um caso especial (na legislação americana) é o filme "A noite dos mortos vivos", mas não as refilmagens, e sim o original do Romero de 1968

    Na época a legislação dizia que apenas teria proteção se no lançamento fosse incluído o símbolo de registro e demais informações do registro feito (ou seja, não era automático). Essa regra mudou em 1973 nos EUA. Como os produtores esqueceram disso, esse filme "nasceu" em domínio público nos EUA, e qualquer um pode criar a sua edição dele e revender por lá, e isso vale até hoje.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Night_of_the_Living_Dead#Copyright_statu s_and_home_media

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig
    Porém, isso implica somente no direito autoral (direito patrimonial) e não ao direito moral, ou seja, o autor deverá ser sempre citado, independente da obra ser de domínio público.

    É preciso ver caso à caso.

    Pois é, por isso gostaria de saber onde é mencionado o copyright dos filmes, porque eu não consigo saber se o filme em questão possui ou não os direitos autorais. Quanto ao direito moral, sem problema citar a origem, mas o que eu não posso é pagar direitos autorais.

    Gosto de músicas, como várias do Pink Floyd, por exemplo, das quais têm diálogos interessantes, condizentes com o tema da música.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    makumbator
    Um caso especial (na legislação americana) é o filme "A noite dos mortos vivos", mas não as refilmagens, e sim o original do Romero de 1968

    Eu já havia lido sobre esse filme e achei essa questão absurdamente engraçada (para não dizer trágica).

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    No meu caso, o filme que eu gostaria de usar é Nosferatu: Phantom der Nacht (no Brasil, Nosferatu - O Vampiro da Noite).

    Existe um diálogo interessantíssimo que eu gostaria muito de usar.



    makumbator
    Moderador
    # jan/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Beto Guitar Player
    Pois é, por isso gostaria de saber onde é mencionado o copyright dos filmes

    Nos créditos finais do próprio filme. E também nas embalagens originais dos mesmos.

    Gosto de músicas, como várias do Pink Floyd, por exemplo, das quais têm diálogos interessantes, condizentes com o tema da música.

    Pagar pra liberar isso é bem caro. Lembro que o Metallica pagou uma baba pra ter trechos do filme "Johnny got his gun" para o clip da One. E nesse caso ainda havia a licença de sync (pra filme) que é absurdamente mais cara que a licença mecânica pra reproduzir trechos em um álbum sonoro.

    Existem serviços destinados a encontrar os detentores de direitos de uma obra pra quem quer comprar licenças de uso. Pra você ver como pode ser complicado, pois muitas vezes é nebuloso saber quem detém no momento os direitos de uma obra específica que pode ter sido incluída em vendas de catálogos de empresas, pode ter sofrido processo de copyright, etc...

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    makumbator

    Essa do Metallica eu não sabia.
    Sei de um caso (Keep talking) do Pink Floyd que contém "falas" do Stephen Hawking, na verdade aquele processador de fala dele. Pelo que sei, o Gilmour pagou pelos direitos para utilizar, mas não faço ideia de quanto e nem da complexidade de liberação do uso do áudio.

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Beto Guitar Player

    Você pode tentar entrar em contato com a produtora do diretor:

    https://www.wernerherzog.com/

    Mas muitas vezes eles nem respondem esse tipo de pergunta se não for feito por empresas ou agentes. Mas não custa tentar.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    makumbator
    Você pode tentar entrar em contato com a produtora do diretor:

    Mandei a pergunta lá no site... Se responderem, eu posto aqui a resposta.
    Valeu!!

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Beto Guitar Player

    Legal!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Beto Guitar Player

    Porra, justo Nosferatu?

    Tanto o do Murnau de 1922 como o do Herzog de 1979 são clássicos. Se fosse um "filmeco" destes que ninguém lembra... dava até prá arriscar uns minutos de fala...rs

    TendTudo
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Cabe uma pergunta:
    Os filmes do Rocky tem direito autoral?
    Acho muito bom os diálogos do garanhao com o cunhado no Rocky2

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    TendTudo
    Os filmes do Rocky tem direito autoral?

    Lógico.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Beto Guitar Player
    Esse Nosferatu do Werner Herzog está coberto pelo Copyright.
    Não é à toa que o Logo da minha banda (Sr. Vilão), usa o Drácula de Bela Lugosi, que já está fora do Copyright.
    Ademais cara, esse filme é um clássico!
    Abç

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig
    Porra, justo Nosferatu?

    Mauricio Luiz Bertola
    Esse Nosferatu do Werner Herzog está coberto pelo Copyright.
    Não é à toa que o Logo da minha banda (Sr. Vilão), usa o Drácula de Bela Lugosi, que já está fora do Copyright.
    Ademais cara, esse filme é um clássico!


    Pois é, pessoal. Eu até pensei em usar alguma coisa do filme com o Bela Lugosi, mas o Nosferatu de 1979 tem muito mais relação com minha música, pois nesse filme, o Drácula não é apenas o vampirão fodão, ele é um cara solitário e preso na sua condição de imortal. Existe um diálogo exatamente sobre essa questão e esse diálogo é simplesmente perfeito.
    É uma pena não poder utilizar. Terei que procurar outra coisa.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Já que não poderei usar mesmo, vou transcrever aqui o trecho que me despertou interesse:

    "O tempo é um abismo, profundo como mil noites
    Séculos vêm e vão e não poder envelhecer é um terror
    Isto não é o pior. Há coisas piores que isso
    Pode imaginar passar por séculos e todos os dias viver a mesma futilidade?"

    (tradução tirada do filme postado no youtube)

    TendTudo
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Bota a Lily Monster que fica muito show também

    TendTudo
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Bota a cena da mazurca do vento levou ae faz um enquadramento duplo com a Lily Monster
    Depois coloca um trecho da cúpula da padroeira Aparecida

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    TendTudo

    O tema da minha música não é sobre vampiro em si, mas sobre a questão da imortalidade. E no caso, quero usar apenas o áudio, a imagem não me interessa muito. Valeu!!

    TendTudo
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Coloca qualquer diálogo de Helena de Machado de Assis.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    makumbator
    Você pode tentar entrar em contato com a produtora do diretor:
    Mas muitas vezes eles nem respondem esse tipo de pergunta se não for feito por empresas ou agentes. Mas não custa tentar.


    Acabei esquecendo de comentar na data, mas eles me responderam à minha mensagem:

    "Sorry, but we cannot license audio from this film.

    Regards,

    Lucki Stipetic
    Werner Herzog Film GmbH"



    Mauricio Luiz Bertola
    Esse Nosferatu do Werner Herzog está coberto pelo Copyright.
    Não é à toa que o Logo da minha banda (Sr. Vilão), usa o Drácula de Bela Lugosi, que já está fora do Copyright.
    Ademais cara, esse filme é um clássico!



    Acabei pegando um trecho do filme com o Bela Lugosi. Encontrei um diálogo bem interessante. Lembro de ter lido algo sobre esse filme, que ele não falava inglês fluentemente na época da gravação. Na época, era comum regravarem todo o filme em outra língua para ser lançado em outros países (acredito que ainda não existia dublagem), então os atores tinham que atuar e muitas vezes falar num idioma que não dominavam. Então, o diálogo em questão está bem expressivo, achei bem interessante.


    Edit. Falei uma besteirinha aí... É certo que gravavam filmes em vários idiomas, mas o caso do Bela não tem nada a ver com isso. Ele tinha sotaque forte porque era de origem húngara e era "acostumado" a atuar em filmes mudos, o que justifica todo o jeito teatral dele.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    se tal filme tem direito autoral

    sim ele tem, simples assim

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Acho que não cabe a gente te ajudar com sua obra, já pensou quanto nego pra dividir direito autoral? rs

    Brincadeira à parte, adaptações não vejo problemas. Sugiro que pegue diálogos em outros idiomas, e os traduza. Quem sabe não rola o insight?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se um filmes tem direito autoral?